Hospital Playlist
Foto: reprodução/Entretetizei

O universo cinematográfico do K-drama: de Reply 1997 a Hospital Playlist

Já assistiu um k-drama e viu um personagem de outra produção? Preparamos um especial só com essas participações dignas de um universo cinematográfico

Quando você assiste a um drama coreano, 16 episódios de uma hora de duração podem parecer muito curtos, especialmente depois que você se apega ao enredo e se conecta com os personagens. Consequentemente, alguns dramas são renovados para uma segunda temporada ou criados em uma antologia, deixando espaço para que os espectadores vejam mais seus protagonistas favoritos mais uma vez ou desfrutem de um estilo semelhante de narrativa.

Shin Won Ho e Lee Woo Jung, que chamarei abreviadamente de Shin-Lee, são duas combinações que fizeram essa receita por meio de suas séries mais aclamadas. Eles revolucionaram a indústria de dramas coreanos da TV a cabo com a série de antologia Reply (Reply 1997 (2012), Reply 1994 (2013) e Reply 1988 (2015)). A Reply 1997, como a primeira série, recebeu uma classificação média acima de 1%, quebrando um recorde incrível para um programa de TV a cabo durante aquele ano. Já Reply 1988, o episódio de maior sucesso da série, recebeu um recorde de 18% de classificação média. A série é o quinto drama coreano de maior audiência na televisão a cabo de todos os tempos.

Você também deve ter ouvido falar dessa combinação extraordinária na série de antologias Wise Life. 

Depois de trazer sentimentos nostálgicos com a série Reply, Shin Won-ho tentou retratar a vida dentro de uma prisão por meio da série Prison Playbook (2017, também conhecida como Wise Prison Life) com Jung Bo-Hoon como roteirista. Atualmente, de volta ao trabalho junto com Lee Woo-jung, Shin Won-ho apresenta um drama médico sazonal sobre a vida, Hospital Playlist (2020-presente, também conhecida como Wise Doctor Life), que curou o coração de muitas pessoas durante uma pandemia global. Essa série também recebeu boas avaliações, até mesmo de fãs internacionais que podem assisti-la por meio de serviços over-the-top (OTT) como a Netflix.

Talvez você se pergunte por que os dramas de Shin-Lee fazem tanto sucesso tanto na Coreia como  internacionalmente. Criar o próprio universo cinematográfico deles com antologia e formato sazonal pode ser uma coisa, mas uma história de sucesso precisa de mais fórmulas secretas para ser amada por muitas pessoas. Neste artigo, vamos nos aprofundar na fórmula secreta dos dramas da Shin-Lee que lhes concedeu o título de mestre do gênero dramático coreano Slice of Life.

Um reflexo de nossa vida comum

Em primeiro lugar, o gênero do drama de Shin-Lee é slice of life. Você verá atividades cotidianas básicas dos personagens com conflitos da vida diária. Não há vilão malvado ou inimigos declarados, apenas pessoas normais vivendo o máximo de sua vida comum. 

Pode parecer comum à primeira vista, mas a simplicidade da história também é o que faz com que a maioria do público se identifique com os dramas de Shin-Lee. Cenas de irmãos e amigos brigando por comida ou assuntos triviais podem ser vistas em todas as suas séries. Perder seus entes queridos, vê-los adoecer, ou momentos heroicos de sacrifício dos pais na maioria das séries também são coisas que podemos associar a nossa vida cotidiana. Esse reflexo de nossa vida normal torna mais fácil nos identificarmos com os personagens. E quando nos vemos no drama, fica muito fácil se apaixonar pelos personagens e torcer por sua felicidade.

Como o dia a dia  pode ser entediante, a Shin-Lee faz questão de dar uma pequena reviravolta em cada um de seus dramas com cenários inovadores. As lembranças nostálgicas do final dos anos 1980 e dos anos 1990 são o cenário de fundo dos episódios da Reply. A série levou tranquilamente o público de volta ao tempo em que eram jovens e livres, divertindo-se muito sem internet e aparelhos sofisticados por perto. Já nos episódios de Wise Life, esses dramas são ambientados em locais de trabalho com muitas pressões e tensões, como hospitais e prisões. Esses dois programas transformam a vida nesses lugares em enredos da vida cotidiana repletos de lições de vida que inspiram o público.

Ao retratar nossa vida cotidiana em um cenário atraente, os dramas de Shin-Lee deixam um forte impacto no público, mudando a maneira como vemos nossas vidas.  Após o término de Reply 1997, algumas agências de notícias relataram o aumento do interesse pela primeira geração de K-Pop que apareceu na série, resultando na reunião de ídolos da primeira geração, como SECHSKIES e H.O.T., mais tarde, em seu 20º aniversário.  

A segunda temporada da Hospital Playlist contou a história de um homem que mal conhecia sua mãe, mas teve que assinar a doação de órgãos quando a equipe médica diagnosticou a morte cerebral dela. Após essa narrativa específica da série, ela inspirou muitas pessoas a serem doadoras de órgãos, resultando em um aumento de 11 vezes na doação de órgãos na Coreia do Sul em comparação com o ano anterior.

Como o próprio nome já diz, Wise Life realmente nos faz enxergar a vida que temos de forma mais sábia e valorizar cada coisinha que temos nesses momentos difíceis.

A reviravolta na história de amor

Como a história é sobre a vida cotidiana, você provavelmente não vai esperar uma reviravolta dramática nos eventos da série. Mas não se preocupe, ainda terá surpresas ao ver como a história evolui, especialmente os romances!

A série Reply começa sua linha do tempo no futuro, onde uma mulher já está casada com um de seus amigos. Ela tem de cinco a sete amigos íntimos, que incluem de quatro a cinco homens. No início, temos um vislumbre do marido no futuro, mas não fica claro quem é ele. A série nos incentiva a fazer suposições sobre quem é o marido.

Para facilitar o processo de adivinhação do marido, há alguns sinais que você pode encontrar na série. Um anel, fotos antigas ou hábitos de beber e fumar dele, que podem parecer insignificantes, ajudarão você a adivinhar corretamente quem é o futuro marido. Algumas séries são fáceis de adivinhar, enquanto outras dão respostas chocantes no final. À medida que a história evolui, podemos ver um triângulo amoroso acontecendo entre a mulher e dois de seus amigos mais próximos. Isso dividiu os fãs em um time que torcia pelo futuro marido A e outro  que torcia pelo futuro marido B. 

Reply 1988 tem um dos triângulos amorosos mais fortes da série Reply. Algumas pessoas torceram para que a protagonista feminina Sung Duk-sun (interpretada por Hyeri do Girls’ Day) terminasse com Kim Jung Hwan (interpretado por Ryu Jun Yeol), enquanto outras torceram para que Deok-sun se unisse a Choi Taek (interpretado por Park Bo Gum). Os fãs de cada time, então, apresentaram suas teorias e razões pelas quais ela deveria ficar com o rapaz escolhido, deixando mais vestígios de conversas sobre o drama, o que deixou mais pessoas curiosas para assistir ao final e obter a resposta final.

Outra série com uma história de amor intrigante da dupla Shin-Lee é Hospital Playlist. Mais uma vez, ela consiste em uma protagonista feminina, Chae Song-hwa (interpretada por Jeon Mi-do), e seus quatro amigos íntimos da época da universidade, Lee Ik-jun (Jo Jung-suk), Ahn Jeong-won (Yoo Yeon-seok), Kim Jun-wan (Jung Kyung-ho) e Yang Seok Hyeong (Kim Dae-myung). Atualmente, todos os cinco personagens trabalham juntos no mesmo hospital como médicos especialistas. Embora não haja muitas histórias de triângulo amoroso, o estilo lento da história nos faz pensar e ansiar por algumas pistas sobre o eventual par.

Criação de um universo cinematográfico

Se você conhece o universo cinematográfico da Marvel, a Shin-Lee também criou seu próprio universo compartilhado na série que alguns fãs adoram chamar de Universo Cinematográfico da Shin-Lee. O crossover de personagens de uma série para outra, ainda com a mesma personalidade ou história de fundo, nos faz sentir que elas estão conectadas umas às outras, mesmo quando não estão. Essa participação especial é agora uma das coisas que as pessoas esperam ansiosamente quando assistem aos dramas de Shin-Lee.

Em Reply 1994, podemos ver os personagens de Reply 1997 como estudantes do ensino médio que vão juntos de ônibus para a escola, conhecendo Trash, o protagonista de Reply 1994. Há também uma cena em que o casal de Reply 1994 vai até o vizinho barulhento do apartamento em 2002, que acaba sendo o casal de Reply 1997. Em Reply 1988, o homem que substituiu Trash em um encontro às cegas em Reply 1994 acabou sendo Sung Sun Woo, um dos protagonistas de Reply 1988.

 Hospital Playlist
Foto: reprodução/amino
 Hospital Playlist
Foto: reprodução/amino

Além dos crossovers das histórias, pequenas participações especiais de personagens também aconteceram nesse universo cinematográfico. Alguns dos pacientes do Hospital Playlist desempenharam papeis em Prison Playbook, com a OST de Prison Playbook tocando ao fundo como uma nuance quando eles aparecem. Choi Moo-Sung e Kim Sun-kyung, que interpretaram os pais de Choi Taek em Reply 1988, apareceram como marido e mulher em Hospital Playlist, com Kim Sun-kyung brincando sobre a semelhança de seu marido com Park Bo-gum (ator que interpretou Choi Taek) quando ele era mais jovem.

 Hospital Playlist
Foto: reprodução/amino

Crossovers de personagens não é algo comum em dramas coreanos, até que Shin-Lee iniciou a tendência no universo das séries Reply e Wise Life. Com a aparição de personagens, histórias ou até mesmo músicas de fundo de seus trabalhos mais antigos, Shin-Lee conseguiu chamar a atenção das pessoas para seus dramas anteriores, fazendo com que, lenta mas seguramente, as pessoas assistissem a todas as suas séries.

Seleção de novos rostos com talentos ocultos

Quando você assiste aos dramas da Shin-Lee, pode ver atores experientes como Sung Dong Il, Kim Hae Sook e Jo Jung Suk mostrando suas habilidades de atuação altamente elogiadas e aperfeiçoando o notável enredo da história. Ao mesmo tempo, também é possível ver novos talentos e rostos que atuam de forma tão incrível quanto seus parceiros atores experientes.

Vários ídolos e cantores apareceram em dramas de Shin-Lee, como Eun-ji, do Apink, Seo In-Guk, Eun Ji-Won, do Sechskies, Hoya, Baro e Hyeri, do Girl’s Day. Para alguns deles, a série Reply foi sua primeira incursão no setor de atuação. Quebrando o estereótipo de atuação ruim dos ídolos que se tornaram atores, eles passaram nas audições de elenco e mostraram um desempenho de interpretação de alto nível que, mais tarde, os levou a ganhar vários prêmios e reconhecimento. Com o excelente portfólio da série Reply, esses ídolos foram escalados para outros dramas, e alguns deles até decidiram focar sua carreira na atuação.

Enquanto isso, nos episódios de Wise Life, você verá muitos atores musicais experientes que acabaram de iniciar sua jornada como atores de televisão. Jeon Mi-Do, que interpreta Chae Song-hwa em Hospital Playlist, é um dos exemplos de sucesso. Jeon Mi-Do começou sua carreira de atriz em peças de teatro e musicais desde 2006, mas só começou a atuar em dramas de televisão em 2018 com um pequeno papel no drama Mother. Ao fazer o teste como uma das pacientes para o Hospital Playlist, a dupla Shin-Lee a considerou mais adequada como protagonista feminina nesse drama sazonal. Seus anos em musicais resultaram em uma representação estelar de uma médica super ocupada e independente que ficou confusa depois de receber uma confissão de sua amiga íntima de 20 anos.

Como geralmente há muitos personagens nos dramas de Shin-Lee, você também verá atores novatos com talentos promissores ao longo da série. Ryu Jun-Yeol, que interpretou Kim Jung Hwan em Reply 1988, era um ator novato na época e agora é muito popular. Atualmente, ele é considerado um ator de classe A, com muitos filmes de bilheteria, depois de interpretar um garoto tsundere do ensino médio em Reply 1988.

Esses são apenas alguns exemplos dos muitos grandes talentos que você vai ver e amar nos dramas de Shin-Lee. Os elencos são cuidadosamente escolhidos por meio de um longo processo de audição e seleção para oferecer habilidades de atuação extraordinárias que tornarão os dramas mais impactantes. 

Você pode ver o longo e complicado processo de audição da primeira temporada do Hospital Playlist, inclusive para os elencos de apoio, aqui:

Elenco engraçado dentro e fora da tela

Além das lições de vida e do enredo que se relaciona com o público, as piadas engraçadas e espirituosas também são a espinha dorsal dos dramas da Shin-Lee para prender a atenção do público. Seja um trocadilho engraçado ou uma comédia pastelão, você terá a garantia de dar boas risadas depois de uma ou duas cenas tristes que lhe custaram uma caixa de lencinhos de papel. 

Brigas loucas de fangirls em Reply 1997, o choque cultural de Samchunpo em Reply 1994, Dong Ryong, a bomba peidorreira em Reply 1988, Lee Ik Jun com seu trocadilho espirituoso em Hospital Playlist e as brigas de Haerong com o Capitão Yoo em Prison Playbook são alguns dos momentos que você pode esperar ao acompanhar a série.

Para começar, aqui está uma compilação das piadas bobas de Lee Ik Jun em Hospital Playlist:

Além de mostrar sua boa química em cenas de comédia na tela, os elencos de drama de Shin-Lee também proporcionam momentos engraçados naturais em programas de variedades. Após o término do Reply 1994, Baro, Yoo Yeon Seok e Son Ho Jun filmaram o reality show de viagens Youth Over Flowers (2014-2016) no Laos. O mesmo aconteceu com os membros do elenco do Reply 1988, que passaram suas férias comemorativas em Phuket, na Tailândia, antes de voar para a África do Sul para o programa. No meio da viagem repentina, eles encontraram obstáculos e tomaram decisões atrapalhadas que geraram risadas do público.

Os elencos do Hospital Playlist também passaram um tempo de cura juntos em uma noite de acampamento perto de seu local de filmagem em Wise Camping Life. A viagem, que deveria ser repleta de troca de histórias de vida e alimentação ininterrupta, de repente se transformou em uma zona de guerra quando Na PD, produtor de variedades que trabalhou em Youth Over Flowers, apareceu e desafiou a equipe com vários testes.

A dupla Shin-Lee prova que os dramas coreanos também podem ter universos cinematográficos. São necessárias apenas muitas noites de pesquisa para criar as histórias, muitas tentativas e erros para formar a equipe e muitas reflexões pessoais para compartilhar lições de vida valiosas com o público a fim de criar uma série dramática de televisão forte como a de Shin-Lee. 

 

Você já conhecia esse universo? Nos conte pelas redes sociais do Entretê (Instagram, Twitter e Facebook) e nos siga para acompanhar o mundo da moda e do entretenimento!

Texto traduzido de theseoulstory

 

Leia também: 10 protagonistas masculinos de K-dramas que são total green flag

 

Texto revisado por Doralice Silva

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!