Desde o drama até a comédia: as roteiristas brasileiras nos inspiram a ter coragem e determinação para perseguirmos nossos sonhos. Conheça alguns nomes que você vai amar acompanhar
O Brasil é referência quando o assunto é novelas, e isso não é segredo para ninguém. Histórias cativantes, elencos inesquecíveis e produções que marcaram gerações fazem parte da nossa trajetória na dramaturgia. Com a chegada dos streamings, as novelas migraram para dentro das casas dos brasileiros para serem vistas quando — e onde — quiserem, configurando o país como um verdadeiro berço de grandes histórias.
Para além das produções, se aprofundando em cada uma delas, as roteiristas nos oferecem emoção, pensamento crítico e personagens históricos. Desde o drama até a comédia: as roteiristas brasileiras são mulheres que nos inspiram a ter coragem e determinação para irmos atrás de nossos sonhos.
Pensando nisso, o Entretetizei trouxe alguns nomes que vêm marcando a história das novelas e séries e movimentando o mercado audiovisual brasileiro de forma extremamente positiva, com foco no protagonismo feminino. Vamos conhecer um pouquinho de cada uma delas? Conheça a seguir as roteiristas brasileiras:
Ana Julia Travia

Diretora, montadora e roteirista, Ana Julia Travia é conhecida por Você Tem Olhos Tristes (2020), Sample (2018) e A História Delas (2023). Além disso, ela foi vencedora do Prêmio Diadorim, um programa de apoio a roteiristas mulheres, do Projeto Paradiso, onde recebeu uma bolsa para o curso intensivo de verão do Programa de Mestrado em Roteiro de TV da Universidade de Stony Brook, em 2019 (dados do site Projeto Paradiso).
Em A História Delas, Ana Julia assina o roteiro da trama, que conta a história de Isabel (Letícia Spiller). Após descobrir que seu marido a usou como fachada para realizar um esquema de desvio de R$ 66 milhões em dinheiro público, ela precisa cumprir prisão domiciliar com sua filha na casa de sua ex-governanta Marta (Cris Vianna), sendo esta a única residência em seu nome.

No elenco da série, também estão nomes como Bia Arantes e Ema Araújo. Assista à primeira temporada no Star+.
Paula Knudsen

Paula é roteirista, formada em jornalismo e tem 18 anos de experiência em televisão e cinema. Em seu currículo, projetos como Julie e os Fantasmas (2011), indicado ao prêmio APCA de melhor programa infantil e e ao International Kids Emmy. Julie e os Fantasmas deu origem ao sucesso Julie and the Phantoms, da Netflix, em que Paula também assina nove episódios. O documentário O Assassinato de Jean Charles, do Discovery Latin America, indicado ao Emmy Internacional em 2011, e a série No Mundo da Luna, de 2022, também foram assinados pela roteirista.
Em Sentença, série disponível na Amazon Prime, Paula Knudse assina o roteiro do drama protagonizado por Camila Morgado, uma advogada criminalista chamada Heloísa, que acredita que todos têm direito de defesa, seja lá qual crime a pessoa possa ter cometido. Após anos de experiência, ela conhece bem a complexidade do cárcere e do sistema penitenciário brasileiro.

O elenco também conta com nomes como Lena Roque, Pedro Caetano e Clara Carvalho. Veja agora no Prime Video.
Renata Corrêa

Renata é uma roteirista, escritora e dramaturga com foco em protagonismo feminino, humor e emoção. Presente nas redes sociais, ela lançou um livro intitulado Monumento para a Mulher Desconhecida, sobre os ensaios íntimos sobre o feminismo no século XXI. Ela também apresentou o podcast P.R.I.M.A.S, ao lado de Carla Lemos.
Seu currículo conta com projetos como Greg News (2017), Perrengue (2017) e O Silêncio da Chuva (2020). O destaque vai para Rensga Hits, musical de 2022. Na trama, Raíssa Medeiros (Alice Wegmann) tem uma grande surpresa desagradável no dia do seu casamento: o noivo a estava traindo há quatro anos.

Depois dessa decepção, ela decide ir embora da cidade do interior onde cresceu e tentar realizar seu sonho de ser compositora de música sertaneja em Goiânia. A série está disponível no Globoplay.
Rosane Svartman e Claudia Sardinha

Rosane Svartman é uma cineasta, escritora, diretora e produtora cinematográfica. Sua carreira conta com diversos projetos, entre eles, Vicky e a Musa (2023), Totalmente Demais (2015), Bom Sucesso (2019) e Vai na Fé (2023) e indicações, como o Zlín International Film Festival for Children and Youth, em 2014, para o filme Tainá: A Origem.
Claudia Sardinha é roteirista e atriz brasileira. Conhecida por apresentar uma escrita direcionada para jovens, já assinou projetos como A Cara do Pai (2016), Bom Sucesso (2019), Totalmente Demais (2016) e Malhação: Sonhos (2014-2015).
As roteiristas também assinam Espécie Invasora, nova série de vampiros e lobisomens da Globoplay.

Com Laura Dutra, Pedro Alves, Alanis Guillen e Letícia Vieira como protagonistas e produzida pelos Estúdios Globo, a trama vai acompanhar o encontro entre uma lobimoça-guará e uma humana.
Thais Pontes e Renata Andrade

Thais Pontes é autora carioca formada em publicidade e propaganda e integrante da Oficina de Escrita de Humor, da TV Globo. Já roteirizou Escolinha do Professor Raimundo, Zorra e foi roteirista do prêmio Sim à Igualdade Racial 2023, além de fazer parte do quadro Mulheres Fantásticas, do Fantástico.
A escritora Renata Andrade nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro, é formada em publicidade e propaganda e tem um livro publicado sobre o transporte público carioca. Também roteirizou programas como Zorra, Escolinha do Professor Raimundo, além do podcast Humor Globo, e foi a roteirista principal do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2023.
As roteiristas assinam o texto de Encantado’s, da Globoplay. A série de comédia conta a história de dos irmãos Olímpia e Eraldo, que herdam do pai um empreendimento familiar que, durante o dia, é um supermercado, e à noite se torna a quadra da escola de samba Joia do Encantado.

Com duas temporadas, Encantado’s conta com nomes como Augusto Madeira, Dandara Mariana, Dhonata Augusto, Dhu Moraes, Digão Ribeiro, Evelyn Castro, João Côrtes, Leandro Ramos e Ludmillah Anjos no elenco.
Para nós, é um imenso prazer acompanhar e prestigiar roteiristas brasileiras como as citadas nesta matéria, que nos inspiram, emocionam e reforçam o protagonismo feminino dentro do mercado audiovisual latino. A equipe do Entretetizei parabeniza e agradece pelos seus incríveis trabalhos!
Quais roteiristas brasileiras você já conhece? Comente aqui o que achou, e siga o Entretê nas redes sociais – Instagram, X e Facebook – para não perder as novidades do entretenimento e muito mais!
Leia também:
+ Roteiristas turcas que estão revolucionando o mercado do entretenimento turco
+ Amamos odiar: 5 vilãs de novelas que marcaram época
+ Celebrando 91 anos de Manoel Carlos confira os seus melhores e piores plots
+ Original x Remake: O que deu certo e o que deu errado em Pantanal, Haja Coração e Ti Ti Ti
+ Novelas turcas que completam 10 anos em 2024
Texto revisado por Michelle Morikawa