O longa recebeu quatro estatuetas, incluindo a de Melhor Filme Internacional
O longa alemão Nada de Novo no Front recebeu quatro estatuetas nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção e Melhor Trilha Sonora. O drama de guerra foi a segunda produção mais premiada do Oscar 2023, o principal vencedor da noite foi Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo com sete estatuetas.
Nada de Novo no Front é inspirado no romance homônimo de Erich Maria Remarque. Conta a história do adolescente Paul Bäumer (Felix Kammerer) que se alista no exército para atuar na linha de frente da Primeira Guerra Mundial. O jovem começa seu serviço militar de forma idealista e entusiasmada, mas logo é confrontado pela dura realidade do combate.
Quatro curiosidades sobre Nada de Novo no Front
1) O longa é a terceira versão audiovisual da obra de Erich Maria Remarque
O diretor Edward Berger e os corroteristas Lesley Paterson e Ian Stokell se inspiraram no romance antibélico de Erich Maria Remarque, escrito em 1928, para contar os horrores da Primeira Guerra a partir do olhar da Alemanha.
Nada de Novo no Front é a terceira versão audiovisual do livro de Remarque. A primeira foi produzida em 1930 pelo diretor russo, radicado nos Estados Unidos, Lewis Milestone. A produção recebeu dois Oscar nas categorias de Melhor Diretor e de Melhor Filme.
A segunda versão, de 1979, foi produzida por Delbert Mann para TV e foi exibida pela CBS. O ator Richard Thomas fez o papel de Paul Bäumer e a obra recebeu o Emmy de Melhor Edição.
2) O filme foi destaque no BAFTA 2023
Nada de Novo no Front foi o grande campeão do BAFTA 2023 faturando sete estatuetas, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia.
“Fomos abençoados com tantas indicações e ganhar isso é simplesmente incrível“, declarou Malte Grunert, produtor do longa, ao receber o prêmio de Melhor Filme.
A obra também foi premiada no European Film Awards nas categorias de Melhor Cabelo e Maquiagem e de Melhor Efeito Visual.
3) Nada de Novo no Front foi a estreia de Felix Kammerer no cinema
Felix Kammerer é um ator austríaco, de 27 anos, que faz o personagem principal Paul Bäuman e estreou no cinema em Nada de Novo no Front. Ele estudou teatro em Berlim e dedicou sua carreira aos palcos.
O produtor do filme, Malte Grunert, se impressionou com a atuação de Kammerer e o indicou ao diretor Edward Berger. “Eu vi cerca de 500 jovens atores. E convidamos Felix de novo e de novo. E toda vez, ele ficava cada vez melhor, apenas crescendo no papel. Em um ponto, ficou claro, tinha que ser ele. Foi uma verdadeira descoberta”, revelou Berger em entrevista ao The Hollywood Reporter.
4) Daniel Dreifuss é o produtor brasileiro na equipe de Nada de Novo no Front
O mineiro Daniel Dreifuss, que mora em Los Angeles há 20 anos, trabalhou na equipe de produção de Nada de Novo no Front. Ele teve acesso ao roteiro do filme em 2013, mas não houve interesse da indústria em levar o projeto adiante.
Daniel tem uma relação pessoal com a história, afinal seu avô, Max Dreifuss, lutou na Primeira Guerra Mundial e escapou dos horrores de um campo de concentração da Segunda Grande Guerra.
Em entrevista ao jornal Estado de Minas, Daniel conta: “queria de alguma forma retornar ao projeto. Quando resolvi buscá-lo de novo, batalhei pela versão que se conhece hoje. Não iria conseguir fazer o filme do jeito que queria nos EUA. Achei que ele tinha que voltar para a Alemanha, para o idioma original. Levei para um produtor alemão (Malte Grunert) e o Edward (Berger, diretor) veio com ele”
Nada de Novo no Front está disponível na Netflix, você já assistiu? O que achou? Conta pra gente!
Para acompanhar as notícias do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!
Leia também: Oscar 2023: conheça os vencedores do maior prêmio do cinema
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Blaine Ohigashi/A.M.P.A.S