Assista dramas coreanos, os famosos K-dramas, com pano de fundo literário para se encantar
[Contém spoiler]
Você já reparou quantos dramas coreanos você já assistiu que têm plot twists relacionados a leitura, livros, escritores e afins? Sabia que é muito comum encontrar, nos streamings em geral, conteúdos asiáticos sobre essa temática?
Uma curiosidade sobre a cultura sul-coreana é que o índice de desempenho em educação e, consequentemente, na leitura, é bem alto, assim como em outras áreas como matemática e ciências. Demais, né?
Então que tal unir o útil ao agradável? O Clube do Entretê fez uma seleção de K-dramas para você que é apaixonada por livros. Nas indicações, você pode conferir desde o processo editorial até a parte em que os livros chegam às livrarias.
Confira!
1. Romance Is a Bonus Book (2019)
O drama Romance Is a Bonus Book, retrata a história de Kang Dan-i (Lee Na-young), publicitária que tenta retornar para o mercado de trabalho após um afastamento de dez anos, tempo que dedicou aos cuidados de sua filha e ao casamento.
Com o fim de seu relacionamento e passando dificuldades para encontrar trabalho em sua área de formação, ela se candidata a uma vaga de nível médio para a equipe de trabalho de uma editora, cujo editor-chefe é Cha Eun-ho (Lee Jong-suk), um amigo de longa data.
No decorrer dos episódios, é possível acompanhar como é o ambiente de trabalho de uma editora, reuniões, idas à gráficas, e o processo editorial dos livros que serão publicados, além de lançamentos. A trama faz uma crítica interessante sobre critérios que levam um livro a ser vendido, e o impacto dos livros na vida de um leitor.
2. Fiel ao Amor (2023)
Yeon Bo-ra (Yoo In-na), é uma escritora best-seller e coach de relacionamentos. No auge de sua carreira, Deborah, nome artístico que adotou, sofre uma terrível decepção amorosa. Após chegar ao fundo do poço (literalmente), ela decide assinar contrato com uma editora porque precisava de dinheiro para continuar sua vida.
Protagonista juntamente com Yoo In-na, Lee Soo-hyuk (Yoon Hyun Min) interpreta o planejador editorial da livraria que Deborah assinou contrato. Ele, também no início da trama, sofre uma decepção amorosa. Em alguns momentos, demonstra não se importar com os sentimentos da colega, em outros, é um verdadeiro romântico.
Lee Soo Hyeok e Deborah vão se aproximar por motivos profissionais. Mas, no decorrer do drama, vão aprender a lidar com seus sentimentos. A cura de Deborah será escrever seu livro, enquanto a de Lee Soo-hyuk virá da convivência com a escritora e com a finalização da autobiografia de Deborah, que escreve enquanto supera o fim de um relacionamento. Juntos, eles vão superar suas dores e construir um relacionamento cativante de acompanhar!
3. Irei Quando o Tempo Estiver Bom (2020)
Um trabalho que consiste em tomar café, ler livros e escrever em seu blog. Esta é a vida tranquila de Eun-seob (Seo Kang-joon) proprietário de uma livraria sem clientes em uma província afastada de Seul. Sua renda é majoritariamente das vendas on-line.
A vida de Eun-seob muda completamente quando Hae-won (Park Min-young), professora de violoncelo, decide deixar a vida agitada da capital e voltar a morar na cidade onde cresceu, com a avó e a tia.
A história se desenvolve na livraria Boa Noite, local de encontro em que algumas pessoas da comunidade se reúnem para compartilhar histórias, leituras e amor pelos livros.
Além de acompanhar como o relacionamento de Hae-won e Eun-seob vai se desenvolver, um outro ponto alto da história é a tia dela, uma mulher solitária que já vendeu muitos livros e se isolou de tudo e todos após traumas que envolvem tanto sua vida quanto a de sua sobrinha.
Ao final da história, ela decide enfrentar seu passado e transformar os dias frios que viveu sozinha em um livro, que a ajuda a superar os traumas mais profundos de sua vida.
4. Tudo Bem Não Ser Normal (2020)
Tudo Bem Não Ser Normal reúne a história de dois irmãos, Moon Gang-tae (Kim Soo-hyun), que trabalha em um hospital psiquiátrico, e Moon Sang-tae (Oh Jung-se). Gang-tae ficou responsável por cuidar de seu irmão mais velho, que é autista, após o assassinato da mãe.
Sempre que está próximo da primavera chegar, eles mudam de casa, por conta do trauma que Sang-tae desenvolveu após a morte de sua mãe. Ao mudar de cidade, a história dos irmãos vai se reencontrar com a badalada escritora de livros infantis Ko Moon-young (Seo Ye-ji).
Ko Moon-young é uma personagem bem intensa em suas relações e possui transtorno de personalidade. A escritora antissocial acaba conhecendo Moon Sang-tae e seu irmão em um evento de lançamento. Enquanto ele fica admirado por conhecer sua autora preferida, a escritora se apaixona por Moon Gang-tae.
Por mais que o drama envolva assuntos complexos como a saúde mental, que é a proposta principal, é possível observar como os livros estão presentes no decorrer dos episódios e na vida de Sang-tae, que, ao final, se torna ilustrador dos livros da autora.
Gostou das indicações de doramas que têm a ver com livros? Qual K-drama você adicionaria nessa lista? Conta pra gente através das redes sociais do Entretetizei – Insta, Face e Twitter – e aproveite também para nos seguir e ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do entretenimento e dos livros.
Leia também: Viki: Conheça os filmes asiáticos que entraram na plataforma
*Crédito da foto de destaque: reprodução/Netflix