Colagem com os uniformes do Brasil para as últimas Olimpíadas.
Imagem: Getty Images/Entretetizei

Retrospectiva dos últimos uniformes do Brasil nas Olimpíadas

O uniforme dos Jogos Olímpicos de Paris estão dando o que falar, mas será que o nosso histórico ajuda?

 

Camiseta listrada, saia rodada branca, jeans e chinelos… O fatídico uniforme da comissão brasileira deste ano tem dividido opiniões por toda a internet. Os trajes, desenhados e confeccionados pela marca de fast fashion Riachuelo, serão utilizados pelo time Brasil nas cerimônias de abertura e encerramento. E têm sido alvo de duras críticas, tanto de especialistas quanto de curiosos.

Os italianos, por sua vez, desfilarão pela vila olímpica com peças assinadas pela Emporio Armani, os Estados Unidos pela Ralph Lauren, a Jamaica pela Puma e por aí vai. Os brasileiros, no entanto, de Riachuelo e Havaianas podem não ter tanto glamour quanto as grifes internacionais – mas será que esse é o pior uniforme da comissão brasileira?

É por isso que hoje o Entretetizei trouxe os últimos uniformes do Brasil nas Olimpíadas para você conferir! 

 

Olimpíadas de Tóquio 2020

Brasil nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
Imagem: Patrick Smith/Getty Images

Para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2020, a delegação brasileira escolheu a marca carioca Wollner, do ex-velejador Lauro Wöllner, para desenvolver os trajes. 

Junto com as tradicionais Havaianas, os uniformes contavam com uma estampa que trazia peixes amazônicos como elementos centrais, além de outras referências à flora e fauna brasileiras, como folhas de bananeira, espada de São Jorge, orelha de elefante, palmeira, alocasia e heliconia – tudo combinado aos traços da tradicional pintura japonesa.

 

Olimpíadas do Rio 2016

Brasil nas Olimpíadas do Rio 2016.
Imagem: Clive Brunskill/Getty Images

O uniforme dos donos da casa em 2016 não decepcionou! Os trajes brasileiros foram criados pela estilista Lenny Niemeyer em parceria com outra rede de fast fashion, a C&A. Lenny buscou atender aos diferentes biotipos com looks elegantes, despojados e, claro, muito cariocas. 

Vimos tons de azul, verde e amarelo da bandeira nacional misturados a estampas que remetem à fauna do país. Enquanto o uniforme masculino foi composto por blazer azul marinho de sarja de algodão nacional, camisa social branca de tricoline e calça de sarja na cor areia”. Já as mulheres vestiram saia, blusa e echarpe com estampas em tons verde, amarelo e azul e chapéu de palha. Dessa vez, os sapatos foram também na cor areia em camurça.

 

Olimpíadas de Londres 2012

Brasil nas Olimpíadas de Londres 2012.
Imagem: Lars Baron/Getty Images

O look da abertura dos jogos em 2012 ficou por conta da estilista Eliza CondeEm malha de algodão orgânico, os atletas vestiram um blazer no estilo navy, camisa branca e echarpe de batik nas cores azul e amarelo. Os homens usavam calças, e as mulheres, saia lápis. Ambas as peças nas cores verde ou amarela. Estilo simples, de acordo com a época e que relembrava as cores do país.

 

Olimpíadas de Pequim 2008

Brasil nas Olimpíadas de Pequim 2008.
Imagem: Jonathan Ferrey/Getty Images

Nos Jogos Olímpicos de 2008 os uniformes ainda eram criados apenas por marcas de materiais esportivos; para o time brasileiro brasileiro, a marca que por muito tempo forneceu os trajes foi a Olympikus. E não foi diferente em Pequim. O uniforme do Brasil foi composto por um blazer verde, calças de alfaiataria pretas, camisetas e tênis brancos e, para complementar, um chapéu branco com faixas verde e amarela, acompanhando as cores da bandeira.

 

Olimpíadas de Atenas 2004

Brasil nas Olimpíadas de Atenas 2004.
Imagem: Jamie Squire/Getty Images

Em Atenas, a cor predominante foi o verde-claro! A comissão brasileira optou por calças de alfaiataria, camisas e tênis brancos; para os homens, um blazer e, para as mulheres, um terninho abotoado, ambos verdes. Além das cores lisas, a estampa do calçadão da Praia de Copacabana nas cores do arco-íris brilhou na cerimônia de abertura, tanto nas gravatas quanto nas saias.

 

Olimpíadas de Sydney 2000

Brasil nas Olimpíadas de Sydney 2000.
Imagem: Clive Brunskill/Allsport

Um chapéu panamá clássico, echarpe com o símbolo dos Jogos, mocassins marrons e trajes sociais, que focaram no amarelo dourado no lugar do famoso canarinho, foram os itens que compuseram o traje brasileiro na Austrália. Para as mulheres, um vestido e um tailleur e, para os homens, camisa branca, calças de alfaiataria e gravata escuras e um blazer. Clássico e elegante, um dos uniformes mais bonitos que já apresentamos.

 

E você, o que achou do uniforme do Brasil nas Olimpíadas deste ano? Conta pra gente! Siga o Entretetizei nas redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter – e não perca as novidades das Olimpíadas 2024, da moda e do entretenimento.

 

Leia também: Os 5 uniformes mais bonitos das Olimpíadas de Paris 2024 (até agora)

 

Texto revisado por Thais Moreira.

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!