Canção fez parte do início da história da banda, em 1998, e foi hit nos anos 2000
Para homenagear os fãs, a banda lança, nesta sexta (28), a canção Asas com uma versão ao vivo, novos arranjos, e com a participação do cantor Vitor Kley. “Nós da Falamansa somos fãs do Vitor Kley, curtimos muito a sua música e alto astral, foi uma felicidade imensa ter a participação dele no nosso DVD e, principalmente, nesta música, que foi o ponta pé inicial da nossa trajetória”, ressalta Tato.
A música Asas marcou o início da carreira da Falamansa em 1998, quando o Tato, que era DJ e compositor, reuniu o grupo para participar do Festival de Música do Mackenzie. “Foi às pressas, chamei o Alemão, que chamou o vizinho – Dezinho, depois entrou em cena o Valdir que já havia tocado com nomes como Oswaldinho do Acordeon e Jorge de Altinho. Fizemos inscrição no último dia, com a música autoral ‘Asas’, ensaiamos e, entre 160 bandas, fomos selecionados”, conta o vocalista.
O DVD Universos foi gravado ao vivo em Belo Horizonte, com os clássicos da Falamansa e novas canções interpretadas pela banda e convidados especiais, totalizando 22 canções. Agora, com o lançamento de Asas, o volume 1 está completo, já que foram lançados os singles Oh Chuva com feat de Marcelo Falcão, Um Dia Perfeito, Aloha / Segue a Vida, Xote da Alegria, Me Ama com feat de Maneva e Cem anos. Asas faz parte do volume 2 deste trabalho.
Assista:
O projeto Universos se iniciou em 2022 com canções inéditas gravadas com parcerias de artistas nacionais de diferentes segmentos musicais. Cangaceira, por exemplo, contou com a participação da cantora IZA, e o videoclipe que homenageia a região nordeste do país e mistura forró com trap, já foi visto por mais de 5 milhões de pessoas.
Aloha, com feat de Natiruts, também foi lançada neste mesmo ano.
O ano de 2023 encerrou com a música Sete Simpatias Pra Ganhar o Seu Amor, trazendo as crenças populares junto com o cantor Saulo. A música conquistou primeiro lugar nas rádios brasileiras no segmento de forró e 20ª colocação geral, se destacando também nas plataformas digitais de música.
Em 2024 a canção Me Ama foi lançada, com a participação especial do Maneva. E agora, o lançamento do audiovisual abraça um projeto que trouxe renovação à Falamansa.
“Estamos muito felizes com o lançamento deste trabalho que significa a renovação da Falamansa diante do cenário musical. Teremos novidades e lançamentos até 2026 com músicas que fizeram parte da nossa trajetória, canções novas e mais participações especiais”, ressaltam os integrantes da Falamansa.
O que você achou? Conta pra gente nas redes do Entretê (Instagram, X e Facebook) e nos siga para ficar por dentro das novidades do entretenimento e da cultura!
Banda também anunciou datas da turnê From Zero World Tour no Brasil
Linkin Park lançou ontem (27) a nova música Up From the Bottom, que estará presente na versão deluxe de From Zero. O álbum será lançado no dia 16 de maio e está com a pré-venda disponível. Ela contará com três músicas inéditas e uma versão física expandida com cinco faixas gravadas ao vivo durante suas apresentações.
Confira Up From The Bottom:
O novo lançamento foi escrito e gravado durante a turnê From Zero World Tour. Aproveitando a energia de seu retorno ao palco em 2024, o refrão decisivo de piano da faixa, riffs distorcidos e bateria propulsora estabelecem a base para o singular dueto vocal de Emily Armstrong e Mike Shinoda, cantando “You keep me waiting down here so far below, staring up from the bottom, up from the bottom.”
Foto: divulgação/ James Minchin III
As outras faixas inéditas são Let You Fade e Unshatter. Sobre a nova coletânea, Mike Shinoda disse: “Estamos muito gratos pela incrível recepção de From Zero. Este novo capítulo, nossa jornada contínua, e a conexão entre a banda e os fãs tem sido mais do que poderíamos ter esperado. Obrigado por ouvirem”.
Shows no Brasil
Foto: divulgação/ James Minchin III
Além disso, a banda também anunciou datas no Brasil com a turnê mundial From Zero World Tour. Eles passarão por Curitiba, São Paulo e Brasília.
A venda para o público geral começa no dia 3 de abril a partir das 10h pelo site www.ticketmaster.com.br e a partir das 11h nas bilheterias oficiais (sem taxa de serviço). Os clientes Santander podem parcelar em até 5x sem juros, já os clientes em geral, contam com parcelamento de até 3x sem juros.
A pré-venda começará no dia 1° de abril para os clientes Santander Private e Select, portadores dos cartões: Santander Unique Infinite; Santander Unlimited Infinite; Decolar Santander Infinite; GOL Smiles Santander Infinite; American Express® Gold Card Santander; American Express® Platinum Card Santander; American Express® Centurion Card Santander; Santander Unique Black; Santander Unlimited Black; Santander /AAdvantage® Black. Para os demais clientes do banco Santander acontece no dia 2 de abril. Neste caso, todos os cartões são elegíveis, exceto os de viagens e PJ.
Será permitido comprar até seis ingressos por CPF, limitados a duas meias-entradas, tanto na pré-venda quanto na venda geral. Mais informações serão divulgadas no dia 31 de março.
Confira as datas:
CURITIBA
Data: 5 de novembro (quarta-feira)
Portões: 16h (Sujeito a alterações sem aviso prévio)
Horário do show: 21h (Sujeito a alterações sem aviso prévio)
Você é fã de Linkin Park? Comente nas redes sociais do Entretetizei — Insta, Face e X — e siga a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.
Faixa traz imagens inéditas do encontro dos artistas no Tomorrowland Brasil
União de milhões! Nesta sexta (28), o ícone global da música eletrônica Steve Aoki se une à estrela brasileira Ludmilla para o lançamento de Rio Amazing, uma parceria que vem sendo planejada há quase dez anos. A faixa vem acompanhada por um lyric vídeo exclusivo, com imagens inéditas dos bastidores do Tomorrowland Brasil, onde Steve e Ludmilla se encontraram e apresentaram a música pela primeira vez ao público.
Assista:
O DJ celebrou a colaboração e destacou sua admiração pela artista brasileira: “Ela é uma artista incrível, e finalmente trabalharmos juntos foi algo muito especial. Sempre admirei sua musicalidade e energia, e ‘Rio Amazing’ representa exatamente isso: celebração, liberdade e diversão. Quando tocamos a faixa juntos no Tomorrowland Brasil, a reação do público foi incrível, e estou animado para que todos possam curtir essa música”.
A parceria entre Aoki e Ludmilla foi um desejo mútuo desde os anos 2010 quando os dois começaram a conversar sobre uma colaboração. Agora, essa conexão se materializa com Rio Amazing, uma música vibrante que transmite uma mensagem positiva sobre se sentir incrível, viver o momento e aproveitar a pista de dança ao máximo.
Imagem: divulgação/Melina Tavares
“Fazer música para mim é sobre experimentar, me divertir e levar minha energia para outros sons e públicos. ‘Rio Amazing’ tem essa vibe de pista, de curtir sem pensar em mais nada, e acho que conseguimos entregar isso muito bem. Quando tocamos no Tomorrowland Brasil, a resposta da galera foi surreal. Agora é a vez do mundo todo entrar nesse clima com a gente”, festeja Ludmilla.
Ao longo de sua carreira, Steve Aoki construiu uma forte relação com o Brasil, país pelo qual sempre demonstrou grande admiração. Apaixonado pela música brasileira, o DJ e produtor já colaborou com artistas nacionais e incorporou referências do som local em seus sets. Além disso, esteve no Brasil diversas vezes, se apresentando em grandes festivais como o Lollapalooza e Tomorrowland, consolidando sua conexão com o público brasileiro.
O que achou dessa colaboração? Conta pra gente nas redes do Entretê (Instagram, Facebook, X) e nos siga para ficar por dentro das novidades do entretenimento e da cultura!
Parceria com Gunna estará no novo álbum do rapper, previsto para 18 de abril
Nesta sexta (28), o rapper Wiz Khalifa revela mais detalhes do novo álbum Kush + Orange Juice 2, sequência da icônica mixtape de 2010, um marco na carreira de um dos maiores nomes do hip hop mundial. Com lançamento previsto para 18 de abril, o trabalho ganha uma nova amostra com o single 5 Star, com participação especial de Gunna.
A faixa adianta o clima do novo álbum, já antecipado pelos singles Bring Your Lungs(com participação de Smoke DZA), Hide It (com participação de Don Toliver), Khalifa’s Home e Hit it Once. Cardo, ID Labs e Sledgren, produtores da mixtape original, retornam como produtores em Kush + Orange Juice 2. O cantor também contou com grandes colaborações no álbum, incluindo OT Genasis, Ty Dolla $ign, Jason Martin, Luh Tyler, Michael Prince, LaRussell, Terrace Martin, Curren$y, Max B, Juicy J, DJ Quik, Larry June, Chevy Woods e RMR.
O álbum original foi lançado antes de Wiz Khalifa estourar mundialmente com Rolling Papers (2011), seu primeiro álbum de estreia por uma grande gravadora. Seu terceiro álbum, Blacc Hollywood, de 2014, estreou em primeiro lugar na parada de álbuns da Billboard e incluiu o single de sucesso We Dem Boyz. Logo depois, a faixa See You Again, da trilha sonora de Velozes e Furiosos 7 (2015), chegou ao topo das paradas em 95 países e lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro na categoria Melhor Canção Original.
Imagem: divulgação/HQ Music
Wiz lançou trabalhos elogiados, como Multiverse, em 2022, e teve um 2023 produtivo com lançamentos e a estreia no Stagecoach Festival. Recentemente, lançou Baby Girl On The Way, uma faixa especial celebrando o nascimento de sua filha, além da mixtape Wiz Owens, com 13 faixas, revelada em agosto. Agora, o artista prepara essa nova fase e os singles estão disponíveis em todas as plataformas de música digital.
Confira a tracklist:
KOJ2 Intro
How We Act (feat. OT Genasis)
Crime Bud and Women
5 Star (feat. Gunna)
Top Down (feat. Ty Dolla $ign and JasonMartin)
Pimps n Hustlers (feat. Luh Tyler)
I Might Be (feat. Michael Prince) – with LaRussell
What’s Hannin
Jet Taylor (feat. Terrace Martin and Curren$y)
Max B Interlude – with Max B
Red Eye
My Influence (feat. Juicy J)
Take Your Time Get Paid (feat. DJ Quik)
Cashed Out (feat. Larry June)
Got It All (feat. Chevy Woods)
Just To See You Smile (feat. RMR)
Super Duper High Outro
Keep Ballin
Khalifa’s Home
Hide It (feat. Don Toliver)
Bring Your Lungs (feat. Smoke DZA)
Hit It Once
Hit It Once (Dub Version)
Você está ansiose? Conta pra gente nas redes do Entretê (Instagram, X e Facebook) e nos siga para ficar por dentro das novidades do entretenimento e da cultura!
Foto: Divulgação/ Art Maillett - Arquivos da Sony Music - HBO
Produção Billy Joel: And So It Goesapresenta aspectos exclusivos da jornada do cantor, com imagens e entrevistas inéditas
Dividido em duas partes, o documentário original da HBO, BILLY JOEL: AND SO IT GOES, vem para aquecer o coração dos fãs e encantar quem possui curiosidade sobre a sua história. A produção apresenta um olhar inédito sobre a vida e a trajetória musical de Billy Joel, explorando as emoções, perdas e desafios pessoais que inspiraram suas canções.
Dono de sucessos como Uptown Girl (1983) e Vienna (1977), Billy Joel é consagrado como um dos artistas mais influentes da música contemporânea. Por meio de apresentações inéditas, filmagens caseiras, fotos pessoais e entrevistas intimistas, o documentário vem como uma homenagem ao cantor norte-americano, que carrega uma voz importante para o rock de mesma nacionalidade.
Foto: reprodução/ Singersroom
BILLY JOEL: AND SO IT GOES é uma produção da HBO Documentary Films, dirigido pelas vencedoras do Emmy Susan Lacy e Jessica Levin (Jane Fonda em Cinco Atos, 2018). O documentário estará ainda esse ano no catálogo da Max, ainda sem data oficial para estreia.
E aí, bateu a curiosidade para assistir ao documentário? Conta para a gente nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e X.. Siga o Entretê pra não perder nenhuma novidade do mundo do entretenimento.
Autoras best-sellers se apresentam em junho no Riocentro, como parte da programação do maior festival literário do país
Os corações dos fãs de romances contemporâneos young adult (YA) vão bater mais forte na Bienal do Livro Rio 2025. As autoras norte-americanas Lynn Painter e Alexene Farol Follmuth, dois grandes nomes do gênero, estão confirmadas na programação do evento, que acontece entre os dias 13 e 22 de junho, no Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Lynn Painter retorna ao Brasil com novo romance
Conhecida por transformar clichês românticos em histórias irresistíveis, Lynn Painter sobe ao Palco Apoteose no dia 14 de junho.
Ela traz ao Brasil seu mais novo lançamento, Sorte no Amor (Intrínseca), que chega às livrarias no mesmo mês. O título expande o universo de Amor por Engano (2023), também publicado pela Editora Intrínseca, queridinho do público brasileiro, e apresenta uma aposta curiosa entre dois protagonistas: quem se apaixonar primeiro vence.
Imagem: reprodução/Omaha World-Herald
Lynn também é autora de Melhor do Que Nos Filmes (2023), fenômeno do TikTok com trilhas de Taylor Swift e queridinho entre os leitores que amam trope de fake dating (namoro falso), marca registrada de sua escrita.
Com mais de 350 mil exemplares vendidos no Brasil, a autora promete emocionar e arrancar boas risadas dos leitores.
Pela primeira vez, Alexene Farol Follmuth visitará terras brasileiras
Já no dia 15 de junho, é a vez de Alexene Farol Follmuth encantar o público com seu universo geek e apaixonante.
Com uma escrita que mistura humor, representatividade e referências da cultura pop, Alexene tem se destacado como uma das vozes mais autênticas da nova geração de autoras YA.
Seus livros equilibram leveza e profundidade ao retratar personagens que vivem dilemas reais em cenários repletos de imaginação — o que conquistou leitores ao redor do mundo.
Anteriormente conhecida pelo pseudônimo Olivie Blake, ela conquistou o topo da lista do New York Times com Noite de Cavaleiros (Alt), segundo livro da carreira e já em processo de adaptação para a Netflix. A obra, queridinha dos fãs de RPG, foi destaque nos clubes de leitura da Barnes & Noble e da atriz Reese Witherspoon em 2024.
Imagem: reprodução/Alexene Farol
Alexene também é autora de A Mecânica do Amor (2022), também publicado pela Editora Alt no Brasil, indicado ao prêmio Goodreads Choice e celebrado por retratar, com sensibilidade e representatividade, o protagonismo feminino na ciência e na tecnologia.
A Bienal 2025 promete experiências imersivas
Mais do que um evento literário, a Bienal do Livro Rio 2025 promete ser um verdadeiro parque de diversões para leitores.
Com um novo conceito Book Park, o festival vai reunir experiências como um Labirinto de Histórias, uma Roda-Gigante, a Praça Além da Página e até um Escape Room.
A curadoria do evento traz nomes de peso, como Thalita Rebouças, Clara Alves, Rosane Svartman e Clélia Bessa no Palco Apoteose, e Lázaro Ramos, Flávia Oliveira, Luiz Antônio Simas, Pedro Pacífico (Bookster) e Bianca Ramoneda no Café Literário, que comemora 25 anos em 2025.
Organizada pela GL events Exhibitions em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a Bienal 2025 marcará também o início do ano em que o Rio de Janeiro será oficialmente a Capital Mundial do Livro — título concedido pela UNESCO. A partir de 23 de abril, Dia Mundial do Livro, a cidade assume essa posição inédita para uma cidade de língua portuguesa, tendo a Bienal como seu grande ponto alto.
Prepare os livros, a ansiedade e o coração: a Bienal do Livro Rio 2025 promete ser inesquecível!
O que mais te deixa ansioso para a Bienal desse ano? Conte para a gente nas redes do Entretetizei — Instagram, Facebook e X — e nos siga para atualizações sobre livros e entretenimento.
Com roteiro e direção de Emrah Aguş, Muhabir está se preparando para o início das gravações
O cabelo curto de Başak Gümülcinelioğlu foi proposital – e agora sabemos o motivo. A atriz turca dará vida a editora Duygu Bilgin, em Muhabir (tradução livre: Repórter), nova série produzida pela SO Medya para ser disponibilizada na plataforma TRT tabii. As gravações irão começar na próxima terça, 1° de abril.
A produção contará com dez episódios e falará sobre os eventos ocorridos em um canal de televisão. Başak será Duygu, Ahmet Kürşat Öçalan interpretará Uğur Candemir, Furkan Andıç será Bekir Çolak, Cem Özer dará vida a Halim Çiftçi e Yılmaz Bayraktar será Eray Yılmaz.
Te Entrevistei com Başak Gümülcinelioğlu
Eu amei essa escalação, e você? Siga o Entretê nas redes sociais —Instagram,Facebook,X— e acompanhe mais novidades.
Um filme da Paris Filmes, thriller de ação com Omar Sy e Kerry Washington
A Paris Filmes lançou hoje o trailer e o cartaz de Shadow Force – Sentença de Morte.O filme é um thriller de ação e tem como estrelas Omar Sy, que fez Lupin (2021-2023) e Os Intocáveis (2011), sem contar Kerry Washington, de Scandal (2012-2018).
Tendo como data de estreia o dia 31 de julho, Shadow Force – Sentença de Morte conta sobre um casal que está sendo perseguido pelo antigo chefe deles, um líder de unidade de operações secretas.
Foto: divulgação/ Paris Filmes
Kyrah e Isaac foram também líderes de um grupo multinacional de forças especiais chamado Shadow Force. Ao se apaixonarem, eles quebraram as regras e, para protegerem seu filho, acabaram se rebelando contra a instituição. Com uma recompensa pelas suas cabeças, a vingativa Shadow Force está atrás deles, liderada pelo antigo chefe da dupla. A luta da família acaba se tornando uma guerra.
O filme tem como diretor Joe Carnahan, que assina o roteiro juntamente a Leon Chills. A distribuição do filme é da Paris Filmes e sua produção é da Media Capital Technologies, da Made with Love e da Indian Meadows Production.
Ansioso para o filme? Conta pra gente o que achou! Siga o Entretê nas redes sociais – Facebook, Instagram e X – e não perca as novidades do mundo do cinema.
Produção acompanha o cotidiano de ex-jogadoras da Seleção Brasileira Feminina de Futebol
As Primeiras é um documentário que vai mostrar a trajetória da primeira Seleção Brasileira Feminina de Futebol nos anos de 1980 e 1990. Estará em cartaz em São Paulo – SP entre os dias 10 a 16 de abril, no Espaço Petrobras de Cinema, localizado na Rua Augusta, 1.475. Além disso, também vai contar com uma pré-estreia gratuita no dia 7 de abril, segunda-feira, às 19h. Logo após, no dia 17 de abril, entra no streaming da Claro TV e Vivo Play, seguido da estreia no Canal Brasil, no dia 17 de maio.
Foto: divulgação/Olé Produções
A produção terá os depoimentos de Elane dos Santos Rego, Leda Maria Cozer Abreu, Maria Lucia da Silva Lima (Fia), Marilza Martins da Silva (Pelé), Marisa Pires Nogueira, Roseli de Belo e Rosilane Camargo Motta (Fanta). Bem como acompanha a rotina de cada uma delas, na qual refletem sobre planos sonhados, memória, escolhas e envelhecimento.
Dessa forma, o documentário mostra como o laço de uma amizade de décadas se apresenta através de um cuidado mútuo cheio de afeto e humor ácido, ao mesmo tempo que subverte, com coragem e irreverência, o apagamento da importância das primeiras jogadoras da seleção no país do futebol.
Visto que na época em que jogaram pelo time da CBF, o retorno financeiro que tiveram foi pouco. Por consequência, se fez necessário buscar novos caminhos e novos sentidos para a rotina pós vida dentro do campo interrompida. Hoje, a maioria delas vive de trabalhos informais.
Direção da produção
Foto: divulgação/Olé Produções
A direção é de Adriana Yañez (Um Crime Entre Nós, 2020), que aborda um tema pouco conhecido pelo público brasileiro. Segundo ela, “As Primeiras é uma história sobre a amizade feminina, sobre memória e sobre a capacidade dessas mulheres de reconstruir suas vidas apesar das injustiças que sofreram”.
Na época, essas ex-jogadoras começaram a praticar o esporte quando ele ainda era proibido para mulheres. “É também um resgate histórico que reconhece a importância que elas têm para o futebol feminino, buscando a reparação de um apagamento de quatro décadas”, complementa.
A première mundial foi na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, conquistando o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular. Também recebeu a mesma premiação no 14º CineFoot – Festival de Cinema de Futebol e, além disso, participou do Festival de Jeonju na Coreia do Sul e seleção de eventos no Canadá, Espanha, Irlanda, Itália, República Tcheca e outros países.
Veja o trailer:
Você gosta de futebol? Comente nas redes sociais do Entretetizei — Insta, Face e X — e siga a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.
A atriz já é conhecida por sua atuação em diversos musicais e séries. Em entrevista exclusiva para o Entretetizei, ela comenta sobre sua nova personagem e fala sobre carreira
Ingrid Gaigher é uma carioca de 33 anos que deu vida à Leona – atuando pela primeira vez em uma telenovela – sobrinha de Carmem (Julia Lemmertz), em Quanto Mais Vida, Melhor! (2021). Mas o talento de Ingrid já é reconhecido há anos, seja no palcos, como nas adaptações brasileiras dos musicais da Broadway, Rent (2017) e West Side Story (2022), no streaming ou cinema. Ela conquista todos os formatos e públicos com a sua arte. Atriz, diretora e dramaturga, com bacharelado em artes cênicas na prestigiosa CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) e agora dando mais um passo na sua carreira: estreando no horário nobre da segunda maior emissora do mundo.
Foto: divulgação/Globo/Fábio Rocha
Ingrid interpretará Lucimar – personagem interpretada por Maria Gladys na primeira versão de Vale Tudo (1988). Conheça mais sobre a atriz e saiba o que esperar da nova Lucimar:
Entretetizei: Olá, Ingrid! Você faz parte do elenco do remake de Vale Tudo, uma das novelas mais icônicas da teledramaturgia brasileira. Como foi o processo de testes para esse projeto? Você estava confiante?
Ingrid Gaigher: Eu estava morando em São Paulo, e meu agente mandou a seguinte pergunta: “Vamos fazer teste de Vale Tudo no Rio de Janeiro? A Patrícia Rache (produtora de elenco) quer te testar para Lucimar”. Eu, na hora, falei: “Óbvio, amanhã?!”. Alguns meses depois, escrevi para a Patrícia com medo de eles já terem encontrado a Lucimar, e de não ser mais necessário ser testada, e ela me respondeu: “Em breve te escrevo, os testes estão parados”. Algumas semanas depois, marcamos a data do teste, fui para o Rio, e tudo o que eu tinha era um texto e algumas informações sobre a personagem. Eu não tinha assistido Vale Tudo até então. No teste, já haviam algumas pessoas da equipe, como o Cris Marques, diretor geral que me dirigiu no teste e me deixou à vontade para experimentar, improvisar um pouco da veia cômica do personagem, para depois voltarmos ao texto e fazermos somente o que estava escrito. Teste em geral, para mim, é uma situação que me deixa ansiosa e nervosa com a exposição e com a falta de intimidade com o texto e com o personagem. Se tratando de Vale Tudo então, era nervosismo e muita vontade de estar no projeto, mas consegui respirar e brincar. Patrícia e Cris me apoiaram sendo muito receptivos, isso ajuda qualquer ator nesse momento.
E: Você dará sua própria assinatura para a Lucimar – interpretada por Maria Gladys na versão original. Inevitavelmente, o público fará comparações. Como você lida com críticas?
IG: Eu confesso que as futuras comparações passam, sim, pela minha cabeça quase todos os dias. Inevitável não pensar que temos referência de outra interpretação que foi icônica! Mas eu tento exercitar um filtro, o que for construtivo para a criação de Lucimar e para mim, enquanto atriz, vou estar aberta e atenta; afinal, críticas dessa forma são fundamentais para a evolução do nosso trabalho. Tento vê-las como um direcionamento, em muitos dos casos.
E: Lucimar é uma explosão, uma personagem aberta, comunicativa, com uma carga dramática e extremamente sincera. O que mais te encantou ao interpretá-la?
IG: Estou amando a sua simplicidade. A sinceridade e a comunicação dela vêm muito desse olhar simples para o mundo. Queria ser mais livre como ela, inclusive! Ela é liberta de uma autocrítica que a faça pensar com quem está falando, ou onde ou quando. Ela apenas fala o que sente, com ética, sempre. Isso faz com que ela não seja inconveniente, faz com que ela represente o que muitas vezes todo mundo está pensando e só ela diz. Acho essa virtude corajosa, acredito que representa muito a mulher brasileira, essa personalidade corajosa, simples e ética.
E: A autora Manuela Dias já adiantou algumas mudanças na trama. Uma delas é que Lucimar ganhará ainda mais destaque, sendo mãe solo de um filho com Vasco (Thiago Martins) e conciliando múltiplos trabalhos. Você estará dando voz a mais de 11 milhões de mulheres brasileiras que criam seus filhos sozinhas. Durante sua preparação, qual relato de mãe solo mais te emocionou?
IG: Sim, os dados me assustaram porque vivemos numa cultura que naturaliza a maternidade solo. Se formos entender os números, é como se tivéssemos um estado do Brasil inteiro só com famílias monoparentais chefiadas por mães.
Um depoimento de uma mãe me emocionou muito. Ela está sendo processada por danos morais pelo pai da criança por desabafar na internet o que vive sendo mãe solo. Ele se sentiu exposto, mesmo que ela, em nenhum momento, revelasse seu nome e identidade. Isso, por si só, revela a solidão dessa mulher, que ainda assim encontra bom humor e leveza quando fala da filha, mesmo quando o cansaço a consome.
Ela conta que o pai da bebê só viu a filha por chamada de vídeo duas vezes durante 1 ano, e não ajuda financeiramente em nada. Mesmo assim, posta viagens que ele faz para fora do país. Ou seja, não é um cara sem dinheiro para que justifique não estar presente financeiramente. Isso tudo me atravessou muito, porque é totalmente injusto e a sociedade normaliza esse tipo de atitude.
E: Como é a sua rotina durante as gravações?
IG: Geralmente, em dia de gravação, eu tento ter o mínimo de atividades possíveis fora do trabalho para concentrar minha energia. Quando chego, vou direto para a caracterização, porque Lucimar demanda uma montagem especial, de cabelo à maquiagem. É toda uma engenharia do cabelo dela, que é diferente do meu. É também o momento que uso para me concentrar e ir entrando na personagem. Geralmente, isso dura 1h15. Depois, se tiver tempo, releio o que estudei das cenas que faço no dia enquanto espero para gravar.
Foto: divulgação/Edu Vieira
E: Qual foi o melhor conselho artístico que você já recebeu?
IG: Tenha sempre seu trabalho artístico como forma de expressão. Pense no que você quer dizer com ele. Trabalhar para os outros é incrível e amamos estar contratados, mas quando você escreve, compõe, se expressa de alguma forma com o que você quer dizer, sua carreira e seu dom potencializam. Isso não veio só de uma pessoa, ouvi algumas vezes, e é com o que tento sempre estar em dia. Meus trabalhos autorais que me retomam quem eu sou.
E: Você escreveu e dirigiu, ao lado de Fausto Prieto, o curta Tiranossauro – O Filme. Como surgiu a ideia desse projeto?
IG: Em 2021, Fausto leu um diálogo que ele escreveu em que dois tiranossauros falam sobre a cultura da sociedade contemporânea, nossos costumes e o que a gente não aprendeu com uma espécie anterior à nossa que foi extinta da Terra. Achei esse diálogo genial e pensei em fazermos um curta sobre isso. Mas como fazer dois dinossauros conversando? Fiquei pensando por um tempo, e me veio a ideia de serem dois trabalhadores de lojas de brinquedos infantis, vestidos de tiranossauros filosofando sobre como o ser humano vive hoje. Ganhamos muitas camadas quando os personagens se tornam pessoas comuns que reconhecemos nas ruas, no dia a dia, numa megalópole como São Paulo. Foi incrível fazer!
E: Você estreou na novela Quanto Mais Vida, Melhor (2021), mas já brilhou no cinema e em séries como Carcereiros (2017) e Lov3 (2021). Qual formato você prefere: cinema, teatro, novela ou série?
IG: A novela está me proporcionando praticar muito mais o jogo da cena e gravar muitas por dia. Então, a agilidade, a inteligência cênica junto com as equipes que montam a cena numa novela é uma técnica totalmente diferente do tempo que temos para desenvolver uma obra no teatro. Neste, uma mesma cena é lapidada na sala de ensaio por meses, mas a relação da repetição traz outro domínio sobre o personagem e a passagem. Então, cada linguagem me desafia de uma forma. Posso dizer que o teatro é minha primeira casa, e a novela é uma nova paixão que me ensina diariamente.
E: Para encerrar, quero te desejar muito sucesso nessa nova fase da sua carreira. Qual mensagem você gostaria de deixar para os fãs de carteirinha de “Vale Tudo”?
IG: Muito obrigada, amei as perguntas! Posso afirmar, com toda certeza, que somos tão fãs de Vale Tudo quanto vocês! Estamos trabalhando para guardar a essência dos personagens e do que a obra trouxe na primeira versão.
Você vai assistir Vale Tudo? A novela estreia no dia 31 de março, e acredito que a Ingrid vai conquistar o coração do Brasil com a icônica Lucimar. Compartilhe com o Entretê se você gostou da entrevista – Instagram, Facebook, X – e nos siga para ficar pertinho dos seus artistas favoritos!