O catálogo traz títulos como Marighella, Ana. Sem Título, Deslembrado e Terra em Transe
No dia 31 de março, completa-se 59 anos da instauração da Ditadura Civil-Militar de 1964. Um marco triste na história do país, mas que deve ser revisado para que os horrores praticados naquele tempo não se repitam.
O Telecine reúne em seu catálogo no Globoplay e nas plataformas de streaming das operadoras sete filmes que ilustram como foram os anos de chumbo.
Em Ana. Sem título (2020), Lúcia Murat e Stella Rabelo empreendem uma pesquisa sobre uma artista plástica negra, chamada Ana, que desapareceu durante o governo militar. O filme, que mistura elementos de ficção e documentário, foi exibido na Mostra de São Paulo, em 2020, e indicado ao prêmio de melhor roteiro adaptado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Exibido no Festival de Veneza e consagrado com três primos do Festival do Rio de 2018, Deslembro (2018) é centrado em Joana, uma adolescente filha de exilados políticos. Ela viveu a maior parte da sua vida em Paris, e em 1979 precisava retornar ao Brasil, após o decreto da anistia. Ela, que saiu do país ainda criança, tem que se adaptar a uma nova realidade.
Estrelado por Andrea Beltrão,Hebe – A estrela do Brasil (2019) conta a história de Hebe, uma das maiores comunicadoras da história da televisão brasileira. O longa é ambientado nos anos 1980, período final da ditadura civil-militar, e revela como a apresentadora enfrentou a censura oficial e o moralismo da época.
Marighella (2019), cinebiografia dirigida por Wagner Moura, resgata a história de um dos mais importantes militantes contra a ditadura civil-militar brasileira, Carlos Marighella. Protagonizado por Seu Jorge, o filme foi exibido no Festival de Berlim e tem um elenco de peso com nomes como Adriana Esteves, Humberto Carrão e Bruno Gagliasso.
No contexto da redemocratização, O paciente – O caso de Tancredo Neves (2018) representa o momento em que Tancredo é hospitalizado, dias antes de sua posse como presidente do Brasil. O longa, dirigido por Sérgio Rezende e protagonizado por Othon Bastos, leva para as telas o drama vivido pelo país naquele momento crítico.
Rasga coração (2018), por sua vez, lança luz sobre o choque geracional. No drama, assinado por Jorge Furtado, Marco Ricca dá vida a Manguari, um ex-militante comunista que se vive sendo acusado de reacionarismo por seu filho Luca, interpretado por Chay Suede. O protagonista, que lutou contra o governo militar, passa a se questionar se não estaria reproduzindo o comportamento do seu pai.
Premiado em Cannes e exibido em Locarno, Terra em Transe (1967), é um clássico do Cinema Novo. Dirigido por Glauber Rocha, O filme é uma alegoria da realidade vivida pelo Brasil e outros países da América Latina, que na época também eram determinados por ditaduras fardadas. O longa é marcado pelo tom crítico, não só ao populismo e aos políticos de direita, mas também à atuação das esquerdas naquele período.
E aí, já preparou a pipoca para essa lista de filmes sobre a ditadura? Conta pra gente! Para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!
Pedro Pedro Pedro Pedro Pe dro Pe! Será mesmo que você conhece Pedro Pascal?
Hoje(02), celebramos o aniversário de uma das maiores sensações dos últimos tempos. Ele é baixinho, miudinho, felpudo e está até meio gasto. Tem orelhas muito compridas, mas tem uns olhos, mas uns olhos! Nós nos perdemos naqueles olhos… Pedro Pascal, para os íntimos, Pedrito, completa 48 anos e o Entretetizei não poderia deixar essa data passar despercebida. Feriado mundial? Deveria!
O ator chinelo-americano começou a sua carreira em 2001, mas viu sua profissão decolar quando representou Oberyn Martell na renomada série Game of Thrones. Seu talento também ficou estampado em grandes sucessos, como Narcos, Homeland, Mulher-Maravilha 1984 e Kingsman: O Círculo Dourado, filme em que ouvimos a icônica frase de seu personagem Whiskey: “[..] you can scream my name as loud as you need to sugar!”.
Seus papéis de maior destaque, no entanto, se deram ao protagonizar, com grande charme e talento, The Mandalorian, e a série aclamada pela crítica e pelo público, The Last of Us (um original HBO, derivado de um jogo de videogame com o mesmo nome).
Confira abaixo 10 fatos sobre Pedro Pascal que talvez você ainda não conheça e merece saber para espalhar a palavra do daddy mais amado desse mundo!
Gracias a dios nací en: Latinoamérica
José Pedro Balmaceda Pascal (eita, que nome forte!) nasceu no dia 2 de abril de 1975, no Chile. Época marcante para o país, já que neste período estava em rigor o regime militar de Augusto Pinochet após a queda de Salvador Allende, presidente eleito democraticamente e a quem a família de Pedro era ligada.
Foram aos seus 9 meses de idade que seus pais precisaram fugir do Chile, e como refugiados políticos, mudaram-se para a Dinamarca e em seguida, para os Estados Unidos.
Ariano com ascendente em dono dos nossos corações
Você já se imaginou sofrendo por um ariano? Pois saiba que Pedrito tem -esse defeito- Sol em fogo, que exala coragem, liderança e independência por onde passa! Seu ascendente, por outro lado, é em Câncer que traz à tona o lado sensível e carinhoso do ator, combinado à praticidade derivada de sua Lua em Capricórnio. Prontinho, agora ficou fácil se iludir pela mulher do tiktok que lê cartas!
Nome artístico em homenagem à mãe
Como de costume entre as celebridades, Pedro precisava adotar um codinome que ressoasse entre o tablado, testes e a fama. De início, usaria Pedro Balmaceda… porém, esse sobrenome tinha uma pronúncia muito difícil para os americanos. Decidiu-se então por adotar Pedro Pascal, em homenagem ao nome de solteira da falecida mãe.
Mais que ídolo, amigo
Você sabia que a maior referência de Pedro Pascal é ninguém mais, ninguém menos do que Nicolas Cage? A admiração foi tanta, que em 2022 tivemos a honra de vê-los protagonizando O Peso do Talento, um filme sobre Nicolas Cage, no qual Nicolas interpreta a si próprio. Para a GQ, Pedro comenta que: “Em termos de performances selvagens, cômicas, dramáticas, assustadoras, espontâneas, interessantes e originais – no ramo da comédia, do cinema independente, comercial, romântico, arthouse. Ele meio que fez tudo. Então é tipo, ‘ok, tudo bem, você é meu professor.”
Mesa para dois, senhora?
Antes mesmo de imaginar que se tornaria um dos galãs mais notados de Hollywood, Pedro se arriscou como garçom para arcar com suas despesas enquanto aguardava ansioso sua carreira como ator deslanchar, mas, segundo ele mesmo, era um péssimo funcionário. “Eu diria que não era um bom garçom…Eu sempre era demitido – aconteceu umas 10 vezes.”, comentou para a Vanity Fair. O que não daríamos para ter um pãozinho servido por ele hoje, não é?!
Diga com quem andas e direi quem és
Pedrito conquista olhares e amizades por onde passa, afinal, é bem fácil se deixar levar pelo seu jeito engraçado e bobalhão. Dentro e fora da cena artística, Oscar Isaac é uma de suas principais alianças. A conexão iniciou-se quando os dois atuaram em uma peça off-Broadway e permanece até hoje. É possível ver a química de longe a cada entrevista em que os dois participam e entre suas “brigas” para saber quem de fato é o maior daddy da internet.
Sarah Paulson também é grande amiga do ator, e esse companheirismo começou logo nos primeiros dias em que Pedro se mudou para Nova York, em 1993. Sendo nomeada como a mommy nas redes sociais, Sarah foi uma peça chave para a entrada do ator no elenco de Game of Thrones , já que foi ela quem o ajudou compartilhando o vídeo de seu teste com uma amiga que era casada com um dos showrunners da série.
The Last of Us não seria um sucesso por aparecer seu rosto
Será possível imaginar que por trás de tanta beleza e talento, há uma certa insegurança? Em uma entrevista para o programa Late Night with Seth Meyers, Pedro comentou como não esperava que TLOU agradasse o público por ter seu rosto exposto, diferente do sucesso da Disney em que contracenava a maior parte das cenas com uma máscara.
“Eu sabia que o jogo era algo muito importante. Estava muito assustado e apenas presumia que a adaptação não funcionaria, não porque fosse complicado adaptar videogames em programas de televisão, filmes ou algo parecido, mas porque todo mundo ama muito esse jogo. Quando vi todas as ilustrações da história de The Mandalorian, fiquei tipo ‘Isso vai ser um sucesso’. Não tive preocupações. Mas nesta (série) você tem que ver meu rosto”
Por algumas horas, Pedro não ganhou o papel de Joel
Mas isso, só na cabeça dele mesmo! Haha! A revelação que levou os fãs às gargalhadas veio no programa de Jimmy Fallon, onde Pedro comentou ter esquecido da escalação para interpretar Joel em The Last of Us por ter tomado um remédio para dormir minutos antes da ligação em que lhe contavam ter sido o escolhido.
“Eu acordei de manhã e a primeira coisa que pensei foi, ‘Awww, cara, eu queria muito esse trabalho… vou ficar ao lado do telefone o dia todo.’”
Comprometimento com a comunidade LGBTQIAP+
Sim, é possível tornar Pedro Pascal ainda mais perfeito! O astro, sempre que possível, se posiciona politicamente em prol das pautas LGBTQIAP+ e essa atenção à causa vem, em parte, impulsionada por sua irmã mais nova, Lux Pascal, que também é atriz e se assumiu transgênero, se identificando como mulher. Lux relatou que seu irmão apoiou 100% sua transição e teve um papel muito importante em sua vida como referência artística e apoio emocional.
Para cada tatuagem, um significado
Para a nossa tristeza, e apesar das especulações dos fãs, a tatuagem de alvo na mão esquerda não tem um significado especificado por Pedro, mas ainda que pequena, é a mais vista.
Como a família é um grande pilar na vida do latino-americano, não poderia faltar uma marca que a representasse. A primeira dessa lista é a o traço em formato de V e P na parte interna do pulso direito em homenagem à sua mãe Verónica Pascal.
Pedro também possui uma pequena flor atrás da orelha, em comum com sua irmã mais velha, Javiera Pascal. E para homenagear os três irmãos em conjunto, o querido tem gravado em seu corpo, três tatuagens pequenas de elefante.
Você está oficialmente liberada para terminar o dia vendo montagens do Pedro Pascal no tiktok -comece por esse- e agora já pode espalhar essas novidades para todos os seus amigos, provando seu nível de fã n.1!
Vem ver as fotos das tatuagens do Pedro em nosso post especial no Insta, e já aproveita para seguir o nosso Face e Twitter.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de usoe qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!