A atriz turca Hande Erçel é capa da edição de outubro da Marie Claire Turquia, que conta com um ensaio fotográfico empoderado e uma entrevista inspiradora. Leia na íntegra, com tradução oficial do turco para o português
Por Anna Mellado e Gabriella Serrano
*Créditos da tradução: Portal Hande Brasil
Hande Erçel nasceu em Bandırma, na Turquia, tem 28 anos e é a mulher mais seguida de seu país, com um total de 29 milhões de seguidores em sua conta do Instagram. Ficou mundialmente famosa pelo papel de Eda Yildiz, na série Sen Çal Kapımı, da Fox TV.
E por que ela é tão amada assim? Se me permitem opinar, a redatora que vos escreve diria que é pelo seguinte fato: Handemiyy, como gosta de ser chamada, carrega consigo uma energia única, capaz de contagiar qualquer pessoa e uma humildade e simplicidade admiráveis, a ponto de nos emocionar. É praticamente impossível não se apaixonar por Hande Erçel e quem a acompanha, sabe disso.
+Conheça os motivos para assistir a série turca Sen Çal Kapimi
Nossa eterna Eda Yildiz esbanja autenticidade e serenidade e, até hoje, é apaixonada por essa personagem tão cativante: “[Eda] se parece muito comigo. […] Eu gostei de atuar como Eda em todas as cenas de Sen Çal Kapımı”, diz a atriz, que é capa da edição de outubro da Marie Claire Turquia, em parceria com a joalheria Atasay, o qual a atriz conta com uma coleção exclusiva.
E já que o Entretê está sempre de olho em tudo que envolve o mundinho turco, não poderíamos deixar de falar sobre essa tão esperada capa, publicada na madrugada deste sábado (01), com Hande Erçel e uma sessão de fotos encantadora e empoderada, além de uma entrevista para todos se inspirarem. A repercussão Turquia afora foi instantânea, totalizando mais de 100 mil tweets na hashtag #HandeErçelXMarieClaire. Na entrevista, conhecemos mais de Hande, que se descreve como uma pessoa serena e tranquila, exatamente da forma como a enxergamos “de fora”. “Quem me conhece diz que pareço a mesma pessoa dentro e fora das telas. Se você realmente me vê, eu sou como sou na minha casa’’, comenta.
Para além de toda essa simplicidade, há também uma mulher que amadureceu durante esses últimos anos e aprendeu, com a fama mundial, a lidar com haters e a exposição exagerada, mas que encontrou uma maneira de levar uma vida normal, longe dos holofotes e mil e um eventos – e é admirável ver que ela realmente consegue e é feliz assim. “Tenho uma vida mais calma e serena do que você pode imaginar, e estou extremamente feliz com isso”, diz.
Durante a entrevista, Hande adiantou detalhes sobre sua carreira – podemos esperar trabalhos na Disney Turquia em breve, suas inspirações, suas percepções sobre o amor, os lados positivos e negativos das redes sociais e muito mais. Confira a seguir, com exclusividade, a tradução da entrevista com Hande Erçel para a Marie Claire Turquia:
Marie Claire: Primeiro, vamos falar sobre nossa sessão para a capa em Budapeste. Como foi? Você voltou de lá com quais memórias?
Hande Erçel: Budapeste foi fascinante. Apesar de eu não ter passado muito tempo lá, fiquei muito impressionada. [Budapeste] tem um ar misterioso que cheira a história em todo lugar. Eu gostaria de voltar o mais breve possível para passar um tempo e explorar a cidade.
MC: Vamos começar voltando um pouco pra trás… Por exemplo, com o que você mais sonhava quando era criança? E quantos desses sonhos você realizou?
H: Eu tive uma infância muito livre, brincando nas ruas e sonhando acordada até tarde da noite. Eu sempre digo: os sonhos que tive quando criança foram emoções tão sinceras e puras que me trouxeram onde estou hoje. Mas, ao mesmo tempo que uma pessoa cresce, seus sonhos mudam conforme as experiências [ganhas]. É por isso que eu crio novos sonhos para mim e vejo que nenhum se realizou ainda.
MC: De onde vem o seu interesse e paixão por desenhar?
H: Tenho interesse em desenhar desde a minha infância. A pintura é a melhor forma para me expressar e expressar meus sentimentos. Quando desenho, eu me esqueço, esqueço o tempo e onde estou.
MC: Nós iremos ver uma exposição de arte de Hande Erçel em breve?
H: Este é um tópico do qual tenho pensado e trabalhado há muito tempo. Eu poderei te dar notícias bonitas em breve.
MC: Ok, qual personagem você mais gostou de fazer durante sua carreira na atuação?
H: Eu gostei de todas elas. Há tempos sinto falta disso. Talvez por ter coincidido com o período de pandemia, talvez por se parecer muito comigo, mas eu gostei de atuar como Eda em todas as cenas de Sen Çal Kapımı.
MC: Você faria um papel de um personagem deturpado? Que tipo de papel e personagem te chamariam a atenção?
H: Eu posso fazer qualquer papel cujo roteiro me atraia e conquiste minha alma. Eu não tenho limites quanto a isso. É só que a história realmente precisa conquistar a minha alma. Eu ficaria muito feliz se um personagem perverso me conquistasse. Eu adoro histórias de anti-heróis.
MC: Quais projetos relacionados à TV você tem pela frente?
H: Existem projetos secretos que vão acontecer na Disney+. Surpresa! Mas posso estar na televisão a qualquer momento. Eu sinto muita falta de estar nas telas e nos sets.
MC: Do que você mais se orgulha em você?
H: Normalmente, não gosto de responder essas perguntas porque não acho certo falar de mim com orgulho. Só posso dizer isso. Agradeço a mim mesma por encontrar forças para passar por momentos muito difíceis.
MC: Você tem alguém que toma como inspiração? Tanto em sua vida normal quanto em termos de atuação e carreira…
H: Minha maior inspiração é minha mãe. Em todas as fases da minha vida, em todas as situações que me passaram, tomo como exemplo sua postura erguida, seu espírito livre e sua alegria, que nunca foi perdida.
MC: Você uniu forças com uma marca bem estabelecida como a Atasay. Como esse projeto se desenvolveu?
H: Para nós mulheres, os acessórios sempre significam mais do que uma joia. Francamente, um único brinco com suas cores e brilhos tem o poder de mudar toda nossa energia naquele dia. Por isso, minhas joias são indispensáveis para eu criar um estilo forte. Nossos caminhos com a Atasay se cruzaram muito antes de eu me tornar o rosto da marca. A Atasay, que tem uma variedade de produtos adequados para todos os momentos do dia, do dia à noite, e designs adequados para todos os estilos, sempre esteve entre as marcas que amo e sigo na criação de estilo. Essencial e confiável, longe de ser comum no tempo. Quando recebi essa oferta de parceria com uma marca onde posso refletir meu estilo com seus designs onde quer que eu esteja, aceitei com muita felicidade. Depois, como vocês já sabem, surgiu uma série de comerciais agradáveis e uma coleção maravilhosa. Nesta série que filmamos com Atasay, em casa, em ambientes modernos e misteriosos, na festa, na cozinha. Ou seja, abordamos todos os tipos de perfis de mulheres.
MC: Você também criou uma coleção cápsula com a Atasay. Você pode nos contar um pouco sobre isso?
H: A Coleção Cápsula Hande Erçel x Atasay foi feita com liberdade, sem limites e quebrando padrões. A Atasay tirou todos os limites para eu me expressar e transmitir minha arte em todo o processo da coleção. É como se minha energia e imaginação se transformassem em uma peça real, acompanhada por uma harmonia exuberante. Uma coisa de que tenho certeza é que surgiu uma coleção real que traz traços de mim da cabeça aos pés. Cada peça da coleção realmente carrega a sensação de liberdade criada pelo vento, que eu tanto amo, no coração dos designs. As pedras naturais coloridas que me vêm à mente exatamente quando se fala em Hande, os desenhos em que predomina o ouro branco e verde, combinam da maneira que desejo. Nesses desenhos, que ganham vida com as imagens que criei, é possível encontrar uma joia que vai ao encontro de quase todas as necessidades. Anéis de articulação, anéis de ponta de dedo, broches, correntes corporais, tornozeleiras, brincos, colares e pulseiras… Resumindo, esta coleção cápsula tem tudo o que você procura. É muito difícil escolher uma das peças da coleção. Nós desenvolvemos [a cápsula] junto com cada um da equipe da Atasay. É por isso que eu amo tanto todas as peças.
MC: Você gosta de joias e acessórios em seu dia-a-dia? Qual o acessório que usa com mais frequência?
H: Eu gosto muito. Às vezes eu me visto de acordo com as joias. Posso dizer anéis e brincos.
MC: Qual sua relação com a moda? O que você comprou nas últimas compras?
H: Não posso dizer que sou muito boa com moda. Só compro coisas que acho que combinam comigo e gosto de usar. Estação ou marca não é muito importante pra mim. É por isso que não me defino como uma pessoa da moda. Pelo contrário, sou alguém que tenta prestar atenção em seu consumo. Em um momento como este, acho que temos coisas a pensar sobre isso.
MC: Quais são seus pensamentos sobre o amor? Como você acha que conceitos como amor e romance podem ser expressados no século XXI?
H: Às vezes acho que o amor é uma história antiga, às vezes vejo um casal escrevendo uma história juntos e minha crença muda. Até mesmo pensar nesses conceitos faz você sorrir. É triste que estejamos procurando mais do que apenas isso nas pessoas de nosso tempo.
MC: Quais são as suas expectativas para um relacionamento?
H: Desejo não ter um relacionamento que crie expectativas, porque acho que ter expectativas deixa as pessoas infelizes. Você tem que deixar fluir um com o outro enquanto tem um relacionamento de qualquer maneira. Você nunca sabe o que a vida vai trazer.
MC: Você está feliz por ser popular? Você já desejou poder viver uma vida mais comum?
H: Eu já vivo uma vida normal. Minha vida diária é muito normal e tranquila. Claro que as limitações vindas com a popularidade às vezes me impedem de fazer algumas coisas, mas tudo tem um benefício. Isso é resultado do meu trabalho.
MC: Você é a mulher famosa mais seguida da Turquia. Você tem uma contagem de seguidores de 29 milhões. O que você acha das redes sociais e desse super poder em suas mãos?
H: Como sempre digo, as redes sociais são uma ferramenta pra mim. É uma ponte entre mim, com quem posso me comunicar, ser informada, seguir quem eu gosto e aqueles que gostam de mim podem me seguir. É também uma grande responsabilidade e muitas vezes um poder descontrolado. Existe a possibilidade de usar esse poder para bons propósitos. Embora muitas vezes eu tente usá-lo para esses fins fora do trabalho, alguns o usam apenas para comentários ofensivos e de ódio. E neste ponto em que a rede social chegou, eu não acho muito saudável. As redes sociais transformaram todo mundo em pessoas que têm o direito de comentar, eles pegam coisas suas e compartilham sem permissão, e não se incomodam nem um pouco com isso. As redes sociais não nos deixaram barreiras nem respeito. Espero que as pessoas recuperem seus valores humanos o mais rápido possível.
MC: Que tipo de Hande você vê quando se olha no espelho? O que a beleza significa pra você?
H: Quando me sinto bem, quando estou feliz, me sinto bonita. Beleza é mais do que padrões físicos para mim. Inclui a alma e o coração da pessoa.
MC: Que tipo de Hande está por trás desse comportamento calmo e sereno? Que tipo de pessoa você é por trás das portas da sua casa quando as câmeras estão desligadas?
H: Quem me conhece diz que pareço a mesma pessoa dentro e fora das telas. Se você realmente me vê, eu sou como sou na minha casa. Na verdade, tenho uma vida mais calma e serena do que você pode imaginar, e estou extremamente feliz com isso. Minhas rotinas tranquilas e comuns com minha família, amigos e cachorros me deixam muito feliz.
MC: Como você aprendeu a não desistir dos seus sonhos e permanecer forte?
H: Tudo o que eu tenho na vida, conquistei sozinha com muito trabalho. Mesmo nos dias mais difíceis, não tive o luxo de poder desistir. Toda a força que tenho tiro do meu trabalho.
MC: Como você se convence a continuar quando está sem motivação? Onde você encontra sua confiança?
H: Não se está sempre com a mesma força e motivação. Às vezes estou exausta e quebrada, nessas horas não consigo ficar forte. Depois, tento encontrar forças novamente me apegando às coisas pelas quais eu sou grata.
MC: Bem, o que você procura nessa vida?
H: Ser feliz e deixar uma marca no mundo…
Perguntas rápidas para Hande:
MC: Comida favorita? H: Frutos do mar.
MC: Um livro? H: O poder do agora – Eckhart Tolle.
MC: Uma música? H: You could be more as you are – Saada Bonaire.
MC: Comédia ou drama? H: Ambos.
MC: Última pessoa que mandou mensagem? H: Gamze.
MC: Melhor conselho que já recebeu? H: Sorria
O que você achou dessa entrevista com a Hande Erçel? Conta pra gente o que achou, aqui nos comentários ou nas redes sociais do Entretetizei (Insta, Face e Twitter).
Leia também:
+Entrevista | Atriz brasileira Jessica May fala sobre trajetória na Turquia
+6 séries turcas injustiçadas que acabaram sendo canceladas
+ISMY: conheça a loja inspirada na moda turca e na série Sen Çal Kapımı
+5 séries turcas disponíveis em streamings
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Marie Claire Turkey/Emre Güven
*Créditos da versão original turca: Portal Hande Brasil
*Créditos do conteúdo da matéria: Marie Claire Turkey