Autora relembrou como era a internet quando “tudo era mato” e contou ao Entretetizei sobre sua lista de metas para o futuro
Em um mundo onde o TikTok não era febre, o Instagram não tomava conta de tudo e o Facebook e o Twitter/X ainda estavam nos primórdios, existia o famigerado Orkut. Naquela época, criar blogs e vídeos para o Youtube não era tão comum assim, precisava ser corajosa para colocar a cara na janela, e Bruna Vieira foi uma dessas pessoas destemidas. Lá no comecinho da década passada, a blogueira, escritora e youtuber capinava a internet quando “tudo era mato”.
Hoje, 15 anos depois, a mulher adulta e cheia de sonhos para conquistar, ainda tem uma lista de metas para cumprir, um livro novinho a ser lançado e diversas viagens em mente. É sobre tudo isso e muito mais que uma das autoras nacionais favoritas da atualidade conversou com o Entretetizei. Acompanhe nosso papo:
Entretetizei: Se você pudesse, qual conselho daria para a Bruna de 15 anos?
Bruna Vieira: Diria para a Bruna de 15 anos se preocupar um pouco menos com o que seus amores da juventude vão pensar sobre ela. Passei boa parte da minha adolescência apaixonada, tentando me moldar em relações que foram passageiras, e isso me tirou a atenção de outras áreas da vida, até de mim mesma. Penso que toda relação nos faz crescer de alguma forma, então, até certo ponto isso é natural, mas existe um frescor nas descobertas da vida nessa idade que é bom estar atento a si mesmo antes de qualquer outra coisa.

E: Você já estava comandando a internet com os seus textos maravilhosos quando ‘‘tudo era mato’’ e tão jovem. Como você se vê nessa posição?
B: Na verdade eu sentia que o espaço que criei na internet com o Depois Dos Quinze era mesmo uma espécie de refúgio. Não só para mim, mas para todos os outros adolescentes sensíveis que estavam confusos em relação aos seus próprios sentimentos e estilo. O bom de ter começado cedo é que eu consegui desenvolver uma relação com a minha audiência e hoje parece que crescemos juntas.
E: Quais são os próximos projetos da sua lista de metas?
B: Entregar a versão final do livro De Volta Para Mim, voltar a estudar, morar em países diferentes e continuar com os vídeos semanais no canal do Youtube, compartilhando cada fase de tudo isso.
E: O que você está assistindo no momento? Pode indicar alguma série ou filme que tenha te impactado nos últimos tempos?
B: Assisti Machos Alfa (2022) na Netflix e essa série espanhola leve e divertida ganhou um espaço no meu coração. Vi com o meu namorado e conversamos bastante sobre vários assuntos abordados lá. Estou focando em assistir produções espanholas, pois tenho uma viagem marcada pra Espanha em abril, meu tão sonhado ano viajando. Também recomendo o filme Viver Duas Vezes (2019), a série Disclaimer (2024) e o filme que acabou de sair nos cinemas chamado Acompanhante Perfeita (2025).
E: De Volta aos 15 foi um sucesso total. O quanto você participou da produção?
B: Eu participei da produção como consultora de roteiro. O que significa que antes mesmo dos episódios serem gravados, eu já sabia detalhes de cada cena, e fiz o meu melhor para manter a essência do livro nas telas. Como trabalho diariamente com as redes sociais, me esforcei para ler todo o feedback dos fãs da série e dos livros e fazer todo o público feliz de forma geral com o final da série. Vocês amaram?

E: E quanto a repercussão da série? Imaginava que fosse ser esse sucesso?
B: Foi uma surpresa quando eu recebi a lista com os nomes dos atores que estariam na série. Naquele momento a ficha caiu que seria uma produção gigante. Com o trabalho impecável dos roteiristas e diretores, eu não tinha dúvidas do sucesso. Ainda sim, como estamos falando de uma produção em uma empresa global, foi surpreendente ver a série ganhando fãs no mundo todo. Eu comecei a receber mensagens em vários idiomas pedindo a tradução do livro. Esse é o sonho de qualquer autor.
E: O Entretetizei é um portal de cultura feito inteiramente por mulheres para todo mundo. Qual conselho você poderia dar para as nossas leitoras que sonham em seguir um caminho parecido com o seu?
B: Façam amizades verdadeiras e cuidem delas ao longo do caminho. Nos momentos mais difíceis da minha vida pessoal e profissional, foram mulheres que estiveram ao meu lado me ajudando a atravessar uma fase e voltar a acreditar em mim. Muitas delas eu conheci através do meu trabalho e elas foram fundamentais para os meus sonhos se tornarem realidade.
E você? Já conhecia o trabalho da Bruna? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê – Facebook, Instagram e X – e nos siga para mais novidades sobre o mundo do entretenimento.
Leia também: Entrevista | Geyson Luiz: um talento em ascensão no audiovisual brasileiro
Texto revisado por Laura Maria Fernandes de Carvalho