Foto: reprodução/Palm Springs Film Festival

O Diretor do Momento: saiba mais sobre Yorgos Lanthimos

Diretor do sucesso de público e crítica Pobres Criaturas já tem novo projeto com Emma Stone finalizado

 

Um dos cineastas de maior ascensão mundial do momento nasceu na Grécia em 1973, talvez por isso ocorra um certo estranhamento com o nome de Yorgos. Antes de se descobrir no cinema, o diretor arriscou jogar basquete, inspirado em seu pai, Antonis Lanthimos, que foi jogador de basquete profissional. 

 

Mas foi na sétima arte que ele se encontrou, em Atenas nos anos 1990 iniciou seus estudos em direção de cinema na Escola Helênica de Cinema e Televisão Stavrakos, Nessa época fez pequenos trabalhos de direção de clipes e comerciais de TV, e em 2001 dirigiu seu primeiro longa-metragem My Best Friend, em colaboração com Lakis Lazopoulos.

 

Após esse maior contato com a direção, Yorgos integrou a equipe criativa da apresentação de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2004, que aconteceram em Atenas. Na mesma época também lançava Kinetta (2005) no Festival de Cinema de Toronto. 

Foto: reprodução/JustWatch
A ascensão 

 

Foi quando o diretor lançou a obra Dente Canino em 2009 que tudo mudou, e de um cineasta pouco conhecido, ele se tornou um dos maiores nomes do cinema grego, após ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional

 

Até esse momento todos os trabalhos de Yorgos eram em grego, mas após o sucesso do longa, sua carreira em Hollywood começa a dar seus próximos passos, quando o diretor tem a oportunidade de realizar seu primeiro filme em inglês. 

Foto: reprodução/UNIFEBE

 

O Lagosta, lançado em 2015, trazia um elenco com nomes como Olivia Colman e Colin Farrell. A obra foi um dos filmes mais elogiados do ano, recebendo o Prêmio do Júri durante o Festival de Cannes, além de ser indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

 

Algum tempo depois, em 2017, o cineasta se aventurou em um roteiro mais sombrio, lançando o terror O Sacrifício do Servo Sagrado, que ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes.

 

Desse momento em diante o cineasta começou a trilhar seu sucesso em Hollywood, onde nos dias atuais é considerado um diretor contemporâneo de renome, com indicações ao Oscar de Melhor Direção em 2019 e 2024. 

 

Parceria com Emma Stone

 

A parceria do diretor com a atriz começou em 2018, com o filme A Favorita, que rapidamente se tornou um sucesso de crítica e público, sendo o primeiro filme do diretor a ser uma grande estreia mundial. O longa arrecadou US$95 milhões, além de vencer categorias no Festival de Veneza, Globo de Ouro e Oscar. 

 

Após o filme de sucesso com Emma Stone, o cineasta a convidou para protagonizar seu mais recente trabalho, Pobres Criaturas (2023), que se tornou um fenômeno instantâneo. A obra, que relata uma versão feminina de Frankenstein, tem sido elogiada por sua autenticidade e abordagem sobre diversos temas. 

 

Não por coincidência, o filme recebeu onze indicações ao Oscar em 2024, em categorias como: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz para Emma, que venceu a categoria.

Foto:reprodução/ Club do Filme

 

Recentemente foi divulgado o trailer do mais novo filme do diretor grego, Kind of Kindness que deverá ser lançado em 2025. A produção traz novamente a atriz Emma Stone no papel principal, além de Margaret Qualley, Hong Chau e Willem Dafoe

 

Yorgos Lanthimos se sobressai com sua criatividade e talento ao criar roteiros originais e diferentes, abordando temas diversos e situações pouco exploradas em Hollywood. O diretor consegue tirar o melhor dos atores com quem trabalha, e entregar obras repletas de simbolismos e reflexões. A ele resta dar continuidade a um excelente trabalho, que muito provavelmente o levará ao status de um dos maiores diretores de Hollywood.

 

Já assistiu algum filme do diretor? O que achou? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, Twitter) e nos siga para mais textos como esse!

 

Leia também: 

 

Crítica| Pobres Criaturas e a dura jornada do tornar-se mulher 

 

Texto revisado por Luiza Carvalho

 

Share on facebook
Share on twitter

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!