Apesar do poemas serem consumidos na maioria das vezes de forma individual, diversos livros reúnem poemas que possuem uma temática em comum. No post de hoje, separamos quatro dicas de leitura para você que é fã de poesia, com dicas tanto nacionais, quanto internacionais.
O Almirante Louco – Fernando Pessoa
Em um livro assinado por vários heterônimos do autor, O Almirante Louco reúne diversos personagens com personalidades diferentes para contar suas aventuras através da poesia. Por meio da imaginação, um solitário apaixonado, um pastor filósofo, um engenheiro naval e um médico tranquilo experimentam o mundo à sua maneira.
As diversas personalidades fazem com que pelo menos um dos personagens tenha uma forma de ver a vida semelhante a do leitor.
Poema Sujo – Ferreira Gullar
Escrito no período que o autor ficou em exílio por conta da Ditadura Militar, o livro reúne poemas que tratam sobre liberdade e solidão. Além disso, o livro também tem um caráter autobiográfico e mescla diversos estilos de poesia.
Confira um dos poemas sendo recitado pelo próprio autor:
Toda Poesia – Paulo Leminski
Outro clássico da literatura do século XX, Toda Poesia mescla coloquialismo com uma literatura mais erudita. Os textos também têm influência do modelo de poesia japonês haikai, um estilo no qual a forma é tão importante quanto o conteúdo.
Poesia que Transforma – Bráulio Bessa
Por fim, um lançamento recente da literatura nacional. Poesia que Transforma foi escrito por Bráulio Bessa e foca no regionalismo. A obra é toda escrita em cordéis que representam a cultura e a linguagem popular, em um texto que, segundo o autor, funciona como uma abraço para os que o lêem.
E você? Gosta de poesia? Conta pra gente qual desses livros pretende ler nas redes sociais (Twitter, Face e Insta) do Entretê.
*Crédito da foto destaque: Reprodução/ Pixabay/ Poesia sendo escrita.