Fantasias, alegorias, enredos hipnotizantes… as escolas de samba do Rio e de São Paulo nunca decepcionam
Já é fevereiro novamente e, com ele, chegam também as festividades do carnaval. De Norte a Sul do Brasil, milhares de pessoas se entregam à folia e aproveitam as tradições de cada região. Nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, os desfiles das escolas de samba marcam presença. As fantasias, as alegorias e as harmonias enchem os olhos do público, que fica ansioso para saber quem será a grande campeã daquele ano.
Neste ano, as escolas do Grupo Especial de São Paulo desfilarão nos dias 9 e 10 de fevereiro. Já no Rio de Janeiro, os desfiles vão ocorrer nos dias 11 e 12.
Por isso, em preparação para os desfiles deste ano, o Entretetizei relembra quem foram as vencedoras paulistas e cariocas de 2023 e quais foram os seus enredos. Confira!
Rio de Janeiro
A vida do cangaceiro Lampião foi o tema escolhido pela Imperatriz Leopoldinense, atual ganhadora do carnaval do Rio de Janeiro. A escola, que passa pela Marquês de Sapucaí desde 1960, já recebeu o título nove vezes e estava há 22 anos sem ganhar.
No ano passado, voltou a ser a queridinha dos jurados após apresentar o samba-enredo O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida. Influenciado pela literatura de cordel, o carnavalesco Leandro Vieira retratou uma história em que o Lampião tentava entrar tanto no céu, quanto no inferno.
O segundo lugar ficou para a Unidos do Viradouro, que trouxe para a avenida uma homenagem à cobra sagrada dos africanos de Benin. Na terceira posição, a escola Unidos de Vila Isabel, que versou sobre as festas religiosas brasileiras.
Em 2024, a Imperatriz Leopoldinense leva para a Sapucaí o enredo Com a sorte virada pra lua, segundo o testamento da cigana Esmeralda. A música foi inspirada em um folheto chamado O Testamento da Cigana Esmeralda, escrito pelo poeta paraibano Leandro Gomes de Barros há mais de 100 anos.
São Paulo
Ao entoar a história de um samurai negro no Sambódromo do Anhembi, a Mocidade Alegre foi a campeã do carnaval de São Paulo em 2023. A escola inaugurou a sua participação na passarela em 1968 e, desde então, já venceu a competição 11 vezes.
Na última vez em que esteve na avenida, estabeleceu uma ligação entre África e Japão cantando a história de Yasuke, que dá nome ao enredo. O guerreiro negro tornou-se samurai durante o governo de um senhor feudal japonês do século 16.
O posto de vice-campeã paulista foi para a Mancha Verde, com o enredo Oxente – Sou Xaxado, Sou Nordeste, Sou Brasil. Em terceiro lugar, ficou a Império de Casa Verde com o enredo Império dos Tambores – Um Brasil Afromusical — no qual exaltou os sons e as tradições vindas de África.
O tema escolhido pela Mocidade Alegre em 2024 foi o escritor modernista Mário de Andrade. Dessa forma, a escola buscará mais uma vitória com o samba Brasiléia Desvairada: A Busca de Mário de Andrade Por um País.
Qual é a sua torcida para o carnaval deste ano? Conta pra gente! E para mais novidades sobre a cultura brasileira, siga o Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook.
Leia também: As mais tocadas do carnaval 2023
*Crédito da foto de destaque: reprodução/Portal do Marcos Santos