Categorias
Cultura Especiais Notícias Novelas

Tudo sobre a TV Tupi: a primeira emissora do Brasil

Em sua era de ouro, a programação contava com novelas, programas de auditórios e noticiários cativantes

Fundada em 18 de setembro de 1950, por um dos homens mais influentes da época, o empresário e jornalista Assis Chateaubriand, a TV Tupi foi a primeira emissora a operar no Brasil. Logo, sua programação se tornou super importante e assistida pelos brasileiros.

Com novelas, programas de auditórios e noticiários cativantes, foi lá que nomes como Silvio Santos, J. Silvestre e Hebe Camargo, começaram a carreira. Alguns se destacaram bastante ao receber oportunidades de crescer profissionalmente e deram tão certo que até hoje os seus trabalhos são admirados por muitas pessoas.

A emissora fazia parte do grupo Diários Associados, também fundado por Chateaubriand. Na época, o maior conglomerado de mídia da América Latina, o Diários Associados teve mais de cem jornais, emissoras de rádio e TV, revistas e agências telegráficas. Em 1951, nasceu a TV Tupi Rio, em 1955, a TV Itacolomi em Minas Gerais, e, em 1960, a TV Brasília.

Em sua era de ouro, a TV Tupi investiu em diversas novelas que conquistaram o público. 

Confira algumas delas: 

Sua Vida Me Pertence (1951-1952)

A trama com 15 capítulos, escrita e dirigida por Wálter Forster, teve lançamento em 21 de dezembro de 1951. A história girava em torno do romance entre um casal e contava com poucos personagens. A produção era encenada ao vivo nas terças e quintas, às 20h, pois ainda não existia videoteipe para gravar as imagens. 

Essa novela foi a primeira do mundo e a pioneira no Brasil a fazer as pessoas se apaixonarem pelas telenovelas brasileiras. Em seu último episódio, no dia 8 de fevereiro de 1952, a produção exibiu o primeiro beijo da televisão brasileira. 

TV Tupi
Fonte: reprodução/Teledramaturgia
O Direito de Nascer (1964-1965)

A novela escrita por Talma de Oliveira e Teixeira Filho tornou-se um enorme sucesso no ano de 1964, tanto que a produção ganhou outras versões, em 1978 na Tupi e 2001 no SBT.

Ambientada em Cuba no início do século 20, a história mostrava a vida de Maria Helena, filha de um poderoso homem de Havana, Dom Rafael Zomora de Juncal. A mulher se apaixona por Alfredo, filho do inimigo de seu pai. Após engravidar, ela enfrenta oposição do amante e de seu próprio pai, que descobre a gravidez e a obriga a se casar contra sua vontade. Após o nascimento do filho, Dom Rafael ordena que a criança seja morta, mas ela é resgatada por Dolores, empregada dos Juncal. Maria Helena é abandonada em um convento para se tornar freira, mas nunca esquece seu filho.

Dez anos depois, Jorge Luís, um rico herdeiro, cruza o caminho de Albertinho, sem saber que ele é filho de Maria Helena. Uma amizade surge entre os dois, e Jorge Luís passa a acompanhar a vida de Albertinho, financiando seus estudos. Quando Dom Rafael precisa de uma transfusão de sangue após um acidente, Albertinho se oferece como doador, sem saber que está ajudando seu avô. A história se complica quando Albertinho se envolve romanticamente com a neta de Dom Rafael, sem revelar sua verdadeira identidade.

TV Tupi
Foto: reprodução/Brasil Empresarial
Beto Rockfeller (1968-1969)

Beto, um habilidoso vendedor de uma loja de sapatos em São Paulo, cria uma persona fictícia, Beto Rockfeller, alegando ser parente de Nelson Rockefeller, o ex-vice-presidente dos EUA, para se inserir na alta sociedade e continuar impressionando a sua namorada, a socialite Lu. No entanto, ele se vê dividido entre o glamour dessa vida e seu amor verdadeiro pela simples Cida, vizinha do bairro. Enquanto oscila entre esses dois mundos, ele enfrenta desafios para manter sua verdadeira identidade em segredo e conta com a ajuda de seus amigos Vitório e Saldanha para se safar das confusões.

Criada por Cassiano Gabus Mendes, e escrita por Bráulio Pedroso, Beto Rockfeller moldou as novelas da atualidade ao trazer novos padrões de textos, interpretações e criação de personagens. Os atores tinham mais liberdade na hora de atuar, usavam linguagem coloquial e o público se sentia mais conectado aos personagens.

Essa novela foi a primeira a filmar cenas com tomadas aéreas e também a fazer publicidade. O personagem principal sempre bebia uísque e tomava o remédio para ressaca da empresa Engov. Cada vez que o personagem mencionava o nome do remédio em cena, eles pagavam 3 mil cruzeiros ao ator Luiz Gustavo.

TV Tupi
Foto: reprodução/@OficialMemoria
Hospital (1971-1971)

Décadas antes do sucesso de produções como Grey’s Anatomy (2005-presente), as séries médicas não eram muito bem aceitas pelo público. Afinal, ninguém queria ver cirurgiões, doenças e dramas aparecendo todos os dias na TV de casa. Alguns telespectadores até ligavam ou enviavam cartas reclamando sobre essa produção. Porém, em 1971, a novela Hospital veio para revolucionar. Não foi muito aceita pelos motivos citados anteriormente, mas foi importante para novos tipos de assuntos serem introduzidos nas produções.

Os criadores foram Benjamim Cattan e Cassiano Gabus Mendes. A ideia central era mostrar a máfia branca existente nesses estabelecimentos, mostrando médicos e enfermeiros incorretos. A história também seguia o cotidiano do hospital, mostrando os dramas de médicos, pacientes e enfermeiros.

TV Tupi
Foto: reprodução/Arquivo Nacional do Brasil
Mulheres de Areia (1973-1974)

Mulheres de Areia foi escrita por Ivani Ribeiro, baseada em sua radionovela As Noivas Morrem no Mar de 1965. A produção se tornou um clássico na época, ao alcançar entre 26 a 29% de audiência. O sucesso até fez a emissora pedir mais capítulos e a novela ficou quase um ano no ar, com um total de 253 episódios.

Ao visitar uma cidade costeira, o jovem rico Marcosse apaixona por Ruth, filha de pescadores. Porém, ele acaba sendo enganado por Raquel, irmã gêmea de Ruth, que busca sua fortuna. Enquanto isso, Tonho da Lua, um jovem com problemas mentais, percebe as verdadeiras intenções de Raquel.

A trama se complica com Virgílio Assunção, pai de Marcos, que não aceita o namoro do filho com Ruth. Além disso, Virgílio enfrenta problemas familiares com sua filha rebelde, Malu, e seu envolvimento com o vaqueiro Alaor. A história toma um rumo surpreendente quando Raquel é dada como morta, levando Ruth a assumir sua identidade para ficar com Marcos, desencadeando uma série de eventos intensos e conflituosos.

A versão mais conhecida de Mulheres de Areia é o remake da TV Globo, lançado em 1993, ficou bastante conhecida por ter a atriz Glória Pires no papel principal. 

TV Tupi
Foto: reprodução/Zappeando
Novelas encerradas ou não exibidas

Drácula, Uma História de Amor (1980) teve apenas quatro episódios exibidos porque precisou ser interrompida quando a Tupi fechou as suas portas. A mesma situação aconteceu a Como Salvar Meu Casamento (1979), que tinha apenas mais 20 episódios para terminar. Maria de Nazaré nem chegou a entrar no ar, mesmo com 32 cenas gravadas. 

TV Tupi
Foto: reprodução/IMDb

A audiência da TV Tupi começou a decair na década de 70, quando a Rede Globo, fundada em 1965, começou a evoluir em sua programação. Além disso, a Tupi teve várias crises financeiras e constantes atrasos de salários de artistas e empregados. 

Todas essas situações levaram ao ano de 1979, quando ela foi cassada pelo governo federal. Em setembro de 1980, os funcionários pararam a programação e se reuniram nos estúdios do Rio de Janeiro para realizar uma greve, mas as atividades da emissora foram encerradas de qualquer jeito. Foram mais de 250 funcionários dispensados.

Tupi deixou um acervo de duzentos mil rolos de filmes, 6.100 fitas de videoteipe e textos de telejornais que contam 30 anos de história do Brasil e do mundo. O ativo da emissora foi dividido entre o Grupo Silvio Santos, Grupo Abril e o Grupo Bloch.

O encerramento foi emocionante ao reunir diversos funcionários. A emissora deixou saudades e sempre é lembrada com muito amor por todos os que trabalharam nela e que contribuíram de alguma forma para o seu crescimento. Aqui, fica o nosso agradecimento ao criador, Assis Chateaubriand, por ter tido coragem de criar esse projeto, e, por fim, realizar grandes reviravoltas na televisão brasileira.

TV Tupi
Foto: reprodução/O Explorador

Você já sabia da trajetória da emissora? Conta pra gente nas redes sociais do Entretetizei — Insta, X e Face — e aproveite para nos seguir e não perder nenhuma notícia sobre o mundo do entretenimento.

 

Texto revisado por Carolina Carvalho.

Categorias
Notícias Séries

Relembre séries australianas que fizeram sucesso

Confira produções que bem sucedidas e amadas pelo público

Não podemos negar que muitas séries famosas que amamos são australianas e tem conquistado cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Que tal relembrar algumas produções que já fizeram grande sucesso? Se liga na lista de séries australianas que o Entretetizei separou para você!

Ninguém merece (2006-2007)
Foto: reprodução/X

Criada e escrita por Angela Webber, Ninguém Merece! é voltada para o público infanto-juvenil e estreou no Disney Channel em 2007. O seriado acompanha a vida de Taylor Fry (Marny Kennedy), uma menina pré-adolescente que começa a sofrer as transformações de seu corpo, típicas do início da juventude, em conjunto com uma enxurrada de hormônios e sentimentos. 

Mesmo sendo uma menina esperta, corajosa, ativa e falante, Taylor se sente um peixe fora d’água, como se não fizesse parte desse mundo.

Lockie Leonard (2007-2010)
Foto: reprodução/IMDb

Lokie Leonard é uma produção australiana baseada na série de livros de mesmo nome escrita por Tim Winton e foi exibida no Brasil pelo canal Boomerang. A série conta a história de Lockie Leonard (Sean Keenan) um menino surfista de 12 anos. 

Quando sua família se muda para Angelus, ele acredita que essa mudança é um desastre total por não ter amigos e ter que estudar em uma nova escola. Porém, ao contrário do que ele pensou, a pequena cidade tem o melhor surf que ele já viu

H20 Meninas Sereias (2006-2010)
Foto: reprodução/Netflix

Após um passeio de barco até a Ilha Mako, Cleo (Phoebe Tonkin), Rikki (Cariba Heine) e Emma (Claire Holt) acidentalmente caem em uma caverna misteriosa e a única forma de sair seria por um túnel debaixo d’água. Ao entrarem na água, a Lua Cheia aparece e bate na água, fazendo com que algo estranho aconteça. Após o acontecimento, um problema faz com que a vida delas nunca mais seja a mesma: ao encostarem na água, elas se transformam em sereias.

H20 Meninas Sereias é uma série australiana voltada para o público infantil e adolescente e foi exibida pelo canal Boomerang e pela Record, no Brasil.

Dance Academy (2010-2013)
Foto: reprodução/Disney Plus

Dance Academy é uma série de televisão australiana voltada para adolescentes. A produção conta a história de Tara Webster (Xenia Goodwin), uma jovem de 15 anos que sonha em se tornar uma bailarina na National Academy of Dance

Ao longo dos episódios, o público acompanha as dificuldades encontradas por Tara e seus novos amigos e estudantes Katrina (Alicia Banit), Ethan (Tim Pocock), Samuel (Tom Green), Abigail (Dena Kaplan) e Christian (Jordan Rodrigues), que passam por situações diárias na dança e ainda precisam dar conta da escola.

Me Encontra em Paris (2018-2020)
Foto: reprodução/Disney Plus

Me Encontra em Paris conta a história de uma jovem princesa e bailarina de 1905 chamada Lena Grisky (Jessica Lord). Ela é magicamente transportada para a capital francesa do século XXI através de um colar mágico. Enquanto seu namorado preso no passado procura uma maneira de trazê-la de volta, ela conhecerá novos amigos, descobrirá o amor e viverá novas aventuras ao tentar se adaptar à sociedade moderna, além de se aperfeiçoar e se destacar no mundo do ballet.

Galera do Surf (2005-2008)
Foto: reprodução/ TV.nu

Galera do Surf é uma série voltada aos integrantes da Academia de Surf Blue Water High. Todos os anos a academia aceita apenas sete novos alunos com o objetivo de treinar surf durante todo o ano e, no fim, eles competem entre si e o ganhador entra no circuito internacional de surfistas profissionais.

Além da pressão de ser da Academia de Surf, os alunos precisam enfrentar o ensino médio e seus problemas pessoais. Essa é uma série para o público adolescente e conta com brigas, intrigas, namoros, mas um conteúdo leve e divertido para todas as idades.

 

E aí, você lembrava dessas séries? Conta pra gente nas nossas redes sociais — Insta, Face e X — para não perder as notícias do mundo do entretenimento.

Leia também: 11 séries que mereciam uma nova temporada (e que sentimos falta)

 

Texto revisado por Karollyne de Lima

Categorias
Música Notícias

5 músicas para conhecer Madison Beer, dona do hit Make You Mine

Considerada um dos talentos do futuro pela Forbes em 2023, cantora e compositora nova-iorquina tem 25 anos e já gravou dois álbuns de estúdio

Ainda que brevemente, você já deve ter esbarrado no hit Make You Mine. Lançado em fevereiro deste ano, o single de Madison Beer acumula mais de 80 milhões de streams nas plataformas digitais e deve apresentar novos picos em breve. Isso porque, na última quarta (24), a canção tomou conta das redes sociais após ganhar um videoclipe lotado de referências ao filme Garota Infernal

Para além das semelhanças físicas com a atriz e estrela do clássico de terror, Megan Fox, grande parte do alvoroço causado em torno da figura de Madison se deve à voz marcante da artista. Nascida em Nova Iorque, nos Estados Unidos, ela começou sua carreira musical aos 13 anos e, atualmente, está sob o selo da Epic Records – mesma gravadora de Fiona Apple, Travis Scott e Tyla.

Adepta do gênero pop, a cantora também figurou na lista de talentos promissores Forbes 30 Under 30 de 2023 e chama a atenção por explorar a capacidade imersiva dos instrumentos musicais. Ficou curioso para conhecer mais sobre o trabalho da pisciana? Então, confira cinco faixas selecionadas pelo Entretê para mergulhar na discografia de Madison Beer:

Spinnin

Esse é o quinto single de Silence Between Sounds (2023), segundo disco de estúdio da artista, posteriormente indicado a Melhor Álbum de Áudio Imersivo no Grammy 2024. Inspirada em Yesterday, dos Beatles, a música retrata um estado de turbulência notado pelo eu-lírico, que não consegue entender se o mundo parou de girar ou sua vida simplesmente estagnou. 

Em entrevista à revista Teen Vogue, Beer revelou que Spinnin é a faixa favorita de Lana Del Rey, artista que ouviu o álbum previamente e influenciou seu processo de produção.

Dangerous

Com vocais guiados pelos arranjos de uma orquestra, Madison usa a canção para questionar sua culpabilidade no fim de múltiplos relacionamentos amorosos. Na produção de Dangerous, nomes do cenário pop (como Leroy Clampitt) e jazz (como James Francies) atuam em conjunto.

É o começo de um capítulo mais honesto, vulnerável e maduro… É aceitar que certas situações não viram o que imaginávamos”, declarou a cantora, na época do lançamento do segundo single do disco SBS.

Home To Another One

Envolta em uma sonoridade psicodélica, a faixa é a mais dançante de Silence Between Sounds e um dos maiores acertos de Beer. Sem trazer metáforas rebuscadas para falar sobre um romance fadado ao fracasso, o single captura a verdade da artista pela crueza da realidade.

No videoclipe, inclusive, essa atmosfera adquire novos formatos quando vemos Madison contracenando com um alienígena enquanto canta “Me chame de ‘amor’/Eu sei que você vai para casa para estar com outra”.

Baby

Parte do primeiro álbum de estúdio da cantora, Life Support (2021), Baby é um pop chiclete e cadenciado. No fundo, o single carrega uma crítica contra o sexismo na indústria musical. 

Acho que temos muitos homens que dizem coisas sexuais e vulgares, e ninguém tem nada contra isso. De repente, quando mulheres fazem isso, há um tumulto imenso. Então, estou feliz por estar no grupo de mulheres que pensam tipo ‘Não, essa é a energia que precisamos’”, contou Beer, em entrevista para Paper Magazine, sobre falar abertamente de sexo na música.

Dear Society

De acordo com a própria artista, o single, lançado em 2019, é um desabafo sobre as pressões da vida online e as percepções da sociedade dentro do jogo de aparências que domina as redes sociais. 

Dietas que eu não deveria tentar, isso parece suicídio social/E, honestamente, é cianeto, nasci para morrer/Tenho 21 anos desde os 17, obrigada a todas as revistas/Cara, às vezes, só quero gritar e quebrar minha tela” são alguns dos versos mais impactantes da faixa.

Vale lembrar que Madison Beer está rodando o mundo com a The Spinnin Tour desde fevereiro. Até o momento, nenhum anúncio aconteceu, mas continuamos aguardando pela primeira passagem da cantora pelo Brasil. 

 

Qual sua música favorita da artista? Entre nas redes sociais do Entretetizei Insta, Face e X e conte pra gente! Aproveite e nos siga para ficar por dentro de outras novidades da cultura e do entretenimento.

Leia também: RM anuncia novo álbum solo

 

Texto revisado por Doralice Silva.

Categorias
Entretenimento Música Notícias

Fruta proibida? Leigh-Anne Pinnock anuncia data de novo single Forbidden Fruit

Ex-Little Mix publicou prévia do seu novo single nas redes sociais 

A cantora e ex-integrante da banda britânica Little Mix, Leigh-Anne Pinnock divulgou nesta sexta-feira (26) a data de estreia do seu novo single, Forbidden Fruit. O anúncio foi feito por meio das redes sociais da artista e está previsto para ser lançado em 3 de maio.

A canção faz parte do seu primeiro projeto solo intitulado No Hard Feelings. Descrito pela artista como profundo e muito emocional, o álbum fala sobre os aspectos reais sobre sua vida e seu relacionamento. 

Nas últimas semanas, Leigh-Anne lançou outras canções do projeto, como Stealin’ Love, Don’t Say Love e My Love.

 

Estão ansiosos para mais um hit? Comenta pra gente! Siga as redes sociais do EntretetizeiInstagram, Facebook, X – e fique por dentro de todas as novidades do seu artista preferido.

Leia também: Funk Generation: Anitta leva o funk carioca para uma viagem internacional

 

Texto revisado por Doralice Silva 

Categorias
Música Notícias

Laufey lança nova edição do álbum Bewitched com quatro faixas inéditas

Bewitched: The Goddess Edition une o melhor do jazz clássico e do pop

Dona dos hit Goddess e Street by Street, a cantora islandesa-chinesa Laufey lançou uma nova edição do seu segundo álbum, Bewitched, com o subtítulo: The Goddess Edition. O álbum contém quatro faixas inéditas: Goddess, Bored, Trouble e It Could Happen to You.

A artista, que ganhou um Grammy de Melhor Álbum Pop Tradicional, é considerada um fenômeno da música contemporânea, sendo capaz de unir o jazz clássico com o estilo pop em suas obras.

Confira o novo clipe de Laufey:

Há duas semanas, ela lançou o clipe da música Goddess, dirigido por Celine Song, responsável pelo filme indicado ao Oscar Vidas Passadas, e estrelado por William Gao, que interpreta Tao Xu na série Heartstopper (2022-presente). As outras três músicas inéditas ganharam um visualizer no YouTube.

Já colocou o álbum da diva no repeat? Conta pra gente! Siga as redes sociais do EntretetizeiInstagram, Facebook, X – e não perca as novidades dos seus artistas preferidos.

Leia também: Laufey lança clipe emocionante de Goddess

 

Revisado por Carolina Carvalho.

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!