Capa site 9 influencers nipo-brasileiras
Imagem: Entretetizei

9 influencers nipo-brasileiras para você começar a seguir hoje

Confira a lista com nove influenciadoras nipo-brasileiras que criam conteúdo, entretêm e dão representatividade ao mundo digital

Já parou pra reparar em quantas pessoas criadoras de conteúdo você segue nas redes sociais? Desse número, quantas delas são brancas? Quantas são pretas? E indígenas, marrons, amarelas? A lista tem várias possibilidades.

Você não é obrigade a consumir todo o conteúdo que a internet oferece, mas o fato é que, quanto mais diversidade você tem nas suas redes sociais e, claro, na vida, mais você aprende. Hoje em dia, está muito evidente que viver numa bolha só nos torna alheies ao que acontece de importante no mundo, inclusive des influencers.

Por isso, aproveitando o Dia da Imigração Japonesa no Brasil, o Entretê preparou uma lista com nove influenciadoras digitais nikkeis pra você começar a seguir e aprender mais sobre assuntos como representatividade, cultura asiática e preconceito amarelo, sem deixar de lado o entretenimento.

1. Ana Chiyo
Foto da influencer e humorista nipo-brasileira Ana Chiyo
Foto: reprodução/Instagram @anachiyo

Conhecida mundialmente como a moça da Sara, Ana Chiyo ganhou fama após a viralização de seus vídeos bem-humorados, em que imita a atendente de uma famosa loja de roupas. O sucesso foi tanto que o tema virou uma websérie no seu canal do YouTube e também virou voz de narração no Waze, que pode ser baixada aqui. Além disso, Ana publica outros vídeos engraçados em suas redes sociais, como esse, em que fala sobre aniversários em família:

2. Joyce Kitamura
Foto da influencer nikkei Joyce Kitamura
Foto: reprodução/Instagram @joycekitamura

Alô, Brasil! Se você gosta de skincare e não conhece Joyce Kitamura, algo de errado não está certo. Desde que começou seu canal do YouTube, em 2009, ela já mostrava desenvoltura cantando e tocando violão, e não demorou muito para que seu conteúdo mais produzido e assistido fosse o de maquiagem e cuidados com a pele. A nikkei foi uma das primeiras influencers de beleza a falar de marcas japonesas e coreanas em seu canal, como neste review:

 

+Brasileira descendente de japoneses, ALICE lança novo EP

3. Irmãs Zukeram
Foto das influencers nipo-brasileiras e irmãs Thalita e Gabriela Zukeram
Foto: reprodução/The Shore Mag

Mais conhecidas como Two Lost Kids, Thalita e Gabriela Zukeram são irmãs com espírito pra lá de criativo. Só para ilustrar, elas têm o perfil no Instagram desde 2012 e são uma referência não apenas para designers e artistas visuais como também para criadores e produtores de conteúdo digital. Além disso, a estética inconfundível de seus vídeos têm inspiração, sobretudo, em Agnès Varda e Wes Anderson. Neles, falam de moda e viagens, bem como de beleza e cultura asiática:

4. Bruna Tukamoto
Foto da influencer nikkei Bruna Tukamoto
Foto: reprodução/Instagram @bruna.tukamoto

Uma das influenciadoras digitais mais ativistas quando o assunto é racismo amarelo, Bruna Tukamoto é jornalista e produz conteúdo no Instagram e no TikTok. Com temas que variam entre maquiagem para asiáticas amarelas e cultura nipo-brasileira, os vídeos dela são extremamente didáticos. Por exemplo, neste, ela explica como uma suposta brincadeira esconde racismo e xenofobia através do preconceito linguístico:

https://www.instagram.com/p/ChBEQFzA-yF/

5. Akemi Inoue
Foto de uma das influencers nipo-brasileiras, Akemi Inoue
Foto: reprodução/Facebook @bru.akemii

Akemi Inoue é uma influencer nikkei que compartilha sua vida tanto no Instagram quanto no TikTok e no YouTube. Ela grava vlogs da sua rotina, de viagens que faz, da reforma da casa e de receitas de comida japonesa e outras culinárias asiáticas. Da mesma forma, ela também já deu dicas de como fazer intercâmbio de estudos no Japão, dá só uma olhada:

https://www.instagram.com/p/CZAYCd0sRV-/

6. Camila Sawamura
Foto de uma das influencers nipo-brasileiras, Camila Sawamura
Foto: reprodução/Instagram @camilasawamura

A jornalista Camila Sawamura gosta de escrever sobre moda e beleza. Ela não apenas fala desses assuntos como também cria conteúdo a respeito deles. Lá no Instagram, publica makes e looks voltados principalmente para quem têm traços asiáticos amarelos. Assim, Camila fala muito sobre representatividade amarela e faz posts maravilhosos como esse, em que trata da dificuldade que pessoas asiáticas enfrentam com maquiagem:

https://www.instagram.com/p/CDj9lpvH70q/

7. Vanessa Tamura
Foto de uma das influencers nipo-brasileiras, Vanessa Tamura
Foto: reprodução/Instagram @sahtamura

Vanessa Tamura é uma cabeleireira apaixonada pela profissão e pelas pautas asiático-amarelas. Pelo Instagram, ela não só mostra seu trabalho com as tesouras mas também fala sobre sua experiência de vida e autopercepção como nikkei. Ainda, ela compartilha como ajuda clientes a se conectarem com suas origens através do cabelo, evidenciando que a amarelitude é um processo diferente para cada pessoa, assim como os cabelos são. Veja aqui um post lindo em que ela mostra isso.

 

+Entrevista | Jacqueline Sato fala sobre carreira e representatividade

8. Leticia Harumi
Foto de uma das influencers nipo-brasileiras, Leticia Harumi
Foto: reprodução/Instagram @letharumi

A nipo-brasileira Leticia Harumi é criadora de conteúdo sobre maquiagem, beleza e skincare. Conforme compartilha em seu feed, ela mostra que as makes também são um ato de rebeldia contra a ocidentalização de traços asiáticos e amarelos. Através de cores, grafismos e acessórios dos mais variados, Leticia esbanja criatividade e atitude. Veja um de seus vídeos, em que ela ensina a fazer uma make roxa e azul hipnótica de linda:

https://www.instagram.com/p/CospQ2_D5he/

9. Amanda Mituyama
Foto de uma das influencers nipo-brasileiras, Amanda Mituyama
Foto: reprodução/ Instagram @amanda_mituyama

Se você gosta de maquiagens artísticas e elaboradas, Amanda Mituyama é sua pessoa. Além disso, no Instagram, ela também fala sobre moda e beleza e posta sua rotina. Já no TikTok, além de compartilhar makes para pele asiática amarela, ela faz maquiagens inspiradas em personagens, como essa da Tomie Kawakami, protagonista do mangá de Junji Ito:

@amanda_mituyama

A vontade de cortar a franja de verdade 😔✊ #tomie #junjiito #junjiitocollection #tomiejunjiito #tomiecosplay #tomiemakeup #asianmakeup #makeuptutorial #foryou #fyp

♬ som original – さゆり🌹

Com uma lista assim, não tem mais como dizer que você não conhece influenciadoras nikkeis, certo? Por fim, se você gostou do conteúdo delas, siga e compartilhe nas suas redes, para que cada vez mais pessoas possam conhecer a realidade nipo-brasileira, com suas várias nuances, experiências e particularidades.   

 

Quais dessas influencers incríveis você já seguia e quais vai começar a seguir? Conta pra gente! E segue o Entretetizei também, no InstagramTwitterFacebook, pra ficar por dentro de mais matérias imperdíveis do entretenimento!

Leia também:

+Entrevista com a atriz Ana Hikari

+O Castelo Animado e a importância de viver todas as oportunidades

+Hayao Miyazaki: a obra do diretor japonês mais amado do mundo

 

*Crédito da imagem de destaque: Entretetizei

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!