Resenha | Rosas Esquecidas é uma história de amizade em meio à guerra

Livro de Martha Hall Kelly foi lançado em 2022 pela editora Intrínseca

Rosas Esquecidas, livro escrito pela autora norte-americana Martha Hall Kelly e lançado no Brasil pela Intrínseca, é uma obra que nos ajuda a compreender, um pouco, os atuais conflitos entre Rússia e Ucrânia. Narrado sob a perspectiva de três mulheres, a história se passa entre os anos de 1914 a 1920, tendo como plano de fundo a Revolução Russa e a Primeira Guerra Mundial. Desse modo,o leitor acompanha como a guerra foi devastadora e alterou para sempre a vida das protagonistas, ao longo de seis anos. Baseada em personalidades que realmente existiram, a ficção reconstrói com detalhes o modo de vida das pessoas daquela época. 

No romance, conhecemos Eliza, herdeira de uma família rica dos Estados Unidos. Ela tem uma vida confortável, ao lado da filha, Caroline, e do marido, Henry. Quando jovem, ela estabeleceu um laço muito forte com Sofya, filha de um importante político russo e parente da família imperial. Eliza está muito contente, pois finalmente poderá conhecer a Rússia, além de passar um tempo com a velha amiga. 

No entanto, ao chegar ao país, ela percebe que a situação é conflituosa. Isso porque, a população não está contente com a atual gestão do Czar Nicolau II, e a todo momento ocorrem protestos violentos e atos criminosos. Eliza volta para casa, mas logo depois descobre que o cenário ficou ainda pior para a população russa. 

O livro também é narrado por Varinka, jovem camponesa que, com apenas 14 anos, já passou por diversas dificuldades, como a fome, pobreza e abusos. Órfã de pai, ela vive com a mãe, que está muito doente, e com Taras, jovem que foi adotado pelos seus pais. Varinka quase não teve infância e precisou amadurecer muito rápido. Contudo, sua vida muda completamente com a deflagração da Revolução Russa

Rosas Esquecidas

A obra de Martha Hall Kelly nos transporta para uma época em que o mundo passava por grandes transformações. A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa foram responsáveis por alterar para sempre a vida de milhões de pessoas, que perderam familiares, amigos, lares e, em alguns casos, tiveram que abandonar a própria cultura. 

Em Rosas Esquecidas, a autora narra a vida de três mulheres que, mesmo passando por diversas tribulações, não deixam de perseverar e lutar pelo que acreditam. Sofya passa por uma jornada exaustiva para tentar salvar a família, perseguida por integrar a aristocracia russa. Eliza, que está a um oceano de distância da amiga, sofre pela falta de notícias após a guerra estourar. Para tentar ocupar seus dias, ela começa a ajudar imigrantes russas que chegam aos Estados Unidos, muitas delas apenas com a roupa do corpo. 

Varinka, por sua vez, diferente das outras protagonistas, teve uma infância pobre, mas vê a vida melhorar após a revolução. Personagens extremamente humanas, que precisam recomeçar e tentar superar cada novo desafio. Um livro sensível, emocionante e real sobre as atrocidades cometidas pela guerra, que têm consequências até os dias atuais. 

Ficou com vontade de ler Rosas Esquecidas? Nos conte em nossas redes sociais: Insta, Face e Twitter.

*Crédito da foto de destaque: divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!