Tomorrow

Resenha | Tomorrow: onde ceifadores salvam vidas

K-drama da Netflix inverte os papéis dos ceifadores e trás momentos emocionantes aos telespectadores 

Contém gatilho e spoiler 

Em 2022, a Netflix lançou, de forma certeira, o K-drama Tomorrow, um drama baseado em um webtoon que leva o mesmo nome, que mistura magia com histórias emocionantes. Tomorrow (ou 내일) acompanha a história da empresa Jumadeung, que nada mais é do que a empresa responsável pelo pós-morte da população sul coreana, onde são feitos os flashbacks que passam pelos olhos antes da morte chegar, onde ficam arquivadas as histórias de todas as vidas que uma pessoa já teve, é também onde se localiza o limbo entre o céu e o inferno e o lugar responsável por controlar os ceifadores.

Os ceifadores são, com certeza, o ponto alto da Jumadeung. Eles são os responsáveis por acompanhar as pessoas no pós morte, para que vivam felizes no céu, ou sofram por uma eternidade no inferno. Com o aumento de suicídios na Coreia do Sul, sendo este um caso de condenação direta ao inferno, não demorou  muito para que o lugar sofresse com a superlotação, levando The Jade Emperor ( Kim Hae Sook), a responsável por gerenciar tudo, a montar a equipe de Gerenciamento de Risco (GR), composta pela ex ceifadora responsável pelos criminosos, Goo Ryon (Kim Hee-Sun) e Lim Ryung-Gu (Yoon Ji On).

A história realmente começa quando Choi Joon-woong (Ro Woon), um jovem mortal que, enquanto caminhava pelo rio Han após não passar — novamente — numa entrevista de emprego, se depara com um morador de rua tentando se suicidar. Ao tentar ajudá-lo, Woong se encontra pela primeira vez com a equipe de GR e, ignorando todos os alertas feitos, acaba caindo no rio junto com o suicida em potencial.

Em coma após tentar salvar uma vida, o jovem desempregado recebe uma proposta da chefona de Jumadeung: trabalhar por seis meses na equipe de GR como ceifador, ou ficar três meses em coma. E, como um bom jovem que faz de tudo para ter qualquer tipo de emprego, é claro que ele aceitou.

Depois de entender toda a loucura que é ser um ceifador que salva vidas, Woong se depara com diversas histórias de cortar o coração, de pessoas que estão em busca de uma palavra de conforto capaz de fazer com que desistam de tirar a sua própria vida.

Nessas histórias, encontramos episódios que tiraram lágrimas — e soluços, confesso — de grande parte do público. Destacamos os episódios que acompanham um  ex combatente de guerra, um cachorrinho doente, um caso de estupro, o caso das mulheres de conforto e, por último mas não menos importante, os episódios que contam a história por trás da morte dos ceifadores protagonistas, incluindo a ligação de Goo Ryon com o chefe dos ceifadores, Park Joong-gil (Lee Soo-hyuk).

Com o passar do tempo, Tomorrow vai se tornando algo mágico e inspirador até para os mais céticos. O tratamento que dão para a vida pós-morte pode dar um alívio àqueles que sentem medo da despedida, seja por conta de doenças ou por idade avançada mesmo..

Tomorrow também é ótimo para aprender um pouco mais sobre a história da Coreia. O episódio do ex-guerrilheiro fala sobre a Guerra das Coreias, um dos responsáveis pela divisão entre Norte e Sul. Outro assunto pouco comentado pela mídia, e pouco conhecido pela população, é a história das Mulheres de Conforto. Assim eram chamadas as mulheres coreanas obrigadas pelos soldados japoneses, durante a primeira e a segunda guerra mundial, a se prostituírem, sendo enganadas por ofertas de trabalhos em um momento de extrema pobreza para o país.

Se eu pudesse definir Tomorrow em uma só palavra, seria: inesquecível. Apesar das críticas feitas pelos próprios coreanos – de que não se deve falar sobre  suicídio em produções da cultura pop- a seriedade consegue chamar a atenção para um assunto que é colocado como tabu por muita gente, sem ser de uma forma escancarada, gerando gatilho. 

Tomorrow é, sem dúvidas, um k-drama para assistir com o lencinho do lado, e que vale muito a pena! Os 16 episódios, com uma hora cada, são poucos comparados a grandeza desta produção.

 

Conta pra gente o que achou da resenha! E para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Insta, Twitter e no Facebook!

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação/Netflix

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!