Categorias
Cultura turca Notícias

Trailer do 1º episódio de Eşref Rüya foi lançado

A série Eşref Rüya, que tem data de estreia para o dia 21 de março, ganha trailer do primeiro episódio

 

O trailer do primeiro episódio da série Eşref Rüya foi lançado! E já estamos ansiosos para a estreia dessa série de amor que promete ser um sucesso. A dizi será transmitida pelo Kanal D, no dia 21 de março.

Ator Çağatay Ulusoy da série Eşref Rüya
Foto: divulgação/Kanal D

A série, que está sendo estrelada por Demet Özdemir e Çağatay Ulusoy, promete ser uma das mais comentadas e assistidas.

 

Confira o trailer: 

Gostaram das novidades? Comentem aqui o que acharam e sigam o Entretê nas redes sociais (Instagram, X e Facebook) para não perder nada do mundo do entretenimento.

Leia também: 

 

Texto revisado por Alexia Friedmann

 

Categorias
Cultura asiática Notícias Séries

Especial | K-dramas com Lee Junho que você precisa conhecer

Os dramas mais inesquecíveis de Lee Junho que você precisa colocar na sua lista

O astro do K-pop e ator de sucesso estará no Brasil pela primeira vez nos dias 1 e 2 de março, no Espaço Vibra, em São Paulo. Pensando nisso, que tal conhecer alguns dos seus dramas antes do evento?

Lee Junho: do K-pop para as telas

Nascido em 25 de janeiro de 1990, em Seul, Lee Junho ganhou fama como integrante do grupo 2PM, da JYP Entertainment, ocupando a posição de vocalista principal e dançarino principal. 

O grupo entrou em hiato em 2017 para que os integrantes pudessem cumprir o Serviço Militar obrigatório da Coreia do Sul. Em 2021, após a dispensa militar dos membros, eles fizeram retorno com o álbum Must. Apesar do grupo ainda estar em atividade, atualmente os integrantes têm se dedicado a suas carreiras individuais.

Mas não é só na música que ele brilha. Junho também se destacou na atuação desde sua estreia no filme Cold Eyes (2013), conquistando prêmios e provando seu talento. De lá para cá, sua trajetória inclui vários K-dramas de sucesso sendo eles os queridinhos do público.

Confira seis deles:
Memory – 2016
Foto: divulgação/tvN
Foto: divulgação/tvN

O primeiro drama de Junho na televisão sul-coreana foi Memory, da tvN. Ele faz uma participação especial como Jung Jin. O drama relata a história de um advogado diagnosticado com Alzheimer que luta para manter suas memórias. Para quem quer ver Junho no início da carreira de ator, Memory é recomendável.

Onde assistir: Não disponível em streaming no Brasil, mas pode ser encontrado em fansubs de dramas Asiáticos.

Faça Chuva ou Faça Sol – 2017
Foto: reprodução/Viki 
Foto: reprodução/Viki

Junho assume o papel de Lee Kang Doo, um ex-atleta que, após se envolver em um grave acidente, é obrigado a abandonar o sonho de se tornar jogador de futebol.

Em sua jornada de reabilitação, ele encontra Ha Moon-soo uma mulher com uma história semelhante, e juntos tentam vencer seus traumas. O drama emociona ao abordar temas como luto, superação e amor.

Onde assistir: Viki, Netflix 

Wok of Love – 2018
Foto: reprodução/Viki 
Foto: reprodução/Viki

Nesta comédia romântica, Junho interpreta Seo Poong, um chef talentoso que perde tudo e acaba trabalhando em um pequeno restaurante chinês. Com muito humor e romance, o drama acompanha sua jornada de reconstrução e crescimento pessoal. 

Wok do Amor se tornou um grande sucesso na TV sul-coreana, contando com 38 episódios em sua primeira temporada. A série foca na história dos funcionários do Hungry Wok, um restaurante de rua que possui grandes ligações com a máfia do país.

Onde assistir: Viki, Netflix

Confession – 2019
Foto: divulgação/TvN 
Foto: divulgação/TvN

Neste suspense envolvente da tvN, Junho vive Choi Do-hyun, um jovem que, após receber um transplante de coração, vê seu pai ser acusado injustamente de assassinato. Determinado a provar a inocência e limpar o nome de seu pai, ele se torna advogado e enfrenta uma batalha contra o sistema.

O drama aborda temas como justiça, verdade oculta e os desafios enfrentados por Choi Do-hyun em sua busca pela inocência de seu pai. Com um elenco talentoso e uma trama envolvente, Confession oferece reviravoltas e momentos emocionantes.

Onde assistir: Prime Video 

The Red Sleeve – 2021
Foto: reprodução/Viki
Foto: reprodução/Viki

Um dos maiores sucessos da carreira de Junho, The Red Sleeve é um romance histórico. O ator dá vida ao príncipe Yi San, um jovem determinado a se tornar um monarca justo, apesar da sombra de um reinado implacável deixada por seu avô. No palácio, ele se apaixona por Sung Deok Im, uma dama da corte que faz de tudo para proteger a vida tranquila que leva.

Decidido a torná-la sua concubina, Yi San enfrenta a relutância de Deok Im, que sabe que a vida na corte real significaria abrir mão de sua liberdade e felicidade. Ainda assim, o amor genuíno do príncipe começa a derrubar suas barreiras pouco a pouco.

Mas, mesmo unidos pelo sentimento que compartilham, os desafios da vida na corte colocarão seu relacionamento à prova.

Onde assistir: Viki

King The Land – 2023 
Foto: divulgação/Netflix 
Foto: divulgação/Netflix

O drama mais recente de Junho foi um dos maiores sucessos da Netflix no gênero romântico. Ele vive Gu Won, herdeiro de uma rede de hoteis, que não suporta falsidade e possui traumas do passado que há anos o atormentam. Quando volta para o The King Group, ele conhece a funcionária Cheon Sa-rang, interpretada por Yoona (Girls’ Generation), com um sorriso verdadeiro. Gu Won acaba achando que ela está sendo falsa, e assim ambos passam a se confrontar, o que resulta em momentos cativantes cheios de química e muito romance.

Onde assistir: Netflix

Próximos trabalhos de Lee Junho

Atualmente o artista está realizando a Lee Junho FAN-CON <Midnight Sun> passando por vários países, e os trabalhos como ator também não param.

Em 2025, Junho protagonizará Typhoon Company, novo drama da tvN. A história acompanha Kang Tae Poong, um CEO tentando salvar a empresa de seu pai durante a crise financeira de 1997. A série promete emoção e mensagens inspiradoras sobre superação.

Estreia prevista para o segundo semestre de 2025.

Lee Junho no Brasil

O ator e cantor estará no Brasil pela primeira vez em março, para o 2025 Lee Junho FAN-CON <Midnight Sun>, evento especial para os fãs. Será a oportunidade perfeita para celebrar sua trajetória e ver de perto esse talentoso artista.

E aí, qual desses dramas você já assistiu? Comente nas redes sociais do Entretetizei — Insta, Face e X — e siga a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.

Leia também: Yugyeom, do GOT7, anuncia show solo no Brasil 

Texto revisado por Layanne Rezende

 

Categorias
Cultura turca Notícias

O que é o Ramadã?

Entenda a importância do período sagrado para a comunidade muçulmana ao redor do mundo

O Ramadã começa hoje (28) e preparamos um especial para você entender a importância desse período para a comunidade muçulmana. Mais do que um mês de jejum, é um período de conexão espiritual, reflexão e caridade.

O início do Ramadã muda a cada ano, pois é determinado pela observação da lua crescente ao final do oitavo mês islâmico. Em 2025, ele se inicia hoje (28) e termina com o Eid al-Fitr, a celebração do fim do jejum, marcando o início do próximo mês lunar, Shawwal.

O que é o Ramadã?
Ramadã
Foto: reprodução/Platiniumlist

O Ramadã é o nono mês do calendário lunar islâmico e o mais sagrado para os muçulmanos. Acredita-se ter sido nesse período que o profeta Muhammad recebeu a revelação do Alcorão, através do arcanjo Gabriel.

Durante o Ramadã, os fiéis se dedicam ao aprimoramento espiritual e ao autocontrole. As práticas incluem: aumento das orações diárias, jejum (saum) de alimentos e bebidas (incluindo água) e proibição da prática do fumo e relações sexuais do amanhecer ao pôr do sol. A leitura do Alcorão e atos de caridade e ajuda humanitária são encorajados pelos praticantes. Mais do que uma prática religiosa, o jejum é visto como um teste de autodisciplina e uma forma de se aproximar de Deus.

Como funciona?
Ramadã
Foto: reprodução/IRIC

O jejum é uma das principais práticas do Ramadã e é recomendado para todos os muçulmanos que atingiram a puberdade e possuem saúde para realizá-lo. Ele começa antes do nascer do sol e se encerra ao anoitecer.

A primeira refeição do dia, chamada Sahur, é essencial para fornecer energia ao longo do período de jejum. Já a refeição de quebra do jejum, o Iftar, costuma ser feita em comunidade e começa tradicionalmente com o consumo de tâmaras e água.

Os turcos são muçulmanos?
Atores turcos muçulmanos
Foto: divulgação/Entretetizei

A Turquia é um estado laico, assim como o Brasil. No entanto, cerca de 97% da população é muçulmana, sendo a maioria sunita. Aproximadamente 66% dos turcos seguem os preceitos do Islã de forma ativa.

Apesar da forte influência religiosa no país, muitos artistas preferem manter suas crenças privadas. Alguns nomes conhecidos da mídia turca que seguem o Islã são os atores Burak Özçivit, Barış Baktaş, Yağmur Yüksel, Hande Erçel, Burak Deniz, Elçin Sangu e Fahriye Evcen.

Relato de Jaque Çetin, professora de turco
Ramadã
Foto: divulgação/arquivos pessoais de Jaque Çetin

A brasileira Jaqueline Rosa Çetin, natural de Santa Catarina, converteu-se ao Islamismo quando tinha 15 anos. Ela foi criada em uma família tradicionalmente católica e enfrentou desafios para colocar em prática a sua religião:

Eu me tornei muçulmana aos 15 anos, em um momento de busca e questionamento. Cresci em uma família católica, mas queria respostas que fizessem sentido para mim. Através da internet, conheci pessoas que me orientaram e me enviaram materiais sobre o Islã.

Jaque Çetin
Foto: divulgação/arquivos pessoais de Jaque Çetin

Meu primeiro Ramadã foi um desafio. Eu ainda morava com minha família, que não aceitava minha escolha religiosa. Eles tentavam me proteger, tinham uma visão baseada em estereótipos. Mesmo assim, consegui jejuar algumas semanas e esse período simbolizou minha persistência e fé. Não consegui realizar todas as práticas do Ramadã, mas a primeira vez foi linda e muito significativa para mim.

O Ramadã não é para ser fácil. Ele é um desafio, um momento de desconforto para que possamos evoluir, mudar hábitos e nos conhecer melhor. Com o tempo, aprendi a me alimentar de forma adequada para suportar o jejum e a me concentrar nos benefícios espirituais do período.

Jaque Çetin
Foto: divulgação/arquivos pessoais de Jaque Çetin

No final do Ramadã, sinto uma energia renovada, uma melhora psicológica e percebo que minha concentração aumenta. A prática também traz benefícios comprovados para a saúde.

Ponto humanitário segundo Jaque

O Ramadã também é um momento de reflexão sobre as dificuldades dos mais necessitados. Segundo a declaração de Jaque, o jejum faz sentir na pele o que muitas pessoas vivem diariamente: a fome e a fraqueza humana. A caridade é um dos pilares do Ramadã. Todos os muçulmanos devem realizar doações obrigatórias ao final do período, ajudando aqueles que precisam. O objetivo é desenvolver mais empatia e gratidão, para ficarem mais atentos às dificuldades dos outros.

Mais do que uma prática religiosa, o Ramadã é um período aguardado com alegria pelos muçulmanos. Ele é visto como um momento de renovação espiritual, purificação e crescimento pessoal. Um convite para a reflexão e para se tornar uma versão melhor de si mesmo.

Relato de Hava Beyazitli Teixeira, tradutora e professora de turco

Hava Beyazitli Teixeira é uma turca residente no Brasil, CEO da empresa Mehraba Cultura Turca, professora e tradutora de turco, sendo responsável por várias traduções simultâneas de entrevistas no canal do YouTube do Entretetizei. Hava participou de entrevistas de atores como Mahassine Merabet, Yağmur Yüksel, Barış Baktaş, Devrim Özkan e Aytaç Şaşmaz. Ela cresceu em uma família tradicional turca e nasceu nos preceitos do Islã.

“Minha família é muçulmana e tradicional turca, mas não sou uma muçulmana 100% praticante. Estudei em uma escola tradicional islâmica e aprendi a ler o Alcorão. Para ler o Alcorão, você tem que aprender o alfabeto em árabe, mas tem a versão turca do livro sagrado que utilizamos para estudar a fundo. Morando no Brasil, tenho o Alcorão em português na minha casa.

Nunca usei véu no dia a dia, apenas em momentos especiais, como durante as orações e ao entrar em mesquitas. Na Turquia, as escolas religiosas oferecem cursos de três meses no verão para ensinar o Alcorão. Lá, aprendemos a recitá-lo em árabe, mas estudamos seu significado em nossa própria língua, já que o árabe é uma língua desafiadora. No meu país, a pessoa que memoriza o Alcorão inteiro é chamada de hafiz. Além disso, matérias sobre religião fazem parte do currículo escolar, desde o ensino básico até a universidade.

Ramadã
Foto: divulgação/arquivos pessoais de Hava Beyazitli Teixeira. Künefe, doce turco.

Quando chega o período do Ramadã, as crianças ficam muito animadas. Quando eu era criança, acordava de madrugada com meus pais. Às vezes, minha mãe permitia que eu fizesse metade do jejum, então, ao meio-dia, após a oração, eu precisava comer algo. Durante esse período, as pessoas ficam mais unidas. Visitamos amigos e parentes para quebrar o jejum juntos. Comemos e conversamos bastante. Para aqueles que não têm família por perto, há organizações e casas de Ramadã que preparam refeições para que todos possam se alimentar e compartilhar esse momento especial. O Ramadã que mais me marcou foi o de 2021, pois foi o último que passamos juntos como uma única família.”

 

Conseguiu entender como funciona o Ramadã? É incrível saber um pouco mais sobre a cultura e crenças de outras pessoas ao redor do mundo. Siga o Entretê – Instagram, Facebook, X – para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do entretenimento e da cultura turca.

 

Leia também: Os pratos típicos favoritos dos atores turcos

 

Texto revisado por Larissa Suellen

Categorias
Cinema Cultura pop Notícias

Onde assistir ao Oscar 2025?

A 97ª cerimônia de entrega dos Academy Awards acontece no próximo domingo em Los Angeles. Saiba onde acompanhar!

 

Absolute cinema! O Oscar deste ano acontece no próximo domingo (02) no Teatro Dolby e deve contar com a apresentação inédita do anfitrião Conan O’Brien. O evento é mundialmente conhecido por reconhecer a excelência em realizações cinematográficas. Desde 1929, as famosas estatuetas douradas se consolidam como um símbolo imponente da qualidade da indústria e de suas produções.

A premiação organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas também traz performances de grandes nomes da música, como Doja Cat, Ariana Grande, RAYE, Cynthia Erivo, Queen Latifah e LISA, do Blackpink. A ideia é celebrar a comunidade do cinema, prestando homenagem a diversas lendas icônicas que marcaram gerações. 

Para quem deseja acompanhar o evento ao vivo, o Oscar será transmitido pela plataforma de streaming Max e pelo canal TNT a partir das 19h30. Diretamente de Los Angeles, a apresentadora Ana Furtado assumirá o comando da cobertura especial, enquanto a supermodelo Carol Ribeiro entrevistará os participantes do evento no tapete vermelho.

Já os comentários ficam por conta dos atores Lázaro Ramos e Fabíula Nascimento, e da especialista Aline Diniz que estarão no estúdio da Casa das Premiações. Além das transmissões ao vivo, o público também poderá conferir os melhores momentos da premiação na Max até a próxima quarta-feira (05).

 

Indicações brasileiras 

A 97ª edição do Oscar ainda nem aconteceu e já é um marco histórico para a cultura brasileira. Isso porque o longa Ainda Estou Aqui (2024), de Walter Salles, concorre em três categorias. 

oscar
Foto: reprodução/Alile Dara Onawale

 

O filme disputa a estatueta de Longa-metragem Internacional com Emília Pérez, A Semente da Figueira Sagrada, Fluxo e A menina com a agulha. Além disso, enfrenta produções como Anora, O Brutalista, Conclave e A Substância na categoria principal de Melhor Filme feito inédito para uma produção nacional. Por fim, Fernanda Torres, que deu vida a Eunice Paiva, é uma das nomeadas para Atriz em Papel Principal.

A atriz é destaque nos principais eventos da indústria e levou para casa o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Filme Dramático. Ecoando as milhares de manifestações brasileiras nas redes sociais, o The New York Times também divulgou, nesta quinta-feira (27), suas previsões finais para os vencedores do Oscar deste ano. O veículo cravou uma vitória para Ainda Estou Aqui e Torres nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz em Papel Principal, respectivamente. 

Em suas redes, a veterana comemorou a valorização do cinema nacional. “E também para a cultura brasileira, um filme falado em português. Estou muito emocionada e surpresa e queria dizer que eu amo o Brasil. Tô muito orgulhosa de uma história brasileira fazer sentido no mundo, e trazer alegria, não só pra mim e pro Walter, pros envolvidos nesse filme, mas para o país inteiro”.

A presença do filme inspirado no livro de memórias de Marcelo Rubens Paiva representa uma valorização da história do país sob os olhos de uma família paulistana. Ainda Estou Aqui segue em cartaz desde novembro de 2024, acumulando mais de cinco milhões de espectadores nas telonas brasileiras. 

 

História do Brasil no Oscar

A nomeação de produções e coproduções brasileiras ao Oscar não é novidade. Por isso o Entretê trouxe as obras que já concorreram a estatueta dourada para você relembrar! Confira abaixo. 

oscar
Foto: reprodução/Rolling Stone

 

Brazil (1994)

Melhor Canção Original

 

Orfeu Negro (1959)

Melhor Filme Internacional

 

Raoni (1979)

Melhor documentário

 

El Salvador: Another Vietnam (1986)

Melhor documentário

 

O Beijo da Mulher (1986)

Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado

 

O Pagador de Promessas (1962)

Melhor Filme Internacional

 

O Quatrilho (1995)

Melhor Filme Internacional

 

O Que é Isso Companheiro? (1997)

Melhor Filme Internacional

 

Central do Brasil (1998)

Melhor Filme Internacional

 

Cidade de Deus (2002)

Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia

 

E aí, você vai conferir a transmissão do Oscar e torcer muito pelas indicações brasileiras? Conta pra gente nas redes sociais do Entretetizei, no Insta, Face e X, e nos siga para ficar por dentro de todas as novidades do mundo do entretenimento. 

 

Leia também: Esquenta para o Oscar com maratona de filmes de Fernanda Torres e Walter Salles

 

Texto revisado por Cristiane Amarante 

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!