Hoje, dia 22 de agosto, é comemorado o Dia do Folclore. Separamos séries, livros, filmes e músicas para celebrarmos este dia tão especial para a cultura brasileira
Desde pequenos o Folclore brasileiro está presente em nossas vidas. Quem não se lembra de ouvir as histórias do Saci Pererê, Cuca, Boi-Bumbá, Curupira, Iara, Caipora, Mula sem cabeça, e entre muitas outras na escola?
Existe um dia especial para comemorar essa representação cultural do nosso país que é o Folclore. E este dia é hoje.
Portanto, separamos 10 séries, livros, filmes e músicas para você consumir em comemoração ao dia do nosso grande Folclore. Confira!
Cidade Invisível
O seriado que conquistou o Brasil e outros lugares do mundo, Cidade Invisível, é aquela produção que você não consegue parar e já começa o próximo episódio. A produção conta com grandes nomes das lendas do nosso Folclore, como Saci Pererê, Cuca, Iara, Boto e Curupira.
A série vale cada segundo e é digna de orgulho da nossa cultura. A primeira temporada está completa na Netflix e a segunda já está confirmada.
Sítio do Picapau Amarelo
É óbvio que a turma do Sítio do Picapau Amarelo não poderia ficar de fora. O mundo criado por Monteiro Lobato é composto por livros, desenhos, séries, filmes, músicas e quadrinhos. O universo atemporal do Sítio, nos traz representações do Folclore, especialmente da Cuca e do Saci. Uma curiosidade é que a cuca ficou conhecida como um jacaré a partir da representação de Lobato.
A Cuca Te Pega
Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega. Quem nunca teve medo da risada de Cuca no início da música A Cuca Te Pega, que atire a primeira pedra. A música, na voz incrível de Cássia Eller, é uma referência quando se fala em músicas que trazem o Folclore.
O que pouca gente sabe é que a música é, na verdade, uma regravação feita em 2001, para uma nova versão do Sítio do Picapau Amarelo. A música original foi gravada e cantada por Dorival Caymmi, para ser lançada na primeira versão do seriado, em 1979.
Castelo Rá-Tim-Bum
“Alguém assobiou? A Caipora chegou“. Como não lembrar de Caipora correndo pelo Castelo Rá-Tim-Bum? Ela costumava aparecer sempre que alguém assobiava para cantar e ensinar sobre nossas tradições folclóricas e indígenas para as crianças.
Caipora foi interpretada pela atriz Patrícia Gasppar e sempre aparecia com fome e irritada, e só ia embora depois que Nino, Pedro, Biba e Zequinha acertavam uma palavra secreta.
Turma da Mônica
A nossa amada Turma da Mônica sempre arrasou em abordar temas brasileiros e com o Folclore não seria diferente. A franquia da Mauricio de Sousa Produções traz tradições folclóricas e lendas em seus gibis, desenhos animados e livros próprios do assunto.
Já pensou em ver o Chico Bento junto com o Saci? Graças a criatividade dos criadores isso é possível, assim como diversas outras misturas de personagens que podem ser conferidas nos livros da turminha.
Quem Tem Medo de Curupira?
A peça de Zeca Baleiro, Quem Tem Medo de Curupira?, é um musical que mostra a vida dos personagens das lendas na cidade, com o objetivo de não serem esquecidos e não perderem sua popularidade. O escrito já foi adaptado para os palcos e teve sua trilha sonora lançada em 2011.
Em 2016, o musical virou livro de literatura infantojuvenil e no mesmo ano venceu o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), na categoria Melhor Livro – Literatura Infantojuvenil.
A Turma do Pererê
Como não amar Ziraldo? O dono da franquia O Menino Maluquinho também foi o responsável pela criação da Turma do Pererê. Assim como o Sítio do Picapau Amarelo, o universo de Ziraldo, que começou apenas com uma tirinha no O Cruzeiro, conta com livros, séries e desenhos animados. Além disso, em 2019, a Turma do Pererê ganhou um documentário.
A história de Pererê, Tininim, Moacir, Galileu, Boneca de Pixe, Geraldinho, Pedro Vieira e Moacir fizeram parte da infância de muita gente e até hoje pode ser vista no canal TV Brasil, para matarmos um pouquinho a saudade.
O Pergaminho Vermelho
O filme O Pergaminho Vermelho, filme disponível no Disney+ possui referências claras ao Folclore brasileiro. A cena mostrada na foto acima, traz referências diretas ao Saci Pererê, com a chegada dos personagens através de um pequeno furacão.
Outra referência relevante, mas que só se é notada se prestar muita atenção, é ao Curupira. Em uma cena podemos ver Idril (Any Gabrielly, que é contado um pouco mais sobre a personagem aqui), caminhando descalça e deixando pegadas ao contrário.
O Vira
Todo mês de agosto a música O Vira tocava nas festas de Folclore nas escolas. Ela está dentro do gênero Rock e foi lançada no ano de 1973 pela banda Secos e Molhados. Além de trazer a figura do Lobisomem, a música também tem como base músicas portuguesas.
Depois de sair do grupo, Ney Matogrosso também ajudou na fama da música, cantando e performando em shows em sua carreira solo. Vem dançar e Vira, vira, vira homem, vira, vira Vira, vira, lobisomen.
Folclore Brasileiro
Essa não é apenas mais uma série de Folclore. Apresentado por Isadora Becker, Folclore Brasileiro, disponível na Amazon Prime, é uma série onde ela conta curiosidades das principais lendas brasileiras e traz receitas relacionadas aos personagens.
Saci Pererê e Pé de moleque, Iara e tacacá, Cuca e vatapá são algumas das 12 combinações que estão presentes na série. Quem não quer aprender a cozinhar e descobrir um pouco mais das nossas lendas?
E você, hein? O que você mais gosta do Folclore brasileiro? Nos conte nas nossas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter, e aproveite o seu Dia do Folclore!
*Crédito da imagem de destaque: Divulgação