Tim Burton é cineasta, produtor, roteirista, escritor, animador e desenhista
Quando pensamos em filmes para assistir no Halloween, um dos primeiros nomes que vêm à cabeça é Tim Burton. Afinal, com seu estilo único, o diretor consegue nos transportar para histórias mirabolantes e universos fantásticos. E, apesar de ser bastante eclético e transitar por diversos gêneros, o terror é a sua marca registrada. Além disso, o enredo de seus filmes contêm ironia, algumas esquisitices e muita sensibilidade. Por isso, o cineasta encanta todas as gerações e é cultuado por fãs de cinema.
Assim, como estamos no mês do Dia das Bruxas, nada mais coerente do que homenagear o cineasta, produtor, roteirista, escritor, animador e desenhista que revolucionou o gênero gótico. Primeiramente, logo no início de sua carreira já dava para perceber que ele seria um grande sucesso. Isso, uma vez que iniciou na Disney como aprendiz de animador. De lá pra cá, a indústria cinematográfica recebeu uma enxurrada de filmes e animações que ficaram guardados em nossa memória.
O Halloween é aquela mistura entre o terror e o cômico, o sombrio e o alegre. E existe alguém que representa melhor isso do que o Tim Burton? Então, aqui vai uma lista que fazem dele o mestre do gênero. Confira:
Universos macabros
Não importa se o filme for infantil ou adulto, o diretor criou seu próprio universo para todos eles. Ou seja, uma atmosfera sombria, macabra e surreal. E ele conseguiu criar isso tão bem, que logo quando colocamos os olhos em uma produção, já nos vêm à mente: “tem dedo do Tim Burton ai!”
Afinal, foi ele quem mudou a perspectiva do personagem Batman, ao contar a história do personagem de uma maneira completamente diferente da que o público estava acostumado. Aliás, em Batman (1989) e sua sequência Batman Returns (1992), Tim Burton apresentou pela primeira vez nas telas o espaço sombrio e violento que costumamos associar às histórias do homem morcego.
Personagens quebrados e reais
Impossível não se emocionar com filmes como Edward Mãos de Tesoura e A Noiva Cadáver. Certamente, muito se vale por conta de seus protagonistas: sensíveis, mas com uma força grandiosa.
Histórias de fantasmas e mortos vivos
Fantasmas e mortos vivos também aparecem com frequência em suas obras. Os Fantasmas se Divertem é um longa divertido da década de 1980 que segue a história de um grupo de fantasmas presos em sua antiga casa. Já A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça é um filme de temática mais sombria e adulta, que relata acontecimentos estranhos que aconteceram na pequena cidade de Sleepy Hollow. E claro, a animação Frankenweenie, que é uma sátira da história do frankenstein, em que um menino trás seu cachorro de volta à vida.
Trilha sonora assustadoramente envolvente
Canções como This is Halloween, de O Estranho Mundo de Jack e Piano Duet, de A Noiva Cadáver são clássicos e compõem as cenas mais cativantes das animações. Além disso, não podemos esquecer de Day-O, que rende uma cena divertidíssima em Os Fantasmas se Divertem.
Um toque de Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe é um dos escritores de terror mais famosos do mundo. Considerado o criador do conto policial, suas obras, que na maioria das vezes refletiam sobre a beleza da morte, influenciaram grandes artistas que vieram depois. Inclusive, Tim Burton, que é mestre em encontrar beleza em acontecimentos mórbidos.
E para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, segue a gente lá no perfil do Entretetizei no instagram e no twitter.