Há uma década, a menininha do seriado infantil se tornava o ícone rebelde de uma geração
Há 10 anos, Miley Cyrus entrava em uma era que transformaria sua carreira. Conhecida pelos shows polêmicos, cabelo curto e platinado, looks ousados, hits memoráveis e clipes que deram o que falar, Bangerz foi o grito de liberdade da artista, que queria se desvencilhar de uma vez por todas da imagem de estrela da Disney.
Para celebrar os 10 anos dessa era da nossa ex-Hannah Montana, vamos relembrar os momentos mais marcantes de Bangerz.
We Can’t Stop
A mudança radical de Miley começou com o corte de cabelo, que aparecia curto e platinado. Então, em junho de 2013, a artista lançou We Can’t Stop como o primeiro single de Bangerz, servindo também como a primeira obra lançada em contrato com a RCA Records. O hit teve uma divulgação pesada e chegou ao topo do iTunes em mais de 30 países em pouco mais de seis horas. O clipe chocou muita gente, mas também foi alvo de elogios, chegando a 11 milhões de visualizações em um dia.
Apresentação no VMA
Em agosto de 2013, Miley apresentou a música We Can’t Stop no MTV Video Music Awards e dançou acompanhada de Robin Thicke o hit Blurred Lines. A ex-estrela teen fez uma coreografia bastante comentada, mostrando a língua, e fez o twerk, tipo de dança sensual da música pop. A respeito das críticas negativas que recebeu na época, Miley disse que elas a ajudavam a quebrar ainda mais recordes. Afrontosa!
Festa em Nova York
Miley celebrou o lançamento do álbum Bangerz da melhor forma possível em sua fase baladeira: dando uma festa em Nova York! O álbum chegou às lojas em 8 de outubro de 2013 e no mesmo dia atingiu o primeiro lugar em mais de 50 países no iTunes. Além de consagrar a nova fase de Miley, o quarto álbum de estúdio da cantora mostrou desde o lançamento que seria um grande — e polêmico — sucesso. Dois anos depois, o disco foi indicado ao Grammy Awards de 2015 na categoria Best Pop Vocal Album, mas perdeu para In the Lonely Hour (2014), do cantor britânico Sam Smith.
A bola de demolição
Não tem como falar de Bangerz sem lembrar dele: o polêmico clipe de Wrecking Ball. No vídeo, dirigido pelo famoso fotógrafo Terry Richardson, Miley usa apenas um par de botas, balança sobre a bola de demolição e lambe uma marreta. O clipe teve 12,3 milhões de visualizações apenas nas primeiras 24 horas. Hoje, já passa de um bilhão! Apesar do sucesso, a artista já admitiu, durante um programa de rádio, que apagaria esse momento de sua carreira.
Passagem pelo Brasil
Em setembro de 2014, Miley trouxe a turnê de Bangerz ao Brasil, com apresentações em São Paulo e Rio de Janeiro. Uma data também havia sido confirmada em Brasília, mas o show foi cancelado devido a problemas com a logística na construção do palco e transporte de cargas. Apesar de não ter trazido ao país a famosa língua-escorrega, por onde entrava nos shows, Miley entregou vocais e uma grande lista de hits, com destaque para We Can’t Stop, Wrecking Ball e Party in the USA.
Declaração à Vogue UK
Em declaração feita em maio deste ano para a revista Vogue UK, Miley refletiu sobre os 10 anos de Bangerz. Segundo a cantora, ela carrega um pouco de culpa e vergonha pela controvérsia e chateação que causou na época. Contudo, também reconhece que, na época, queria se libertar da personagem que interpretou na Disney durante 5 anos.
“Na verdade, (atualmente) não sou uma pessoa em busca de atenção, sentada aqui como uma mulher adulta de 30 anos. Eu estava criando atenção para mim porque estava me separando de um personagem que eu havia interpretado [Hannah Montana]. Qualquer um, quando tem 20 ou 21 anos, tem mais a provar. Eu não sou meus pais. Eu sou quem eu sou”, Miley Cyrus, em entrevista para a Vogue UK.
Legado
Depois de 10 anos, fica fácil olhar para trás e reconhecer o peso de Bangerz na carreira de Miley. Com um legado de hits, looks, memes nas redes sociais, shows polêmicos e clipes que entraram para a história, a era foi responsável por fazer da cantora um retrato do mundo pop em 2013. Mais do que isso, Bangerz representa, até hoje, o grito por liberdade e respeito em meio ao caos da autodescoberta. Por esses e outros motivos, ocupa um lugar especial no coração dos fãs da artista!
Então, já ouviu Bangerz hoje? Conta pra gente! Além disso, para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Entretetizei