O clássico Titanic, protagonizado por Kate Winslet e Leonardo Dicaprio voltará aos cinemas no dia 9 de fevereiro remasterizado, apresentando imagem em 4K e 3D
Quando pensamos em cinema, um dos filmes que vem imediatamente à cabeça é o clássico Titanic. A produção foi um grande sucesso quando lançada nos cinemas em 1997 e é até hoje, mantendo seu lugar na lista de uma das maiores bilheterias do mundo, com uma arrecadação global de US$ 2,2 bilhões.
Para a felicidade dos fãs da produção, que conta a intensa, emocionante e trágica história protagonizada por Rose (Kate Winslet) e Jack (Leonardo Dicaprio), uma boa notícia foi anunciada recentemente, o relançamento do filme nos cinemas!
Produção premiada
Dirigido por James Cameron, Titanic levou para casa 11 estatuetas do Oscar: Melhor filme, melhor fotografia, melhor diretor, melhor edição, melhor figurino, melhor direção de arte-decoração de set, melhor trilha sonora original, melhor canção original, melhor som, melhores efeitos visuais e melhor edição de efeitos sonoros.
O enredo, que é baseado em uma tragédia real, onde o navio que fazia sua primeira viagem naufragou, estará disponível nos cinemas remasterizado e em 3D a partir de amanhã, 9 de fevereiro.
Sobre o enredo
Os acontecimentos reais completaram 110 anos no ano passado. Sendo descrito em sua inauguração como um navio indestrutível, o Titanic naufragou na madrugada do dia 14 para o dia 15 de abril de 1912 nas águas do Oceano Atlântico Norte.
Sendo o maior transatlântico construído na época, a embarcação levava 2.223 passageiros quando colidiu em um iceberg, que rachou sua estrutura, resultando em 1517 vítimas, sendo cerca de 705 sobreviventes.
No filme, conhecemos o desenrolar dos acontecimentos desde o embarque, até o momento que o navio afunda, viagem no qual os protagonistas Rose e Jack se conhecem e se apaixonam.
Por ela ser uma jovem rica e ele um artista pobre, muitas pessoas tentam impedir que eles se envolvam ou sequer se aproximem. Além disso, Rose está noiva de um homem arrogante que a prende em um relacionamento abusivo.
Apesar do preconceito pela diferença financeira e interferências externas, Rose e Jack enfrentam a todos para poder viver esse amor em paz. Mas, a viagem que aparentemente parecia segura, se torna um pesadelo quando o navio se choca com o iceberg e se parte ao meio.
Titanic
É impossível não se desfazer em lágrimas assistindo a esse drama. Com uma direção ótima, que nos apresenta a cada parte do navio e aos passageiros que estão nele, Cameron deixa o público apegado a todos os detalhes.
Atuações de alta qualidade — dando destaque a Kate Winslet, Leonardo Dicaprio e Gloria Stuart (que interpreta a personagem de Rose idosa) — exprimem com exatidão os diversos sentimentos da jornada dos personagens, desde o brilho nos olhos por estarem apaixonados, até a tristeza e desespero das memórias do passado e as reações quando as coisas começam a ruir.
O efeito 3D dá um diferencial ao filme, que em várias cenas leva o espectador a observar o cenário e as ações como se estivesse vendo de perto.
A química e cumplicidade de Kate e Leonardo em cena com certeza é memorável, a ligação entre eles é visível em todas as cenas, nos arrancando risadas nos momentos divertidos que compartilham antes do navio colidir, aquecendo o coração nos momentos de declaração e emocionando durante as dificuldades e despedidas.
Durante a invasão da água no navio, os enquadramentos são feitos de maneira a transmitir a sensação sufocante de estar constantemente encarando a morte. E as críticas sociais do enredo são importantíssimas e super atuais, como por exemplo, a desigualdade social, quando as vítimas que compraram passagens de terceira classe são impedidas de subir nos botes para salvar suas vidas e o machismo de Cal (Billy Zane) e outros personagens.
Por fim, o público é impactado com o triste destino de muitos dos passageiros, momento onde Rose presencia várias mortes, incluindo a de Jack e anos depois ela joga o “coração do oceano” na água, em seguida indo se deitar. É possível interpretar a cena seguinte como um reencontro da mulher com seu amado em uma vida após a morte, já que é mostrado o casal se encontrando novamente na escada de um Titanic igual ao que era antes.
Os créditos sobem enquanto a poderosa “My Heart Will Go On” de Celine Dion é reproduzida, completando um conjunto de emoções que se torna ainda mais marcante visto em tela grande.
Para quem já assistiu no cinema da primeira vez que foi lançado, essa é uma ótima escolha para rever as mesmas imagens em 4K. Já quem não assistiu, poderá ter a primeira experiência de conferir o clássico.
Vai correr para garantir o ingresso? Conta para a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter) do Entretê!
*Crédito da foto de destaque: reprodução/20th Century