O longa dirigido por Alexandre Machafer já está em cartaz nos cinemas de todo o país
São Jorge é um dos mais populares santos cristãos, sendo reverenciado por diferentes culturas e crenças. Apesar da história do santo guerreiro ser cercada de muitas lendas, Jorge da Capadócia traz um olhar humano para o personagem. Dirigido, produzido e protagonizado por Alexandre Machafer, o filme já está em cartaz nos cinemas brasileiros.
O longa fala sobre fé, intolerância religiosa e a tentativa dos poderosos obrigarem a população a negar sua crença. Nos apresenta um Jorge que foi filho, marido e bravo comandante do exército romano, mas, antes de tudo, um homem que não se dobrou aos desmandos do imperador e morreu fiel ao que acreditava.
Em entrevista ao Entretetizei, Alexandre Machafer revelou que: “dar vida a São Jorge foi algo tão natural, enriquecedor, inovador. Foi algo que eu simplesmente vivi. Não pensei em personagem, não fiquei decorando texto ou fiquei passando cena. Eu quis viver! Eu me entreguei àquela situação, tudo o que vivi na Capadócia”.
Jorge da Capadócia se passa em 303 d.C., quando, após ter vencido mais uma grande batalha, ele é condecorado como novo capitão do exército romano. Nesse mesmo período, o imperador Diocleciano inicia sua última grande perseguição aos cristãos.
A produção também foi transformada em livro, Jorge da Capadócia: Os Bastidores do Primeiro Filme sobre o Santo Guerreiro (2023), escrito por Alexandre Machafer e Crib Tanaka. A edição em português já está disponível nas livrarias, e uma versão em turco também será lançada.
Confira o trailer do filme:
Além de Alexandre Machafer, o elenco de Jorge da Capadócia conta com Cyria Coentro, Roberto Bomtempo, Ricardo Soares e Miriam Freeland. O filme é distribuído pela Paris Filmes, com produção da Fundação Cesgranrio e produção associada de Machafer Films, NFilmes e Ziya Dasdeler. O roteiro é assinado por Matheus Souza.
Está curioso para assistir o filme? Conta pra gente aqui nos comentários! Para acompanhar as notícias do mundo do entretenimento, é só seguir o Entretetizei no Instagram, X e Facebook!
Texto revisado por Michelle Morikawa