Entrevistamos a girl band brasileira KATZ, formada por Flavinha, Mayra e Bella
Antes de mais nada anotem essas próximas palavras: vocês ainda vão ouvir muito o nome KATZ. A banda formada pela mato-grossense Flavinha, a paulista Mayra e a mineira Bella, tem tudo para se tornar a Little Mix brasileira. Você não deve estar estranhando o nome da banda, ainda mais se acompanha o Entretetizei, já que falamos das KATZ nesta matéria.
As meninas contaram tudo para gente no nosso quadro do YouTube, Te Entrevistei, no qual falamos sobre o início do grupo e sobre os passos futuros da girl band.
Como tudo começou
A girl band contou que tudo começou através do Programa Raul Gil, – as meninas entraram como calouras, separadas. Mayra e Bella foram da mesma temporada, em 2013, e Flavinha em 2011.
Elas se encontraram em um evento que reunia jovens talentos, em 2015, e decidiram gravar um vídeo divulgando o evento, que acabou fazendo muito sucesso na internet. A partir disso elas sentiram uma conexão, formaram o grupo e não se separaram mais.
KATZ
A palavra KATZ é abreviação do antigo nome da girl band. Os fãs da banda já se referiam ao trio como kats, mas com a letra s no final. As meninas resolveram trocar o s pelo z, para ficar com mais força.
“A gente achou que era um nome forte, que combina com a gente por ter as letras k, t e z e achamos que era muito forte”, conta Bella. “Tem essa alusão também à gatas e tudo mais e a gente achou fofo”, complementa Mayra.
Covers
Antes de começarem a lançar músicas próprias, as meninas iniciaram com covers. Até hoje as regravações de músicas super comentadas do mundo pop estão presentes na carreira das KATZ. Em resposta à pergunta “Qual é o cover preferido de cada uma”, o trio concordou que é muito difícil escolher um só e que é mais fácil decidir o que menos gosta, pois tem músicas que dão tanto trabalho para gravar que depois fica difícil de ouvir.
Porém, as meninas deram uma resposta. Bella conta que seu preferido é o Medley Rouge. Já Mayra selecionou dois Medleys: Medley RBD e o Medley POP. Por fim, Flavinha escolheu o Medley Sandy e Júnior, mas afirmando que tem muito carinho por tudo que elas fazem.
Sobre Medley Bella conta: “São os que mais dão trabalho e no final das contas a gente acaba gostando mais, porque a gente junta um monte de música num vídeo só, então fica mais interessante, eu acho”. “Sim, e o processo criativo é bem legal também”, complementa Mayra.
Clack Boom
O último single lançado pela girl band foi Clack Boom e quem escolheu a música foram os fãs. Dentro do programa Generation NXT, o trio lançou um projeto, o Crie com Katz, para que seus fãs escolhessem o próximo lançamento do grupo. No início do mês, elas divulgaram três trechos de músicas inéditas no TikTok e a escolhida para ser lançada seria a que acumulasse o maior número de criações diárias na rede e Clack Boom foi a vencedora.
“Foi um processo incrível, porque nada melhor que pessoas que gostam do nosso trabalho, que estão ali presentes, torcendo por cada passo que a gente dá, eles poderem decidir qual seria a nossa música de trabalho. Foi um grande presente para a gente e acredito que para eles [os fãs] também. Um momento muito legal da nossa carreira e que com certeza vai ficar marcado, porque mais para frente eles vão poder falar ‘Sabe aquela música? Eu ajudei a escolher, eu criei uma trend, eu fiz tal coisa e por isso que aquela música foi selecionada”, diz Flavinha. Além disso, ela comenta: “Os nossos fãs sempre foram muito presentes na nossa carreira, graças a Deus. E ter isso deles fez a gente ter uma proximidade maior ainda. […] Os felinos [fãs] são maravilhosos.”
Mayra conta sobre a diferença de lançar uma música já aprovada pelo público: “Geralmente tem tanta expectativa da nossa parte ‘Será que essa música vai funcionar? Será que essa música vai agradar? E saber que a música que mais agradou foi a que a gente lançou. Foi o processo inverso. Então essa é a grande sacada desse projeto.”
Generation NXT
O Generation NXT é um programa de suporte a artistas musicais e em desenvolvimento no TikTok. A girl band está sendo apoiada e usada como exemplo pela rede social, o que tem ajudado elas a crescerem.
“A gente se sente muito feliz por poder fazer parte desse seleto grupo de artistas que eles selecionaram. Está sendo uma experiência nova muito bacana”, diz Bella.
Flavinha comenta da responsabilidade de ser uma influência: “É muita responsabilidade também, a maioria das pessoas que nos seguem no Tik Tok é adolescente, então elas estão muito naquela fase de se espelhar, de ter aquela pessoa como referência, então a gente tem que tomar muito cuidado com o que a gente posta, é muita responsabilidade mas ao mesmo tempo é muito gratificante receber tudo isso do Tik Tok, toda essa confiança que eles tem na gente, ao mesmo tempo também é muita responsabilidade.” Mayra complementa: “A gente tem que tomar cuidado para não ser imaturas demais para a nossa idade, nem para ser cringe demais para nossa idade, então tem que ter um equilíbrio aí.“
Além disso, elas contam que tiveram oportunidades maravilhosas com essa visibilidade que a rede tem dado a elas: “As Spice Girls repostaram um vídeo nosso, que a gente postou no Tik Tok e o Now United. Então são oportunidades que vieram através do Tik Tok.” diz Flavinha. Mayra relembra: “O Christopher Uckermann do RBD também.”
Influências e parcerias dos sonhos
Quando falado em influências, todas concordam que a maior referência do trio é o Little Mix. “É uma influência muito grande, vocalmente falando, principalmente porque a forma como elas conseguem harmonizar nos inspira muito”, diz Mayra. Bella admira a carreira sólida e constante que as meninas possuem e afirma que isso também é o que elas buscam. Além disso, Flavinha lembra da influência dos grupos Rouge e Black Pink.
A lista de parcerias dos sonhos das meninas possui nomes nacionais e internacionais de grande peso. Flavinha cita Jessie J e Luisa Sonza, Bella comenta sobre Lady Gaga e, por fim, Mayra diz Gloria Groove.
Planos futuros
O plano principal e mais desejado pelas meninas é fazer shows. Por conta da pandemia do Covid-19 todos os shows estão suspensos. “[Quero] fazer show […] chega de pandemia, não aguento mais. Quero fazer show, subir no palco, cantar, ver um monte de gente cantando a minha música.”, diz Flavinha.
Mayra brinca: “Meus planos? É a gente fazendo show no Madison Square Garden. Coisa simples, coisa pouca. […] De verdade, a gente quer muito fazer show e continuar lançando cada vez mais músicas, esses são os principais planos.”
Sobre um álbum, elas respondem que não pretendem fazer agora, por conta da pandemia, mas talvez em 2022. A prioridade é fazer shows, assim que possível, para aproveitar todas as etapas e que, neste ano, elas focarão em singles independentes.
A entrevista completa pode ser assistida no nosso canal do YouTube ou no vídeo abaixo:
Curtiu saber um pouco mais sobre as KATZ? Corre nas redes sociais do Entretetizei – Instagram, Facebook e Twitter – e conte para a gente.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação/Universal Music