Sob Pressão volta em outubro e queremos te contar tudo sobre uma das séries mais premiadas da Globo!
Sob pressão iniciou sua trajetória em 2016, com um longa dirigido por Andrucha Waddington. O filme ganhou destaque por contar a história de um médico, Evandro (Júlio Andrade), em uma situação que se tornou um grande debate no Brasil: Se um policial e um bandido dão entrada em um hospital, quem deve ser salvo?
O Filme Sob Pressão contou com a participação ilustre de Doutor Paulo (Ícaro Silva), Doutora Carolina (Marjorie Estiano), Samuel (Stepan Nercessian) e Ana Lúcia (Andréa Beltrão).
O longa foi muito ovacionado e ganhou fãs pelo Brasil inteiro. Depois de um ano, se tornou série de televisão e hoje conta com 3 temporadas incríveis e uma edição especial com previsão de lançamento para outubro deste ano.
Vamos de resumão para se preparar para o especial?
Antes de te contar tudo sobre essa edição especial, faremos uma passagem pelas três temporadas para mostrar o quão importante essa série foi – e é – para a televisão brasileira.
A temporada começa com nosso protagonista, Evandro, tendo uma difícil decisão sobre operar, ou não, sua esposa recém ferida em um acidente. Ao iniciar a operação e perdê-la pouco tempo depois, o médico se vê em um poço sem saída e se questiona sobre o que fará com sua vida.
A série tem inúmeros momentos marcantes e extremamente necessários. Um ponto muito positivo do seriado são as mensagens de alerta sempre ao final de cada episódio. Um exemplo dessa prática foi o alerta em relação ao abuso infantil, sofrido por uma paciente do hospital.
A primeira temporada é fundamental para entendermos a complexidade de cada personagem, possibilitando entendermos cada luta vivida pelos integrantes do elenco. Carolina, por exemplo, revive diariamente seu passado em relação aos abusos que sofria na infância. Já Evandro tenta entender como seguir em frente e superar a morte de sua esposa. Os dois, de certa forma, irão encontrar apoio um no outro e darão início a um romance conturbado, porém importante para a construção de ambos.
É com esse romance que entramos na segunda temporada. Com a união consolidada de Carolina e Evandro, agora vemos novos (e antigos) problemas virem à tona. O hospital que já sofria com desvios de verba pública, entra em colapso e faz jus ao nome “Hospital de Guerra”.
A temporada ganha novos personagens, como Doutor Henrique (Humberto Carrão), Doutora Renata (Fernanda Torres) e Roberto (Marcelo Serrado). Todos muito importantes para a trama e para as novas propostas do hospital.
Com a entrada de Renata (Fernanda Torres), vemos a ganância tomar conta do local. A médica executa diversos planos para conseguir mais dinheiro para o hospital. O único problema é que a personagem também faz parte dos esquemas corruptos para o desvio de dinheiro. Com esses conflitos ainda inacabados, chegamos à terceira e última temporada da série.
A temporada inicia com um acidente por decorrência da greve dos caminhoneiros, mostrando mais uma vez os planos do casal, Carolina e Evandro, sendo deixados em segundo plano.
Sob Pressão trouxe atores de peso para o elenco da terceira temporada, como Doutor Décio (Bruno Garcia) e Doutora Vera (Drica Moraes). Ambos essenciais para o enredo se desenvolver de forma empolgante e dramática.
Vera e Décio abordam temas como a maternidade interrompida e a homossexualidade. Os personagens evidenciam ainda mais a complexidade construída pelo diretor Andrucha Waddington. Sem contar que a construção do diretor conseguiu conectar a história de todos que vivem diariamente naquele hospital.
Certamente essa foi uma das temporadas mais importantes para a construção da série e isso foi o público quem disse. Ao encerrarem e determinarem que essa seria a última, a Rede Globo (produtora) recebeu um apelo caloroso dos fãs implorando pela continuação da trama.
Carolina e Evandro demonstraram, junto aos diversos grandes atores que passaram pela série, a importância de se falar sobre saúde pública e o quão precarizada a mesma está nos dias de hoje. Ao mostrar a falta de luz em cirurgias, falta de equipamentos e ausência de médicos para o atendimento, Sob Pressão incorpora o nome e evidencia a pressão de ser um médico (e um paciente) na rede pública de saúde. A série é um ótimo choque de realidade para todos que assistem e acompanham.
Prepare-se para o Especial
Depois dos chamados do público, eles atenderam! Sob Pressão volta em 2020 com uma edição especial: Sob Pressão – Plantão Covid. Sim, tudo que queríamos para esse ano não ser decretado o pior ano da história!
A edição especial contará com a participação de Fabiula Nascimento, David Junior e Roberta Rodrigues. Incrível, né?
Já a história será um misto de passado e presente, com Fabiula Nascimento interpretando a mãe de Evandro antes dele se tornar o grande médico que é hoje. A edição especial vai abordar o tema da Covid-19 nos hospitais públicos e enfatizar a luta dos médicos diante desse caos.
Vale lembrar que esse seriado é um dos mais premiados da Globo, com diversas indicações importantíssimas para a televisão, como o Emmy. Com certeza essa série merece!
Por aqui estamos super ansiosos para ver como isso irá acontecer, e vocês? Estão ansiosos para o retorno de Evandro e Carolina? Conta pra gente!
Para ver o trailer da nova temporada é só clicar aqui. Ah, tem muito vídeo dos bastidores também! Clica aqui pra conferir!
E para ver mais dicas, resenhas e ficar de olho nas novidades do mundo do entretenimento, segue a página do Entretetizei no Instagram e no Twitter.