Cultura e entretenimento num só lugar!

Confira uma lista de celebridades engajados política e socialmente

J Balvin, Anitta e muitas outras celebridades possuem voz ativa quando se trata de política e questões sociais 

 

Diante das recentes manifestações do dia 7 de setembro, vemos a importância que alguns meios de comunicação têm na disseminação das opiniões e ideais. Nesse cenário, um dos agentes fundamentais são aqueles que trabalham com a indústria do entretenimento, seja atuando, cantando, entre outras atividades. De uma forma geral, já que costumam criar relações de afeto com seus públicos, influenciando diversos âmbitos na vida de seus fãs, e terem voz, as celebridades são ferramentas essenciais em lutas políticas e questões sociais. Confira uma lista de artistas engajados em causas sociais e que se posicionam politicamente:

  • J Balvin:

O cantor colombiano atua em diversas esferas, tanto políticas, como sociais, principalmente as questões voltadas ao seu país e à comunidade latina

Foto: Divulgação

J Balvin já discutiu sobre a crise econômica na Colômbia e, diante dos novos acontecimentos, demonstrou repúdio às ações do governo frente a reforma tributária. No meio de uma onda de protestos contra o atual presidente Iván Duque, Balvin lançou o seu documentário The Boy From Medellín, no qual comentou a situação de seus conterrâneos e as diversas mortes em decorrência da retaliação governamental.

https://www.instagram.com/p/COQmiBvnhBv/?utm_source=ig_embed&ig_rid=f3cab35a-d992-4232-8177-d0d7acff0b41

“Digo não à reforma tributária e também não ao vandalismo de quem aproveita as manifestações para machucar, roubar ou destruir. A prioridade hoje deve ser a saúde de todos. Estamos em uma pandemia, precisamos salvar vidas!!!”, comentou o artista na legenda de uma foto. 

No documentário, o cantor de Mi Gente se mostra alerta em relação ao impacto de sua opinião e em como procura responder às cobranças de posicionamento de forma sensata, sempre se sensibilizando com as causas e com a realidade de seu povo.

Além das questões políticas, J Balvin aproveita a grande repercussão de suas falas para discutir sobre saúde mental, com destaque para a ansiedade.

  • Anitta: 
Foto: Divulgação

Anitta é uma das maiores vozes do país atualmente. Seja ditando tendências ou discursando sobre questões políticas, é inevitável afirmar que ela possui um amplo público e alta repercussão. Por isso, diante de diversas atitudes do governo, a cantora se viu obrigada a se pronunciar, mostrando suas opiniões e influenciando seus milhares de fãs, em uma amplitude tão grande que até resultou em respostas de agentes públicos. 

O mais recente “embate” foi causado pela defesa da Amazônia e seus territórios, por parte da artista. Anitta se pronunciou sobre a MP da Grilagem, a qual previa mais movimentos de desmatação e recompensava quem realizava tais práticas, e fez um pedido ao presidente norte-americano Joe Biden para que não negociasse com Bolsonaro, pois o último não seria confiável. 

Nesse cenário, o até então Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, respondeu uma das críticas de Anitta sobre seu exercício com um tweet ofensivo e nada maduro. 

  • Rihanna: 
Foto: Divulgação

Uma das personalidades atuais com maior repertório de atividades sociais e filantrópicas é a Rihanna. Desde 2006, a cantora, atriz e empresária é responsável por uma ONG que visa ajudar crianças vítimas de doenças terminais. Depois disso, já participou de ações da marca H & M para aumentar a conscientização sobre AIDS, medidas de incentivo à educação de crianças em seu país natal, Barbados, fez doações para bancos de alimentos para vítimas do Furacão Sandy e da Covid-19.

No âmbito político, a CEO da marca Fenty Beauty sempre se mostrou opositora do ex-presidente Donald Trump, principalmente por suas falas e atitudes xenofóbicas e o incentivo ao porte de armas. Uma das críticas mais fortes de Rihanna foi após ataques terroristas de estadunidenses a grupos mexicanos, no qual foi provado que um dos atiradores era supremacista branco e apoiador de Trump. 

https://www.instagram.com/p/B0wBtcIHRO3/?utm_source=ig_embed&ig_rid=f79e3721-b92e-41d3-b450-d87bbc5ec472

Na mesma onda, diversos outros artistas demonstraram seu repúdio contra Trump, como Lady Gaga, Taylor Swift, Leonardo DiCaprio, Jennifer Aniston, Jennifer Lopez, entre outros. 

  • Emma Watson

A intérprete da bruxinha mais famosa do mundo já é amplamente conhecida por suas ações sociais e pelo reconhecimento dado por órgãos mundiais. Emma já participou de ações em prol da sustentabilidade e reconhecimento do comércio justo por famílias de países emergentes, com o Príncipe Charles, e faz parte, como embaixadora, da ONG Camfed International, que procura inserir garotas das zonas rurais africanas no ambiente escolar.

Além disso, a atriz foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da ONU, na qual atuou em campanhas de equidade de gênero e teve um de seus discursos repercutindo internacionalmente. 

Foto: Divulgação

As atividades sociais da atriz são inúmeras, incluindo incentivo à educação e leitura, apoio ao movimento LGBTQIA +, defensora do direito da mulher de interromper uma gravidez, entre outras, porém, Emma não participa ativamente de nenhuma ação ou manifestação política, nem contra e nem a favor de nenhum chefe de estado ou político.

  • Eva Longoria:
Foto: Divulgação

Outra artista com um extenso currículo filantrópico e grandes ativismos. Eva é nascida no Texas (EUA), porém tem ancestralidade mexicana e sempre honra suas raízes latinas. A atriz e fundadora da Eva ‘s Heroes (Heróis da Eva), uma organização que procura prestar apoio para crianças e jovens com dificuldades de aprendizado, em homenagem à sua irmã, que possui as mesmas necessidades especiais.

Além disso, Eva é apoiadora de diversas causas infantis, lutando contra a exploração de crianças e as condições a que muitas são expostas quando precisam trabalhar, prestando apoio às crianças vítimas de câncer, entre outras ações.

No âmbito político, a atriz de Desperate Housewives participa ativamente de discussões acerca da questão migratória, principalmente dos mexicanos que tentam atravessar a fronteira através do Arizona, local no qual ela acompanhou uma patrulha para entender as condições de muitos desses viajantes. Nessa linha, ela foi uma das maiores apoiadoras do ex-presidente Barack Obama, sendo cotada para o cargo de co-chair

  • Letícia Sabatella:

A atriz, atualmente no ar no papel da imperatriz Teresa Cristina, na novela global Nos Tempos do Imperador, começou sua consciência política e social cedo, entendo a amplitude de sua voz como celebridade e a importância de engajar e influenciar os fãs. 

Foto: Divulgação

Letícia é engajada principalmente na causa dos indígenas, grupo com o qual morou por um tempo no Tocantins. Nessa linha de imersão, ela também conviveu um tempo com os integrantes do MST- Movimento dos Trabalhadores Sem Terra– para entender as reivindicações e poder abraçar a causa. 

Focada em questões ambientais e dos direitos humanos, a atriz, além de ser uma presença constante em fóruns, também possui posicionamento político público, sendo conhecida por ter apoiado o candidato à presidência da República, Fernando Haddad, em 2018, sendo assim, uma oposição a Jair Bolsonaro.

Outros artistas que também demonstraram sua oposição ao atual presidente foram Pabllo Vittar, Mônica Martelli, Paulo Betti, Renata Sorrah, Samantha Schmutz, entre outros. 

  • Leonardo DiCaprio:

O famoso protagonista de Titanic coleciona uma lista de atividades sociais impressionantes. Com destaque para questões ambientais, Leonardo DiCaprio já foi nomeado, pela ONU, representante das mudanças climáticas de 2014, já que está engajado na causa desde 1998, quando criou sua própria fundação para  “preservar os últimos locais selvagens do planeta, a implementar soluções que restauram o balanço de ecossistemas ameaçados e a procurar soluções a longo prazo para a saúde e bem-estar dos habitantes do planeta Terra”.

Foto: Divulgação

Também foi o responsável por doações monetárias para as vítimas do terremoto de 2010, no Haiti, é defensor dos direitos dos homossexuais, combate a produção de diamantes sintéticos e já trabalhou com ONG ‘s, ajudando crianças órfãs

No âmbito político, DiCaprio apoiou os democratas John Kerry, em 2004, e Barack Obama, em suas duas candidaturas. 

 

E aí, você conhecia esse lado social das celebridades que mais gostamos? Conta pra gente nas nossas redes sociais (Insta, Face, Twitter) quais ações você mais gostou. 

 

*Créditos da foto de destaque: Divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!