Categorias
Cultura asiática Notícias

Entenda o caso que envolve os atores Kim Soo-hyun e Kim Sae-ron

Um dos atores mais bem pagos da Coreia do Sul está no centro da polêmica que tem repercutido na mídia internacional

[Pode conter gatilhos]

Kim Soo-hyun, de 37 anos, conhecido por sucessos como Tudo Bem Não Ser Normal (2020) e Rainha das Lágrimas (2024), se tornou um dos nomes mais comentados nos últimos dias. 

Enquanto a controvérsia se desenrola, veículos de comunicação e portais de notícias acompanham de perto cada novo desdobramento. Para entender o caso, é necessário revisitar eventos passados que culminaram na atual polêmica.

O envolvimento de Kim Sae-ron

Kim Sae-ron, atriz nascida em julho de 2000, tinha uma carreira promissora com papéis marcantes em produções como A Brand New Life (2009), The Man from Nowhere (2010), Hi! School – Love On (2014) e The Great Shaman Ga Doo-shim (2021). No entanto, em 16 de fevereiro de 2025, a atriz faleceu. A causa divulgada foi suicídio, justo no dia do aniversário de Kim Soo-hyun.

Foto: reprodução/Kim Sae Ron 
Foto: reprodução/Kim Sae Ron

Durante quatro anos, ela esteve na GOLDMEDALIST, agência fundada por Kim Soo-hyun. Antes disso, fez parte da YG Entertainment, que, na época, era uma das maiores empresas do setor de atuação. Ela foi a primeira atriz a assinar contrato com a YG.

O caso tomou um novo rumo quando o portal Star News revelou que a GOLDMEDALIST concedeu um empréstimo a Kim Sae-ron para o pagamento da multa rescisória de um acidente de trânsito ocorrido em 2022, no qual ela foi autuada por dirigir embriagada.

A agência inicialmente teria garantido que ela não precisaria devolver o valor de imediato, mas, em março de 2024, a atriz foi surpreendida com um processo exigindo o pagamento da dívida, sob ameaça de medidas legais. Algum tempo depois, recebeu uma segunda intimação, aumentando ainda mais seu desespero em relação à dívida. 

Na época, Kim Sae-ron trabalhava em uma cafeteria, pois, após o acidente, havia deixado de atuar e era a principal provedora da família. Como a dívida era alta, ela precisava de tempo para quitá-la.

A Dispatch obteve mensagens enviadas por Kim Sae-ron a Kim Soo-hyun em 24 de março de 2024, nas quais a atriz pedia mais tempo para quitar a dívida. 

“Oppa, sou eu, a Sae-ron. Recebi uma notificação oficial dizendo que vão me processar. Pediram 700 milhões de wons de uma vez, mas eu realmente não tenho como pagar. Será que precisa mesmo chegar a um processo? Por favor, me ajude. Me dê um tempo.”

Após isso, ela chegou a postar e deletar uma foto dos dois no Instagram. Foi revelado que o objetivo por trás da publicação era conseguir uma resposta de Kim Soo-hyun, já que ele não respondia suas mensagens. A foto gerou especulações sobre um possível relacionamento ou uma tentativa de atingi-lo em um momento de grande exposição, uma vez que o ator estrelava a série coreana Rainha das Lágrimas.

Foto: reprodução/Kim Sae Ron 
Foto: reprodução/Kim Sae Ron

Em 10 de março de 2025, o canal do YouTube HoverLab Inc., divulgou um vídeo no qual se contava que Kim Soo-hyun e Sae-ron tiveram um relacionamento de seis anos, iniciado quando a atriz ainda era menor de idade, com apenas 15 anos, enquanto Soo-hyun já tinha 27. 

A alegação veio através de uma tia da artista, que participou de uma entrevista por telefone diretamente e sem modulação de voz. A tia também revelou que a Sae-ron atuou na companhia sem remuneração, ajudando no gerenciamento de talentos e dando aulas de atuação, e que os familiares eram contra esse relacionamento entre os atores, principalmente por conta da grande diferença de idade. A idade de consentimento de um namoro na Coreia do Sul é aos 16 anos.

Declaração da GOLDMEDALIST e novas evidências

Inicialmente, a GOLDMEDALIST negou os rumores, mas, em 14 de março de 2025, divulgou um comunicado admitindo que Kim Soo-hyun e Kim Sae-ron namoraram entre o verão de 2019 e o outono de 2020, enfatizando que isso ocorreu quando ela já era adulta.

O lado da família de Sae-ron 

Em 17 de março de 2025, foi realizada uma coletiva de imprensa na agência de Polícia de Seul, onde a família de Kim Sae-ron apresentou uma queixa à polícia contra o YouTuber Lee Jin-ho. Além de reiterar a exigência de que Kim Soo-hyun emitisse um sincero pedido público de desculpas. 

No comunicado, a família de Kim Sae-ron disse: “Em março de 2024,  quando a falecida publicou uma foto com seu ex, Kim Soo-hyun, o YouTuber Lee Jin-ho, por razões desconhecidas, não apenas negou o relacionamento romântico entre a falecida e Kim Soo-hyun, mas também espalhou informações falsas que retratavam a falecida de forma negativa, fazendo-a parecer uma pessoa incomum ou problemática. Isso fez com que a falecida sofresse extrema angústia mental, levando-a tomar uma decisão irreversível.” A família pediu compressão sobre a necessidade de revelar o relacionamento passado entre Kim Sae-ron e Kim Soo-hyun para provar as falsidades espalhadas pelo YouTuber. 

Os familiares também revelaram que esperavam que Soo-hyun reconhecesse seu relacionamento passado com a falecida para refutar as alegações espalhadas por Lee Jin-ho, mas não foi o que aconteceu, já que o ator na primeira declaração negou o relacionamento.

A mãe de Sae-ron se pronunciou após o ator negar o relacionamento com sua filha. Ela revelou que o único objetivo ao se manifestar publicamente é restaurar a honra da filha, que, em sua visão, foi destruída em questão de segundos por artigos que considera repletos de mentiras, e por fim, ter um pedido de desculpas público e sincero por parte do ator.

Ela afirmou que não deseja ganhos financeiros ou causar discórdia, apenas que Sae-ron seja lembrada e respeitada por sua trajetória como atriz, além de fazer um apelo para que o nome da filha não se torne apenas objeto de fofocas. A mulher  pediu ajuda para limpar a imagem da filha.

Em 27 de março de 2025, um representante legal da família de Kim Sae-ron apresentou mensagens de KakaoTalk trocadas entre os dois em 2016, quando ela ainda era menor de idade e disse: “Kim Soo-hyun mentiu (ao dizer) que ele nunca teve um relacionamento com ela. Mesmo depois que as evidências provando seu relacionamento foram reveladas, ele não ofereceu uma única palavra de desculpas. Em vez disso, ele agora está mentindo novamente, afirmando que o relacionamento deles só começou depois que ela se tornou adulta.”

Foto: reprodução/Xportsnews 
Foto: reprodução/Xportsnews
26 de junho de 2016

Kim Sae-ron: “Oh, você nunca acordaria.”

Kim Soo-hyun: “Eu não saberia mesmo se você me beijasse.”

Kim Sae-on: “Hahaha Acho que você não saberia mesmo se eu fizesse isso várias vezes (yay).”

Kim Soo-hyun: “Quando posso dormir abraçado a você? Acho que conseguiria dormir muito bem então.”

Kim Sae-ron: “Ok, eu vou permitir isso (adesivo abraçando).”

Além das mensagens, foi divulgada uma carta que Kim Sae-ron tentou enviar a Kim Soo-hyun pouco antes de falecer, na qual mencionava sentir medo da GOLDMEDALIST e expressava tristeza por ser ignorada por ele. “Não consegui falar com ninguém na empresa e fiquei com medo de um processo. Ainda assim, sinto muito por postar a foto. Foi uma foto que postei esperando que a empresa entrasse em contato. Sinto muito por causar-lhe mal. Como você é meu primeiro e último amor, espero que não me evite. Ver você me evitar e fingir que não conhece, faz com que todo o tempo que passamos juntos pareça vazio e fútil.” escreveu ela.

Foto: reprodução/Xportsnews
Foto: reprodução/Xportsnews
Assista ao vídeo da coletiva:

 

Declaração de Kim Soo-yun e desdobramentos legais

Em 31 de março, Kim Soo-hyun realizou uma coletiva de imprensa para abordar as acusações. O ator, entre pausas e lágrimas, negou todas as alegações, incluindo a autenticidade das mensagens divulgadas pela família da atriz.

Foto: reprodução/IMBC
Foto: reprodução/IMBC

Ele justificou sua postura em negar o relacionamento afirmando que queria proteger a produção de Rainha das Lágrimas:

“Se eu admitisse um relacionamento com alguém com quem namorei anos atrás, o que aconteceria com os atores e a equipe que trabalharam no drama?” 

Sobre o namoro ele afirmou:

“Eu não namorei a falecida quando ela era menor de idade. Também não é verdade que ela fez uma escolha trágica porque me afastei ou porque minha agência a pressionou sobre sua dívida. Sei que, na época do incidente de dirigir embriagada, ela estava namorando outra pessoa. Nós nos conhecemos com bons sentimentos um pelo outro e, com o passar do tempo, terminamos.”

Sobre as mensagens divulgadas pela família, o ator declarou:

“A foto que foi dita ser de 2016 era, na verdade, de 2019. Fotos e vídeos foram editados para parecerem diferentes do que realmente são. Testemunhos falsos e evidências manipuladas continuam surgindo sob a narrativa de que eu namorei Kim Sae-ron.” 

Seu advogado, Kim Jong-bok, anunciou processos contra a família de Kim Sae-ron, e o canal do YouTube por difamação, além de uma ação judicial de 12 bilhões de wons (aproximadamente R$ 46 milhões de reais) no Tribunal Distrital Central de Seul.

Apesar do ator ter afirmado que as conversas não eram reais, que Sae-ron estava conversando com outra pessoa, e as fotos que a família disse que era de 2016, segundo ele, eram de 2018, não há informação de que as conversas realmente eram falsas, já que o ator e seu advogado as apresentaram  por conta própria, sem uma análise mais profunda. Além do mais, os próprios a enviaram para uma agência de verificação. De acordo com ele, a agência concluiu que as pessoas de 2016 e 2018 não são a mesma pessoa.

Durante a coletiva realizada, as perguntas ao ator eram estritamente proibidas, mas uma jornalista fez uma da qual não obteve resposta: “Você pode me dizer quando e onde vocês se conheceram? Por favor, me diga quando e onde vocês se conheceram.” 

Kim Soo-hyun não respondeu a pergunta e finalizou a coletiva.

Confira a coletiva completa:

A polêmica continua a gerar debates na Coreia do Sul, com desdobramentos sendo acompanhados de perto pela mídia e pelo público.

Fique atento nas próximas atualizações. Comente nas redes sociais do Entretetizei — Insta, Face e X — e siga a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.

Leia também: Atores sul-coreanos não são perfeitos – e não podemos passar pano para eles

Texto revisado por Karollyne de Lima

Categorias
Cinema Notícias

Antes de estrear no festival É Tudo Verdade, Copan revela teaser oficial

O documentário retrata a vida neste importante marco arquitetônico da capital paulista em meio às tensões políticas de duas eleições: a presidencial e a para síndico

Nesta quarta (2), o documentário Copan revelou seu teaser oficial antes de estrear oficialmente no É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários na próxima terça (8). Com direção de Carine Wallauer, a produção observa a vida de condôminos e funcionários desse verdadeiro marco arquitetônico da capital paulista, conforme todos lidam com a antecipação de duas eleições.

Assista ao trailer:

Se por um lado a disputa presidencial entre Lula e Jair Bolsonaro acirra os ânimos em todo o país, inclusive no edifício projetado por Oscar Niemeyer, por outro moradores e funcionários vivem intensamente também divergências na escolha do síndico. Assim, Wallauer faz do Copan um microcosmos das tensões políticas vigentes no Brasil, explorando-o em toda sua complexidade e riqueza de personagens e, consequentemente, propondo ao espectador uma reflexão sobre poder, democracia, vida urbana e arte. 

“Acho que o Copan inspira até quem não é artista, que dirá quem é”, afirma Wallauer ao Estadão.

Único filme latino-americano a integrar a competição oficial do Festival Internacional de Documentários de Copenhague deste ano, Copan é o trabalho de pessoas que conhecem o prédio a fundo. Wallauer, por exemplo, viveu no edifício durante sete anos, experiência que permitiu à diretora acesso privilegiado aos bastidores e às pessoas que circulam no prédio todos os dias.

Foto: divulgação/Vitrine Filmes

“Copan é uma profunda jornada observacional que se desenvolve em narrativa intimista”, define a diretora. “Enquanto as engrenagens da vida cotidiana se movem no que vemos, o som nos lembra que dentro de cada indivíduo pulsa um mundo de sensações e pensamentos. E o edifício se revela, ele mesmo, uma entidade viva.” 

Confira as sessões a seguir: 

São Paulo

8/4 – CineSesc, 20h30 (estreia)

9/4 – Cinemateca (Grande Otelo), 17h (reprise)

Rio de Janeiro

11/4 – NET Botafogo, 20h30

12/4 – NET Rio, 21h (reprise)

 

Você está ansiose? Conta pra gente nas redes do Entretê (Instagram, Facebook, X) e nos siga para ficar por dentro das novidades do entretenimento e da cultura!

Leia também: The Beatles: filmes ganham data de estreia e elenco é revelado

 

Texto revisado por Kalylle Isse

Categorias
Cinema Notícias

Restauração em 4K de Cidade dos Sonhos traz a genialidade de Lynch de volta aos cinemas

Em 17 de abril, o clássico retorna aos cinemas brasileiros com uma nova versão

Cidade dos Sonhos, um dos filmes mais emblemáticos de David Lynch, retorna aos cinemas brasileiros com uma nova versão restaurada em 4K. O relançamento oferece uma rara oportunidade para os cinéfilos de revisitar esse marco do cinema contemporâneo em toda sua complexidade visual e sonora, agora em altíssima definição.

Assista ao trailer:

Lançado originalmente em 2001, o longa-metragem se tornou uma das obras mais aclamadas de Lynch, consolidando sua posição como um dos maiores cineastas da História do cinema. A trama, que segue a história de Betty (Naomi Watts), uma jovem atriz que chega a Los Angeles com grandes sonhos de fama, e Rita (Laura Harring), uma mulher que perde a memória após um acidente, se desenrola em uma espiral de mistério, surrealismo e introspecção psicológica. 

A restauração em 4K não se limita a uma simples atualização tecnológica, mas é um trabalho minucioso que recupera cada detalhe da cinematografia e das cores de Lynch. A profundidade visual, agora mais vibrante e precisa, dá nova vida aos aspectos mais sombrios e sublimes do filme, enquanto a tensão crescente e o suspense psicológico ganham um impacto ainda maior. 

Para aqueles que já conhecem a obra, essa versão oferece a chance de redescobrir minuciosos detalhes que passaram despercebidos por muitos. “A restauração em 4K de Cidade dos Sonhos permite a experiência cinematográfica que a obra-prima merece! A cópia está linda e a Retrato está muito feliz em poder dar esse presente para os cinéfilos poderem redescobrir a obra e novos públicos tenham contato com a genialidade de David Lynch”, relatam Daniel Pech e Felipe Lopes, fundadores da Retrato Filmes.

Foto: divulgação/Retrato Filmes

Além da ousada e enigmática narrativa, Cidade dos Sonhos também se destaca por sua crítica à indústria cinematográfica de Hollywood. Através de uma abordagem irônica e muitas vezes perturbadora, Lynch revela os bastidores sombrios de Los Angeles, a “cidade dos sonhos”, e os enganos e desilusões que cercam aqueles que buscam o estrelato. Em uma época em que o glamour e o sucesso são frequentemente vendidos como promessas inalcançáveis, o filme serve como um lembrete pungente sobre as desventuras de quem se arrisca nesse jogo de ilusões.

A restauração em 4K promete impressionar tanto os admiradores antigos quanto os novatos na obra de Lynch, consolidando sua relevância no cenário cinematográfico contemporâneo. O filme entra em cartaz nos cinemas brasileiros em 17 de abril.

 

Você está ansiose? Conta pra gente nas redes do Entretê (Instagram, Facebook, X) e nos siga para ficar por dentro das novidades do entretenimento e da cultura!

Leia também: É Tudo Verdade: confira a seleção de filmes da 30ª edição do festival

 

Texto revisado por Cristiane Amarante 

Categorias
Entrevistas Livros

Entrevista | Do Brasil para Hollywood: artista brasileiro revela como criou ilustrações para livro de Jennifer Aniston

Bruno Jacob participou também da criação de figuras como a bonequinha Qai Qai, da filha de Serena Williams, e os ursinhos Squeaky e Roy, da família D’Amelio

Processo criativo do artista brasileiro Bruno Jacob para as ilustrações do livro de Jennifer Aniston.
Foto: divulgação/Bruno Jacob

Claudim bota a mão na massa (2024) é uma obra encantadora que marca a estreia de Jennifer Aniston no universo da literatura para crianças. A história, que tem como protagonista o adorável personagem Claudim, inspirado no cão adotado da atriz, promete levar os pequenos leitores a uma jornada de descobertas e aprendizados, explorando temas como criatividade, amizade e a alegria de se aventurar em novas experiências. Com ilustrações vibrantes e cheias de personalidade, o livro tem um toque brasileiro.

O talentoso ilustrador Bruno Jacob é o responsável por dar vida ao adorável personagem Claudim e ao universo mágico do livro infantil da estrela de Hollywood e eterna Rachel Green. Em entrevista ao Entretetizei, Bruno contou tim-tim por tim-tim do seu processo criativo, desde o primeiro contato com o projeto até a materialização das vibrantes ilustrações que conquistou a aprovação de Aniston e que prometem cativar a imaginação de crianças e adultos. Prepare-se para mergulhar nos bastidores dessa colaboração internacional que celebra a imaginação e a paixão pela arte.

A jornada criativa de Bruno Jacob

Primeiramente, Bruno relembra que a conexão com o universo de Jennifer Aniston começou de forma indireta. “Entre 2021 e 2023, trabalhei para uma empresa americana chamada Invisible Universe, responsável por criar personagens digitais ligados a celebridades”, explica. Nesse sentido, ele participou da criação de figuras como a bonequinha Qai Qai, da filha de Serena Williams, e os ursinhos Squeaky e Roy, da família D’Amelio.

Curiosamente, foi durante trabalhos freelancers para essa mesma empresa que surgiu o convite para desenvolver o Clydeo, personagem que seria associado a Jennifer Aniston. “Fui chamado junto com outros ilustradores, e um design meu acabou sendo escolhido, conta Bruno. Assim, ele foi contratado para expandir o universo do personagem, criando sua família e explorando diversas possibilidades visuais.

A ideia de um livro infantil ganhou força, impulsionada pelo sucesso de conteúdos anteriores com uma estética similar. “Como eu já tinha criado algumas artes nesse estilo que fizeram muito sucesso, o convite para ilustrar o livro chegou para mim”, revela o artista. De fato, a notícia foi recebida com grande entusiasmo. “Foi muito bom, porque de certa forma o Clydeo – aqui chamado de Claudim – é também um filho meu, pelo tempo de criação e conexão que tive com ele.

Bastidores da criação: a parceria com Jennifer Aniston e a busca pela fofura perfeita
Ilustrações de Bruno Jacob para o livro infantil de Jennifer Aniston.
Foto: divulgação/Instagram @jenniferaniston

Bruno detalha o processo criativo para dar vida ao protagonista e aos demais personagens. “O Claudim já existia em um formato inicial, inspirado no Clyde, um dos cachorros da Jennifer Aniston, explica. Dessa forma, a ideia de um parentesco entre eles serviu como ponto de partida para a criação de toda a família do personagem, explorada em conteúdos para redes sociais que pavimentaram o caminho para o livro.

Aliás, a interação com a equipe de Jennifer Aniston e com a própria atriz foi fundamental. “Durante todo o processo, recebi feedbacks deles, às vezes com aspas da Jennifer para entendermos o que ela queria transmitir”, conta Bruno. Nesse ponto, o ilustrador destaca a tranquilidade do processo. “Era questão de entender qual tipo de fofura, estilização ou personalidade ela queria que o Claudim tivesse.” Para o livro em si, os feedbacks foram ainda mais positivos, com aprovações rápidas dos esboços.

As ilustrações de Bruno Jacob se destacam pela vivacidade e dinamismo. “Tive uma grande troca de ideias com o diretor de arte do livro, da editora americana, explica. Nesse sentido, existia um briefing sobre a sensação que cada cena deveria transmitir, mas Bruno teve liberdade para propor suas ideias.

Além disso, o profundo conhecimento do personagem Claudim facilitou o processo. “Eu conhecia muito bem o Claudim e o que ele faria ou não, em expressões, poses, decisões, atitudes, afirma. Assim, o personagem parecia ter vida própria, tornando mais intuitivo o desenvolvimento visual de cada momento da história.

Animação, design e ilustração: habilidades a serviço da imaginação
Ilustrações do artista brasileiro Bruno Jacob em seu projeto para o livro infantil de Jennifer Aniston.
Imagem: reprodução/VR Editora

A experiência de Bruno em diferentes áreas criativas se mostrou valiosa para o projeto. “Ajudam bastante, principalmente ter trabalhado em animações”, comenta. Embora a editora o tenha creditado como animador, Bruno esclarece que sua expertise reside no desenvolvimento de personagens, concept art, direção de arte e storyboards.

Contudo, o contato com a linguagem da animação contribuiu para pensar em ângulos de câmera mais interessantes, composição de cena e a atuação dos personagens. “É constante eu tentar me colocar no lugar do personagem para chegar em uma expressão ou pose que façam sentido para quem ele é”, revela. Dessa maneira, a individualidade de cada personagem é preservada. Bruno busca inspiração em pessoas próximas e em atores, enriquecendo a expressividade de suas criações.

Bruno aponta um desafio específico ao ilustrar o livro: a introdução de novos familiares do Claudim. “Acho que foi ter mais interação com familiares que, até então nos conteúdos pré-existentes do personagem, não havia, explica. Nesse contexto, o contraste de idade e personalidade entre os personagens exigiu atenção para criar cenas e sequências relevantes.

Uma mensagem para o futuro: acreditar no potencial das novas gerações

Bruno compartilha a mensagem que espera que crianças e pais absorvam após a leitura de Claudim bota a mão na massa. De acordo com ele, o mundo apresenta desafios constantes, e a crença no próprio potencial é fundamental.

Nesse sentido, Bruno compartilha sua própria trajetória. “Desenhei desde muito cedo, gostaria de trabalhar com desenho, porém sempre tive a sensação de que poderia não dar certo, confessa. Entretanto, uma oportunidade de trabalhar com caricaturas em shoppings aos 15 anos abriu portas e o conectou com outros artistas talentosos. “Acreditar, amar e deixar acreditar. O mundo, sabemos, apresenta seus desafios, e talvez sempre tenha sido assim. O que realmente nos diferencia é a nossa capacidade de acreditar e a nossa vontade de agir. De certa forma, minha trajetória reflete a mensagem do livro: desde cedo, o desenho me encantava, mas a insegurança sobre construir uma carreira nessa área era presente”, disse.

O artista revela que, em sua juventude, chegou a considerar trilhar caminhos acadêmicos diversos, como a Biologia e a História, áreas que despertavam seu interesse no ensino médio. Contudo, o destino lhe apresentou uma oportunidade inesperada aos 15 anos: trabalhar com caricaturas em shoppings, que revelou-se um divisor de águas. 

Não importa qual seja a paixão da criança: desenhar, pintar, tocar um instrumento, escrever, lidar com números, construir ou dançar. O fundamental é acreditar no seu potencial, pois a crença dos pais fortalece a autoconfiança dos filhos. Não se trata de uma meritocracia ilusória, e talvez essa paixão não se torne a sua profissão. Mas, no final das contas, o que importa é a alegria de se expressar, o desenvolvimento de uma humanidade mais rica, para além de números e estatísticas, relata.

Em suma, o artista se tornou um exemplo inspirador de como a paixão pela arte e a perseverança podem levar a projetos incríveis, conectando um talento brasileiro com o universo de uma estrela internacional e, principalmente, com a imaginação de milhares de crianças.

Desejo que o sustento e o sonho se encontrem no mesmo caminho para todos, mas reconheço a dificuldade dessa jornada. Foi um desafio para mim, e provavelmente continuará sendo. Mas encontrei meu caminho nos meus rabiscos, e acredito que todos deveriam fazer o mesmo.”, declara Bruno Jacob.

E vocês? Qual a expectativa do primeiro livro da Jennifer Aniston? Contem pra gente nas redes sociais do Entretê — Instagram, Facebook, X — e nos sigam para mais novidades sobre o mundo do entretenimento.

Leia também: Entrevista exclusiva | Ing Lee fala sobre a arte de resgatar raízes e emoções em quadrinhos

 

Texto revisado por Alexia Friedmann

 

Categorias
Cultura asiática Música Notícias

THE ROSE anuncia show único no Brasil

Após um hiato de um ano e meio, banda terá turnê mundial com data marcada para São Paulo

Conhecida pelo seu pop rock que mistura inglês e coreano, a banda THE ROSE, formada pelo vocalista e guitarrista Woosung, o vocalista/multi-instrumentista Dojoon, o baixista Jaehyeong e o baterista Hajoon, acaba de anunciar sua passagem pelo Brasil, com a turnê ONCE UPON A WRLD. O grupo retorna aos palcos após um hiato de um ano e meio, apresentando músicas inéditas do novo álbum, intitulado WRLD. 

THE ROSE tornou-se um dos grupos mais requisitados da Coreia do Sul, atingindo maior alcance ao lançar o álbum HEAL (2022), alcançando a 4ª posição na Billboard Heatseekers Chart. O segundo álbum da banda também não ficou de fora das paradas: DUAL (2023), estreou na Billboard 200, trazendo sucessos como Back to Me

A banda já se apresentou em grandes festivais, como no Lollapalooza Chicago e no Coachella, e foi em 2023, no Lollapalooza Brasil, que THE ROSE conquistou o coração do público brasileiro ao trazer uma apresentação eletrizante. Com um vínculo forte com os fãs, o grupo continua a cativar públicos globalmente com sua música envolvente e performances inesquecíveis.

The Rose
foto: divulgação/ The Rose

Além do anúncio da turnê e do álbum WRLD – com lançamento previsto em todas as plataformas no dia 30 de maio – THE ROSE também lançará uma série no YouTube ainda em abril, chamada Photosynthesis. Para conforto dos fãs, as três novidades compõem o comeback do grupo.

Confira as informações sobre o show no Brasil: 

Os fãs cadastrados no aplicativo oficial da banda, The Rosarium, terão acesso a uma pré-venda exclusiva a partir do dia 7 de abril, às 10h. O Spotify também irá oferecer uma pré-venda no dia 9 de abril, das 10h às 22h.

O público em geral poderá garantir ingressos a partir de 10 de abril às 10h, pelo site da Tickets for Fun (www.ticketsforfun.com.br) e na bilheteria oficial. 

SERVIÇO

THE ROSE – TURNÊ “ONCE UPON A WRLD”

São Paulo

Realização: TIME FOR FUN (T4F)

Data: 8 de agosto 2025 (sexta)

Local: VIBRA São Paulo – Av. das Nações Unidas, 17955 – Vila Almeida, São Paulo – SP, 04795-100

Abertura da casa: 18h

Início dos shows: 20h

Capacidade: 5.455 pessoas

Classificação etária: 15 anos

 

INGRESSOS:
SETOR MEIA-ENTRADA INTEIRA
PISTA PREMIUM (EM PÉ) R$ 495,00 R$ 990,00 
POLTRONA 1 R$ 445,00  R$ 890,00 
POLTRONA 2 R$ 345,00  R$ 690,00 
CAMAROTE 1 R$ 495,00  R$ 990,00 
CAMAROTE 2 R$ 445,00  R$ 890,00 
PLATEIA SUPERIOR 1 R$ 250,00  R$ 500,00 
PLATEIA SUPERIOR 2 R$ 210,00  R$ 420,00 
PLATEIA SUPERIOR 3 R$ 210,00  R$ 420,00 

 

BILHETERIA OFICIAL – SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA:

DE 07/04 A 10/4:

Vibra São Paulo – Av. das Nações Unidas, 17955 – Vila Almeida, São Paulo

Nestes dias, a bilheteria funcionará das 10h às 18h.

 

A PARTIR DE 11/4:

Teatro Renault – Avenida Brigadeiro Luis Antônio, 411, Bela Vista

De terça a domingo: das 12h às 20h;

Segunda feira e feriados: fechado.

O grupo irá disponibilizar Pacotes VIP exclusivamente através de seus canais oficiais. Consulte https://www.officialtherose.com/ para mais informações.

 

E aí, já está se preparando para o show? Conte para a gente nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e X. E siga o Entretê pra não perder nenhuma novidade do mundo do entretenimento.

Leia também: Red Velvet Happiness Diary: My Dear, ReVe1uv chega aos cinemas em abril

Texto revisado por Bells Pontes

Categorias
Cultura turca Notícias

Eid al-Fitr, a festa do Ramadã: conheça o feriado turco

Descubra o significado e a importância desse momento sagrado para os muçulmanos ao redor do mundo

O Ramadã de 2025 começou no dia 28 de fevereiro, marcando o mês mais sagrado para os muçulmanos – designação para os seguidores do Islamismo. Durante esse período, jejum, oração e reflexão guiam milhões de fiéis. Com a colaboração de duas muçulmanas – uma brasileira e outra turca –, explicamos o significado do Ramadã e como ele é vivenciado. Agora, com o fim desse mês especial, celebramos o Eid al-Fitr, data que marca o término do jejum e importante feriado nacional na Turquia. Saiba mais sobre a celebração: 

Festa do desjejum
Eid al-Fitr
Foto: reprodução/BBC Good Food

A festa do desjejum (Eid al-Fitr) teve início no dia 31 de março e termina hoje (2), importante lembrar que os muçulmanos seguem o calendário lunar islâmico e, a cada ano, o início das comemorações pode mudar. Antes de iniciar as celebrações, os fiéis realizam um ritual chamado ghusl – um banho completo em prol da purificação espiritual e física – podendo também ser realizado em um rio ou mar. 

Geralmente, os muçulmanos não comemoram o natal, mas o próximo passo é bem parecido com a nossa preparação para o feriado: preferência em utilizar uma roupa nova e enfeitar as casas com luzes ou objetos festivos. A doação de alimentos ou dinheiro para os mais necessitados, chamada de Zakat al-Fitr, é obrigatória, pois é necessário que todos possam celebrar juntos. 

Rituais religiosos
Eid al-Fitr
Foto: reprodução/Ağıt Erdi Ulukaya/Anadolu Agency

Rezas, encontros nas mesquitas e celebração em comunidade. A Salat al-Eid é uma oração especial realizada em mesquitas ou espaços abertos e, após a oração, as pessoas saudam umas às outras e visitam seus familiares e amigos para realizarem o desjejum juntos.

“Visitamos amigos e parentes para quebrar o jejum juntos. Comemos e conversamos bastante. Para aqueles que não têm família por perto, há organizações e casas de Ramadã que preparam refeições para que todos possam se alimentar e compartilhar esse momento especial”, contou Hava Beyazitli Teixeira.

Mesas fartas, presentes em doce e dinheiro para as crianças, gratidão a Allah pelo período de desafio espiritual que atravessaram, tudo é celebrado com muita alegria e união entre os muçulmanos ao redor do mundo. 

 

Aprendeu alguma coisa sobre o Ramadã? Siga o Entretê – Instagram, Facebook, X – para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do entretenimento e da cultura turca.

 

Leia também: 

O que é o Ramadã?

Os pratos típicos favoritos dos atores turcos

 

Texto revisado por Laura Maria Fernandes de Carvalho

plugins premium WordPress