Pathy fala sobre maternidade, feminismo negro, racismo no mundo da moda e muito mais
A atriz e DJ Pathy Dejesus (43), uma das estrelas da Netflix na produção nacional “Coisa Mais Linda”, é a mais nova contratada da TV Globo para compor o elenco de “Um lugar ao Sol”, novela das nove prevista para 2021. No mês de setembro, ela é capa da Revista Marie Claire, destaque pelo país e deu uma entrevista repleta de representatividade.
A entrevista
Em entrevista à Marie Claire, a ex top model revela que não se sente uma pessoa famosa e está sempre preocupada com o amanhã, tendo que trabalhar muito para ter seu lugar ao sol. A atriz fala abertamente sobre o racismo no mundo da moda.
“Acho que fui muito usada no mundo da moda. Se precisavam de uma negra, colocavam a Pathy lá. Na época, eu não percebia, mas tinha algumas sensações. Sabia que tinha que batalhar muito mais do que minhas colegas não negras” conta atriz.
A atriz também fala sobre o clima de inimizade que sentia dentre as suas colegas negras, visto que as oportunidades de trabalhos para elas eram muito menores, e acabavam tento que competir por uma vaga. “A gente não convivia, não conversava, não tomava café no fim do trabalho.”
Ela fala das exigências absurdas de padrão do corpo que exigiam das modelos, como o quadril de 89 centímetros “Que mulher negra tem esse quadril? Sou a exceção da exceção” e do despreparo nos bastidores, porque faltam maquiagens e produtos de cabelo para mulheres negras “Acontece até hoje: falta de produtos, de interesse, de pesquisa sobre a pele, o cabelo da mulher negra”.
“As modelos em geral têm uma vida dura que ninguém vê. Mas as modelos negras estão várias casas atrás. Estou falando do começo dos anos 2000. Agora se passaram 20 anos e continua. Tem melhoras? Sim. Mas a passos lentos. Depois do isolamento, se projetos como a Fashion Week não se reinventarem, não sei o que vai ser. Como movimento vanguardista, de lançar ideias que todo mundo quer seguir, deveria encabeçar essa realidade.”
Pathy Dejesus foi top model nos anos 2000, é DJ, (em festas digitais, durante a quarentena) mãe do pequeno Rakim e uma das estrelas de “Coisa Mais Linda”, produção da Netflix estreada em 2019 e que está em sua segunda temporada.
Você pode conferir os trechos dessa matéria e a entrevista na integra à partir de amanhã, nas bancas.