Categorias
Livros Resenhas

Resenha | O Retiro combina o macabro e aflitivo em um local cheio de passado

No segundo volume da série de investigação de Sarah Pearse, O Retiro, publicado em fevereiro, a investigadora Elin Warner desvenda os mistérios de uma família complicada

 

[Contém spoiler]

Apesar de ser uma construção em uma ilha isolada, o que poderia ser sinônimo de paz e sossego, será mesmo que Lumen é realmente um lugar para quem deseja ter paz? É com essa premissa, que a autora Sarah Pearse traz mais uma investigação conduzida pela investigadora Elin Warner, personagem que retorna neste segundo volume, intitulado O Retiro, publicado pela editora Intrínseca.

Em um conjunto de dramas familiares, crimes e traumas do passado, a narrativa dá continuidade em assuntos inacabados de O Sanatório, mas também apresenta novos personagens, um novo caso a ser destrinchado e um novo assassino percorrendo os arredores.

Sobre a obra

Foto: reprodução/Amazon

 

Uma ilha na costa da Inglaterra, conhecida como Pedra da Morte, devido ao formato de uma grande pedra localizada na região que lembra a própria morte, com manto e foice, já traz uma atmosfera sombria por essa característica, porém as histórias de seu passado contribuem ainda mais para isso. Há alguns anos, ela serviu de cenário para um serial killer tirar a vida de diversos jovens e, além disso, uma escola que funcionava ali leva consigo relatos de alunos torturados e um incêndio que destruiu a construção.

Porém, para trazer um novo clima para o local, um retiro de bem-estar com cores vibrantes nas paredes e várias atividades é construído, atraindo turistas para conferirem os serviços e também devido à curiosidade pelo mistério. Entre esses hóspedes estão duas irmãs e uma prima, Hana, Joe e Maya, respectivamente, junto a Caleb (namorado de Bea, outra irmã) e Seth (namorado de Jo), que embarcam nessa viagem juntos para dissolver problemas do passado e se reaproximarem.

Tudo parecia tranquilo, até que uma mulher é encontrada morta, após despencar de uma sacada. Mas, o que a princípio parecia um acidente, é contestado pela detetive Elin Warner, que é chamada para investigar a cena do crime, percebendo que nem tudo é o que parece ser.

 

Recapitulando O Sanatório

Foto: reprodução/Amazon

 

No primeiro volume dessa série de livros, a detetive Elin Warner ainda precisa lidar com muitos de seus traumas, como por exemplo, os fantasmas em sua cabeça, após um assassino de um caso que ela investigava escapar e as vítimas não serem resgatadas, e também o péssimo relacionamento com o irmão Isaac, que ela suspeita estar envolvido com a morte de seu irmão mais novo. Mas, ela precisará ficar cara a cara com esse problema, quando recebe o convite da festa de noivado dele.

Assim que chega em um hotel, que antes era um sanatório, e inclusive manteve parte dos objetos como uma decoração um tanto macabra, coisas estranhas acontecem, começando com o sumiço de Lauren, a noiva de seu irmão.

Logo, mais vítimas são feitas e Ellin luta contra o tempo para descobrir quem é o culpado e impedir que outros assassinatos aconteçam. No epílogo vemos uma pessoa misteriosa observar Elin de longe, sem que ela perceba.

 

O Retiro

Foto: reprodução/twitter @intrinseca

 

É impossível negar que Sarah Pearse sabe construir um clima tenso e enigmático. A cena da revelação da primeira morte é um desses exemplos de enigma, a ótima intercalação de cenas faz o leitor acreditar que sabe de uma coisa que na verdade é completamente oposta, o que é muito bom em livros desse gênero e a autora faz com facilidade.

Com uma escrita bem descritiva, que não exagera, mas também é eficaz para fazer os leitores imaginarem os detalhes, ela nos leva passo a passo junto aos personagens, mantendo o suspense no nível alto e uma sensação constante de que alguém está à espreita.

Apesar desse clima perfeito para um suspense, em algumas partes do livro, Pearse dá uma escorregada e deixa a narrativa por muito tempo sem descobertas tão marcantes, girando apenas em torno de suposições que trazem uma certa lentidão à história.

 

Foto: reprodução/Skoob

 

Porém, logo o livro retoma o ritmo que tinha e as cenas de ação protagonizadas por Elin são realmente de tirar o fôlego. A resolução do mistério traz uma revelação inesperada e surpreende quem está lendo, que apesar de ter suspeitas, não imagina que a narrativa iria para esse caminho. As interações entre os personagens são ótimas e dão um gás para a história, principalmente da Elin e o parceiro Steed e da Hana com seu grupo.

O epílogo desse livro levanta novamente essa sensação de que Elin está sendo observada, o que deixa o leitor tenso e, também joga uma revelação realmente chocante, que talvez seja um gancho para um terceiro livro. Será que a investigadora voltará para mais um caso?

Você já leu algum dos volumes escritos pela autora? Conta para a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter) do Entretê!

 

*Crédito da imagem de destaque: reprodução/ twitter @intrinseca

 

Categorias
Cinema Entretenimento Notícias Resenhas

Resenha | A Baleia

Brendan Fraser merece cada prêmio que receber por sua atuação

A Baleia (The Whale) é um drama estrelado por Brendan Fraser e dirigido por Darren Aronofsky. O filme conta a história do professor de inglês Charlie (Fraser), um homem que sofre de obesidade mórbida e vive recluso em seu apartamento. Contando apenas com a visita de uma amiga, a enfermeira Liz (Hong Chau).

Charlie desenvolveu compulsão alimentar após a perda de uma pessoa importante em sua vida. Ele não consegue lidar com a dor do luto, nem com a culpa por ter abandonado sua filha Ellie (Sadie Sink), quando ela tinha oito anos.

Apesar de não conseguir lidar com seus sentimentos, Charlie tem um olhar afetuoso para as pessoas, uma positividade quase tóxica em alguns momentos, seja com seus alunos, com Liz ou com sua filha agora adolescente.

Foto: divulgação

Ao sentir que seus dias estão contados, após uma grave crise cardíaca, Charlie decide se reconectar com Ellie e não é uma tarefa fácil. A jovem tem um temperamento agressivo e questionador; tendo problemas de comportamento na escola; uma relação conturbada com a mãe, Mary (Samantha Morton); e muito ressentimento pela ausência do pai.

A busca por essa reconciliação é o ponto central do filme, mas outras relações se articulam em A Baleia. Logo no início do filme somos apresentados à Liz, uma enfermeira que é amiga de Charlie ou uma amiga que, por ser enfermeira, dá assistência a ele.

É Liz quem monitora as condições de saúde de Charlie, arruma uma cadeira de rodas para ele se locomover melhor, assiste televisão com ele, o aconselha sobre o relacionamento com Ellie, dá bronca e insiste que ele procure tratamento hospitalar.

Contudo, é a mesma Liz quem leva sanduíches duplos para a refeição e quem serve um balde de frango frito para Charlie. Por que isso acontece?

Foto: divulgação

A todo momento o filme trabalha a complexidade das relações humanas. Onde não existe a dicotomia do herói ou vilão e do certo ou errado.

É nessa linha tênue que a religiosidade é tratada em A Baleia. Quando o missionário Thomas (Ty Simpkins) entra de forma acidental na vida de Charlie, fazendo com que o protagonista reviva sentimentos que preferia manter guardados.

O jovem Thomas está em busca de sua própria redenção, mas acredita que a salvação de Charlie está em se arrepender dos pecados da carne e se converter. Enquanto para o protagonista a sua paz está ao se reconectar com Ellie. O conflito na relação entre Charlie e Thomas é desenvolvido no limite entre a fé, o fanatismo e a razão.

 

Foto: divulgação

Apesar de estar recluso em seu apartamento, Charlie trabalha como professor de inglês de uma universidade em Idaho, com turmas online. Durante as aulas os estudantes questionam o porquê de a câmera estar desligada e o professor mente ao dizer que está quebrada.

Ele tem medo do julgamento das pessoas, da repulsa que elas podem sentir ao vê-lo. Afinal Charlie é um homem com mais de 270kg, que tem limitações para se movimentar, feridas pelo corpo e grave insuficiência cardíaca.

Charlie é um profissional dedicado, que sempre estimula seus alunos a escreverem melhor. Afirmando que eles devem ser honestos e verdadeiros ao redigir uma redação, e reforça a importância do reescrever para que encontrem a melhor versão do texto e de si mesmos.

Confira o trailer de A Baleia

A Baleia foi bem recebida pela crítica. Em setembro, foi aclamada no Festival de Veneza quando Brendan Fraser foi aplaudido de pé, por seis minutos, após a exibição de gala do filme.

O ator, que imprime ao olhar de Charlie muita ternura e verdade, já recebeu prêmios importantes como o Critics’ Choice Awards e SAG Awards, ambos na categoria de Melhor Ator.

Agora a expectativa é pelo Oscar, que acontece em 12 de março, e A Baleia concorre nas categorias de Melhor Ator, de Melhor Atriz Coadjuvante, para Hong Chau, e de Melhor Cabelo e Maquiagem.

Foto: reprodução/Instagram @thewhale

A Baleia é uma adaptação da peça The Whale, do escritor Samuel D. Hunter, que também assina o roteiro do longa. Para montar o elenco, o diretor Darren Aronofsky levou quase uma década e chegou ao nome de Fraser ao assistir o filme teuto-brasileiro 12 Horas Até o Amanhecer (2006), quando se convenceu de que o ator era perfeito para dar vida a Charlie.

A produção de A Baleia é da A24, uma produtora independente que já lançou títulos de destaque como Hereditário (2018), Jóias Brutas (2019), Euphoria (2019), Aftersun (2022) e Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (2022).

Você já assistiu A Baleia? Gostou da interpretação de Brendan Fraser? Conta pra gente! Para acompanhar as notícias do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!

 

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação

Categorias
Cinema Entretenimento Notícias Séries

Novidades de março no Star+ para toda a família

Uma proposta única para os fãs de esporte e entretenimento, incluindo estreias de séries, filmes e animações 

Confira a programação para março do Star+:

  •  O Grito das Mariposas (2023)
Foto: Divulgação/Star+

O Grito das Mariposas, estreia 08 de março, é um drama historico inspirada em acontecimentos reais que retrata com precisão a vida de uma ilha dominada pelo regime tiranico do ditador Rafael Leónidas Trujillo (Luis Alberto Garcia), também conhecido como “el Chivo”, que governou a Republica Dominicana de 1930 até seu assassinato, em 1961. Com esses eventos históricos como pano de fundo, a trama é centrada na amizade entre a jovem imigrante espanhola Arantxa Oyamburu (Susana Gómez Abaitua) e Minerva Mirabal (Sandy Hernandez), uma conhecida ativista política dominicana que, ao lado de suas irmãs, foi apelidada de As Mariposas, tornando-se uma lenda latino-americano ao enfrentar Trujillo e contribuir para o fim repentino do feroz ditador. A série narra o vínculo entre as duas jovens e corajosas mulheres, cujos encontros e desencontros por mais de duas décadas foram marcados por acontecimentos brutais que cercam a ditadura de Trujillo.

Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=9fU5SitZlbs

A série criada por Juan Pablo Buscarini e dirigida por Mariano Hueter,Leandro Ipiña e Inés París, aborda temas atuais de grande relevância como a violência de gênero, as reivindicações das mulheres, o empoderamento feminino, a corrupção política e o abuso de poder, através de uma potente história que emocionará o público, convidando-o à reflexão.

A série é composta por 13 episódios de 45 minutos.

  • Ringo: Glória e Morte (2022)

Estreia temporada completa, sexta-feira, 24 de março no Star+. Composta por sete episódios de 40 minutos gravados em diversas locações das cidades argentinas de Buenos Aires e Mendoza.

Foto: Divulgação/Star+

Com um tom épico e dramático, toques de humor e ironia, elementos de um thriller apaixonante, e uma estética moderna e impactante, a série traça duas linhas do tempo paralelas. Por um lado, a história se centra nos três últimos meses de vida do boxeador para relevar a ruína de uma celebridade que quer reinventar-se. Por outro, a trama conta os marcos da vida de Ringo de forma cronológica, começando por sua origem humilde e o relacionamento íntimo com seus pais e irmãos, e continuando com sua chegada no boxe amador, sua rápida ascensão, sua estreia no boxe no Madison Square Garden em Nova York, e sua consagração como campeão argentino. A série também dá conta de seu sucesso econômico e da aura magnética de figura pública inventada por ele mesmo que o levou a gravar discos, atuar no teatro e na televisão.

Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=jBTE4Q9JxJA

Inspirada na extraordinária e controvérsia vida do campeão argentino de boxe Oscar Ringo Bonavena, a série é estrelada por Jerónimo Giocondo Bosia (Oscar Ringo Bonavena), Delfina Chaves (Dora Raffa de Bonavena), Lucila Gandolfo (Sally Conforte), Thomas Grube (Joe Conforte), Connie Isla (Tracy), Pablo Rago (Bautista Rago), María Onetto (Doña Dominga), Ariel Nuñez (Ross Brymer), Martín Slipak (Vicente Bonavena), Renato Quattordio (Pedro, amigo de Ringo) e Andrés Ciavaglia (Enrique Suárez).

  • O Rei da TV (2022)

A estreia da segunda temporada completa acontece na quarta-feira, 29 de março. Composta por oito episódios de 45 minutos, a nova temporada tem direção geral de Marcus Baldini e Julia Jordão. A primeira temporada (completa) está disponível no Star+.

Foto: Divulgação/Star+

Estrelado por José Rubens Chachá e Leona Cavalli, a nova temporada traz novos obstáculos, sucessos e tombos na trajetória de Silvio Santos, na sua busca para se tornar o maior empresário e comunicador do Brasil. A história recomeça em 1989, quando Silvio se candidata à Presidência da República. Sua candidatura, porém, não é tolerada pelos adversários, e esse ressentimento serve de motivação para transformar o SBT no canal mais assistido do país, em uma grande batalha que marcou a história da televisão brasileira. Homem de muitos negócios, enquanto se lança no ramo dos cosméticos, o escândalo na administração do banco PanAmericano ameaça destruir o império que o empresário levou a vida inteira para construir. A vida pessoal também sofre as consequências do sucesso, quando os holofotes da mídia focam um dos momentos mais dramáticos da família Abravanel, o sequestro da filha Patrícia Abravanel.

  • A História do Mundo: Parte II (2023)

A estreia de 8 episódios, dois novos episódios todos os dias,começa segunda-feira, 06 de março.

Foto: Divulgação/Star+

Narrada por Mel Brooks e estrelada por Wanda Sykes, Nick Kroll e Ike Barinholtz, esta comédia é a sequência do filme de Mel Brooks de 1981, A História do Mundo – Parte 1, e conta ao longo de 8 episódios os diferentes períodos da história da humanidade. 

Mel Brooks também é o roteirista e produtor executivo da série ao lado de Nick Kroll, Wanda Sykes, Ike Barinholtz, David Stassen, Kevin Salter, David Greenbaum e Christie Smith. A História do Mundo – Parte II é uma produção da Searchlight Television e 20th Television.

  • Fora da prisão (2023)
Foto: Divulgação/Star+

Fora da Prisão (2023) é a nova série exclusiva protagonizada e produzida por Kerry Washington e Delroy Lindo. Inspirada na vida a sua criadora Tracy McMillan, a história é a comédia sobre o relacionamento confuso de uma coach perfeccionista e mãe solteira cuja vida vira de cabeça para baixo quando seu pai, traficante, sai da prisão depois de mais de 17 anos encarcerado e se muda para o quarto de hóspedes de sua casa.

Estreia da temporada completa, quarta-feira, 29 de março.

  • Kindred: Segredos e Raízes (2022)

Foto: Divulgação/Star+

Kindred gira em torno de Dana James (Mallori Johnson), uma jovem afro-americana aspirante a escritora que rompe com suas obrigações familiares e se muda para Los Angeles, determinada a reivindicar seu direito a um futuro que ela sente ser seu pela primeira vez. Mas antes que ela possa se instalar em sua nova casa, ela é violentamente levada ao passado e surge em uma plantação do século XIX, um lugar intimamente ligado a ela e sua família. Um romance inter-racial entrelaça seu passado com seu presente e o tempo avança enquanto ela luta para enfrentar segredos que nunca soube que corriam em seu sangue.

O romance de Octavia E. Butler foi adaptado pelo roteirista e showrunner Branden Jacobs-Jenkins, que faz parte da produção executiva ao lado de Joe Weisberg, Joel Fields, Darren Aronofsky e Ari Handel, da Protozoa Pictures; e Courtney Lee-Mitchell, Jules Jackson Ernestine Walker. Janicza Bravo está na direção do piloto, no qual também serviu como produtora executiva. A temporada de oito episódios é uma produção da FX Productions.

Estreia da temporada completa, quarta-feira, 29 de março.

  • O Estrangulador de Boston (2023)
Foto: Divulgação/Star+

O Estrangulador de Boston (2023) acompanha Loretta McLaughlin (Keira Knightley), uma jornalista do Record-American, que se torna uma das primeiras a conectar os assassinatos do Estrangulador de Boston. Enquanto o misterioso assassino faz cada vez mais vítimas, Loretta tenta seguir sua investigação ao lado de sua colega e confidente Jean Cole (Carrie Coon), mas a dupla se vê prejudicada pelo sexismo da época. Mesmo assim, McLaughlin e Cole seguem corajosamente, arriscando suas vidas em uma busca para descobrir a verdade. 

Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=O1cMSG7UErM

O longa-metragem é estrelado pela atriz duas vezes indicada ao Oscar, Keira Knightley; a indicada ao Emmy Carrie Coon; Alessandro Nivola; David Dastmalchian; Morgan Spector; Bill Camp; e o vencedor do Oscar® Chris Cooper. Com roteiro e direção de Matt Ruskin, o filme é produzido por Ridley Scott, Kevin J. Walsh, Michael Pruss, Josey McNamara e Tom Ackerley, com Michael Fottrell e Sam Roston como produtores executivos. Sam Roston atua como supervisor pela e Bronte Payne pela LuckyChap.

Estreia sexta-feira, 17 de março.

  • Rye Lane (2023)
Foto: Divulgação/Star+

Do diretor Raine Allen-Miller, Rye Lane é uma comédia romântica estrelada por David Jonsson e Vivian Oparah, como Dom e Yas, dois jovens de vinte e poucos anos que se conectam ao longo de um dia agitado no sul de Londres. Eles se ajudam a lidar melhor com o ex de cada um, e acabam voltando a acreditar no amor.

Estreia sexta-feira, 31 de março.

  • Abbott Elementary (2021)
Foto: Reprodução/Google

Abbott Elementary acompanha um grupo de professores dedicados e apaixonados, e uma diretora um pouco surda, enquanto navegam pelo sistema de ensino público na Filadélfia, Estados Unidos. Apesar das dificuldades que enfrentam, eles estão determinados a ajudar seus alunos a ter sucesso no futuro e, embora esses incríveis funcionários públicos sejam poucos e tenham orçamentos limitados, eles amam o que fazem. 

A comédia foi criada por Quinta Brunson, que além de estrelar a série no papel de Janine Teagues, atua como produtora executiva ao lado de Justin Halpern e Patrick Schumacker da Delicious Non-Sequitur Productions, Randall Einhorn. Além de Brunson, o elenco é formado por Tyler James Williams como Gregory Eddie, Janelle James como Ava Coleman, Lisa Ann Walter como Melissa Schemmenti, Chris Perfetti como Jacob Hill, William Stanford Davis como o Sr. Johnson e Sheryl Lee Ralph como Barbara Howard.

Estreia da primeira parte da segunda temporada, quarta-feira, 22 de março. A primeira temporada (completa) está disponível no Star+.

  • How I met you your father (2022)
Foto: Divulgação/Star+

Em um futuro próximo, Sophie (Kim Cattrall) conta a seu filho a história de como conheceu seu pai: uma história que nos leva de volta ao ano de 2021, onde Sophie (Hilary Duff) e seus amigos estão tentando descobrir quem eles são, o que querem da vida e como se apaixonar na era dos aplicativos de namoro e opções ilimitadas. 

Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=K2lL5KCw8xA

Escrita por Isaac Aptaker e Elizabeth Berger, How I Met Your Father conta com a produção executiva de Aptaker, Berger, Carter Bays, Craig Thomas, Pam Frymane Adam Londy; e é uma produção da 20th Television.

Estreia de um novo episódio da segunda temporada toda terça-feira.

 

 

E aí, já estão ansioses para essa mega programação no Star+? Conta pra gente no Twitter, Insta e Face do Entretê se você se interessou em assistir essa produção no cinema, e nos siga para receber tudo sobre os filmes mais românticos da indústria. 

 

 

*Crédito da foto de destaque: Reprodução/Google

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!