Em uma entrevista exclusiva para o Entretetizei, o cantor nos contou mais sobre sua carreira de ator e cantor no México
Imagine largar a faculdade para viver de música em outro país? Foi isso que Rodrigo Massa fez. Nascido no interior de São Paulo, o cantor e ator deixou a faculdade de Letras na USP para tentar carreira artística no México: “Não é uma coisa fácil, né? Da família aceitar, dos amigos entenderem. Não é uma faculdade que é fácil de entrar, foram anos estudando pra poder passar no vestibular”, conta Rodrigo.
Mas há desejos que são maiores que nós. A vontade de sair do país já existia, muito antes de sua primeira viagem internacional: “Desde criança, sempre tive muita curiosidade. Pelos países, por como é a vida lá fora. Acho que crescendo no Brasil, numa cidadezinha pequena, nunca viajei pra fora até antes dos meus quinze anos. Eu nunca tinha viajado, então eu tinha muito essa curiosidade.”
A escolha de ir ao México
O destino não foi à toa. Quando questionado do porquê de ir ao México, Rodrigo explica: “Foi um pouco do nada, mas ao mesmo tempo, não. A ideia estava cozinhando na minha cabeça, desde que eu comecei a ter contato com a produção musical mexicana. Quando eu tinha treze, catorze anos que eu comecei a escutar essas músicas. Quando fui pro México pela primeira vez, foi amor à primeira vista e fiquei com essa vontade de voltar pra lá, de tentar a sorte como cantor.”
A chegada no México e a indústria mexicana
Mas chegar a outro país para tentar uma carreira artística não foi fácil. Tentar começar do zero na Hollywood da América Latina pode ser complicado. “Você está tentando conquistar o seu lugar numa cidade com cinco milhões de pessoas, onde ninguém te conhece, onde a indústria é extremamente competitiva. São muitos atores, são muitos cantores. O México realmente tem uma uma quantidade massiva de produções musicais, filmes, de séries, novelas, e eu tava querendo colocar o meu pezinho nesse mundo”.
Porém, Rodrigo nunca havia pensado em atuação antes. A possibilidade de atuar, lhe chegou através de um fotógrafo durante um ensaio para divulgação de uma demo.“Na minha cabeça, na minha inocência de garoto que cresceu numa cidadezinha no interior de São Paulo, achava que ser modelo era andar na passarela.”, explica divertido.
A partir daí, as portas começaram a se abrir para Rodrigo, que chegou a fazer mais de 300 comerciais de TV: “Comecei a fazer comerciais e comecei a me dar super bem. Depois dos trezentos comerciais, eu perdi as contas. E isso me ajudou a ter uma uma imagem reconhecida no México, as pessoas lembravam de mim pelos comerciais. Assim, as portas se abriram para o mundo da música e da atuação.”
Like, Pedro Damián e Christian Chávez
Rodrigo participou da novela Like, de Pedro Damián, onde interpretou a Richie, e compartilhou cena com o ex-RBD Christian Chávez. “Outro dia eu tava pensando nisso e eu acho que até hoje não caiu a ficha ainda. Eu estive aí trabalhando em Like e atuando ao lado de Christian Chávez, compartilhando o camarim e conversando com ele. Era uma pessoa que eu via aí na televisão, tinha uns CDs, assisti Rebelde no SBT. Era uma coisa tão distante pra mim, eram aquelas celebridades, aquelas estrelas da televisão que eu falava ‘nunca vou conhecer’.”
Rodrigo também comentou sobre a experiência de gravar a novela no mesmo lugar onde ocorreram as gravações de Rebelde e sobre ser trabalhar com Pedro Damián. “Foi uma emoção extrema, além de estar conversando aí com o Pedro Damián todos os dias. Ele aparecia muito nos estúdios, foi muito legal.”
Álbum
O álbum La fiesta foi lançado em 2020. O produtor é Guido, mesmo produtor dos álbuns do RBD. O cantor, que já tinha planos de se mudar ao Canadá, conta que o disco foi gravado de maneira rápida: “E eu queria gravar algum álbum antes de vir pra cá, com ele. Então eu falei ‘Guido, a gente tem um mês pra gravar um álbum.’ Então, foi tudo muito rápido. E além de gravar o álbum, a gente gravou quatro ou cinco clipes que também foram lançados durante esses últimos dois anos e foi uma loucura.”
As composições do álbum são todas escritas por Rodrigo. “Foram canções que eu já tinha escrito. Algumas bem antigas, que eu escrevia no Brasil, antes de me mudar pro México, e outras muito recentes que eu escrevi dois dias antes de ir pro estúdio. A maioria das letras não estavam terminadas ainda. Então, às vezes, antes de ir pegar o microfone e cantar, eu tava ali, ainda escolhendo a palavra perfeita para aquele verso. Mas graças a Deus deu tudo certo.”
O álbum conta com uma mistura de ritmos, inclusive ritmos brasileiros e baladas românticas. “Ao invés de focar em uma emoção só, como fazem a maioria artistas, eu faço tudo. Eu quero cobrir todas essas emoções quando eu faço um novo álbum ou quando eu gravo uma nova música.” Explica o cantor.
A entrevista completa com o cantor e ator Rodrigo Massa está disponível em nosso canal do YouTube. Confira:
Quer acompanhar mais sobre cultura pop latina? Fique de olho em nossas redes sociais, Twitter, Insta e Face, para todas as novidades.
*Crédito da foto de destaque: Observatório da TV