Cantor falou sobre como foi o processo de criação da sua primeira música “dançante” produzida pelo DJ R3HAB
To read this interview in English click here
Para os antenados na cultura pop sul-coreana e nas soundtracks dos doramas mais famosos do país, o nome e a figura de Sam Kim já são bem conhecidos. Sam Kim é um cantor, compositor e guitarrista americano-coreano que ficou conhecido após participar da temporada de 2013-2014 do show de talentos K-Pop Star.
Após o sucesso de sua participação no programa, Sam Kim lançou a primeira parte de seu EP de estreia, My Name Is Sam, em 2016. Depois do lançamento, a carreira de Sam tomou grandes proporções, onde, no mesmo ano, o cantor lançou o seu primeiro OST, Who Are You, que fez parte de um dos doramas mais famosos, Goblin.
Flertando sempre com o estilo R&B, ele surpreendeu os fãs ao lançar nesta sexta-feira (7), o seu tão aguardado single Smile, uma música com o ritmo mais dançante, diferente de todas as músicas já lançadas pelo artista.
Produzida pelo DJ R3HAB, Smile já está disponível em todas as principais plataformas musicais, como o Spotify, Melon, iTunes, Amazon Music e Youtube.
Quer saber um pouco mais sobre o processo de criação do single Smile? Essa e outras perguntas o Sam Kim respondeu em uma entrevista ao Entretê. Confira:
Entrevista: Sam Kim
Entretetizei: Primeiramente, parabéns pelo seu novo lançamento! Conta pra gente, como foi o processo de escrita e produção para esse projeto?
Sam Kim: Muito Obrigado! No começo eu escrevi a música com uma guitarra, como costumo fazer. Depois enviei ela para o R3HAB, que colocou toda a sua magia para transformar ela em algo original. Um processo muito divertido!
E: Como surgiu a sua colaboração com o R3HAB?
S: A minha equipe me apresentou uma de suas músicas, e eu acabei gostando muito dela. Fiquei curioso em saber como seria se trabalhássemos juntos.
E: Qual é a história por trás da música que talvez os fãs não conheçam?
S: Normalmente você grava as músicas originais em bpm (tempo), mas para esta música, meu produtor Simon Pétren e eu pensamos que seria interessante gravá-la em um bpm mais lento, e ir acelerando de volta ao original. O que você ouve é este efeito.
E: Qual mensagem você quer passar aos fãs com essa faixa?
S: Sam Kim got funk! (Sam Kim ficou funk!)
E: Se você pudesse descrever a sua próxima faixa numa palavra, qual seria?
S: Funkadellic.
E: Você ganhou diversos ouvintes e fãs com o seu talento em transmitir histórias emocionantes em faixas como Love Me Like That, enquanto mostra a sua versatilidade em músicas R&B como These Parades. O que te levou a decidir se aventurar na criação de uma primeira faixa dançante? E o que você achou da experiência?
S: Na verdade, esta não é realmente a minha primeira faixa de dança. Tenho uma música chamada Dance, e outra chamada The Juice, que na verdade eu também dancei. No geral, apesar de todos eles terem sido ligeiramente fora da minha zona de conforto, me diverti muito escrevendo e cantando eles.
E: Você teve algum receio de mergulhar em um novo gênero que não fosse o R&B e o K-Pop?
S: De maneira nenhuma! Adoro explorar novos gêneros, penso sempre que há algo novo a aprender em cada um. Mas ainda tenho que aprender heavy metal. Mas isso fica pra uma outra hora!
E: Como músico, como é a sensação de trabalhar em uma faixa de dance music quando você trabalhou principalmente em baladas e acústica com o seu violão?
S: Foi realmente revigorante sair da minha bolha um pouco e mergulhar em algo desconhecido. Eu acabo aprendendo e crescendo mais nessa situação.
E: The Juice é realmente uma música divertida e perfeita para o meio do verão. Você realmente dominou o gênero R&B. Qual é o gênero que você deseja experimentar em seguida? Quais você gosta de ouvir no seu dia-a-dia?
S: Eu adoraria entrar no hip-hop. Embora eu não tenha a voz e a entrega de um rapper, eu realmente gosto de ouvir histórias de rappers com essas qualidades. Kendrick é meu favorito.
E: Temos que falar também sobre o seu OST viral Love Me Like That, para o famoso k-drama Nevertheless. Qual foi a sua reação quando percebeu que tinha se tornado um sucesso?
S: Me lembro de ter escrito essa música alguns anos atrás, quando estava passando por um momento difícil e provavelmente é por isso que nunca pensei em dar uma chance. Quando eu vi quantas pessoas se identificaram com a música a dúvida foi embora, e penso que o eu de 20 anos que a escreveu finalmente se sentiu aceito.
E: O “amor” e “relacionamentos” são os temas mais abordados em suas músicas e OST ‘s. O que você pensa sobre as músicas elevarem ainda mais um drama ou filme, já que você emprestou sua voz para muitas OST’ memoráveis?
S: Amor e relacionamentos é o que há de mais amplo. Mesmo que eu não possa ver as cenas em que meus OST ‘s irão tocar antes da estreia, eu tento o meu melhor lendo a história nas letras e transmitindo as emoções da melhor maneira possível. Eu me faço perguntas como todo compositor, como : devo cantar essa frase um pouco mais suave? Mais poderoso, triste? etc… os compositores por trás de cada decisão são os verdadeiros MVPs.
E: Você já trabalhou e colaborou com uma grande variedade de artistas. De Zico a PH-1 e Crush, existem quaisquer outros artistas coreanos que você escuta hoje ou se inspira, e que gostaria de ter uma colaboração no futuro?
S: São tantos! Gostaria de fazer algo com o BTS como compositor, e colaborar com a BiBi como artista…tantas pessoas talentosas das quais se podem inspirar.
E: Pode recomendar alguma música que você goste ou que esteja ouvindo ultimamente?
S: Silk Sonic. Qualquer coisa vinda deles. Sou um fã de longa data do Anderson. Paak e Bruno Mars…este projeto para mim é um sonho que se tornou realidade. Uma música específica que eu ouço quando sinto que nada está dando certo é Park Hyo Shin- Breath. Nunca falha em me lembrar que eu não estou sozinho.
E: O que você gosta de fazer no seu tempo livre? Qual é o seu hobby?
S: Adoro jogar os bons e velhos jogos FPS. porém, ultimamente estou mais no modo single player, em jogos de aventura com uma bela história pra mergulhar.
E: Você assistiu o drama mundialmente popular Squid Game, certo? Se você pudesse se destacar em desafio, qual seria e por quê?
S: Com a maioria dos jogos sendo baseados na sorte, o único jogo em que estou confiante é o Red Light, Green Light (Batatinha Frita 1,2,3). Mamãe me disse para nunca me apaixonar e perseguir uma garota que pode girar a cabeça 180 graus e matar na hora, mas você sabe, o amor vai prevalecer a tudo isso.
E: Ao entrarmos no Ano Novo, qual é a sua principal meta para 2022 e o que você gostaria de mostrar aos fãs?
S: Não posso dizer porque pode dar azar, mas tenho muito planejado! Finalmente é o meu ano, o ano do Tigre, quero torná-lo significativo.
E: Você pode, por favor, compartilhar algumas palavras de amor com os seus fãs ao redor do mundo?
S: Muito obrigada por todo o seu apoio. Cada um de vocês me faz querer dar o meu melhor. Me mostram também o amor que às vezes me esqueço de dar. Desejo a todos saúde e felicidade nestes tempos difíceis, e verei todos vocês muito em breve.
O que achou da nossa entrevista com o Sam Kim e da sua nova música Smile? Conta para a gente lá nas redes sociais do Entretetizei – Insta, Twitter e Face!
*Crédito da foto de destaque: K-pop Brasil