A Portela promete uma jornada épica da escravidão à liberdade com enredo baseado em obra literária
Portela anuncia seleção para formação do elenco de ala coreografada e alegoria e promete desfile épico inspirado no livro Um Defeito de Cor de Ana Maria Gonçalves para o Carnaval de 2024.
A centenária escola de samba Portela, conhecida por sua rica história e tradição no Carnaval do Rio de Janeiro, esteve presente no primeiro dia da Bienal do livro e está prestes a embarcar em uma jornada única e emocionante para o Carnaval de 2024.
Com base na obra literária de Ana Maria Gonçalves, Um Defeito de Cor, a escola que amargou o décimo lugar no carnaval de 2023, promete apresentar um espetáculo que irá emocionar e educar ao mesmo tempo.
A Saga de Kehinde em Destaque
O enredo para o Carnaval de 2024 da Portela tem como inspiração o aclamado romance histórico Um Defeito de Cor, que narra a vida de Kehinde, uma africana sequestrada na costa da África e trazida para o Brasil como escrava, com sua irmã gêmea e avó.
No entanto, a história é contada pela própria Kehinde, agora com 90 anos, em sua viagem de volta à África em busca do filho que lhe foi tirado ainda na infância.
Aliás, essa trama se baseia livremente na história da mãe de Luiz Gama, um notável abolicionista brasileiro.
A obra de Ana Maria Gonçalves sempre foi alvo de estudos acadêmicos devido à sua narrativa e ao modo como entrelaça eventos históricos com as vidas dos personagens.
Além disso, a obra proporciona uma visão única do período da escravidão no Brasil e das culturas e tradições das religiões africanas.
Portela 2024: “Um defeito de cor”
A Preparação para o Espetáculo
A escola deseja encontrar talentos que possam expressar a riqueza e a complexidade da trama de Um Defeito de Cor através da dança.
Assim, no dia 18 de setembro, às 19 h, haverá uma seleção na quadra da escola, para formação do elenco de ala coreografada e alegorias.
Então, para saber mais detalhes, os interessados devem entrar em contato com os coreógrafos Diego e Felipe Nascimento pelo Instagram @os_irmaos_nascimento
A diretoria da Portela anunciou, também, que a final do concurso de samba-enredo será realizada no dia 06 de outubro, às 22h, na quadra.
Homenagem à história e à resistência
A escolha do enredo Um Defeito de Cor representa muito mais do que uma simples decisão para a Portela, sobretudo, é a oportunidade de homenagear a história das mães, avós e mulheres negras.
Primeiramente porque essas mulheres enfrentaram desafios extraordinários para preservar suas heranças e raízes em meio à brutalidade da escravidão.
E em segundo lugar, é uma celebração da resiliência e da luta que moldaram a identidade do Brasil.
Os carnavalescos responsáveis pelo projeto, André Rodrigues e Antônio Gonzaga, estão comprometidos em trazer à vida a história de Luísa Mahim.
Baseado na figura central da trama do enredo, que é o reencontro imaginário da mãe com seu filho Luís Gama.
Segundo Antônio Gonzaga, Um Defeito de Cor é a história da luta preta no Brasil, incorporada em uma mulher que enfrentou os maiores desafios para continuar viva e preservar suas heranças e raízes.
A história de uma mãe, heroína, filha de África, que deu à luz a liberdade dessa nação
Além disso, o carnavalesco afirma que é uma honra imensa contar essa história e imaginar esse reencontro de Luísa com Luís Gama.
Segundo os realizadores, a escola quer oferecer ao público uma experiência que vai além da diversão e da celebração, enriquecendo a compreensão da rica e complexa história do Brasil.
Certamente, que se depender da Portela, o carnaval de 2024 promete ser uma celebração de cultura, resiliência e luta.
Bem como, homenagear àqueles que ajudaram a moldar o país que conhecemos hoje.
E você, já está ansioso para o carnaval de 2024? Pretende conferir o desfile da Portela? Contem pra gente através das redes sociais do Entretetizei — Instagram, Facebook e Twitter — e nos sigam para ficarem por dentro do mundo do entretenimento.
Leia também:
Escritoras brasileiras de fantasia vão à Bienal do livro no RJ
*Créditos Imagem de destaque: Divulgação/Entretetizei