Categorias
Cinema Entretenimento

Confira o trailer oficial do documentário Gyuri

O documentário da pernambucana Mariana Lacerda fala sobre a trajetória da fotógrafa Claudia Andujar com os Yanomami 

 

Gyuri, primeiro longa-metragem da diretora pernambucana Mariana Lacerda, ganhou seu trailer oficial que foi lançado nesta quarta-feira (25), quando se completam 30 anos da Demarcação da Terra Indígena Yanomami, que vem sofrendo com os ataques do garimpo ilegal. O documentário segue a trajetória da fotógrafa Claudia Andujar com os Yanomani e revela com crítica e poesia os relatos de Andujar, Davi Kopenawa e Carlo Zacquini. A estreia nos cinemas está marcada para 7 de julho, com distribuição da Descoloniza Filmes

A fotógrafa suíça Claudia Andujar, de 90 anos, atravessou a guerra na Hungria, fugiu da perseguição nazista em Viena e, depois de se exilar no Brasil, acolheu e foi acolhida pelos Yanomami, a quem dedicou grande parte de sua vida. Seu valioso acervo, sua militância incansável, seu passado de guerra e a vulnerabilidade atual dos indígenas são revistos por meio de diálogos de Andujar com o xamã Davi Kopenawa e o ativista Carlo Zacquini, com a interlocução do filósofo húngaro Peter Pál Pelbart

“Optei por viajar com o mínimo de equipamento possível e uma equipe que me fosse muito familiar, porque queria causar o menor impacto na aldeia e criar um ambiente de afeto entre todos. O filme tem o menino Gyuri enquanto espírito-guia, para contar como Claudia viu os nazistas ocuparem sua cidade e se despediu para sempre, aos 13 anos, de seu pai, deportado para Auschwitz. Seu exílio a trouxe ao Brasil, onde abraçou a causa yanomami e fez deste o seu povo, sua casa.”, conta a diretora Mariana Lacerda. 

Nos últimos quatro anos, os Yanomami sofreram diversos ataques do garimpo, agravados em 2020 com a Covid-19. Em abril de 2022, garimpeiros ilegais foram denunciados pelo estupro e morte de uma menina Yanomami. Em maio, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos solicitou à Corte Interamericana de Direitos Humanos uma intervenção de medidas provisórias para proteger os direitos à vida do povo Yanomami devido à “situação de extrema gravidade e urgência de danos irreparáveis aos seus direitos no Brasil”.

Gyuri tem recursos do Rumos Itaú Cultural, do Prodecine e do Funcultura Audiovisual, além de contar com apoio do ISA – Instituto Socioambiental, Hutukara Associação Yanomami e Galeria Vermelho. O filme é produzido por Jaraguá Produções (de Carol Ferreira e Luiz Barbosa) e Bebinho Salgado 45 (de Mariana Lacerda, Flávia Lacerda e Marcelo Lacerda).

 Confira o trailer de Gyuri: 

Além de ser lançado nos cinemas no dia 7 de julho, o filme também será lançado nas plataformas digitais

Para ficar por dentro das novidades do mundo do entretenimento, é só acompanhar o Entretê no Insta, Twitter e Face.

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação/ Jaraguá Produções

Categorias
Música Notícias

Rita Lee (1979): Quando o amor transborda para a música e inaugura a Mania de Rita

Primeiro disco inteiro em parceria com Roberto de Carvalho – e cheio de clássicos como “Mania de Você” e “Doce Vampiro” -, é relançado em vinil vermelho pela Universal

 

Chega mais para conferir essa novidade! O álbum Rita Lee de 1979 vai ser reelançado hoje (25) pela Universal Music, em vinil vermelho, para combinar com os cabelos ruivos e atitude provocativa da nossa Santa Rita: afrontosa, alegre e quente. Além de ser um clássico, é um divisor de águas para a música brasileira. Composto por músicas que a tornaram um grande ícone da música brasileira como Elvira Pagã, Mania de Você, entre outras, o disco iniciou a Mania de Rita, fazendo referência a música ‘’Mania de Você’’ e causou um impacto gigante na sociedade. Vale ressaltar que naquela época o Brasil ainda passava pelo período conturbado dos anos de chumbo. 

Mais do que fazer sucesso, Rita, ao questionar tabus e preconceitos e ao escrever sobre amor e sexo do ponto de vista feminino, abriu caminhos para as próximas gerações de cantoras. Ela é, sem dúvidas, uma das maiores transformadoras de uma geração inteira e, consequentemente, das gerações que vieram depois dela. Sem Rita, pode ter certeza, o mundo seria bem mais careta. 

Roberto de Carvalho, que já estava presente nos dois discos anteriores (“Refestança”, de 1977, e “Babilônia”, de 1978), se torna o grande parceiro de Rita. Assina cinco das oito músicas do disco ao lado dela. E é, além de inspiração para canções como “Doce Vampiro”,é o músico chave no LP: ora na guitarra, ora no violão, ora no piano elétrico e nos teclados, ora nos vocais. Foi justamente com esse disco que o sol brilharia lindamente para a dupla Rita & Roberto. Esse foi o primeiro LP a bater o milhão.

Da faixa Chega Mais até Arrombou a Festa II – que foi barrada diversas vezes pela censura-, Rita nos envolve em suas letras provocativas e nos faz observador do relacionamento com Roberto de Carvalho, que saia da intimidade dos dois para transbordar nas músicas. Rita Lee ousou cantar o colorido, remexer tabus, misturar vampiros, Elvira Pagã e Chesa, e até sua mãe é citada. 

Entre os músicos que participaram do disco, temos nomes como Lincoln Olivetti, Picolé, Robson Jorge, Lee Marcucci, Naila Skorpio, Ariovaldo, Jamil Joanes, Nenem, Netinho, Márcio Moutarrom, Hamilton, Zé Bodega, Maciel, Sérgio Dias, Aurino, Claudia Telles, Sonia Buernier e Jane Duboc no backing vocal, além do produtor, Guto Graça Mello. Rita também toca violão, flautas e percussão.

O disco já está disponível no site da Universal Music

Para ficar por dentro das novidades do mundo do entretenimento, é só acompanhar o Entretê no Insta, Twitter e Face.

Foto de destaque: Divulgação/ Universal Music

Categorias
Entretenimento

Marianna Alexandre prepara lançamentos musicais para 2022

Depois de brilhar na novela Gênesis, a cantora, conhecida também por trabalhos em musicais e dublagens, firma novas parcerias para a produção de seus singles sem perder a essência de sua arte.

 

Conectada ao universo da música desde criança, Marianna Alexandre se prepara para uma sequência de lançamentos em sua carreira musical. A jovem, que após conquistar o público na TV, se prepara para fazer sua grande estreia no cinema, estrelando a cinebiografia de Celly Campello, Um Broto Legal. Ela concilia, ainda, os ensaios da nova temporada carioca do musical Brilha La Luna, com canções da banda Rouge. Além disso, Marianna agora lança o seu novo single, Timbre Imperfeito, o segundo de uma série preparada para 2022, e que chega ao mercado com um clipe intimista sob o olhar do filmmaker Fábio Coxta.

A produção foi gravada no Estúdio Bazuca, conhecido pelo trabalho de produção musical e estratégia de carreira, e responsável por produzir canções de artistas como Marcus Menna e a banda Yahoo. Essa e as demais composições inéditas de Marianna marcam uma nova fase em sua carreira, mais madura, que de acordo com ela, está mais  apoiada no ecletismo, e além de preparar um material com características do gênero pop e romântico, sonoridades tanto mais lentas quanto mais agitadas, e letras de fácil identificação, com muitas situações cotidianas retratadas.

“Percebi que gosto de compor criando histórias, fazendo correlações e brincadeiras com as palavras e, no caso de ‘Timbre Imperfeito’, quis trazer o universo da música para dentro da canção – uma verdadeira metalinguagem. Se o ouvinte prestar atenção, vai perceber que uso termos como ‘melodia’, ‘tom’, ‘compasso’ e ‘harmonia’; todos eles fazem parte da composição interna de uma música. Tendo isso em mente, quis mostrar que tais palavras podem ser mais que simples técnicas da parte musical: elas podem fazer parte de uma história de amor – o amor que tenho pela música”, conta ela, que, para tirar o conceito de composição do papel, contou com a ajuda do amigo Mena, que participou das etapas iniciais do processo de criação, dando ideias para a letra e para a melodia.

 Com pelo menos mais três lançamentos individuais programados para os próximos meses, junto dos produtores musicais Zé Henrique e Ricardo Rodrigues, o plano é produzir o primeiro EP até 2023, que reunirá o single Cor de Mel, que marcou sua entrada no mercado fonográfico em 2020, com as novidades deste ano. Assim como seu primeiro trabalho, o clipe da nova música está disponível no canal oficial da artista, com 600 mil inscritos.

 Confira o clipe de Timbre Imperfeito:

 

E aí? Quem já está animado para os lançamentos? Não esqueça de comentar nas nossas redes: Insta, Face e Twitter.

 

*Crédito da foto destaque: divulgação/Pino Gomes

Categorias
Entretenimento

Harry Styles emplaca música mais ouvida no ranking global da Deezer

Após lançamento de seu novo álbum, Harry Styles tem crescimento de 210% e emplaca As It Was como a música mais ouvida no ranking global da Deezer

 

Depois de lançar o hit As It Was, single que inaugurou os trabalhos de Harry’s House, na última sexta-feira (20), Harry Styles presenteou os fãs com outras 12 faixas inéditas embaladas em um pop retrô, que vai de baladas intimistas a canções mais dançantes. O impacto do britânico foi sentido em todo o mundo, principalmente no streaming.

A chegada do disco trouxe ainda mais holofotes para As It Was, que ganhou um belo empurrãozinho e, após o final de semana de estreia do disco, se tornou a canção mais ouvida na Deezer em todo o mundo. Além disso, alcançou também a primeira posição no trending tracks (que mostra as músicas que mais cresceram na plataforma) em âmbito global, além da sétima posição no Brasil.

Com todo esse sucesso, o cantor britânico cresceu mais de 210% em número de streams em comparação com seu último pico na Deezer, que foi justamente no dia do lançamento do single.

Brasileiros e franceses foram os principais ouvintes de Harry na plataforma. Paris é a cidade com o público mais fiel ao artista, seguida por São Paulo, Lyon, Lille e Rio de Janeiro. Já na questão de faixa etária, jovens entre 18 e 25 anos representam a maioria dos acessos (43%).

E aí? Você já ouviu o Harry’s House? Não esqueça de contar pra gente nas nossas redes sociais: Insta, Face e Twitter.

 

*Crédito da foto destaque: divulgação/Deezer

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!