Categorias
Especiais Notícias

ESPECIAL | As maiores nadadoras de todos os tempos

Com a abertura das Olimpíadas 2024 se aproximando, conheça algumas das maiores lendas femininas da natação

Os Jogos Olímpicos de Paris começam no dia 26 de julho, e para entrar no clima, a equipe do Entretê separou uma lista com algumas das maiores nadadoras de todos os tempos. Essas atletas não apenas quebraram recordes, mas também inspiraram gerações com suas incríveis performances nas piscinas. Vamos conhecer um pouco da história do esporte e torcer muito pelas nadadoras que vão competir este ano!

Maria Lenk
maiores nadadoras
Foto: reprodução/Swim Channel – UOL

Maria Lenk é considerada a maior nadadora brasileira de todos os tempos. Ela é a única brasileira no Hall da Fama da Natação e foi a primeira mulher sul-americana a disputar uma prova de natação em Olimpíadas, participando dos Jogos de 1932

Em sua preparação para as Olimpíadas de 1940, que não ocorreram devido à Segunda Guerra Mundial, Maria quebrou dois recordes mundiais nos 200m e 400m peito. Além disso, ela introduziu o nado borboleta em competições, nadando com esse estilo na prova de peito durante os Jogos de Berlim em 1936. Nascida em 1915, em São Paulo (SP), Maria Lenk deixou um legado imenso na natação e faleceu em 2007, aos 92 anos.

Dara Torres
mulheres nadadoras
Foto: reprodução/People

Dara Torres entrou para o seleto grupo de atletas que disputaram e ganharam medalhas em cinco edições de Jogos Olímpicos: Los Angeles (1984), Seul (1988), Barcelona (1992), Sydney (2000) e Pequim (2008). A nadadora norte-americana acumula em seu currículo impressionantes quatro medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze.

Em sua última participação olímpica, aos 41 anos, Dara se tornou a nadadora mais velha a representar os Estados Unidos na competição, mostrando que a determinação e o talento não têm idade. Ao longo de sua carreira, ela quebrou recordes mundiais seis vezes em três provas distintas, consolidando seu nome na história da natação.

Katinka Hosszú
maiores nadadoras
Foto: reprodução/Paris 2024

Aos 35 anos, a húngara Katinka Hosszú é reconhecida como uma das melhores nadadoras da atualidade. Apesar de ter conquistado três ouros e uma prata em Jogos Olímpicos, foi nos campeonatos mundiais que ela brilhou de fato. Somando o Mundial de Natação e o Mundial de Esportes Aquáticos, Hosszú acumulou 42 medalhas: 26 de ouro, nove de prata e sete de bronze. Além dessas conquistas, ela detém sete recordes ainda vigentes.

Em agosto do ano passado, tornou-se mãe pela primeira vez, retomando os treinos no final do ano. Sua primeira competição após o retorno foi o Campeonato Nacional da Hungria em março deste ano. Apesar de não ter se classificado para as Olimpíadas de Paris, o legado de Katinka com certeza será eterno, marcando uma era na natação mundial.

Krisztina Egerszegi
melhores nadadoras
Foto: reprodução/Sportsmatik

Krisztina Egerszegi, também da Hungria, deixou sua marca na natação olímpica com conquistas impressionantes. Aos 14 anos, ela se tornou a mulher mais jovem a ganhar ouro nos Jogos de Seul em 1988. Ela também tem reconhecimento por vencer a mesma prova em três Olimpíadas consecutivas, um feito compartilhado por poucos atletas, como Dawn Fraser e Michael Phelps.

Além disso, Krisztina deteve o recorde mundial dos 200m costas por 17 anos, mostrando sua habilidade duradoura na modalidade. Em 2001, foi introduzida no Hall da Fama da Natação, e a Swimming World Magazine a elegeu Nadadora do Ano em 1991, 1992 e 1995.

Janet Evans
maiores nadadoras
Foto: reprodução/U.S. Olympic & Paralympic Museum

Outro grande nome da natação é Janet Evans. Especialista em provas de longa distância, como 400m e 800m livre, a norte-americana se destacou nas Olimpíadas de Seul (1988) e Barcelona (1992), acumulando quatro medalhas de ouro. Em Seul, Evans quebrou três recordes mundiais que permaneceram intactos durante anos. Seu recorde nos 400m livre, por exemplo, só foi superado em 2006 por Laure Manaudou

Conhecida pelo apelido Miss Perpetual Motion, Evans foi nomeada Nadadora do Ano pela revista Swimming World Magazine nos anos de 1987, 1989 e 1990, consolidando sua posição como uma das maiores atletas da natação.

Kristin Otto
maiores nadadoras
Foto: reprodução/Eurosport

A alemã Kristin Otto brilhou nas décadas de 80 e 90, com destaque para a Olimpíada de 1988. Em Seul, ela acumulou nada mais nada menos que seis medalhas de ouro, tornando-se a primeira mulher a realizar esse feito. 

Durante sua carreira, Kristin foi detentora dos recordes mundiais dos 100m e 200m livre, que permaneceram inabaláveis por mais de dois anos. Além disso, ela foi eleita Nadadora do Ano em três temporadas — 1984, 1986 e 1988. Otto se aposentou em 1989 e passou a trabalhar na TV alemã, deixando um legado inesquecível na natação mundial.

Katie Ledecky
maiores nadadoras
Foto: reprodução/Olympic Games Paris 2024

Por fim, temos Katie Ledecky, nadadora norte-americana que já ganhou sete medalhas de ouro olímpicas e 19 medalhas de ouro em campeonatos mundiais, a maior marca na história de uma nadadora! Ela é a atual detentora do recorde mundial nos 400m, 800m e 1500m livre feminino, além de possuir os tempos mais rápidos nos eventos femininos de nado livre de 500, 1000 e 1650 jardas. 

Aos 27 anos, Ledecky é um fenômeno e, em Paris, poderá alcançar um inédito tetracampeonato olímpico nos 800m livre!

Então, vamos torcer muito para nossas nadadoras nos Jogos deste ano? Para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só nos seguir lá no perfil do Entretetizei no Instagram, X e Facebook!

Leia também: Brasil recebe a Copa do Mundo 2027: conheça a nossa seleção 

 

Texto revisado por Angela Maziero Santana

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!