Livro-reportagem de Charles Graeber demorou dez anos para ficar pronto
Surfando na onda de conteúdos sobre true crime, a Netflix acaba de lançar mais uma produção sobre o gênero. Dessa forma, o filme O Enfermeiro da Noite chegou ao catálogo no dia 26 de outubro, prometendo contar a história do maior serial killer dos Estados Unidos.
O filme é uma adaptação de uma obra literária homônima, lançada no Brasil em setembro pela Editora Intrínseca. Nela, o leitor acompanha com detalhes sobre a vida do assassino que entrou no imaginário popular norte-americano – justamente pelo teor brutal dos crimes. Seu nome é Charlie Cullen, ex-enfermeiro acusado de matar cerca de 400 pacientes.
O responsável por reunir relatos de testemunhas, transcrições, gravações de escutas telefônicas, vídeos de câmeras de segurança, documentos judiciais e depoimentos dados em juízo foi o jornalista Charles Graeber, o primeiro a entrevistar Cullen na prisão.
Charlie Cullen, que nas telas é interpretado por Eddie Redmayne, recebeu a alcunha de Anjo da Morte. Antes que seus crimes fossem descobertos, ele poderia ser considerado um cidadão comum. Um filho exemplar, pai amoroso, amigo confiável e um funcionário admirado por seus colegas.
No entanto, o profissional da saúde teve uma trajetória assassina que durou 16 anos até que fosse descoberto. Durante o período, ele fugiu de hospital em hospital para encobrir os crimes. Em 2006, recebeu a sentença final e foi preso.
“Sua perspectiva aparece ao longo do livro, mas Cullen não é o árbitro final dos fatos aqui narrados. Muitas outras fontes, que antes haviam se mantido em silêncio, se dispuseram a falar, tornando este livro possível. Todos arriscaram a própria privacidade, muitos arriscaram a carreira e a reputação. Alguns arriscaram também a liberdade”, conta o escritor.
Além das descrições detalhadas dos assassinatos, feitas pelo próprio Cullen, a obra acumula uma vasta perspectiva sobre o sistema de saúde norte-americano.
Charles Graeber é um jornalista premiado e autor best-seller do The New York Times. Seu trabalho já foi publicado em veículos como The New Yorker, Bloomberg Businessweek, National Geographic, Vogue, The Guardian e Wired.
Para mais conteúdos sobre livros e literatura, não deixe de seguir as redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter) do Entretê!
*Crédito da foto de destaque: Netflix