Foto: reprodução/OliviaPilar.com

Livro de Olívia Pilar aborda temas como representatividade negra e LGBTQIAP+

 Escritora traz mulheres e representatividades sáficas em suas obras

 

A escritora Olívia Pilar reforça como a representatividade de mulheres negras da comunidade LGBTQIAP+ é importante durante o ano inteiro e como ainda é difícil ter espaço para esse debate.

 

 “Na minha visão, precisamos encarar a representatividade em dois sentidos: personagens diversos, complexos e com várias camadas; e uma presença significativa de mulheres negras no mercado editorial. Para o segundo, entretanto, ainda encaro como um processo a passos curtos e lentos, considerando o cenário atual em que contamos poucas autoras negras na literatura jovem tradicional, pois elas se concentram mais no mercado independente (que é muito importante, especialmente por abrir portas)”, fala a escritora.

 

Olívia lançou seu último livro em julho de 2023: Um Traço Até Você, romance jovem adulto publicado pela editora Intrínseca, que trabalha temas como autodescoberta, amadurecimento, racismo, amor e traz representatividade sáfica e negra.

 

Foto: reprodução/Intrínseca

 

Sobre o livro 

 

O livro conta a história de duas protagonistas jovens e negras, sendo narrada na voz de uma delas, que vivem as descobertas de uma vida universitária. É uma narrativa arrebatadora e sensível sobre autodescoberta, os desafios da vida adulta e o que significa ser jovem, negra e audaciosa em um mundo que deslegitima seu direito de ocupar todos os espaços.

 

“Considero Um traço até você uma história sensível, que aborda o que é ser uma jovem mulher negra com muitos sonhos em um país que tenta moer nossas expectativas todos os dias. Quando escrevi, não me inspirei em apenas uma garota/mulher negra, mas em várias, para construir as personagens, então acredito que, de certa forma, consegui trazer representatividade para a história.”, conta Olivia.

 

Olívia Pilar é escritora, mestra e doutoranda em Comunicação Social pela UFMG. Busca trazer representatividade para suas histórias, que têm protagonistas negras e garotas que gostam de garotas. Também é autora de Quando o Sol Voltar (Editora CAB, 2021) e Entre Estantes (2017). Participou de diversas coletâneas e antologias, como Flores ao Mar (Mazza Edições, 2022), De Repente Adolescente (Seguinte, 2021) e Finalmente 15 (Galera Record, 2023). Um Traço Até Você é seu romance de estreia.

 

Já conhecia a autora? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, Twitter) e nos siga para mais conteúdos sobre livros! 

 

Leia também: 

 

Entrevista Pedro Ruas

 

Livros com protagonismo LGBTQIAP+ e representatividade

 

Texto revisado por Karollyne Lima

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!