Em contagem regressiva para o início dos Jogos Olímpicos, o Entretê avaliou os uniformes das comissões
Em época de Olimpíadas, os olhos do mundo voltam-se para atletas de todos os lugares, e cada modalidade se torna uma passarela diferente. Entre jogos e performances, as vestimentas dos participantes, além de identificá-los, são um show à parte! A competição começa apenas no próximo dia 26, mas os trajes dos times já estão dando o que falar.
Um uniforme icônico, além de estiloso, traz elementos especiais de cada país e abraça, ao mesmo tempo, a modernidade e a tradição – colocando em peças de vestuário o que há de singular em cada time. Em meio a polêmicas e surpresas, grande parte dos looks já foi revelada, e o Entretê reuniu os cinco uniformes mais bonitos das Olimpíadas (até agora). Vem ver!
1° lugar: Mongólia
Os competidores chegam a Paris com o pé direito! Inspirados nas vestimentas típicas do país, as roupas das equipes da Mongólia têm feito sucesso na internet. As peças são assinadas pela marca local Michel & Amazonka e são inspiradas num design tradicional, o Deel. Com botões e bordados aplicados em blusas, golas e acessórios, e uma padronagem que lembra um tipo de tapeçaria, também conhecida por “manto”, os uniformes misturam a cor branca e detalhes em azul, vermelho e dourado – unindo tradição e sofisticação.
2° lugar: França
O segundo lugar fica com os donos da casa! O time francês convocou Stéphane Ashpool, designer e fundador da marca parisiense Pigalle de streetwear, para dar um toque de glamour e (muita) personalidade aos equipamentos esportivos para as Olimpíadas. As peças, que vão desde a comemoração no pódio até as aparições na mídia, dão destaque para as cores do país, que são reinterpretadas em diferentes estampas, recortes e volumes. Os uniformes têm o toque francês: são clássicos, requintados, criativos e de um caimento impecável.
3° lugar: Haiti
Personalidade, tradição e modernidade: os ingredientes certos para um uniforme perfeito! A comissão do Haiti acertou em cheio ao convocar a estilista ítalo-haitiana Stella Jean para assinar os uniformes. Com estampas desenhadas pelo pintor haitiano Philippe Dodard, os looks unem as cores francesas, recortes tradicionais e acessórios que representam a cultura e o artesanato haitianos. É a junção mais fashion de arte, costumes e esporte!
4° lugar: República Tcheca
A comissão da República Tcheca trouxe Jan Société como responsável por um dos uniformes mais cool entre as equipes. Com a premissa “UNIFORM FOR GENERATIONS” (em português, “Uniforme para gerações”), a delegação tcheca apostou nas cores francesas e itens curingas de um guarda-roupa mais do que estiloso. Camisetas polo, calças de alfaiataria e trench coats trazem estampas fortes, criativas e atemporais.
5° lugar: Estados Unidos
Por último, mas não menos impecável… a equipe dos Estados Unidos usa branco, azul e vermelho em clássicos reinventados pelas mãos de um dos maiores nomes da moda norte-americana, a Ralph Lauren. Os trajes do time contam com símbolos e estampas atemporais, além de acessórios e peças como camisas, jaquetas bomber e blazers. É a união da França e do clássico americano — uma mescla especial e inconfundível!
Menção honrosa (e merecida): Uniformes dos voluntários
Assinados pela LVMH, os uniformes dos voluntários que trabalharão durante as Olimpíadas merecem mais do que uma menção! As roupas serão usadas pelos responsáveis por entregar as medalhas aos atletas vencedores nas Olimpíadas de Paris 2024. A holding LVMH é uma das patrocinadoras do evento, é responsável por marcas como Sephora, Givenchy, Fendi, Dior, Louis Vuitton, Moët & Chandon, e criou trajes inspirados nos Jogos Olímpicos de 1924. Os voluntários usarão roupas unissex, compostas por uma camisa polo, calças largas e um boné gavroche; eles também receberão produtos Fenty Beauty e dicas de maquiagem.
E você, tem algum uniforme favorito e que não entrou na lista? Conta pra gente! Siga o Entretetizei nas redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter – e não perca as novidades das Olimpíadas 2024, da moda e do entretenimento.
Leia também: Moda e Cinema são o tema da nova coleção disponível em streaming
Texto revisado por Jamille Penha.