Baseado no livro de Claire Keegan, o longa revela um dos capítulos mais sombrios da história da Irlanda e estreia no Brasil em 9 de janeiro
Pequenas Coisas Como Estas, novo filme estrelado por Cillian Murphy, vencedor do Oscar de Melhor Ator em 2024 por Oppenheimer (2023), acaba de ganhar pôster nacional e estreia nos cinemas brasileiros em 9 de janeiro. O longa, que abriu o Festival de Berlim 2024, explora um dos capítulos mais sombrios da história irlandesa: as chamadas lavanderias de Madalena, onde a sociedade cedeu ao poder patriarcal da igreja.
Na trama, Murphy interpreta Bill Furlong, um comerciante de carvão e madeira em New Ross, Wexford. Durante uma entrega a um convento, ele descobre o tratamento cruel dispensado a jovens marginalizadas, especialmente mães solteiras, o que o leva a confrontar seu passado e tomar uma posição diante das injustiças.
O roteiro é baseado no livro homônimo da escritora irlandesa Claire Keegan, vencedor do Orwell Prize e finalista do Booker Prize 2022. O romance foi incluído na lista dos 100 Melhores Livros do Século XXI pelo The New York Times. No Brasil, foi recentemente publicado pela Relicário Edições.
Dirigido por Tim Mielants e com roteiro adaptado por Enda Walsh, Pequenas Coisas Como Estas conta com produção de Ben Affleck, Matt Damon e Cillian Murphy. No elenco, além de Murphy, estão Eileen Walsh, Michelle Fairley, Emily Watson, Clare Dunne e Helen Behan. A produção é das companhias Artists Equity e Big Things Films. Já a distribuição no Brasil é da O2 Play.
Vai conferir esse lançamento? Não deixe de acompanhar o Entretê nas redes sociais — Face, Insta e X — para ficar por dentro das notícias do cinema e entretenimento!
Nesta terça (12), Simple Minds, uma das bandas mais icônicas dos anos 1980 e a de maior sucesso do Reino Unido, anunciou que vem ao Brasil em 2025. Serão duas apresentações: a primeira no Rio de Janeiro, em 3 de maio, no Qualistage, e a outra em São Paulo, em 4 de maio, no Espaço Unimed. As vendas começarão no dia 21 de novembro, às 10h. No Rio será por meio da Ticketmaster e em São Paulo pela Eventim.
O grupo escocês já está com o pé na estrada, na turnê mundial Global Tour 2024, na qual esperam tocar para mais de 1 milhão de pessoas. Nos shows, eles mesclam as canções do 18º álbum de estúdio, Direction of the Heart (2022), com uma miríade de clássicos.
O Simple Minds é formado por Jim Kerr (voalista), Charlie Burchill (guitarrista) e uma seleção de colaboradores excepcionalmente talentosos: Ged Grimes (baixista), Sarah Brown (backing vocal), Gordy Goudie (guitarra), Erik Ljunggren (tecladista) e Cherisse Osei (baterista). Eles mantêm as atuais e vibrantes performances ao vivo, algo que vem acontecendo desde seu primeiro álbum, Life in a Day (1979).
Você já está ansiose? Comente nas redes sociais do Entretetizei —Insta, Face e X — e siga a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.
O longa traz o famoso ator como um excêntrico que faz duas missionárias questionarem a própria fé
Herege é mais um lançamento de terror psicológico do mês de novembro. Protagonizado por Hugh Grant, o longa estreia no dia 20 de novembro e conta com direção dos cineastas Scott Beck e Bryan Woods, que conseguem fazer até o mais devoto questionar a própria fé.
Na trama, Barnes (Sophie Thatcher) e Paxton (Chloe East) interpretam jovens missionárias devotas que acabam presas na casa de um homem misterioso, interpretado por Grant. A partir deste momento, elas são forçadas a participar de um jogo perturbador que desafia sua fé e põe em xeque tudo o que acreditam.
Sob a direção dos amigos de infância, Beck e Woods, o filme não é o primeiro trabalho que fazem juntos. Tendo crescido em Iowa, os cineastas são famosos por terem escrito Um Lugar Silencioso(2018) e terem dirigido A Casa do Terror (2019) e 65 – Ameaça Pré-Histórica (2023). Woods diz que além de serem melhores amigos, “nós amamos filmes e estamos fazendo isso desde que somos jovens, e continuamos a escrever, dirigir e discutir sobre obras todos os dias. Tem uma competição colaborativa quando trabalhamos juntos, os dois se motivam a fazer sempre o melhor”.
Sobre a temática de Herege, Woods diz que “por muito tempo, Scott e eu falávamos de fazer um filme que investigasse sobre religião. Grandes questões da vida sempre nos fascinaram desde muito jovem”. E Beck adiciona que “neste filme, nós queríamos provocar a audiência a pensar em como religião se encaixa nas nossas vidas”.
O processo criativo da dupla é baseado em 100% de confiança, afinal tudo o que fazem é pensado em conjunto, não tem um detalhe que passe que não tenha sido aprovado em conjunto pelos dois. Ao começar a escrever mais sobre o fascinante e excêntrico Reed, interpretado por Hugh Grant, os dois tiveram que parar.
“Nós tivemos que deixar de lado porque sentimos que tínhamos que aprender muito mais sobre religião para acompanhar o conhecimento de Reed. Enquanto escrevíamos, percebemos que ele é um gênio e sabe muito mais sobre o assunto do que aprendemos em toda nossa vida, ou até o momento em que estávamos no processo de escrita”, diz Woods.
Você já está ansiose? Comente nas redes sociais do Entretetizei —Insta, Face e X — e siga a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.
Campanha Cada Preto É Uma Conquista destaca produções de diretores, roteiristas e atores negros entre os dias 16 e 20 de novembro
No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra, feriado nacional que homenageia Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas brasileiro. Respeitando a importância da comemoração e a relevância que essa data tem para a nação, a Max traz uma coleção especial de produções e novidades como três curtas desenvolvidos durante o programa de aceleração de talentos Narrativas Negras Não Contadas – Black Brazil Unspoken. Confira o que vem por aí:
Lançamentos de novembro:
Primavera Só Floreia em Solo Fértil (2024)
O documentário vai de encontro às memórias do time de futebol de várzea Sociedade Esportiva Vila Primavera, na zona leste de São Paulo. Prestes a completar 70 anos de existência, jogadores relembram momentos marcantes da história do time, como a perda do campo de futebol provocado pelo crescimento urbano desenfreado.
Favela Turística (2024)
Em Favela Turística,moradores da favela da Rocinha, maior favela do Brasil, são escutados e opinam sobre o turismo que ocorre nas ruas e vielas e falam abertamente sobre as consequências da atividade no dia a dia.
Brega Funk – Ritmo & Sobrevivência (2024)
Jovens dançarinos da periferia do Recife, Pernambuco, enfrentam desafios ao tentar se profissionalizar no brega funk. O documentário mostra suas lutas e conquistas na tentativa de consolidar a dança como expressão cultural.
Mais títulos para maratonar:
Cidade de Deus: A Luta Não Para (2024)
A série mostra o enfrentamento dos moradores da comunidade ao lidar com o tráfico de drogas, a corrupção policial e a milícia, continuando a denúncia social do renomado filme Cidade de Deus (2002).
King Richard: Criando Campeãs (2021)
Will Smith interpreta Richard Williams, pai das famosas jogadoras de tênis, Venus e Serena Williams, cuja perseverança pessoal foi um ponto-chave para o sucesso das filhas. Com métodos tradicionais e cheio de determinação, ele criou as duas filhas para serem umas das maiores atletas de todos os tempos.
Romário, O Cara (2024)
Dividida em seis episódios, o documentário aborda a trajetória de Romário, um dos jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro.
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023)
Miles Morales (Homem-Aranha) é transportado para o multiverso, onde conhecerá outros heróis-aranha como ele.
Insecure (2016)
Nessa comédia, as melhores amigas Issa (Issa Rae) e Molly (Yvonne Orji) compartilham problemas do cotidiano e experiências desconfortáveis em Los Angeles.
Para os fãs de Will Smith, calma que King Richard: Criando Campeãs não é a única produção que você vai ver o rosto dele. Que tal assistir também Um Maluco no Pedaço (1990)?
E temos também os títulos: Pico da Neblina (2019), Um Dia Qualquer (2020), Da Ponte Pra Lá (2024), Arte Negra: Na Ausência da Luz (2021), King no Deserto (2018), Qual o Meu Nome: Muhammad Ali (2019), O Apollo: 85 Anos (2019), e outros.
Curtiu a coleção especial? Comente o que achou e acompanhe o Entretetizei — Instagram, Facebook, X — para mais novidades sobre o mundo do entretenimento.
De comédias românticas a dramas intensos, descubra os papéis que fizeram de Demet uma das estrelas mais queridas da Turquia
Demet Özdemir é uma das atrizes mais requisitadas da Turquia, conhecida pelo seu talento e carisma. Aos 32 anos, ela construiu uma carreira impressionante, com papéis que conquistaram o público tanto na Turquia quanto ao redor do mundo. No Brasil, o sucesso da novela A Sonhadora (2018) é a prova de sua popularidade interpretando a inesquecível e excêntrica Sanem Aydın. Conheça outros papéis marcantes que mostram toda a versatilidade e dedicação dessa atriz incrível.
Aslı – Táticas do Amor e Táticas do Amor 2
Em Táticas do Amor (2022), comédia romântica da Netflix, Demet Özdemir interpreta Aslı, uma blogueira e designer de moda com personalidade forte e atitude confiante. No filme, Aslı aceita uma aposta curiosa: fazer com que um homem se apaixone por ela para, depois, transformar a experiência em uma publicação para seu blog.
Do outro lado da trama, Kerem (Şükrü Özyıldız), um publicitário decidido a ganhar uma aposta para salvar uma campanha, escolhe justamente Aslı como alvo de sua estratégia de conquista. Sem saber das intenções um do outro, os dois se envolvem em um divertido e imprevisível jogo.
Já em Táticas do Amor 2 (2023), a relação entre Aslı e Kerem ganha uma nova dinâmica: agora namorados, eles enfrentam um impasse quando Aslı revela sua descrença no casamento. A surpresa vem quando Kerem, ao concordar com ela, desperta em Aslı o desejo de provar que, no fundo, ele quer sim oficializar o relacionamento.
Determinada, ela faz de tudo para que ele mude de ideia.
Aslı é uma personagem carismática, criativa, ambiciosa e até um pouco manipuladora, sempre decidida a alcançar seus objetivos.
Farah – Adım Farah
Em Adım Farah (2023), Demet Özdemir protagoniza Farah, uma jovem iraniana de 28 anos que trabalha como faxineira em Istambul, apesar de ser médica, e vê sua vida virar de cabeça para baixo ao testemunhar um assassinato ligado à máfia. Desde os 22 anos de idade, ela vive como uma imigrante ilegal, e tenta ao máximo garantir segurança e um futuro melhor para seu filho, Kerimşah (Rastin Pakhanad).
Após o incidente, ela acaba se envolvendo com Tahir (Engin Akyürek), um homem misterioso e perigoso, que inicialmente desperta seu ódio. Mas, aos poucos, a relação entre eles evolui e se torna mais complexa, mostrando as camadas emocionais de ambos.
Farah é uma personagem resiliente, determinada e protetora. Mesmo em um ambiente hostil, ela enfrenta tudo com coragem e inteligência, provando o quão longe uma mãe é capaz de ir para proteger seu filho e a si mesma.
Ikin – Dünyayla Benim Aramda
Em Dünyayla Benim Aramda (2022), produção da Disney+ Turquia, Demet Özdemir vive İlkin, uma editora-chefe de uma revista feminina que aparenta ter uma vida perfeita ao lado de seu namorado, Tolga (Buğra Gülsoy), um ator famoso. Porém, quando Tolga começa a se distanciar emocionalmente, İlkin é tomada pela insegurança e pela vontade de entender o que está acontecendo.
Em um ato impulsivo, e encorajada por sua melhor amiga, ela decide criar um perfil falso para testar a fidelidade do namorado.
O que começa como uma tentativa de salvar o relacionamento rapidamente foge ao controle. Quando Tolga se interessa pelo perfil falso e marca um encontro, İlkin vai além e pede à sua estagiária, Sinem (Hafsanur Sancaktutan), para ir ao encontro em seu lugar. Sinem, com receio de contrariar a chefe e desejando crescer na carreira, aceita entrar no arriscado plano.
İlkin é uma personagem complexa, corajosa, competente, tímida e insegura. Ao mesmo tempo em que é uma mulher bem-sucedida e determinada, ela revela um lado vulnerável e carente, que a leva a atitudes impulsivas para tentar salvar o que resta do relacionamento.
Sanem – A Sonhadora
Chegamos à inesquecível Sanem Aydın, personagem que levou Demet Özdemir ao estrelato internacional. Em A Sonhadora (Erkenci Kuş), Sanem é uma jovem cheia de vida que, para fugir de um suposto noivado arranjado por seus pais, consegue um emprego em uma agência de publicidade onde sua irmã, Leyla (Öznur Serçeler), já trabalha.
Sanem vem de uma família humilde – sua mãe é dona de casa, e seu pai é comerciante de bairro –, mas se encanta pelo mundo publicitário e especialmente por Can (Can Yaman), um renomado fotógrafo aventureiro que assume o cargo de diretor da agência durante a ausência do pai. Assumindo a diretoria, ele vira alvo de ataques do próprio irmão, sem imaginar, que trabalha na empresa há anos e sempre esteve ao lado do pai.
Entre Sanem e Can, o contraste é perceptível: enquanto Can é livre e desapegado, Sanem é criativa, ingênua e sempre com a cabeça nas nuvens. Sua personalidade excêntrica e seu jeito atrapalhado rapidamente chamam a atenção dele, e a relação entre os dois se desenvolve com muita química e cenas cômicas memoráveis.
Sanem encanta a todos. Inteligente e super engraçada, sua determinação em seguir seus sonhos, mesmo que a vida leve-a por caminhos improváveis – da avicultura ao mundo da publicidade –, faz dela uma personagem inspiradora e única.
Zeynep – Meu Lar, Meu Destino
Em Meu Lar, Meu Destino (2019), Demet interpreta Zeynep, uma personagem complexa marcada por uma história de vida dura e cheia de reviravoltas. Vinda de uma família pobre, Zeynep cresceu enfrentando inúmeras dificuldades: uma mãe doente, um pai alcoólatra e violento, a perda de um irmão cuja doença não pôde ser tratada por falta de recursos.
Quando é adotada por uma família rica, Zeynep acessa um novo mundo de oportunidades e uma vida confortável, diferente de tudo o que conheceu.
Adulta e noiva do homem dos seus sonhos, ela acredita ter deixado para trás as dores do passado. Mas tudo muda quando sua mãe biológica reaparece, reabrindo feridas de sua vida e a manipulando.
Zeynep é uma personagem marcada pela resiliência e capacidade de adaptação, mas se sente dividida entre a gratidão pela família que a acolheu e o amor que sente pela família de origem. Sua força e determinação em enfrentar as dificuldades, mesmo em meio a dilemas emocionais e a conflitos internos profundos, a tornam uma personagem cativante e inspiradora.
E aí, já conhecia essa atriz incrível? Conta pra gente nas nossas redes sociais! Não esqueça de seguir o Entretetizei – Instagram, Facebook, X – para ficar por dentro de tudo o que rola no mundo do entretenimento e no mundinho turco.
Longa estrelado por Tom Cruise chega aos cinemas nacionais em 2025
Foi divulgado, nesta segunda (11), o trailer de Missão: Impossível – O Acerto Final, estrelado por Tom Cruise. O filme dá sequência ao longa de 2023 e chega no Brasil em 22 de maio de 2025.
O trailer, recheado de cenas de ação, traz Ethan Hunt (Tom Cruise) com a roupa utilizada na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Paris 2024, e ele deve aprender uma lição muito importante: que a vida é a soma de nossas escolhas.
Dirigido por Christopher McQuarrie, o filme conta conta com artistas de peso no elenco, como Hayley Atwell, Ving Rhames, Simon Pegg, Vanessa Kirby, Esai Morales, Pom Klementieff, Mariela Garriga, Henry Czerny, Holt McCallany, Janet McTeer, Nick Offerman, Hannah Waddingham, Angela Bassett, Shea Whigham, Greg Tarzan Davis, Charles Parnell e Frederick Schmidt.
Preparados para a estreia de mais um filmão? Contem pra gente! E não deixem de nos seguir nas redes sociais do Entretetizei —Facebook,Instagram eX — para mais novidades sobre seus filmes e séries preferidos.