Para celebrar essa data tão especial, separamos uma lista de filmes sobre figuras maternas que são verdadeiras heroínas
Ao longo das décadas, o cinema tem nos presenteado com mães inesquecíveis, guerreiras e corajosas. A maternidade não é nada fácil, mas esse laço tão singular não poderia ficar de fora das telinhas.
Se você gosta de filmes emocionantes, confira a lista com nove produções que mostram a luta diária de uma mãe para cuidar de seus filhos, e o verdadeiro significado de amor incondicional.
1. O Quarto de Jack
O filme conta a história de Joy (Brie Larson), uma mãe que é mantida refém dentro de um quarto por anos e acaba tendo um filho com seu o sequestrador. Para Jack (Jacob Tremblay), um esperto garotinho de cinco anos, o quarto não é só onde nasceu e cresceu, mas também o único mundo que conhece. Como não há janelas no ambiente, eles mantêm um único contato externo através de uma claraboia.
O Quarto de Jack nos transporta para uma relação maternal de cumplicidade e laços eternos, Joy transforma todo o trauma e sofrimento em força, e tenta criar uma realidade mais otimista para o filho. Conforme o tempo passa, ambos planejam uma forma de fugir do cativeiro.
2. Bird Box (2018)
Bird Box conta a história de Malorie (Sandra Bullock), uma mãe que tenta manter os filhos a salvo após uma invasão de criaturas misteriosas que, ao serem olhadas, revelam à suas vítimas os seus piores temores e arrependimentos, e as levam a cometer suicídio. Para chegar a um refúgio, ela e as crianças devem atravessar uma floresta com vendas nos olhos, e evitar entidades sobrenaturais.
Nessa espécie de apocalipse, a personagem luta pela sobrevivência e enfrenta grandes riscos para proteger e salvar a sua família.
3. Minha Mãe é Uma Peça (2013)
Dona Hermínia (Paulo Gustavo), é uma mulher que acabou de se divorciar do marido e cria sozinha os dois filhos, Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo). Protetora e apegada até demais, a mãe dá palpite em tudo na vida dos dois. Ao escutar sem querer dos adolescentes que ela está sendo chata, Hermínia decide então fazer uma reviravolta.
A personagem é inspirada na mãe do ator e se tornou um símbolo universal das mães brasileiras. Entre as piadas, os xingamentos e as brigas, é possível enxergar a preocupação de uma mãe amorosa, que só quer que os filhos estejam em segurança.
4. Uma Prova de Amor (2009)
Na trama, Cameron Diaz interpreta Sara, a mãe de uma adolescente diagnosticada com leucemia que, para salvar a filha Kate (Sofia Vassilieva), aceita as sugestões dos médicos para realizar um procedimento ortodoxo capaz de fazê-la gerar um bebê que seja um doador compatível com Kate. Entretanto, cansada dos diversos procedimentos médicos aos quais é submetida, e de não poder tomar suas próprias decisões, a garota está disposta a enfrentar os pais e lutar na justiça por emancipação médica.
O filme aborda o conflito, a angústia e o desespero de uma mãe que abdicou de tudo para cuidar da família. Sara não se conforma que já não há nada que possa fazer por Kate, o tempo está correndo e ela precisa deixá-la partir.
5. Um Sonho Possível (2009)
Baseado em fatos reais, o filme conta a história emocionante de um adolescente negro de dezessete anos chamado Michael Oher (Quinton Aaron). Apelidado como Big Mike, o garoto foi afastado da mãe viciada em drogas desde a sua infância. Mesmo vivendo nas ruas, possui talento para ser jogador de futebol americano e consegue uma bolsa de estudos em uma escola, onde passa a enfrentar diversos desafios, como a exclusão e o preconceito devido a sua cor e classe social.
Em uma noite chuvosa, Mike é acolhido por Leigh Anne (Sandra Bullock), uma mulher bem sucedida que acaba se encantando com o seu jeito humilde e protetor. Aos poucos, ele começa a fazer parte da família e Leigh Anne passa a tratá-lo como um filho, enxergando no garoto não apenas um enorme potencial como atleta, mas também como ser humano.
7. Extraordinário (2017)
Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto de dez anos que nasceu com uma deformação facial e sonha em ser um astronauta. Ele passa a frequentar a escola após ter sido educado em casa a vida inteira por sua mãe, Isabel Pullman (Julia Roberts), que se dedicou completamente ao longo desses anos para fazer com que o filho se aceitasse. No entanto, Auggie terá que lidar de perto com os constantes olhares e comentários que outras crianças fazem dele, até enxergar que em si suas qualidades, acima da aparência.
8. A Troca (2008)
No filme, Christine Collins (Angelina Jolie) é a mãe de Walter (Gattlin Griffith), um menino de nove anos que foi sequestrado enquanto ela estava no trabalho. Após meses de investigação, Walter é resgatado a salvo e levado de volta à sua mãe. No entanto, o garoto entregue não é o seu filho, e a polícia de Los Angeles nega que A Troca tenha sido feita. Com isso, Christine precisa lutar para provar a todos que seu filho ainda pode estar em risco, e mostrar que sua força e esperança não a farão desistir de tê-lo de volta.
9. Milagres do Paraíso (2016)
Nessa história baseada em fatos reais, Christy (Jennifer Garner) e Kevin Beam (Martin Henderson) fazem parte de uma família cristã que vai à igreja com frequência. Um dia, sua filha Anna (Kylie Rogers) começa a sentir fortes dores na região do abdome e é diagnosticada com um grave problema digestivo. À medida em que a doença se agrava, Christy vai se afastando cada vez mais de sua crença em Deus, enquanto busca alternativas para salvar a filha. A força do amor materno e da fé é relevada quando um acidente acontece e a menina é milagrosamente curada.
E aí, curtiu as dicas? Tem alguma sugestão de filme para indicar? Conta pra gente nas redes sociais do Entretetizei: no Twitter, Insta e Face.
*Crédito da foto de destaque: Montagem Entretetizei