Categorias
Cultura Cultura turca Especiais

Natal turco: costumes que misturam cultura e tradição

Natal na Turquia: a terra do Papai Noel! Tradições, sabores únicos e celebrações que misturam história e magia

Quando falamos sobre o Natal, já pensamos nas celebrações e tradições ocidentais cristãs. Mas, e na Turquia, é diferente? Um país majoritariamente muçulmano interfere nas celebrações e costumes natalinos? Nesta matéria, vamos explorar os costumes turcos no Natal e saber um pouco mais sobre como celebram essa data tão especial. 

Natal ou Ano Novo?
Foto: reprodução/Daily Sabah

Religiosamente, a Turquia não celebra o Natal da mesma forma que outros países, ainda mais cristãos. Entretanto, muitos costumes que são associados ao Natal Ocidental, como as decorações, árvores e a troca de presentes, foram adotados no país; a galera curte bastante. Uma curiosidade é que eles aproveitam a cidade toda enfeitada e incorporam nas decorações de Ano Novo. As cidades ficam em clima natalino, cheio de árvores de Natal e pisca pisca, mas dando foco também para a virada de ano. 

Outra coisa também, é que muitas famílias decoram suas casas e trocam os presentes no dia 31 de dezembro, na virada; é um costume ocidental que se adaptou à cultura turca. Esse costume é mais frequente em grandes cidades, como Istambul, onde o turismo e a globalização têm mais força. 

A herança cristã e o Papai Noel turco 
Foto: reprodução/Templário de Maria

A Turquia possui uma conexão histórica com o natal. Uma curiosidade, é que o São Nicolau, figura que originou toda essa celebração familiar e inspirou a criação do Papai Noel, é originário turco. Ele nasceu na cidade de Patara, na antiga região de Lícia, a atual Antalya, na Turquia. São Nicolau é uma figura muito amada e respeitada, símbolo de generosidade e bondade, principalmente, entre os cristãos ortodoxos. Inclusive, em Demre, existe uma igreja dedicada ao São Nicolau que, nas épocas natalinas, vira ponto de peregrinação; isso tudo graças ao seu espírito bondoso e caridoso. 

Decorações festivas
Foto: reprodução/Daily Sabah

Mesmo não sendo uma tradição religiosa para a maioria dos turcos, afinal, não é originário do país, as árvores de natal, luzes, guirlandas e outras decorações estão presentes em locais públicos e em algumas casas. São mais comuns em cafés, nas ruas, mercados, shoppings, atrações turísticas e outros espaços que tem bastante turistas; é onde a cultura ocidental está mais presente. 

Um exemplo de decorações babadeiras de natal é a Avenida Istiklal, localizada em Istambul. Lá, a galera se empenha colocando decorações lindas e cheias de luzes natalinas. Quem visita o local sempre se emociona e elogia. Mercados como o Grande Bazar e o Spice Bazaar também entram na onda, vendendo itens decorativos para a galera que busca trazer o espírito verde e vermelho para suas casas.

Comidas e reuniões
Foto: reprodução/Gastromanya

As celebrações natalinas não são muito comuns na Turquia, mas algumas influências ocidentais também aparecem nos jantares das famílias no Ano Novo. Um exemplo é o Hindi Dolması, peru recheado servido com arroz e, originalmente, servido com guarnições do lado, que se tornou um dos principais pratos da virada. Além disso, costumam servir as mesas com outros quitutes tradicionais, como os mezes, dolmas e sobremesas como baklava e şöbiyet, que dão um toque doce e cheio de alegria. 

As comunidades cristãs na Turquia
Foto: reprodução/Daily Sabah

Por mais que não tenham tantos cristãos quanto muçulmanos na Turquia, a comunidade cristã celebra a tradição do Natal, mantendo-a sempre viva. Os cristãos ortodoxos comemoram a data com missas, orações e cânticos religiosos. Em Istambul, a Catedral de São Jorge e a Catedral de Santa Maria de Sakızağaç recebem os fiéis para as celebrações natalinas, trazendo toda uma espiritualidade a mais. 

No leste da Turquia, também é comum que façam missas e encontros comunitários para o Natal. Um exemplo é a região de Mardin. 

A troca de presentes
Foto: reprodução/Bora Investir B3

Essa tradição de dar e trocar presentes acontece no mundo todo, mas é na Turquia que muda um pouquinho. Ao invés de se presentearem no dia 24 de dezembro, fazem isso na virada de ano, no dia 31. Esse é um momento para trocar energias boas, desejar um novo ano de paz, sorte, prosperidade e muita saúde! É um gesto de renovação e esperança.

O Natal na Turquia é um reflexo de sua diversidade cultural. Entre as celebrações religiosas das comunidades cristãs, a herança histórica de São Nicolau e as adaptações modernas do Ano Novo, há algo especial para todos. Seja para celebrar em família ou explorar tradições, a Turquia oferece uma experiência fascinante durante essa época do ano.

 

Sentiu o espírito natalino? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê – Instagram, Facebook, X – e mergulhe na cultura turca!

Leia também: A tradição do chá na Turquia: um símbolo cultural 

Texto revisado por Larissa Suellen

Categorias
Cultura turca Notícias

A atriz Mahassine Merabet comenta sobre a sua personagem Hira na novela Esaret

Mahassine, estrela de Esaret, fala um pouco sobre sua personagem e a experiência de trabalhar com o ator Cenk Torun

A novela turca Esaret (2022-presente) conquistou um público enorme ao redor do mundo. Durante uma conversa com o Entretetizei, a atriz Mahassine relatou sua experiência como Hira, abordando a transformação da personagem ao longo das temporadas.

“Na primeira temporada, Hira era uma escrava na África no início da história. A história realmente começa como uma escrava. Portanto, ela é uma garota angelical, tão calma, muito boa e extremamente boa”, conta.

Ela complementa dizendo o quão ingênua Hira é e, apesar de tudo o que teria acontecido, continua bem, mas amadurece conforme os acontecimentos. “Bem, algo acontece… principalmente depois de ter uma filha. Hira agora tem uma filha, Sahra, na terceira temporada.”

Mahassine segue falando que a personagem é muito boa e trata todos bem, mesmo sendo maltratada. “Ela é uma personagem tão boa. Aquela que trata bem a todos e não espera mal de ninguém. Você sabe, a garota que trata bem as pessoas mesmo quando ela é maltratada.”

Foto: reprodução/IMDb

Durante a entrevista, Mahassine fala também sobre o romance entre Hira e Orhun, em que os dois ganharam o prêmio de Melhor Casal de Estrelas do Ano, sua amizade com o ator Cenk Torun e como foi dividir os sets com o ator. “Cenk é meu amigo muito próximo no momento. Então Cenk é meu único amigo próximo na Turquia no momento.” 

A atriz comenta que se tivesse conhecido Cenk em algum lugar fora dos sets, ambos seriam melhores amigos, pois se dão muito bem e se adaptaram com facilidade, e complementa: “É tão bom atuar com ele, é muito divertido. Porque acho que Cenk é um ator ótimo.”

Foto: reprodução/Instagram @mahassine_marabet

Por fim, Mahassine afirma que Cenk expressa suas emoções de maneira excepcional e ambos não encontraram obstáculos ao atuar. Eles estão constantemente rindo, não importa quão emocionante seja a cena, eles estão sempre rindo de algo. Ela conclui destacando: “Estou muito feliz em trabalhar com ele. Fiquei muito orgulhosa de atuar com ele nessas três temporadas.”

Veja a entrevista na íntegra:

 

Gostaram da entrevista? Comentem aqui o que acharam e sigam o Entretê nas redes sociais (Instagram, X e Facebook) para não perder nada do mundo do entretenimento.

Leia também: Atriz Başak Gümülcinelioğlu comenta sobre personagem e conta como foi receber o papel para a série Reminder 

 

Texto revisado por Larissa Suellen

Categorias
Cultura Cultura asiática Notícias

Especial | 5 coisas que você não sabia sobre o Natal na Coreia do Sul

Confira algumas diferenças da comemoração do Natal entre Brasil e Coreia do Sul

Com o Natal se aproximando, é comum as pessoas se prepararem para o feriado, seja para fazer as últimas compras ou pegar aquele último ingrediente para a ceia, por exemplo. Pelo menos, é isso que a maioria dos brasileiros passa em dezembro. Mas, apesar de ser uma data comemorativa bem conhecida, nem todo lugar celebra o Natal da mesma maneira.

Natal
Foto: reprodução/Giphy

Cada país possui culturas diferentes, o que também reflete na maneira como as pessoas comemoram o Natal. Por ser um feriado originalmente do Cristianismo, que celebra o nascimento de Jesus Cristo, nem todo lugar tem a predominância dessa religião.

Mas você já parou para pensar em como as pessoas celebram a data de 25 de dezembro em outros lugares? Hoje trouxemos um pouco de como as pessoas comemoram na Coreia do Sul, confira a seguir:

Papai Noel não usa só vermelho

A figura de Papai Noel na Coreia do Sul pode ser vista usando azul ou verde. É conhecido como Santa Haraboji, uma junção de Santa Claus e Haraboji, termo que significa avô em coreano. Porém, além das cores de roupas diferentes, também é representado trajando vestimentas típicas do país e gat, um chapéu tradicional feito de crina de cavalo ou de bambu, usado durante a Dinastia Joseon.

É uma data romântica

Enquanto no Brasil, a maioria das pessoas comemora a data com a família, na Coreia do Sul é uma data romântica. O Natal lembra o Valentine’s Day dos Estados Unidos ou o Dia dos Namorados do Brasil. Um dos motivos é que, na mesma época, existem dois feriados celebrados com a família, Chuseok e Ano Novo Lunar.

Comida natalina

Na Coreia do Sul, as pessoas não têm pratos típicos natalinos como peru, arroz com passas ou salpicão, que os brasileiros costumam ter na ceia de Natal. Por outro lado, uma sobremesa popular lá é um bolo de pão de ló com chantilly, morango e chocolate branco, conhecido como saeng-cream cake

Troca de presentes

Não é comum que as pessoas troquem presentes na Coreia do Sul como no Brasil. Entretanto, lá, entregar dinheiro ou passar tempo de qualidade é mais popular, saindo para um encontro por ser uma data romântica ou indo comer em algum restaurante. Quando as pessoas trocam presentes, geralmente é entre casais.

Decoração natalina

Ao dar uma volta na rua onde você mora, quantas casas estão com alguma decoração de Natal? Porém, na Coreia do Sul, é raro ter decorações na casa ou no quintal, por conta da falta de espaço. A decoração natalina pode ser vista nas lojas, praças e também em igrejas, além de festivais como o de Gwangbok-ro Winter Light Tree Festival, que acontece em Busan.  

 

Você já conhecia alguma dessas diferenças? Entre nas redes sociais do Entretetizei (Face, Insta e Twitter) e conte para a gente!

Leia também: Filmes natalinos para aquecer o coração

 

Texto revisado por Layanne Rezende

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!