Categorias
Cultura asiática Notícias

Exposição no Centro Cultural Coreano traz caricaturas de ícones brasileiros por artista sul-coreana

Pintora e atriz, Jung Eun Hye, que tem Síndrome de Down, destaca celebridades nacionais em mostra inédita no Brasil

O Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) recebe, a partir de 13 de outubro, a exposição Maravilhosa Graça em Todo o Globo, com 70 caricaturas da artista sul-coreana Jung Eun Hye, que tem Síndrome de Down. Algumas das obras homenageiam personalidades brasileiras, como a atriz Fernanda Montenegro e os cantores Caetano Veloso, Seu Jorge e Anitta, além do chef Alex Atala e do grafiteiro Eduardo Kobra.

Com uma carreira que inclui diversas exposições e prêmios, Jung Eun Hye começou a pintar em 2016, desenvolvendo um estilo que se afasta da arte tradicional. Em 2019, tornou-se artista residente no Estúdio Criativo de Jamsil, parte da Fundação de Artes e Cultura de Seul. Além de pintora, é uma atriz conhecida, especialmente por seu papel no K-drama Amor e Outros Dramas (2022), disponível na Netflix.

Jung Eun Hye
Foto: divulgação/CCCB

Essa será sua primeira exposição no Brasil, e a artista estará presente na abertura, no dia 13, para um bate-papo com o público às 14h. Nos dias 14 e 16, ela também conduzirá dois workshops com vagas limitadas, além de visitas guiadas em horários específicos nos dias 16 e 17. Quem quiser pode pagar R$ 250 por uma caricatura personalizada feita pela artista, com inscrição antecipada na recepção do CCCB.

A exposição ficará em cartaz até 28 de fevereiro de 2025 e poderá ser visitada de terça a sábado, das 10h às 18h30, e aos domingos, das 11h às 17h. A entrada é gratuita.

Jung Eun Hye
Foto: divulgação/CCCB
Serviço:

Exposição: Maravilhosa Graça em Todo o Globo 

Data: de 13/10/2024 a 28/02/2025 

Horário: de terça a sábado, das 10h às 18h30; domingo, das 11h às 17h 

Local: Centro Cultural Coreano no Brasil 

Endereço: Av. Paulista, 460. Térreo. Bela Vista, São Paulo/SP

 

Quem aí vai conferir a exposição? Conte pra gente e nos siga nas redes sociais do Entretetizei — Facebook, Instagram e Bluesky — para mais novidades sobre a cultura asiática.

Leia também: Centro Cultural Coreano no Brasil ganha nova exposição

 

Texto revisado por Cristiane Amarante

Categorias
Cultura asiática Notícias Séries

5 K-dramas que você deve assistir se gosta de amores de infância

Uma seleção de histórias que aquecem o coração e relembram o amor da infância

A conexão de infância é um trope amado nos K-dramas que passou por sua própria evolução ao longo do tempo. Muitas vezes, eles eram amigos inseparáveis na infância, que naturalmente se tornaram amantes, mas também há aqueles que eram rivais juramentados na sala de aula, seguindo caminhos separados, esperando nunca mais se cruzar. À medida que a vida adulta traz seus próprios desafios, eles percebem que juntos são melhores.

Os K-dramas recentes têm explorado histórias de autorreflexão e cura, enquanto o destino os faz reencontrar e, para alguns, reviver conexões há muito esquecidas. Veja quais são eles:

Love Next Door (2024)

Bae Seok Ryu (Jung So Min) e Choi Seung Hyo (Jung Hae In) são inseparáveis desde a infância. No entanto, Seok Ryu se mudou para os Estados Unidos para estudar e trabalhar. Ela não voltou para casa há algum tempo e está prestes a se casar. Seung Hyo é um arquiteto premiado, que agora possui sua própria empresa. Ele nutre sentimentos por Seok Ryu desde sempre, mas nunca teve coragem de se declarar. 

Quando Seok Ryu retorna com tudo o que tem, não só decidiu deixar o emprego, como também cancelou o casamento. Sua volta não agrada sua mãe, que acha que ela está passando por uma fase rebelde aos 30 anos. 

Seung Hyo percebe que o retorno de Seok Ryu esconde muito mais do que ela revela. Seok Ryu quer recomeçar e buscar sua felicidade, mas guarda um segredo que mantém longe de sua família e de Seung Hyo. À medida que esses dois amigos enfrentam as complicações da vida adulta, emoções desconhecidas começam a surgir. O que permanece constante é o laço inquebrável que compartilham.

K-dramas
Foto reprodução/NME

Love Next Door vai além da história de amizade e primeiro amor, destacando como a infância molda a maneira como nos tornamos adultos. Seok Ryu, que possui um forte espírito de independência, é uma conquistadora, mas deseja que sua mãe lhe dê um pouco de liberdade e não imponha seus próprios sonhos fracassados sobre ela. Por outro lado, Seung Hyo, sendo filho único de pais ocupados, sempre foi acolhido por Seok Ryu e sua família. Seus sentimentos por Seok Ryu são profundos e ele a adora, mas será que ela pode vê-lo como algo mais do que um melhor amigo para a vida toda? 

Enquanto se aguarda para ver aonde Love Next Door nos levará, é inegável que Jung So Min e Jung Hae In são atores notáveis com uma química impressionante.

Our Beloved Summer (2021)

Choi Woong (Choi Woo Shik) e Guk Yeon Soo (Kim Da Mi) foram colegas de classe no ensino médio. Enquanto Yeon Soo era a aluna destaque, Choi Woong era seu oposto, tornando a relação dos dois o tema ideal para um documentário escolar. Durante as filmagens, os dois começam a namorar, mas se separam logo depois. 

Anos se passaram, e Choi Woong agora é um artista recluso que não suporta ouvir o nome de sua ex. Yeon Soo é especialista em relações públicas em uma empresa, uma workaholic que não tem tempo para mais nada. No entanto, não só Yeon Soo precisa entrar em contato com seu ex-namorado para um projeto de trabalho, como o documentário que filmaram juntos se tornou viral, com o público pedindo uma sequência.

K-dramas
Foto: reprodução/NME

Ao se reencontrarem após anos de animosidade, velhas dores e mal-entendidos vêm à tona. Choi Woong, uma pessoa preguiçosa e descontraída, tende a levar a vida de forma relaxada. No entanto, sua separação o deixou marcado; ele enfrenta insônia e não consegue superar o final. Por outro lado, Yeon Soo, que sempre foi bastante opinativa, tem um forte senso de si mesma, sendo autossuficiente desde a infância. Ela detesta depender de alguém, o que considera um sinal de fraqueza, e é um pouco solitária. 

Ao se reconectar, Yeon Soo percebe que nunca foi um fardo para Woong e que é normal contar com as pessoas para obter ajuda. Woong, por sua vez, entende a importância da comunicação em um relacionamento. À medida que os dois reacendem um romance antigo, mas nunca esquecido, eles também descobrem um novo significado em sua relação.

Our Beloved Summer apresenta um ritmo tranquilo e descompassado, destacando-se pelas atuações e pela narrativa tocante. Choi Woo Sik e Kim Da Mi tornam seus personagens autênticos!

Serendipity’s Embrace (2024)

Kang Hoo Young (Chae Jong Hyeop) voltou para a Coreia vindo dos Estados Unidos para resolver assuntos de negócios. Ele é uma pessoa brusca e fechada, apressada para terminar o trabalho e retornar aos Estados. Uma noite, ele se depara com Lee Hong Joo (Kim So Hyun), uma ex-colega de classe, no ponto de ônibus. Embora aja despreocupado e finja não reconhecê-la, o encontro o abalou. 

A conexão entre Kang Hoo Young e Lee Hong Joo remonta à escola, quando ele era o aluno sério e ela a relaxada da turma. Embora ela tentasse fazer com que ele namorasse sua melhor amiga, o que ela não sabia é que Hoo Young tinha sentimentos por ela.

K-dramas
Foto: reprodução/NME

Agora, Hong Joo é uma produtora de animação cansada do amor após um relacionamento fracassado e está sendo ignorada pelo homem que uma vez amou. Quando os dois se reencontram, encontrar um jeito de conviver um com o outro se torna desafiador. A livre e espirituosa Hong Joo sempre foi uma menina assustada no fundo, lidando com problemas de abandono. Hoo Young, que sempre fez o que sua mãe autoritária esperava dele, encontra uma razão para se rebelar pela primeira vez. Os dois percebem que a solução para os problemas atuais está em curar as dores do passado.

Serendipity’s Embrace é uma série fácil de assistir, com apenas oito episódios. Kim So Hyun e Chae Jong Hyeop transmitem uma química adorável como casal.

Welcome to Samdalri (2023)

Jo Sam Dal (Shin Hye Sun) está de volta a Samdalri, uma cidade em Jeju. Ela se envolveu em um escândalo em Seul após ser acusada de intimidar uma assistente. Sua carreira como fotógrafa de moda de sucesso desmoronou, e Sam Dal tenta manter uma aparência corajosa. No entanto, voltar para casa também significa finalmente enfrentar seu antigo melhor amigo e ex-namorado, Jo Yong Pil (Ji Chang Wook), cujo coração ela quebrou. 

K-dramas
Foto: reprodução/NME

Yong Pil é um meteorologista e a pessoa mais querida da cidade. Quando os dois se reencontram após uma década evitando um ao outro, antigas dores, desilusões, culpas e ressentimentos vêm à tona. As razões de Sam Dal para terminar com Yong Pil vão além de simplesmente seguir sua carreira e se tornar uma história de sucesso em Seul. E Yong Pil, que nunca saiu da tranquila cidade à beira-mar, sempre apoiou e cuidou de Sam Dal, mesmo quando estavam separados.

Welcome to Samdalri é uma história comovente sobre amizade e amor. Destaca os muitos aspectos dos relacionamentos, desde os familiares até os amigos e amantes, cada um com suas complexidades e desafios. Com o talento inigualável de Ji Chang Wook para comédia e romance, a atuação natural de Shin Hye Sun e um elenco incrível, Welcome to Samdalri é uma série imperdível.

Doctor Slump (2024)

Yeo Jung Woo (Park Hyung Sik) e Nam Ha Neul (Park Shin Hye) eram os melhores da turma na escola. Ambos motivados a ter sucesso e extremamente competitivos, sempre mantinham a guarda alta ao redor um do outro. Anos se passaram, e Jung Woo se tornou um cirurgião plástico famoso, enquanto Ha Neul é uma anestesista, e os dois nunca se encontraram. No entanto, quando isso acontece, suas situações são bastante similares.

K-dramas
Foto: reprodução/NME

Jung Woo foi injustamente implicado em um erro cirúrgico e está enfrentando problemas legais. Ha Neul, lidando com burnout e depressão, decidiu deixar seu emprego. Quando Jung Woo se torna inquilino na casa de Ha Neul, os dois finalmente começam a se entender e a se ver como pessoas, em vez de apenas dois indivíduos obcecados pelo sucesso.

Doctor Slump aborda questões de ambientes de trabalho tóxicos, saúde mental e como às vezes é aceitável não estar bem. Embora a narrativa divague um pouco, consegue transmitir a mensagem. Park Hyung Sik tem uma facilidade inata para entrar no personagem, e Park Shin Hye também se encaixa bem em sua interpretação.

Qual desses é o seu casal e drama favorito? Conte pra gente e nos siga nas redes sociais do Entretetizei — Facebook, Instagram e Bluesky — para mais novidades sobre a cultura asiática.

Leia também: K-dramas que farão você amar a vida

 

Texto revisado por Alexia Friedmann

Categorias
Cultura Latina Notícias Séries

Data de estreia da aguardada adaptação de Cem Anos de Solidão é anunciada

Composta por duas partes de oito episódios, a série estreia em dezembro de 2024

Foi anunciada, nesta terça (8), a data de estreia dos oito primeiros episódios de Cem Anos de Solidão, adaptação da obra-prima literária de Gabriel García Márquez. A primeira parte da série estreia em 11 de dezembro de 2024.

cem anos de solidao
Foto: reprodução/Omelete

Com direção de Laura Mora e Alex García López, Cem Anos de Solidão representa um dos projetos audiovisuais mais ambiciosos da história da América Latina. A série foi inteiramente filmada em espanhol e na Colômbia, com o apoio da família de Gabriel García Márquez.

A série baseia-se no livro Cem Anos de Solidão, publicado em 1967 e um dos livros mais emblemáticos do autor, que foi vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982. O romance, um clássico aclamado pelo público, já teve mais de 50 milhões de exemplares vendidos e foi traduzido para mais de 40 idiomas.

Nas palavras dos diretores: 

Como cineasta e como colombiana, tem sido uma honra e um enorme desafio trabalhar em um projeto tão complexo e que carrega tanta responsabilidade como Cem Anos de Solidão, sempre buscando entender a diferença entre a linguagem literária e a audiovisual, e poder construir imagens que contenham a beleza, a poesia e a profundidade de uma obra que impactou o mundo inteiro. Fizemos isso com amor e respeito pelo livro, com o apoio de uma equipe técnica e humana excepcional”, disse Laura Mora.

Dirigir este projeto foi um desafio e uma aventura; afinal, na vida, correr riscos é necessário para dar sentido ao que fazemos. Ao mergulhar na adaptação de Cem Anos de Solidão, minha intenção era criar algo autêntico que carregasse a estatura de uma produção internacional, porque a história merece”, disse Alex García López.

A segunda parte da série também contará com oito episódios e chega à Netflix em breve.

Sinopse
cem anos
Foto: divulgação/Ágora

Após se casarem contra a vontade dos pais, os primos José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán abandonam o vilarejo onde moram em busca de um novo lar. Acompanhados por amigos e aventureiros, o casal chega às margens de um rio, onde fundam uma cidade que batizam de Macondo. As diversas gerações dos Buendía marcarão o futuro dessa cidade mítica, atormentada pela loucura, amores impossíveis, uma guerra sangrenta, e o medo de que uma maldição os condene, inevitavelmente, a cem anos de solidão.

Ficha técnica

Título: Cem Anos de Solidão

Streaming: Netflix

Episódios: 16 ao todo, 8 episódios (parte 1) e 8 episódios (parte 2)

Direção – parte 1: Alex García López (E. 1, 2, 3, 7, e 8) e Laura Mora (E. 4, 5, e 6)

Produtores executivos: Diego Ramírez Schrempp, Juliana Flórez Luna, Andrés Calderón, Josep Amorós, Carolina Caicedo, Alex García López, Laura Mora, José Rivera, Rodrigo García, Gonzalo García Barcha

Produtora: Dynamo

Roteiro: José Rivera, Natalia Santa, Camila Brugés, e Albatros González

Direção de fotografia: Paulo Pérez e María Sarasvati

Trilha sonora: Camilo Sanabria e Juancho Valencia

Locações: regiões de La Guajira, Magdalena, Cesar, Cundinamarca e Tolima, na Colômbia 

 

Contando os dias para a estreia da adaptação? Fala pra gente! E siga as redes sociais do EntretetizeiInstagram, Facebook, e Bluesky — para mais conteúdos sobre o mundo do entretenimento e da cultura.

Leia também: 

+ Em Agosto nos Vemos: romance de Gabriel García Márquez é lançado 10 anos após a sua morte

+ 3 livros para conhecer (e amar) Gabriel García Márquez

+ Latinizei | Conheça 4 séries latinas imperdíveis

 

Texto revisado por Bells Pontes

Categorias
Entretenimento Especiais Notícias

Especial | Aniversário do Bruninho, que conquistou o mundo com sua música e carisma

O aniversário do Bruno Mars chegou e ele vai comemorar no Brasil! Relembre a carreira do rei do carisma

Peter Gene Hernandez nasceu em 8 de outubro de 1985, em Honolulu, Havaí. Cresceu com seus cinco irmãos em uma família musical: seu pai, Peter Hernandez, era percussionista e sua mãe, Bernadette, era cantora e dançarina. 

Desde muito jovem, Peter foi apresentado a diversos gêneros musicais, como rock clássico, reggae e soul. Ele começou a se apresentar ainda criança em shows de talentos e eventos locais, muitas vezes imitando Elvis Presley, um de seus maiores ídolos. Aos quatro anos, já fazia parte da banda de sua família, os The Love Notes.

 

O cantor seguiu com o conjunto da família até seus 12 anos, quando seus pais se separaram e a banda chegou ao fim, mas, como nunca conseguiu viver sem a música, logo formou um novo grupo na escola. Os School Boys fizeram vários shows pelo Havaí, onde cantavam músicas de Michael Jackson.

Bruno Mars adotou seu nome artístico ainda na adolescência, antes de se mudar para Los Angeles para seguir a carreira musical. Ele escolheu Bruno porque era um apelido dado por seu pai, que achava que ele se parecia com o lutador Bruno Sammartino. Já Mars foi escolhido para dar um toque de estilo e porque muitas pessoas na indústria diziam que ele era “de outro planeta”. 

Essa escolha o ajudou a criar uma persona única e memorável no mundo do entretenimento, embora, no início da carreira, tenha enfrentado dificuldades em se estabelecer como artista solo e foi aconselhado a focar na composição.

Início da carreira e Doo-Wops & Hooligans (2010)

O ponto de virada na carreira de Bruno Mars foi quando ele começou a colaborar com outros artistas como compositor e produtor. Em parceria com Phillip Lawrence e Ari Levine, formou a equipe de produção The Smeezingtons, responsável por hits como Right Round, de Flo Rida, e Nothin’ on You, de B.o.B, em que Bruno também participou como vocalista convidado. 

Em 2010, ele lançou seu primeiro EP, It’s Better If You Don’t Understand, que começou a atrair atenção para seu talento como artista solo.

Seu álbum de estreia, Doo-Wops & Hooligans (2010), marcou o início do sucesso do artista no mundo da música pop. Com hits como Just the Way You Are, Grenade e The Lazy Song, Bruno conquistou as paradas mundiais. Just the Way You Are ganhou um Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Masculina. 

 

 

O álbum de estreia do cantor foi responsável por criar sua base sólida e dedicada de fãs ao redor do mundo e também serviu de inspiração para o nome do fandom, que foi batizado como Hooligans.

Unorthodox Jukebox (2012) e Super Bowl

Em 2012, lançou seu segundo álbum, Unorthodox Jukebox, que reforçou sua versatilidade musical. Com singles como Locked Out of Heaven, Treasure e When I Was Your Man, o álbum recebeu aclamação da crítica e também venceu o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop. 

Alguns dos momentos mais marcantes da carreira de Bruno Mars foram suas apresentações no Super Bowl, em 2014 e 2016, onde o Bruninho entregou performances animadas e elogiadas. 

bruno mars GIF by Vulture.com

Em 2014, misturou hits como Locked Out of Heaven e Just the Way You Are com uma participação especial do Red Hot Chili Peppers, para 115,3 milhões de espectadores. A apresentação foi elogiada pela energia e pelo carisma do cantor, o consagrando como uma superestrela mundial.

Ele voltou ao palco do Super Bowl em 2016 para outro espetáculo memorável, onde Bruno apresentou o sucesso Uptown Funk e participou de uma performance conjunta com Beyoncé, com sua música Formation, e Coldplay, que foi o headliner oficial do evento.

Ainda em 2014, Bruno lançou, em parceria com o produtor Mark Ronson, um de seus maiores sucessos, Uptown Funk. O hit combina estilos musicais como funk, soul e pop, e se tornou um grande sucesso internacional, alcançando o topo das paradas em vários países.

mark ronson GIF by Bruno Mars

A música, conhecida pelo seu refrão marcante “Don’t believe me, just watch!” e pela energia contagiante de Bruno Mars, virou uma figurinha carimbada em todas as festas e é uma das faixas mais icônicas do cantor até hoje. 

Além de ter alcançado números impressionantes, como 4 bilhões de views no YouTube, a música ganhou o Grammy de Gravação do Ano em 2016, tornando-se um dos maiores lançamentos da década.

24K Magic (2016)

Em 2016, Bruno lançou 24K Magic, um álbum fortemente inspirado pelo funk, soul e R&B dos anos 1980 e 1990. O single, que dá nome ao projeto 24K Magic, foi um sucesso imediato, seguido por outros hits, como That’s What I Like e Finesse. O álbum e seus singles renderam ao cantor vários prêmios, incluindo seis Grammys em 2018, entre eles os cobiçados prêmios de Álbum do Ano, Gravação do Ano e Canção do Ano.

Juntamente com Unorthodox Jukebox, 24K Magic foi responsável por alguns dos maiores hits da carreira de Bruno, que apenas com o hit That’s What I Like acumulou mais de 1,9 bilhão no Spotify.

Bruno Mars GIF

Silk Sonic  

Em 2021, Bruno Mars formou uma parceria com Anderson .Paak, lançando a dupla Silk Sonic. Juntos, eles lançaram o álbum An Evening with Silk Sonic, trazendo de volta o R&B e o soul de uma forma mais moderna. 

O single Leave the Door Open foi um sucesso e ganhou o Grammy de Canção do Ano, Melhor Performance R&B e Melhor Canção R&B, além de ser número um na Billboard Hot 100 por várias semanas.

O álbum foi aclamado pela crítica e consolidou ainda mais a versatilidade e o talento de Bruno Mars como músico e compositor, além de apresentar uma nova fase do cantor.

Come to Brazil

A última vez que Bruno Mars desembarcou em solo brasileiro foi em 2023, quando realizou duas apresentações na primeira edição do festival The Town, em São Paulo. Com ingressos esgotados, o cantor pôde mostrar todo o seu carisma, passos de dança e autenticidade para as 100 mil pessoas presentes no Autódromo de Interlagos em cada um dos dias e para os que assistiam à transmissão ao vivo pela TV. 

O alcance das apresentações no festival foi enorme, e muitos puderam perceber a dedicação do artista em seus shows, com momentos marcantes como ver o Bruninho falando em português “eu quero você, gatinha” e “sou tímido”, o solo ao piano de Evidências, do Chitãozinho e Xororó, ou o icônico vídeo Come to Brazil gravado pelas ruas de São Paulo. O vídeo ainda se tornou um dos mais visualizados nas redes sociais do cantor.

Foto: reprodução/Instagram @thetown

E, para a felicidade dos fãs, no início deste ano, Bruno Mars anunciou uma bateria de shows no Brasil. As apresentações, que começaram na última sexta (4), passarão por São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, sendo finalizadas no dia 5 de novembro em Belo Horizonte. 

Nas performances, o público poderá ver ao vivo todo o carisma, a empolgação e o talento de Bruno Mars, que se entrega na realização de shows com personalidade, hits, dança e seu jeito extrovertido. Um show para fã nenhum colocar defeito! 

O futuro e Die With a Smile

O último álbum solo de Bruno foi o 24K Magic, lançado em 2016, mas existem rumores de que um novo projeto pode chegar em breve.

Recentemente, o cantor abriu um bar dentro de um cassino em Las Vegas, onde participou da criação do projeto de decoração. O lounge, chamado The Pinky Ring, vem fazendo sucesso, e o cantor – que adora uma festa – sempre marca presença no local, seja para cantar ou apenas se divertir. 

Bruno também é coproprietário de uma marca de rum do Panamá, chamada SelvaRey, onde se envolveu em todos os processos de criação da bebida, como o logotipo, o sabor final e o formato da garrafa.

Sem lançar músicas novas desde 2021, Bruno surpreendeu os fãs ao participar da música Die With a Smile, ao lado de Lady Gaga, lançada em agosto deste ano, entregando conceito e looks monocromáticos que fazem referências a musicais que passaram na TV estadunidense nos anos 1970. 

O single se tornou um sucesso e vem conquistando o top 1 nas principais paradas musicais, além de já acumular 134 milhões de visualizações no YouTube.

Aos fãs brasileiros, fica a empolgação dos shows que prometem entregar noites inesquecíveis, além da comemoração do aniversário do Bruninho, que completa seus 39 anos hoje (8) em um de seus shows no Morumbi, em São Paulo.  

 

Qual é sua música favorita do Bruno Mars? Conte pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook e Bluesky) e nos siga para acompanhar mais textos como esse.

Leia também:  Lady Gaga e Bruno Mars lançam Die With a Smile

 

Texto revisado por Bells Pontes

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!