As dizis têm dominado os serviços de streaming e conquistaram um público numeroso no Brasil
Talvez você não consuma produções turcas, mas com certeza já esbarrou em uma novela ou série da Turquia nas redes sociais, nas plataformas de streaming ou na TV. Conhecidas como dizis, essas produções foram as responsáveis por tornar a Turquia um fenômeno no cenário da teledramaturgia. Em pouco mais de uma década, o país começou a vivenciar um aumento da demanda global por esses conteúdos.
Combinados com cenários e elementos culturais turcos, os enredos melodramáticos capturaram a atenção do público e garantiram uma presença significativa dessas produções nos streamings e na TV. No Brasil, novelas como Mil e Uma Noites (Binbir Gece, 2006), Fatmagül, A Força do Amor (Fatmagül’ün Suçu Ne?, 2010), Yargı: Segredos de Família (2021) e Será Isso Amor? (Sen Çal Kapımı, 2020) alcançaram sucesso e tornaram evidente o interesse do público brasileiro por essas produções.
Com a crescente audiência e popularização das séries e telenovelas turcas fora de seu país de origem, surgem dúvidas sobre o que são dizis e qual é o formato dessas produções. Para esclarecer as questões mais comuns, o Entretetizei preparou uma matéria explicando o termo e o formato das dizis.
A história da produção de novelas turcas
A produção de novelas na Turquia ganhou impulso no final dos anos 1990, após o fim do monopólio da televisão estatal. O surgimento de canais comerciais e a melhoria na qualificação dos profissionais levaram à substituição gradual de telenovelas brasileiras, mexicanas e séries americanas por produções locais.
Assim, o número de séries turcas aumentou significativamente, passando de cerca de 40 para mais de 100 entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000. Nos dias atuais, a Turquia vem se consolidando como um dos países que mais exporta novelas e a demanda global por conteúdos turcos cresceu mais de 44% apenas entre junho de 2020 e junho de 2022, de acordo com estudos feitos pela Parrot Analytics.
Afinal, o que são dizis?
Em turco, o termo dizi se refere à novela, enquanto TV dizileri denomina as séries turcas de TV. No Brasil, a palavra dizis se tornou um termo popular para se referir às novelas ou séries de TV da Turquia. Assim como as séries e novelas latino-americanas, as dizis englobam uma variedade de gêneros. Existem comédias românticas, dramas familiares e romances, além de tramas policiais com investigação, ação e dramas históricos e épicos.
Além disso, as dizis apostam em arcos dramáticos acentuados e costumam abordar temas universais capazes de atingir todo o público, independente da localização geográfica. Amizade, amor, conflitos familiares e superação de adversidades são questões que frequentemente aparecem nas histórias e que podem ser facilmente entendidas por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo.
Formato das dizis, exibição e divisão por estações
As séries turcas são bem diferentes das produções ocidentais, principalmente em relação a duração. Cada bölüm (episódio) dura entre 120 e 150 minutos, ou seja, entre duas horas e duas horas e meia. Além disso, as dizis são exibidas de maneira diferente. Normalmente, os episódios são exibidos na televisão, no site oficial do canal transmissor e no YouTube.
Outra característica das dizis é a avaliação de audiência, que é atualizada a cada novo episódio exibido. Cada episódio recebe uma audiência, refletindo o número de telespectadores que o assistiram. Essas classificações são divididas em total, AB e ABC1. Elas são úteis para anunciantes, agências de publicidade e emissoras. Séries com baixas audiências costumam ser canceladas, principalmente por razões econômicas.
Além disso, as produções são divididas estrategicamente em temporadas que variam de acordo com as estações do ano, visto que o público tende a se comportar de maneiras diferentes em cada uma. Na primavera e no verão, as emissoras costumam investir em histórias mais leves e divertidas, como comédias românticas.
No inverno e no outono, os dramas mais intensos são a escolha dos canais turcos. Nas duas estações, são desenvolvidos enredos envolventes como dramas familiares, por exemplo. Mesmo quando o foco central das histórias é outro, ainda é comum encontrar um toque de romance nas tramas exibidas durante essas estações.
+ Entenda como o outono turco influencia o consumo das séries turcas
Séries turcas no Brasil e o poder da indústria do entretenimento
A popularização da teledramaturgia turca entre o público brasileiro foi marcada pela exibição de Mil e Uma Noites e Fatmagül, a Força do Amor em 2015, na Band. Embora não tenham alcançado o mesmo sucesso que em outros países, as duas séries marcaram um importante ponto de partida na difusão desse formato no Brasil. Em 2020, as dizis voltaram a ganhar destaque com o sucesso da comédia romântica Será Isso Amor?.
+ Cinco séries que abriram caminho para a Turquia dominar o mundo
Atualmente, a indústria televisiva turca está conquistando um público cada vez mais amplo e exportando outras novelas para o Brasil, como Yargı: Segredos de Família e Esqueça-me Se Puder (Aşk Mantık İntikam, 2021). O aumento da oferta desses conteúdos nas plataformas de streaming e até na TV mostram que as dizis conquistaram seu espaço no mercado brasileiro.
As tramas envolventes, a alta qualidade, a capacidade de tocar as pessoas em nível emocional e de proporcionar uma janela para que as pessoas conheçam outra cultura são elementos que fazem com que as dizis ultrapassem fronteiras culturais e atraiam públicos diversos; evidenciando ainda mais o poder da indústria do entretenimento em conectar pessoas.
A matéria te ajudou a entender melhor o que são dizis e como funcionam? Conta pra gente através das nossas redes sociais — Insta, Twitter, Face — e siga o Entretetizei para ficar por dentro de todas as notícias do mundo do entretenimento.
Leia mais: Seis filmes turcos para assistir na Netflix
Avenida Brasil ganha remake na Turquia
MIPCOM 2023: Brasil e Turquia se destacam em Cannes e firmam acordo inédito
*Crédito da foto de destaque: divulgação/FOX
Fontes de pesquisa para a produção da matéria: Parrot Analytics e The Guardian
Artigos utilizados como fontes de pesquisa para a produção da matéria:
Transnationalization of Turkish dramas: Exploring the convergence of local and global market imperatives, de Bilge Yesil (2015), e Sen Çal Kapımı: a dizi turca que bateu na porta da mídia brasileira, de Juliana Gandard dos Santos (2021)