O Dia das Crianças chegou! E com ele, a oportunidade de conhecer ou reler clássicos da literatura infanto-juvenil que encantam crianças e adultos ao redor do mundo. Por isso, separamos sete obras para você ler e celebrar o feriado de amanhã. Confira:
1. O Bom Gigante Amigo
Escrito por Roald Dahl, mesmo autor de A Fantástica Fábrica de Chocolates, essa é mais uma das obras do inglês protagonizada por crianças.
No livro, a pequena órfã Sophie vive cercada de perigosos gigantes que tentam aterrorizar a cidade. Em uma noite, ela acaba se deparando com um gigante, mas acaba descobrindo que ele é diferente dos outros.
Junta do Bom Gigante Amigo, ela embarca em uma aventura para salvar a cidade e para disseminar bons sonhos enquanto as crianças dormem.
2. Harry Potter
Seja para aqueles que ainda têm esperança de receber a carta de Hogwarts, ou para aqueles que já desistiram, Harry Potter é, para todos, um querido livro de fantasia.
A história, além de apresentar ao mundo os bruxos e suas casas, também traz reflexos sobre poder, amizade e trabalho conjunto, algo que caminha de encontro aos valores de cada casa da saga.
O menino que sobreviveu, se tornou, por isso, um livro que tem fãs de todas as idades.
3. A Bruxinha que era boa e outras peças
Escrita por Ana Maria Clara Machado, temos agora um livro de peças de teatro infantis. Além da peça principal, a obra conta outras apresentações teatrais do Tablado em um texto que também traz os cortes, a interpretação que deve ser feita e outros detalhes que nos apresentam a forma como é interpretado um texto teatral.
A Bruxinha que era boa é uma peça de 1954 e vai lhe apresentar um dilema: uma bruxa que não conseguia fazer maldade.
4. O Pequeno Príncipe
Um dos livros mais lidos de todos os tempos, temos aqui uma obra que lemos quando crianças, mas entendemos apenas quando adultos.
O autor Saint-Exupéry conta a passagem do pequeno príncipe por diversos planetas e o que ele aprende em cada um deles, em uma metáfora do período em que Exupéry ficou exilado após a Segunda Guerra Mundial.
A obra é repleta de ensinamentos dos quais ele precisou para sobreviver. Um dos mais famosos é “todas as pessoas grandes foram um dia crianças – mas poucas se lembram disso”.
5. Percy Jackson
Mais uma saga de livros, mas dessa vez: no mundo dos deuses. Percy Jackson e Os Olimpianos reúne cinco volumes escritos por Rick Riordan e que trazem a mitologia grega para o século XXI.
Neles, Percy está acompanhado dos seus amigos e sempre em meio a uma confusão. A maior delas: descobrir ser filho do deus Poseidon e ter que aprender a usar os poderes divinos que tem para aventuras que irá viver.
A história está sendo adaptada como série da Disney no momento. Por isso, corra para ler antes de levar spoiler na época do lançamento.
6. Meu pé de Laranja Lima
Um clássico da literatura infanto-juvenil brasileira conhecido em diversos países do mundo, Meu Pé de Laranja Lima foi escrito por José Mauro de Vasconcelos e já tem tradução em mais de 19 países.
O livro nos conta sobre as descobertas de Zezé, uma criança pobre e sem muitos brinquedos que encontra em seu quantia um grande confidente: o pé de laranja lima. Acompanhamos na história não apenas os problemas que a criança passa, mas a importância de ele poder desabar e ter um lugar seguro.
7. O Minotauro
Para fechar a lista, mais um livro brasileiro, mas que se passa bem longe daqui. Na obra, a Tia Nastácia é sequestrada pelo Minotauro durante o casamento da Branca de Neve. Com isso, a turma do sítio precisa embarcar em uma aventura para a Grécia Antiga, com diversos personagens da mitologia.
O livro de 1939 aproveita para ensinar história enquanto diverte aqueles que são fãs da Emília, Pedrinho e demais personagens da casa chefiada por Dona Benta.
E você? Qual livro marcou a sua infância? Conta para gente nas redes sociais (Twitter, Face e Insta) do Entretê.
*Crédito da foto destaque: reprodução/ Disney/ cena do filme O Bom Gigante Amigo