Quase 10 anos após seu grande sucesso e lançamento, a icônica série ainda inspira remakes pelo mundo.
Criada por Julie Andem, para a emissora norueguesa NRK, SKAM (2015) conquistou milhares de fãs por todo o mundo. A série tinha personagens cativantes e um jeito inovador de contar história, motivo que despertou a curiosidade de diversas pessoas que logo se tornaram seguidores fieis da produção.
O programa começou como uma espécie de experimento, a ideia era engajar jovens de 17 a 22 anos com as plataformas online do canal. Por isso, Andem desenvolveu um método de lançamento inovador: clipes com trechos do episódio eram lançados de sábado a quinta-feira, enquanto às sextas-feiras a emissora transmitia os clipes em ordem cronológica, acrescentando cenas extras.
Além disso, surpresas como chats de personagens, chamadas de FaceTime e fotos eram frequentemente reveladas, tornando a experiência imersiva para os fãs. Cada personagem ainda tinha um perfil no Instagram, assim os seguidores podiam acompanhar aquele universo em tempo real. A produção se destacava não apenas pela narrativa diferente, mas também pelo roteiro repleto de diálogos reais e longos momentos de silêncio, que eram utilizados para intensificar as cenas.
A trama de SKAM é no geral a mesma que de sempre em séries adolescentes, se passa no Hartvig Nissen School, um colégio em Oslo, e foca nas experiências de um grupo de adolescentes que enfrentam desafios comuns do dia a dia. Porém, a cada temporada há um novo personagem e tema principal.
A primeira temporada foca em Eva (Lisa Teige), uma jovem solitária em busca de seu lugar no mundo, e o início de sua amizade com Noora (Josefine Frida), Vilde (Ulrikke Falke), Sana (Iman Meskini) e Chris (Ina Svenningdal). As temporadas seguintes seguem, respectivamente, a Noora, Isak (Tarjei Sandvik) e Sana, e exploram temas como religião, sexualidade, feminismo, ansiedade e racismo, sempre de forma crua, mas responsável.
Após quatro temporadas de sucesso, Julie Andem anunciou o fim da série em 2017, justificando que era tudo muito trabalhoso e cansativo, e que sentia que era o momento certo para encerrar a produção. No entanto, logo os fãs foram surpreendidos com os remakes: SKAM France (França), SKAM Italia (Itália), SKAM Austin (Estados Unidos), SKAM España (Espanha) e DRUCK (Alemanha) que foram anunciados no mesmo ano, seguidos por SKAM NL (Países Baixos) e wtFOCK (Bélgica) em 2018.
Essas adaptações mantiveram a essência da história original, mas tiveram a liberdade de criar novos personagens e adaptar a trama conforme o contexto cultural de cada país, atraindo ainda mais o público órfão da versão original. Vamos conhecer um pouco mais dos remakes?
-
SKAM France
Se passa em Paris, França. A adaptação já possui 12 temporadas e se tornou o mais longo de todos os remakes.
-
SKAM Itália
Ambientado em Roma, na Itália, a série já tem seis temporadas. Na temporada cinco, os episódios passaram a ser liberados pela Netflix. Entretanto, só está disponível na Itália.
-
DRUCK
Filmado em Berlim, na Alemanha. Essa versão já tem oito temporadas.
-
SKAM Austin
A versão estadunidense se passa em Austin, no Texas. Distribuída pelo Facebook Watch, a série possui apenas duas temporadas, já que foi canelada após a segunda. Julie Andem, criadora da série original, fazia parte da produção dessa versão.
-
SKAM España
Se passa na cidade de Madri, na Espanha e tem quatro temporadas lançadas.
-
SKAM NL
Com apenas duas temporadas, a série se passa em Amsterdã, na Holanda.
-
wtFOCK
Filmado na Antuérpia, Bélgica. A produção possui sete temporadas e uma trilha sonora incrível.
-
Vem aí!
Mais uma regravação foi anunciada recentemente! SRAM irá se passar na capital da Croácia e a previsão de lançamento é no segundo semestre de 2024. Outros rumores já surgiram sobre possíveis remakes, inclusive um coreano, mas nada foi confirmado.
Uma coisa é certa: independentemente do tempo que passe, SKAM continuará sendo um ícone da cultura pop, e seu legado será sempre lembrado cada vez que uma nova versão for lançada.
E aí, já conhecia a série? Vai assistir ao novo remake? Conta pra gente nas redes sociais do Entretetizei (Instagram, Facebook e Twitter) e não deixe de nos seguir para ficar dentro das novidades!
Leia também: Filmes para quem está na crise dos 20 (ou 30!) e poucos anos
Texto revisado por Thais Moreira