Um ano sem Modern Family: o que aprendemos com a série

Modern Family chegou ao fim em 2020, após 11 temporadas

Poucas séries de ficção nos fazem sentir tão em família quanto Modern Family. Ao longo de 11 anos, a série ensinou sobre amor, união, tolerância, perdão, empatia e amadurecimento. Tudo isso, com muita leveza, humor, personagens cativantes e uma história que cresceu de tal forma que parecia nossa. 

Mas o que tem nessa série que a torna tão especial para tantas pessoas? Ao meu ver, é justamente o seu poder de retratar temas muito próximos a nós, só que contados de uma maneira cômica, característica de uma produção de comédia. 

Modern Family é uma sitcom que estreou em 2009 e teve seu fim há exatamente um ano atrás, totalizando 11 temporadas. Sucesso entre a crítica e o público, em 2012 recebeu um Globo de Ouro na categoria de Melhor Série de Comédia ou Musical, além de obter 14 Emmys em diferentes categorias. É uma produção da ABC, e os responsáveis pela criação são Christopher Lloyd e Steven Levitan.

A série é em formato de mocumentário (ficção em forma de documentário) que segue a vida de uma família americana pouco tradicional. Na primeira temporada, conhecemos Jay Pritchett (Ed O’Neill), que recentemente casou-se com Gloria (Sofía Vergara), uma imigrante colombiana que possui um filho de onze anos, Manny (Rico Rodriguez).

Jay é pai de Mitchell (Jesse Tyler Ferguson), que acaba de adotar um bebê com seu namorado Cam (Eric Stonestreet). E de Claire (Julie Bowen), casada com Phil (Ty Burrell) e mãe de três filhos: Haley (Sarah Hyland), Alex (Ariel Winter) e Luke (Nolan Gould). 

Em homenagem à série, fizemos uma lista com os principais ensinamentos que ela traz. Confira: 

Família não é só a de sangue

Foto: Reprodução/ABC

Entre muitos fatores, Modern Family nos mostra que uma família de verdade é aquela que aceita as diferenças. Da mesma forma que sempre está perto quando o outro necessita e ama incondicionalmente.

E para isso não é necessário laços de sangue, como vemos no caso da adoção de Lily. Além disso, Jay e Manny possuem uma relação de pai e filho, e mesmo com personalidades opostas, os dois se amam integralmente.

Precisamos aceitar as diferenças

Foto: Reprodução/ABC

Cada personagem é extremamente diferente do outro, e isso é responsável pela maioria dos conflitos da sitcom. Phil e Claire, por exemplo, são como dia e noite.

Enquanto Phil é relaxado, distraído e brincalhão, Claire é maníaca por arrumação, rígida e tensa. Mesmo assim, o casal aceita as imperfeições de cada um e sempre se apoia, mas não sem alguns conflitos no caminho. 

Podemos recomeçar quantas vezes forem necessárias

Foto: Reprodução/ABC

Durante as temporadas de Modern Family, os personagens precisaram se reinventar diversas vezes. Seja no trabalho, nos estudos ou na vida pessoal, a série mostrou que é normal recomeçar, e que está tudo bem. Mais uma vez, a sitcom retrata como é importante termos pessoas ao nosso lado em todos os momentos, os bons e os ruins. 

O poder da mudança

Foto: Reprodução/ABC

A mudança que ocorre nos personagens da primeira à última temporada é perceptível, afinal, foram onze anos de história. E é isso o que a série nos ensina: o amadurecimento pode até vir de repente, dependendo da situação que você vive, mas, normalmente, ele acontece aos poucos. Quando nos damos conta, somos bem diferentes daquela pessoa de anos atrás.

Precisamos saber ouvir

Foto: Reprodução/ABC

O problema da comunicação é que muitas vezes nós enxergamos apenas o nosso lado, desconsiderando os sentimentos do outro. Isso acaba gerando brigas, insatisfações e dores. Por isso, nós temos que procurar ouvir, sem julgamentos, as queixas dos nossos familiares em relação a nós. Além disso, Modern Family também ensina que a empatia é fundamental

Nós estamos morrendo de saudade da série, e vocês? Para mais notícias sobre o mundo do entretenimento, fiquem ligados nas redes do Entretetizei: Twitter, Face e Insta

*Crédito da foto de destaque:Divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!