Categorias
Moda

Vida Longa ao Jeans – Tendências e Upcycling

Atire a primeira pedra quem nunca cortou uma calça jeans velha para fazer um short novo! Conheça o Upcycling e suas tendências!

Como o Upcycling surgiu

O termo Upcycling foi utilizado pela primeira vez em meados dos anos de 1994, pelo empresário e ambientalista Reine Pilz durante uma entrevista. Na época ele se referia ao grande desperdício de materiais e propunha dar um novo uso aos materiais para evitar o desperdício. 

Em 2002 William McDonough e Michael Braungart publicaram o livro Cradle to Cradle: Criar e Reciclar Ilimitadamente  por , onde o termo foi usado novamente. Os autores citam o ambientalista defendendo um trajeto circular de criação e reutilização dos recursos, ampliando o ciclo de vida dos itens no geral.

“Roupa feita de roupa”

Uma ótima maneira de exemplificar o Upcycling é citando Ego Oliver, digital influencer e youtuber, apelidado de rei do UPCYCLING. No vídeo abaixo, Ego contextualiza o conceito  Upcycling, Dentro da moda, baseando-se na premissa de que uma peça que antes seria descartada mas acaba virando um novo item. Por exemplo uma calça jeans que pode virar um short, uma saia, e muitos outros itens, afinal, a criatividade é o limite! Ou seja, o reaproveitamento de materiais para produção de peças novas com mais valor agregado é o novo pretinho básico!

 

Confira alguns exemplos:
jaqueta jeans upcycling
Foto: divulgação/pinterest @Allegro

Dos pés a cabeça:

all jeans upcycling
Foto: divulgação/pinterest @luawolf

Com patchwork:

jeans upcycling
Foto: divulgação/pinterest @GarotaTeContoTudo

Na sua jaqueta:

upcycling
Foto: Divulgação

 

JEANS

O denim, um tecido feito de algodão durável, dá vida às nossas tão amadas peças de Jeans. Não importa a temperatura, época ou tendência, elas sempre estarão presentes em nosso guarda-roupa!   

Mas quando se fala em all jeans, é fácil lembrar do casal mais icônico dos anos 2000, Britney Spears e Justin Timberlake, que roubaram a cena no tapete vermelho da premiação American Music Awards. Os dois usavam looks inteiramente em peças jeans e nos mostraram que ele nunca sai “de moda”.

Casal usando all jeans upcycling
Foto: Divulgação

Essa peça icônica mostra que nada precisa ser descartado, inclusive pode até se tornar outra peça com o novo uso, prolongando sua vida útil. A customização é uma das formas de utilizar o conceito de upcycling na moda. 

TENDÊNCIAS E CUSTOMIZAÇÃO
BOTAS DE CALÇA JEANS – BOOT JEANS
jeans boots upcycling
Foto: divulgação/pinterest @StealTheLook

Mesmo depois da tendência ter sido desfilada nas passarelas de grandes grifes de moda, ela só ganhou popularidade quando a modelo sueca Elsa Hosk apareceu em seu instagram usando. 

https://www.instagram.com/p/CeZM3GmpRZ2/?utm_source=ig_embed&ig_rid=a34d398d-4180-44ba-8c7f-1e1ccf42d2b3

A influencer Julia Fox também aderiu à tendência:

Julia Fox usando Kalda upcycling
Foto: divulgação/instagram @hoskelsa

O par de botas (que custa aproximadamente 550 dólares) é de uma marca de calçados islandesa: Kalda, queridinha por Bella e Gigi Hadid. 

Dentro do TikTok, o calçado foi popularizado através de vários DIY (Faça você mesmo) na hashtag #jeansboots e ganhou diversos tutoriais, por ser barato (geralmente é usado peças que você já tem mas não veste mais) e também por ser fácil, rápido e, principalmente, exclusivo!

Confira o vídeo a seguir de DIY:
@amandaengstrands

Absolutely in 🍃#fyp #foryou #foryoupage #elsahosk #jeansboots #ootd #jeans

♬ Guud Gurls – BREAKING BEATTZ

 

A geração Z que consome as trendys do aplicativo muitas vezes não pode gastar o mesmo que as influencers em produtos de grife, portanto utilizam toda a sua criatividade recriando suas peças favoritas.

upcycling
Foto: Divulgação

Durante o rock in rio a tendência também apareceu bastante:

https://www.instagram.com/p/CiBUuOKrjr2/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

 

Um pequeno resumo:

@let_diogenes

E aí quem topa essa ideia? A @gabikirsten ja aderiu a dela 🫶🏻💙 #fashiontiktok #fashion #jeansboots #elsahosk #thatgirl

♬ som original – Let Diógenes

Jeans bordado

Nos desfiles de verão da Dolce & Gabbana e Isabel Marant o jeans, a peça que antes era considerada básica,ganhou um clima festivo com a adição de bordados, miçangas e pedrarias,criando uma nova tendência e levando o jeans para também para a noite.

upcycling
Foto: Divulgação

É também uma forma de você mesma conseguir customizar a sua peça! E um dos maiores benefícios é que essa peça será apenas sua! 

O designer carioca Matheus Passos sabe bem como funciona isso! Ele trabalha com a sustentabilidade na moda, seu trabalho consiste em pintar peças de roupas usadas com artes autorais, veja mais:

https://www.instagram.com/p/CfcIzAAp1PU/

 

Confira também a seguir o look all jeans que a influencer Brenda Abreu customizou:

https://www.instagram.com/p/CiGO4dvgCdA/

 

Alguns bordados:

jeans bordado upcycling
Foto: divulgação/pinterest @Delaney
Jeans de patchwork

O patchwork, técnica que consiste em criar peças através de retalhos, foi uma das principais tendências em 2021 e também chegou ao jeans em peças que misturam recortes de diferentes lavagens, como apareceu no desfile de verão 2022 na americana Coach.

jeans upcycling
Foto: Divulgação

O patchwork é a maneira mais sustentável e consciente de criar, reaproveitando retalhos. “É estimado que cerca de 20% a 30% de tecido seja descartado no processo de corte de uma peça. Portanto, criar com os retalhos e o que a indústria da moda considera restos é, na verdade, revolucionário, pois une inovação e resgate na construção de novas narrativas a partir do fazer roupas”, explicou Fernanda Simon, diretora do movimento: Fashion Revolution Brasil. O movimento luta por uma indústria da moda que valorize as pessoas e o planeta acima do dinheiro.

Confira Ego Oliver vestindo um look com patchwork:

https://www.instagram.com/p/CXozCVwvCTT/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

 

Veja também o trabalho do Bazar Let Gama, fundado em 2020 com o intuito de tornar a moda mais democrática e sustentável através do upcycling,  retalhos de tecidos de uma marca famosa para criar novas peças:

https://www.instagram.com/p/CinGheAOoUX/

 

Mais vídeos de DIY Patchwork:

@_nihalimbu

(Part 1)DIY PATCHWORK JEANS (I am backkk! 🦋)👀❤️ #tiktokfashionmonth #fashion #sewingtutorial #fyp #stich #style #foryoupage #depop

♬ why are so many ppl using this sound – ✧*・゚*✭

 

E você? Já sabe o que vai usar? Conta para a gente como vai usar seu jeans aqui nos comentários ou nas redes sociais do Entretetizei (Insta, Face e Twitter).

Categorias
Cinema Entretenimento Entrevistas

Viola Davis divulga o longa A Mulher Rei no Brasil

O filme estreia nos cinemas em 22 de setembro

A atriz Viola Davis esteve no Brasil para a divulgação de seu novo filme A Mulher Rei. Em sua passagem pelo Rio de Janeiro, Viola visitou pontos turísticos como o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), a Cidade do Samba, onde esteve no barracão da Mangueira, e o Cais do Valongo, todos localizados na região portuária da cidade.

No Muhcab, Viola Davis e seu marido, Julius Tennon, conferiram a exposição O Impacto da Mulher na Cultura Afro-Brasileira, que se inspira em A Mulher Rei. A mostra, com fotos de cenas do filme, figurinos originais e detalhes da produção, fica disponível até o dia 1º de outubro. A visitação gratuita é de quinta a sábado, das 10h às 17h. O museu fica na Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa.

Foto: divulgação/ Instagram @muhcab.rio

Na segunda (19), Viola Davis e Julius Tennon, produtor associado de A Mulher Rei, participaram de uma coletiva de imprensa, no Hotel Copacabana Palace, onde responderam perguntas de jornalistas do Brasil e de países da América Latina. A jornalista Adriana Ferreira mediou o evento.

A coletiva começou com uma declaração de Viola sobre o Rio de Janeiro. A atriz se sentiu envolvida pelas belezas naturais da cidade, pela comida, pela generosidade das pessoas e pelo clima de alegria e agradeceu por todo amor que recebeu em sua passagem pelo Brasil.

Sobre a escolha do Rio de Janeiro para pré-estreia de A Mulher Rei, Viola fez uma reflexão apontando que o Brasil foi o país das Américas que mais recebeu pessoas escravizadas da África, mas que não há um sentimento de conexão entre os negros da América do Norte, do Caribe e da América do Sul em relação a sua origem.

No filme, o papel do Brasil no tráfico internacional de pessoas fica evidenciado por personagens como Santo Ferreira (Hero Fiennes Tiffin), que é o comandante de um navio negreiro, e Malik Diallo (Jordan Bolger) que é um brasileiro filho de um português com uma escrava com origem em Daomé.

Foto: divulgação/Entretetizei

Viola Davis rejeita a classificação de A Mulher Rei apenas como um filme de ação. Para a atriz, o filme é um drama-histórico com ação, pois toda a preparação física necessária para representação da general Nanisca fez parte do processo de construção de sua personagem. Assim como foi necessária sua preparação emocional.

Uma questão importante que Viola Davis sempre aborda em suas entrevistas é a visibilidade da mulher preta. Como elas precisam lidar com os estereótipos e com o preconceito que diminuem o seu papel social. “Nossa beleza não é vista. Nossa complexidade não é vista. Nossa força não é vista”, afirma.

Em Agojie, as mulheres pretas guerreiras sabem que têm valor. Elas não precisam de uma presença masculina. Não precisam da presença de um branco. A vida imita a arte. Por isso, é tão importante personagens como as do filme”, desabafa a atriz.

O longa A Mulher Rei é pautado pela narrativa feminina, a partir do ponto de vista de mulheres pretas guerreiras, com diferentes origens geográficas e diferentes tons de pele negra, altura e corpos. Elas foram banidas do convívio social e se sentiram acolhidas e respeitadas em Agojie.

Foto: divulgação/Sony Pictures

Por fim, ao ser questionada se A Mulher Rei é o primeiro de uma série de filmes com protagonismo negro, Viola Davis devolve a pergunta. Para a atriz cabe ao público responder se interessa assistir filmes com protagonistas negras ou filmes sobre narrativas negras.

O público está disposto a ver mulheres negras como heroínas em personagens como Lara Croft: Tomb Raider, Viúva Negra (Black Widow) ou Salt? Talvez A Mulher Rei seja o primeiro passo para sensibilizar a audiência. Essa é a minha esperança”, conclui.

A estreia de A Mulher Rei, exclusivamente, nos cinemas nacionais será em 22 de setembro. Nos Estados Unidos, a produção arrecadou 19 milhões de dólares no primeiro fim de semana em cartaz e alcançou 100% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

Vai assistir A Mulher Rei? Conta pra gente! Para acompanhar as notícias do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!

Leia tambémResenha | A Mulher Rei é um filme poderoso

 

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação/Instagram @sonypicturesbr – Manu Scarpa.

Categorias
Cinema Notícias

Motivos para você assistir o relançamento do primeiro Avatar nos cinemas

Aventura épica retorna em versão 4K HDR

O filme Avatar, vencedor do Oscar e recordista de bilheterias, retorna aos cinemas no dia 22 de setembro, agora relançado em versão 4K HDR. A produção é ambientada  no fantasioso mundo alienígena, chamado Pandora, que é  habitado por seres denominados Na’vi. Com o objetivo de explorar Pandora, os humanos criam os avatares, corpos biológicos controlados pela mente humana, que permitem a locomoção, pois o mundo alienígena é altamente tóxico para a raça humana. 

Jake Sully, ex-fuzileiro naval paralítico, é um dos escolhidos para explorar Pandora, por meio dos avatares. Entretanto, Jake se apaixona por Neytiri, uma Na’vi. Essa paixão leva o ex-fuzileiro a desistir de explorar o mundo de sua amada, mas sim de lutar pela sobrevivência dele. 

Escrito e dirigido pelo vencedor do Oscar James Cameron, Avatar é estrelado por Sam Worthington, Zoe Saldaña, Stephen Lang, Michelle Rodriguez e Sigourney Weaver, com produção de Cameron e Jon Landau.

Confira o trailer de Avatar:

Pensando no relançamento, preparamos alguns motivos para rever o filme nos cinemas. Confira:

 

Versão em 4K HDR

Avatar é, sem dúvidas, um filme para ser assistido no cinema, em função de sua produção rica em detalhes, que são melhores apreciados no cinema. Se em seu primeiro  lançamento em 2009, a qualidade já impressionava, agora em 4K HDR,  o telespectador terá uma experiência ainda melhor. 

Revolução da tecnologia em 2009 

Avatar foi lançado em 2009 e revolucionou o cinema com a sua tecnologia avançada para época, incluindo os óculos 3D –  popularizando esse formato. A complexidade tecnológica é tamanha que o diretor teve a ideia do filme em 1995, mas  só em 2009 conseguiu a tecnologia adequada para realizar a produção como queria. Para aqueles que não tiveram a oportunidade de assistir ao filme pela primeira vez nos cinemas, ou até mesmo os que já assistiram, vale a pena conferir de perto o início dessa revolução tecnológica no audiovisual.

Destaque no Oscar e em diversas premiações

A história é emocionante e atemporal, ingredientes que fizeram de Avatar um dos maiores sucessos do cinema de todos os tempos. Além disso, o longa foi  indicado em nove categorias do Oscar de 2010, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. O filme conquistou três estatuetas da Academia: Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção e Melhores Efeitos Visuais. Além do mais, a produção também conquistou o Globo de Ouro  (2010) de Melhor Filme e Melhor Diretor. No total, foram 73 diferentes prêmios para a produção de James Cameron. 

Preparação para Avatar: O Caminho da Água

O relançamento de Avatar nos cinemas serve como um aquecimento para Avatar: O Caminho da Água, que chega aos cinemas em 15 de dezembro. Após mais de 13 anos desde a estreia do primeiro filme, a sequência será ambientada cerca de 14 anos após o primeiro filme, e terá um grande foco familiar nos filhos de Sully e Neytiri.

Dirigido por James Cameron e produzido por Cameron e Jon Landau, Avatar: O Caminho da Água é estrelado por Zoe Saldana, Sam Worthington, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Cliff Curtis, Joel David Moore, CCH Pounder, Edie Falco, Jemaine Clement, Giovanni Ribisi e Kate Winslet.

Confira o trailer de Avatar: O Caminho da Água

 

E  você, vai assistir Avatar nos cinemas?  Conta pra gente o que achou, aqui nos comentários ou nas redes sociais do Entretetizei (Insta, Face e Twitter).

*Crédito da foto de destaque: divulgação/Twenty Century Fox 

 

Categorias
Cultura asiática Música Notícias

JAMIE anuncia sua primeira turnê norte-americana

Solista sul coreana passará por sete cidades com sua tour

 A cantora e compositora sul-coreana JAMIE anunciou ontem (19) a sua primeira turnê na América do Norte, que vai passar porsete cidades em outubro. Poucos dias antes, ela revelou que seu novo EP será lançado também no próximo mês, seu primeiro em quatro anos desde jiminxjamie. A artista global vem lançando diversas  músicas de sucesso nos últimos anos, e se tornou uma das artistas mais destacadas da Coreia. 

A venda dos ingressos já começou nos sites oficiais.

Sobre a turnê, a artista disse: “Estou tão animada de ver meus fãs norte-americanos cara a cara pela primeira vez! Espero que os Baby J’s estejam prontos!”.

JAMIE
Foto: divulgação/ warner music korea

Confira a passagem da artista pela américa do norte:

10 de outubro – Los Angeles – 1720

11 de outubro – Vancouver – Evento & Convenção Harbour

15 de outubro – Toronto – A Ópera

17 de outubro – Brooklyn – O Monarca do Brooklyn

19 de outubro – Dallas – DEAC

21 de outubro – Seattle – O Crocodilo

23 de outubro- São Francisco – The Midway

No início de 2021, JAMIE participou do remix dos artistas americanos de hip-hop Saweetie e Doja Cat’s Best Friend ao lado do rapper sul-coreano e japonês CHANMINA, reunindo mais de 13 milhões de peças no Spotify. 

Outras colaborações globais notáveis, como Family by David Guetta, Ty Dolla $ign e A Boogie Wit da Hoodie, e Numbers com CHANGMO, dominaram as paradas em seu lançamento. JAMIE construiu um repertório inigualável, mostrando suas habilidades musicais camaleônicas e sua maturidade em EPs com encantos flutuantes, carismáticos, maliciosos e inimitáveis talentos vocais. 

A cantora e compositora continua a encantar sua crescente base de fãs internacionais, que atualmente conta com 1,6 milhões de seguidores no Instagram e milhões de streams em múltiplas plataformas. 

 

Quem aí também quer que a artista venha ao Brasil? Conta para a gente lá nas redes do Entretê  Insta, Face e Twitter.

 

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação/ Warner Music Korea.

 

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!