Resenha | Abe retrata conflitos religiosos em família, com um toque especial da cultura e culinária brasileira

Estrelado por Seu Jorge e Noah Schnapp, Abe estreia dia 05 de agosto nos cinemas

[Contém spoiler do filme Abe]

A comédia dramática Abe, estrelada por Seu Jorge e Noah Schnapp (Stranger Things) retrata a vida de Abraham (ou apenas Abe), um menino americano que mora no Brooklyn (Nova York) e é descendente de Palestinos e Muçulmanos. Dirigido por Fernando Grostein Andrade (Quebrando o Tabu), a produção nos faz refletir sobre conflitos religiosos nas famílias imigrantes, a importância de escutar nosso coração para seguir nossos sonhos.

A foto mostra Abe, Seu Jorge e mais dois homens numa feira, ao ar livre, conversando e sorrindo
Foto: Divulgação | TZM Entretenimento

Abe: o impacto da família nas decisões do nosso futuro e uma paixão sem igual pela culinária

O longa se desenvolve de forma lenta, mas talvez esse realmente seja o objetivo: nos fazer observar os detalhes. Com uma gravação e plano sequência mais convencionais, diferente de grandes produções hollywoodianas, acompanhamos Abe e seu apego à família e paixão pela culinária. Conectado, tem seus amigos virtuais – o qual nunca conheceu pessoalmente – e divide com eles, seus erros e acertos na vida – e na cozinha. O apego pela culinária é tão grande, que até mesmo em seu aniversário, ele decide se arriscar para fazer seu próprio bolo. 

A foto mostra Noah Schnapp, que interpreta Abe, com um limão na mão, dentro de uma cozinha
Foto: Divulgação | TZM Entretenimento

É interessante perceber como Abe se esforça para mostrar aos familiares que ele quer e gosta do que faz, mas parece que, talvez por ser muito novo ainda, seus pais não levem a sério esse assunto de cozinha. Sempre que tenta mostrar suas criações, os dois estão sempre discutindo sobre a família e o que fazer com o futuro religioso do menino. Talvez, se olhassem um pouco mais para dentro do que para fora, veriam que têm um brilhante gênio dentro de casa.

Os conflitos familiares presentes na mistura de culturas e a chegada de um Chef bem brasileiro

Essa “guerra de família” se deve pelo fato de que a mãe de Abe é de família judia e seu pai, de família muçulmana. Essa mescla cultural é a parte mais interessante e sofrida de se acompanhar, já que, Abe se encontra completamente perdido na hora de escolher que “lado” seguir e, como é apaixonado pela culinária, não sabe deve ou não, por exemplo, deixar as tradições de cada religião interferirem em suas criações e gostos alimentares – como é o caso da carne de porco, proibida na tradição muçulmana, mas que Abe desperta gosto em saborear e criar novas receitas.

Além disso, também conhecemos Chico (Seu Jorge) – sim, o famoso cantor brasileiro, agora nas telonas – um renomado Chef, residente em Nova York e que comanda uma equipe mista e apaixonada pela comida e cultura brasileira. Chico acredita que “misturar sabores pode unir as pessoas” e prova que essa ideia realmente é possível, se deixarmos as diferenças um pouco de lado.

+ Resenha | Como Hackear Seu Chefe: filme de comédia está disponível em plataformas digitais

No longa, a exaltação da nossa cultura é a parte mais gostosa e interessante de se acompanhar, pois, pense bem: estamos falando de uma história que se passa nos Estados Unidos, com grande enfoque na culinária brasileira, somada a mais duas culturas completamente diferentes. E não é que dá certo? Quer dizer: nem sempre.

A foto mostra o menino Abe deitado em sua cama, pensativo
Foto: Divulgação | TZM Entretenimento

É claro que esse mix de tradições vem acompanhado de muitas desavenças, mas quem disse que a nossa tão querida cozinha brasileira não pode “salvar” tudo? No fim, os pais de Abe reconhecem que Chico ajudou o filho a crescer como pessoa e como cozinheiro e, após um jantar em família completamente bagunçado e repleto de discussões, encontram o filho escondido no lugar que mais ama: na cozinha do seu amigo Chico.

+ TBT | 5 animações da DreamWorks que marcaram os anos 2000

O filme termina com essa mensagem de que, a verdade é que nossa vida é feita de muitas misturas e pessoas, assim como vivenciamos no Brasil. Muitas vezes, descendemos de famílias com culturas e gostos diferentes, em outras, conhecemos pessoas que têm um histórico de muito sacrifício e luta, que vão em busca de melhores condições de vida em outros países, como os Estados Unidos, mas a verdade é que nossa essência sempre permanecerá conosco se lutarmos por isso e não há nada mais incrível que ter um sonho, lutar e alcançá-lo.

A foto mostra dois cozinheiros brasileiros, um senhor e uma mulher, numa cozinha, conversando
Foto: Divulgação | TZM Entretenimento

E assim fez Abe: sabia que poderia sim se tornar um grande Chef e enfrentou todos os problemas de sua família para, no fim, reunir a todos no ambiente em que mais se sentia conectado consigo mesmo: na famosa feira cultural, cozinhando pratos diversificados.

A foto mostra Abe e sua família, numa grande mesa ao ar livre
Foto: Divulgação | TZM Entretenimento

Sobre Abe

Abe passou por diversos festivais internacionais, como o Festival Internacional de Cinema de Estocolmo, Festival Internacional de Cinema de Panamá, Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, Australia Independent Film Festival, entre outros, com lançamento no prestigiado Festival de Sundance.  

Nessa incrível jornada de amadurecimento, Abe vai aprender que as #misturasdesabores e a comida feita com amor podem superar preconceitos e unir as pessoas. No elenco também estão: Dagmara Domińczyk, Arian Moayed, Mark Margolis, Salem Murphy, Tom Mardirosian, Daniel Oreskes, Victor Mendes e Gero Camilo.

O filme tem produção da Spray e Gullane, a distribuição da Paris Filmes e  Downtown Filmes, o apoio de IBI e o patrocínio de Nita, Sabesp, Ajinomoto e Pilão, com apoio do Grupo Carrefour Brasil, Smiles e Itaú, com estreia em 05 de agosto nos cinemas brasileiros.

Confira a seguir o trailer oficial:

Ansiosos para assistir Abe? Conta pra nós a sua opinião e não esqueça de seguir a gente no Insta, Twitter e Face!

 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação / TZM Entretenimento

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!