Categorias
Livros Resenhas

Resenha | Querido Ex, de Juan Jullian

“Escrevo com os olhos marejados por lágrimas oriundas da decepção de ter testemunhado o fim de tudo o que a gente poderia ter sido.”

Precisamos falar sobre o último livro que me fez chorar: Querido Ex,  (Que acabou com a minha saúde mental, ficou milionário e virou uma subcelebridade).

Fonte: Reprodução

Li esse livro no final do ano passado e ainda sinto um calor no coração ao me lembrar dele. É um livro magnífico, muito bem escrito e com uma história impactante, que me fez mudar de pensamento em relação à forma como encaro meus relacionamentos.

Em formato de cartas para o ex, Juan Jullian nos presenteia com uma história cheia de altos e baixos, que nos conecta a nós mesmos. Um jovem negro, gay e da periferia, com seus 20 e poucos anos, que, além de lutar para ser aceito em uma comunidade extremamente preconceituosa, tem que conviver com o fato de que o ex namorado – com quem dividira longos anos – é um completo babaca. E um babaca famoso, ainda por cima. 

Ao longo da história, que sempre começa com uma música, o rapaz conta como foi vivenciar os momentos mais perturbadores da sua vida, perceber o quão afastado estava dos próprios amigos e o quanto precisava, urgentemente, voltar a ser ele mesmo. Você consegue se relacionar com todas as questões apresentadas e até se coloca no lugar dele em diversas situações. Cada música escolhida – ora da Taylor Swift, ora da Demi Lovato – é um indicativo da  situação que vem a seguir

“É incrível a nossa capacidade de nos adaptar a tudo, inclusive ao que nos faz mal, não é?”

Quem nunca levou um pé na bunda? Quem nunca teve que presenciar o/a ex seguindo em frente sem poder fazer nada? Acho que a grande maioria, né? O modo como lidamos com o sofrimento é único de cada um e ele achou libertador colocar pra fora em formato de cartas. Eu li em uma entrevista que esse livro era algo muito pessoal do autor, Juan Jullian. Ele mesmo passou por uma situação semelhante e desabafou com tinta e papel, o que o levou a escrever a obra. 

Foto: Reprodução

Eu prometi que não iria contar spoilers do livro e não vou, mas aconselho que você, querido leitor, o leia com muita calma, prestando atenção aos detalhes e tentando trazer a história para a vida real. Você encontrará muitas semelhanças com acontecimentos que as pessoas vivenciam hoje em dia. 

“- Meu filho, cometa os erros que quiser cometer, mas viva. Para de segurar tanto, de pensar tanto, pare de tanta vergonha. Viva! Se segure na vida o máximo que puder.

Ali estava a frase de efeito pela qual eu esperara o dia todo.”

Em tempo, quero agradecer ao querido Juan por me presentear com uma das histórias mais bonitas e comoventes que eu já li. Por me arrancar boas lágrimas e por me fazer entrar numa ressaca literária tão grande, que me fez achar um porre todos os livros que li depois. Obrigada por escrever essas cartas, Juan. Não vejo a hora de ver o que o Maldito Ex tem a dizer sobre isso.

#MatheusaVive! 

Livro: Querido Ex, (Que acabou com a minha saúde mental, ficou milionário e virou uma subcelebridade)

Autor: Juan Jullian

Data de lançamento: 28 de setembro de 2020

Editora: Galera

Compre o livro clicando aqui

Já leu Querido Ex? Entre nas redes sociais do EntretetizeiInsta, Face e Twitter – e conta para a gente o que achou do livro.

*Crédito da foto de destaque: Reprodução

Categorias
Entretenimento Notícias Séries

The Society: os mistérios da série que nunca foram desvendados

A série acabou, mas as diversas teorias e especulações sobre o que realmente acontece na cidade de West Ham continuam

Os fãs de The Society foram pegos de surpresa com o anúncio de cancelamento da série, devido à pandemia da Covid-19. A primeira temporada foi lançada em maio de 2019 na Netflix, com um total de dez episódios, de aproximadamente uma hora de duração cada.

Desde o cancelamento, surgiram algumas teorias em torno dos mistérios presentes na série.

The Society

Elenco de The Society (Foto: Reprodução | Netflix)

Criada por Christopher Keyser, a história se desenrola em West Ham, uma cidade com um problema sério de mau cheiro que ninguém sabe de onde vem ou qual a causa. O mesmo cheiro já havia aparecido há um tempo atrás, porém sumiu misteriosamente e retornou para incomodar toda a população, que já não sabe mais se deve permanecer na cidade.

Preocupados que a situação possa ser nociva para a saúde, é aconselhado que todos os moradores saiam o mais rápido possível do local, até que tudo se resolva. Dessa forma, a escola decide realizar uma excursão com os alunos, enquanto as demais pessoas deveriam sair por conta própria.

(Foto: Netflix)

No entanto, uma tempestade impede que os estudantes continuem a viagem. Ao retornar, percebem que não só o cheiro ruim desapareceu, como também todos os habitantes de West Ham. Inclusive, nem mesmo os parentes, a emergência, a polícia e a escola atendem o telefone, e todas as saídas da cidade estão cercadas por uma grande floresta. Agora, eles precisam descobrir o que aconteceu para trazer seus familiares de volta e, principalmente, tentar sobreviver.

Quem está no poder?

O que pode dar errado numa cidade dominada por adolescentes? Começam a surgir pessoas que tentam manter a ordem, através de regras, para que a sociedade permaneça como era antes de tudo.

Cassandra Pressman (Rachel Keller), é uma das personagens que toma frente da situação. Eles terão que dosar o uso de água, energia, racionar comida, e manter tudo limpo e organizado. É essa espécie de governo necessário que traz à tona os maiores conflitos da série. Sem um consenso geral, é provável que haja disputa não só por comida, mas também por poder.

Teorias sobre The Society:

1. Estão todos mortos

Memorial dos alunos no episódio final (Foto: Divulgação | Netflix)

Com o fim do drama adolescente, algumas teorias sobre eles estarem mortos  foram levantadas. No último episódio aparece um memorial com o nome dos estudantes, o que nos leva a pensar que é possível que eles estejam numa espécie de vida após a morte, e suas almas vagando sozinhas em uma réplica da cidade onde moravam.

2. Os adolescentes estão na verdade vivendo em uma dimensão paralela

(Foto: Divulgação| Netflix)

Pode ser, também, que não seja o restante da cidade que tenha sumido, e sim os adolescentes que estão presos em uma nova versão de West Ham, ou seja, em New Ham, como nomeia a personagem Allie (Kathryn Newton). Essa teoria é sustentada através de um cachorro, que aparece em alguns momentos importantes ao longo da série.

Porém, em um dos episódios, fica subentendido que Campbell (Toby Wallace) teria matado o animal, que aparece novamente na outra dimensão próximo a mãe de Allie e Cassandra. Será que existe um portal entre dimensões que só ele sabe como atravessar?

 3. Os pais estão por trás de tudo

Familiares dos estudantes (Foto: Netflix)

No último episódio, Kelly (Kristine Froseth) e Sam (Sean Berdy) descobrem que Sr. Pfeiffer (Chaske Spencer), o motorista de ônibus da escola, tem algo a ver com o mau cheiro da cidade. Sam, então, conta que encontrou no escritório de seu pai um contrato de R$1,5 milhões para resolver a situação, e algumas cartas em que se recusa a pagar a quantia estipulada. É nesse momento que todos começam a discutir se o que aconteceu poderia ter sido de propósito, e se o motorista seria o culpado de movê-los para outra dimensão, uma vez que resolveu o problema da cidade e não foi recompensado por isso.

4. O motorista do ônibus pode ser um salvador

Sr. Pfeiffer (Foto: Divulgação| Netflix)

O memorial com o nome dos jovens sugere que apenas os pais foram punidos, pois foram eles que perderam os seus filhos. No entanto, poderá o desaparecimento deles ter sido uma coisa boa, e o motorista na verdade não se vingou, mas sim ajudou parte da população ao transferi-la para outra dimensão?

The Society voltará algum dia?

Cada um dos personagens da série tem a sua importância para a construção do enredo. São abordados temas atuais e extremamente necessários, como a sexualidade, desigualdade social, preconceito, relacionamento abusivo, poder, violência e feminismo. Porém, a ordem cronológica de alguns acontecimentos talvez tenha gerado grande confusão, principalmente nas passagens de tempo entre dias e anos. Possivelmente, a maior frustração dos espectadores está na quebra de expectativa, pois mergulharam do começo ao fim na trama, para chegar ao último episódio sem nenhuma resposta sobre as questões levantadas no decorrer da história.

Em outubro do ano passado, a Netflix colocou na sinopse da série que a próxima temporada seria lançada em 5000. Não sabemos ao certo o que isso significa, mas seria algum sinal sobre o retorno de The Society, ou apenas um erro da plataforma? Não custa nada sonhar.

 

E você, também sofreu com o cancelamento de The Society? Quais são suas teorias pessoais sobre a série? Conta pra gente lá nas redes sociais do Entretetizei: Twitter, Insta e Face.

 

*Crédito da foto de destaque: Netflix

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!