Créditos: divulgação | Entretetizei | Esther Brito

Roteiristas brasileiras que estão revolucionando o audiovisual brasileiro através do protagonismo feminino

Desde o drama até a comédia: as roteiristas brasileiras nos inspiram a ter coragem e determinação para perseguirmos nossos sonhos. Conheça alguns nomes que você vai amar acompanhar

O Brasil é referência quando o assunto é novelas, e isso não é segredo para ninguém. Histórias cativantes, elencos inesquecíveis e produções que marcaram gerações fazem parte da nossa trajetória na dramaturgia. Com a chegada dos streamings, as novelas migraram para dentro das casas dos brasileiros para serem vistas quando — e onde — quiserem, configurando o país como um verdadeiro berço de grandes histórias.

Para além das produções, se aprofundando em cada uma delas, as roteiristas nos oferecem emoção, pensamento crítico e personagens históricos. Desde o drama até a comédia: as roteiristas brasileiras são mulheres que nos inspiram a ter coragem e determinação para irmos atrás de nossos sonhos.

Pensando nisso, o Entretetizei trouxe alguns nomes que vêm marcando a história das novelas e séries e movimentando o mercado audiovisual brasileiro de forma extremamente positiva, com foco no protagonismo feminino. Vamos conhecer um pouquinho de cada uma delas? Conheça a seguir as roteiristas brasileiras:

Ana Julia Travia
Créditos: divulgação | @danielcabrel via @anajulia_do_ceu

Diretora, montadora e roteirista, Ana Julia Travia é conhecida por Você Tem Olhos Tristes (2020), Sample (2018) e A História Delas (2023). Além disso, ela foi vencedora do Prêmio Diadorim, um programa de apoio a roteiristas mulheres, do Projeto Paradiso, onde recebeu uma bolsa para o curso intensivo de verão do Programa de Mestrado em Roteiro de TV da Universidade de Stony Brook, em 2019 (dados do site Projeto Paradiso). 

Em A História Delas, Ana Julia assina o roteiro da trama, que conta a história de Isabel (Letícia Spiller). Após descobrir que seu marido a usou como fachada para realizar um esquema de desvio de R$ 66 milhões em dinheiro público, ela precisa cumprir prisão domiciliar com sua filha na casa de sua ex-governanta Marta (Cris Vianna), sendo esta a única residência em seu nome.

Créditos: reprodução | Star+

No elenco da série, também estão nomes como Bia Arantes e Ema Araújo. Assista à primeira temporada no Star+.

Paula Knudsen
Créditos: divulgação | barco.art.br

Paula é roteirista, formada em jornalismo e tem 18 anos de experiência em televisão e cinema. Em seu currículo, projetos como Julie e os Fantasmas (2011), indicado ao prêmio APCA de melhor programa infantil e e ao International Kids Emmy. Julie e os Fantasmas deu origem ao sucesso Julie and the Phantoms, da Netflix, em que Paula também assina nove episódios. O documentário O Assassinato de Jean Charles, do Discovery Latin America, indicado ao Emmy Internacional em 2011, e a série No Mundo da Luna, de 2022, também foram assinados pela roteirista.

Em Sentença, série disponível na Amazon Prime, Paula Knudse assina o roteiro do drama protagonizado por Camila Morgado, uma advogada criminalista chamada Heloísa, que acredita que todos têm direito de defesa, seja lá qual crime a pessoa possa ter cometido. Após anos de experiência, ela conhece bem a complexidade do cárcere e do sistema penitenciário brasileiro. 

Créditos: reprodução | Prime Video

O elenco também conta com nomes como Lena Roque, Pedro Caetano e Clara Carvalho. Veja agora no Prime Video.

Renata Corrêa
Créditos: divulgação | Terra

Renata é uma roteirista, escritora e dramaturga com foco em protagonismo feminino, humor e emoção. Presente nas redes sociais, ela lançou um livro intitulado Monumento para a Mulher Desconhecida, sobre os ensaios íntimos sobre o feminismo no século XXI. Ela também apresentou o podcast P.R.I.M.A.S, ao lado de Carla Lemos.

Seu currículo conta com projetos como Greg News (2017), Perrengue (2017) e O Silêncio da Chuva (2020). O destaque vai para Rensga Hits, musical de 2022. Na trama, Raíssa Medeiros (Alice Wegmann) tem uma grande surpresa desagradável no dia do seu casamento: o noivo a estava traindo há quatro anos. 

Créditos: divulgação | Youtube (Globoplay)

Depois dessa decepção, ela decide ir embora da cidade do interior onde cresceu e tentar realizar seu sonho de ser compositora de música sertaneja em Goiânia. A série está disponível no Globoplay.

Rosane Svartman e Claudia Sardinha
Créditos: divulgação | Patrícia Kogut | Globo

Rosane Svartman é uma cineasta, escritora, diretora e produtora cinematográfica. Sua carreira conta com diversos projetos, entre eles, Vicky e a Musa (2023), Totalmente Demais (2015), Bom Sucesso (2019) e Vai na Fé (2023) e indicações, como o Zlín International Film Festival for Children and Youth, em 2014, para o filme Tainá: A Origem.

Claudia Sardinha é roteirista e atriz brasileira. Conhecida por apresentar uma escrita direcionada para jovens, já assinou projetos como A Cara do Pai (2016), Bom Sucesso (2019), Totalmente Demais (2016) e Malhação: Sonhos (2014-2015).

As roteiristas também assinam Espécie Invasora, nova série de vampiros e lobisomens da Globoplay.

Créditos: divulgação | O Globo

Com Laura Dutra, Pedro Alves, Alanis Guillen e Letícia Vieira como protagonistas e produzida pelos Estúdios Globo, a trama vai acompanhar o encontro entre uma lobimoça-guará e uma humana.

Thais Pontes e Renata Andrade
Renata Andrade (à esquerda) e Thais Ponte (à direita) | Créditos: divulgação | Globo | Victor Pollak

Thais Pontes é autora carioca formada em publicidade e propaganda e integrante da Oficina de Escrita de Humor, da TV Globo. Já roteirizou Escolinha do Professor Raimundo, Zorra e foi roteirista do prêmio Sim à Igualdade Racial 2023, além de fazer parte do quadro Mulheres Fantásticas, do Fantástico.

A escritora Renata Andrade nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro, é formada em publicidade e propaganda e tem um livro publicado sobre o transporte público carioca. Também roteirizou programas como Zorra, Escolinha do Professor Raimundo, além do podcast Humor Globo, e foi a roteirista principal do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2023.

As roteiristas assinam o texto de Encantado’s, da Globoplay. A série de comédia conta a história de dos irmãos Olímpia e Eraldo, que herdam do pai um empreendimento familiar que, durante o dia, é um supermercado, e à noite se torna a quadra da escola de samba Joia do Encantado.

Créditos: divulgação | Globo | João Miguel Jr

Com duas temporadas, Encantado’s conta com nomes como Augusto Madeira, Dandara Mariana, Dhonata Augusto, Dhu Moraes, Digão Ribeiro, Evelyn Castro, João Côrtes, Leandro Ramos e Ludmillah Anjos no elenco.

Para nós, é um imenso prazer acompanhar e prestigiar roteiristas brasileiras como as citadas nesta matéria, que nos inspiram, emocionam e reforçam o protagonismo feminino dentro do mercado audiovisual latino. A equipe do Entretetizei parabeniza e agradece pelos seus incríveis trabalhos!

 

Quais roteiristas brasileiras você já conhece? Comente aqui o que achou, e siga o Entretê nas redes sociais – Instagram, X e Facebook – para não perder as novidades do entretenimento e muito mais!

 

Leia também:

+ Roteiristas turcas que estão revolucionando o mercado do entretenimento turco

+ Amamos odiar: 5 vilãs de novelas que marcaram época

+ Celebrando 91 anos de Manoel Carlos confira os seus melhores e piores plots

+ Original x Remake: O que deu certo e o que deu errado em Pantanal, Haja Coração e Ti Ti Ti

+ Novelas turcas que completam 10 anos em 2024

 

Texto revisado por Michelle Morikawa

Share on facebook
Share on twitter

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!