Moxie é o novo filme da Netflix perfeito para assistir no mês da mulher
Moxie estreou na Netflix na última semana e já entrou para o Ttop 10 de produções mais assistidas da plataforma. O filme é, acima de tudo, sobre o despertar da consciência de igualdade entre os gêneros. Apesar de ser um filme adolescente, ele traz questionamentos muito pertinentes sobre sexismo e machismo, que as mulheres ainda enfrentam, mesmo em lugares que deveriam ser seguros, como o ambiente escolar.
Quem dirige a produção é Amy Poehler, que também participou do clássico Meninas Malvadas. Moxie é um filme leve e sem muitos aprofundamentos, mas que traz uma enorme lição sobre a importância da união entre as mulheres, principalmente quando mais jovens. Por isso, elencamos alguns dos pontos principais do filme. Confira:
Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta
O filme conta a história de Vivian (Hadley Robinson), uma adolencente tímida que decide criar uma revista anônima denunciando os casos de machismo em sua escola. Ela recebe influência de Lucy (Alycia Pascual), aluna nova, que logo de cara percebe tudo de errado que ocorre e que passa despercebido no colégio. Ela também é inspirada pelo passado da mãe que, nos anos 90, integrou um grupo punk feminista.
O problema é que, em uma pequena cidade no Texas, práticas machistas e opressoras ainda são comuns. Como, por exemplo, uma lista extremamente sexista que circula pelos alunos e a expulsão de uma garota apenas pela roupa que estava vestindo.
Despertar da consciência
Moxie retrata o despertar da consciência em questões de gênero, raciais e sociais. Vivian é uma adolescente branca que vivia fechada em seu próprio mundo. Mas, isso mudou quando ela foi exposta a situações que escancararam o machismo em sua escola. Assim, ela começa a perceber que já passou da hora da cultura local se modificar.
Diversidade em pauta
O filme se passa no colégio e é recheado depor diversidade. Temos personagens trans, latinas, asiáticas e lésbicas. Além disso, por se passar no ensino médio, Moxie apresenta questões inerentes a esta etapa da vida.
Há várias formas de ser feminista
Em Moxie, fica claro que não é preciso gritar ou ser super incisiva para demonstrar apoio ao movimento. Cada menina pode lutar de acordo com as sua personalidade e realidade.
E você, já assistiu ao filme? Não deixe de nos contar no nosso Face, Insta e Twitter.
*Crédito da foto de destaque: Netflix