Conheça os queridinhos da equipe do Enem na hora de escolher o que cobrar na prova de literatura
Embora a organização do Enem não divulgue uma lista de leitura obrigatória, existem alguns autores e obras que costumam aparecer com frequência em todas as edições do exame nacional.
São escritores considerados queridinhos pela equipe que elabora as provas de Literatura, devido à relevância na história literária brasileira.
“A abordagem dos organizadores do exame é ampla, incluindo questões que englobam movimentos literários. Portanto, o estudante deve se preparar lendo o maior número possível de obras e autores que são presença constante no Enem“, orienta a professora de Literatura do Colégio Passo Certo, de Cascavel (PR), Karen Nakano.
Para ajudar os candidatos da próxima edição do exame, a professora indica uma lista de leituras essenciais para a fase de preparação e o Entretê entrega tudo para vocês:
Machado de Assis
Imagem: divulgação/Editora Família Cristã
Obras: A mão e a luva e Memórias Póstumas de Brás Cubas
A literatura machadiana apresenta ironia, crítica moral e social, análise psicológica e objetividade. A professora destacou que Machado de Assis continua a impressionar por retratar criticamente a sociedade de seu tempo e antecipar questões que permanecem relevantes até hoje. Segundo ela, é importante conhecer bem o estilo da escrita desse autor, pois as questões podem abordar suas características distintivas.
Clarice Lispector
Obras: A hora da estrela e Perto do Coração Selvagem
A escrita intimista de Clarice Lispector a diferencia de outros escritores. Ela utiliza o fluxo de consciência para que o leitor mergulhe nos pensamentos de seus personagens. As questões costumam explorar essa peculiaridade em suas narrativas intimistas, relacionando-a ao enredo das obras.
Guimarães Rosa
Obras: Grande Sertão Veredas e Sagarana
Guimarães Rosa é um dos escritores mais reconhecidos da terceira fase do Modernismo. Segundo a professora, as obras desse autor apresentam uma construção linguística peculiar, com muitos neologismos, elementos frequentemente explorados nas questões do Enem.
Cecília Meireles
Obras: Espectros e Romanceiro da Inconfidência
A autora é conhecida pela poesia intimista, que explora conflitos internos, envolvendo temas psicológicos, espirituais e metafísicos. Além disso, algumas questões podem abordar o caráter simbolista de sua obra e sua conexão com aspectos reflexivos.
Mário de Andrade
Obras: Paulicéia Desvairada, Macunaíma e Poesias Completas
Mário de Andrade desafia os paradigmas da poesia acadêmica e se volta para uma exploração intensa do ritmo e de temas vinculados ao folclore brasileiro. Por todos esses aspectos, é considerado uma das figuras mais importantes da literatura. A professora ressalta que as questões do Enem sobre ele costumam abordar a oralidade relacionada aos temas das obras.
Carlos Drummond de Andrade
Foto: reprodução/mundo educação UOL
Poemas: No meio do caminho, Poema de sete faces e Quadrilha
A obra de Carlos Drummond de Andrade abrange uma grande multiplicidade de temas e situações cotidianas. Segundo a professora, os textos do autor provocam reflexões de natureza existencial, à medida que é um poeta versátil e é importante fazer interpretações prévias, já que as provas frequentemente incluem análises de poemas.
E aí? Bora estudar para gabaritar a prova de literatura do Enem? Aproveite e nos siga nas redes sociais — Insta, Twitter, Face — pra não perder nada do que acontece no mundo do entretenimento e da literatura.
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Colégio Positivo
Leia mais: 3 livros brasileiros para quem tem medo de clássicos